Logo UNESP

Questão 41 Unesp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 41

Dois fatores que contribuíram para os processos de emancipação política na África e na Ásia no pós-Segunda Guerra Mundial foram:



a)

a defesa chinesa de uma política de neutralidade ante os conflitos regionais e o fim da Guerra Fria, que opunha Estados Unidos e União Soviética.

b)

a partilha europeia do continente africano e a crise do petróleo, que obrigou os países ricos a negociar com lideranças políticas da África e do Oriente Médio.

c)

o nacionalismo de organizações civis dentro das colônias e o princípio da autodeterminação dos povos, que era defendido pela ONU.

d)

a crescente autossuficiência econômica dos países africanos e o surgimento do pan-africanismo, que unificou as lutas no continente.

e)

a ascensão econômica dos países do chamado Terceiro Mundo e a ação vietcongue, que expulsou os colonizadores da Indochina francesa.
 

Resolução

a) Incorreta. Os processos de emancipação política na África e na Ásia tiveram início após a Segunda Guerra Mundial, motivados pelo enfraquecimento  das potências europeias causado pela guerra prolongada. Ou seja, esse processo ocorreu no início da Guerra Fria (1946-1991) e não no seu final, conforme sugerido pela alternativa. 

b) Incorreta. A partilha europeia do continente africano ocorreu na Conferência de Berlim (1884-1885) e representou o início da exploração do continente africano. Ou seja, as guerras de independência ocorridas nesse contexto representam a oposição e encerramento da partilha ocorrida anteriormente. 

c) Correta. O enfraquecimento e o desgaste das potências europeias na Segunda Guerra Mundial contribuíram para o início dos movimentos pela independência. O nacionalismo ganhou força nos países colonizados, de modo que diversos levantes passaram a ter componente nacionalista e expressar o sentimento de ruptura com cenário internacional. A Noção de autodeterminação dos povos - princípio que conferia o direito de autogoverno e de decidirem livremente a sua situação política - estava previsto pela própria Organização das Nações Unida, na Carta de São Francisco. No artigo primeiro desse documento, é previsto como propósito das Nações Unidas: "Desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal;"

d) Incorreta. Não é possível afirmar que a descolonização afro-asiática teve como fator a crescente autossuficiência econômica dos países africanos. A longa presença europeia no continente, desde meados do século XIX, contribuiu para o aumento da dependência econômica desses países, motivando intensas dificuldades que reverberam ainda hoje no continente. O pan-africanismo teve efetivamente um papel importante nos movimentos de independência, pois defendia a união dos povos africanos como forma de fortalecimento do continente e combate à exploração. 

e) Incorreta.  É incorreto afirmar que no pós-Segunda Guerra Mundial tenha ocorrido uma ascensão econômica dos países do chamado Terceiro Mundo. De modo geral, esses países permaneceram em posições menos favorecidas no que se refere ao desenvolvimento econômico. O Vietnã era uma das regiões sob o domínio francês e obteve sua independência em 1954, ou seja, trata-se de um dos processos de independência, e não de um fator que contribuiu para os movimentos.