Logo UNESP

Questão 45 Unesp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 45

Fluxos migratórios mundias

    “Eu tinha muito medo, estava sozinha, não tinha como não trabalhar. Ela não me deixava amamentar meu filho pela manhã, dizia que eu perderia tempo.” (Dora E. A. Calle)


    “Quando eu precisava sair da casa, sempre tinha que pedir a chave. E nessa hora a chave sempre sumia.” (Raul G.P. Mendoza)


    “A casa onde eu trabalhava tinha outros 14 bolivianos, que, assim como eu, queriam guardar dinheiro e voltar para nosso país. Mas não é bem assim que acontece.” (Alicia V. Balboa)

(Bárbara Forte. “Tecendo sonhos”. https://noticias.bol.uol.com.br, 09.05.2019. Adaptado.)

Esses depoimentos retratam a realidade vivida por imigrantes bolivianos que trabalharam no setor têxtil da capital paulista. Os depoimentos evidenciam



a)

a competitividade da Divisão Internacional do Trabalho.

b)

a relação de trabalho análoga à escravidão.

c)

o processo de segregação estimulado pela xenofobia.

d)

a flexibilização das leis trabalhistas.

e)

o descompasso do trabalho formal com as mudanças da globalização.

Resolução

a) Incorreta. A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) consiste na ideia de especialização produtiva dos países nas trocas comerciais que expressam um contexto político-econômico num dado momento histórico. Tal fator não possui relação com os excertos apresentados, uma vez que diz respeito a uma lógica que remete à escala global e não à realidade produtiva local em questão.

b) Correta. A precarização da cadeia têxtil em São Paulo se expressa na condição de trabalho análogo à escravidão vivida por vários imigrantes de países latinos. Os relatos apresentados evidenciam uma lógica de exploração da mão-de-obra que sujeita as pessoas ao assédio moral, encarceramento, insegurança e salários muito baixos, o que permite confirmar a alternativa como correta.

c) Incorreta. Embora a exploração da mão-de-obra imigrante denote tratamento inferior a essas populações, não há nos relatos expressão de aversão ou ódio aos bolivianos, o que torna incorreta a alternativa. Importante ressaltar que sua integração à lógica produtiva do setor têxtil se dá por meio de opressão e precariedade, aproximando-a à realidade de escravidão contemporânea.

d) Incorreta. A condição apresentada nos relatos não apresenta vínculo com o trabalho formal, excluindo a possibilidade de ser gerada por flexibilização de direitos, pois a legislação vigente não permite a reprodução das condições de trabalho à qual os trabalhadores relataram estar submetidos.

e) Incorreta. Trabalho formal consiste naquele regido pela legislação, que não se aplica no caso experimentado pelos imigrantes devido ao nível intensamente precário das condições relatadas.