Desenvolvida em 1935 por Charles F. Richter, com a colaboração de Beno Gutenberg, a escala Richter permite determinar a magnitude () de um terremoto, fenômeno que libera uma grande quantidade de energia () que se propaga pela Terra em todas as direções. A magnitude e a energia de um terremoto podem ser relacionadas pela expressão a seguir, em que é expressa em erg, uma unidade de medida de energia do sistema CGS.
A tabela apresenta os efeitos gerados por um terremoto, de acordo com sua magnitude na escala Richter:
No dia 6 de janeiro de 2020, o sul de Porto Rico foi atingido por um terremoto que liberou uma quantidade de energia . Considerando a tabela e que , esse terremoto
a) |
foi destrutivo em áreas até 100 km do epicentro. |
b) |
danificou casas mal construídas em regiões próximas ao epicentro. |
c) |
não foi sentido e não causou danos. |
d) |
causou sérios danos em uma grande faixa, sendo considerado um grande terremoto. |
e) |
causou graves danos em áreas a centenas de quilômetros do epicentro, sendo considerado um enorme terremoto. |
A relação logarítmica dada deve ser usada no sistema CGS (centímetro, grama e segundo), portanto devemos utilizar a energia dada em erg e não em joule. Portanto, comecemos convertendo a unidade de medida:
Substituindo este valor na relação dada:
Sendo a função logarítmica a inversa da função exponencial, temos que:
Assim:
Encontramos o valor de 6 para a magnitude e consultando a tabela
concluímos que a resposta correta é a alternativa B.
Procurando economizar energia, Sr. Artur substituiu seu televisor de LCD de 100 W por um de LED de 60 W, pelo qual pagou R$ 1.200,00. Considere que o Sr. Artur utilizará seu novo televisor, em média, durante cinco horas por dia e que 1 kWh de energia elétrica custe R$ 0,50. O valor pago pelo novo televisor corresponderá à energia elétrica economizada devido à troca dos televisores em, aproximadamente,
a) |
450 meses. |
b) |
400 meses. |
c) |
600 meses. |
d) |
550 meses. |
e) |
500 meses. |
Podemos notar que a diferença entre a potência do aparelho antigo e a potência do aparelho novo é igual a:
Esse valor em kW é igual a:
Como a média de tempo ligada do televisor é de 5 horas por dia, então o consumo total () referente à diferença de potências calculada acima ao longo de d dias é igual a:
Como o preço por kWh é de , o custo final da energia () associado ao consumo total acima é:
Assim, igualando o custo final de energia ao preço do novo televisor, temos:
Assim, o total de meses é:
Os sistemas de grupos sanguíneos foram descobertos no início do século XX. Além dos mais conhecidos, o sistema ABO e o sistema Rh, também existe o sistema MN, definido a partir da identificação dos antígenos M e N na superfície das hemácias humanas e condicionados por dois alelos de um gene. As tabelas mostram os fenótipos e genótipos relacionados a cada sistema.
Considere um casal que possua os alelos marcados a seguir.
Considerando os sistemas ABO, Rh e MN, o primeiro descendente desse casal terá um fenótipo específico que será uma dentre quantas possibilidades?
a) |
7. |
b) |
16. |
c) |
12. |
d) |
24. |
e) |
8. |
Obervando a tabela abaixo, podemos identificar o genótipo de cada pessoa do casal para cada um dos três tipos de sistema analisado.
Podemos notar que teremos a seguinte configuração:
I) Sistema ABO
Mulher - Genótipo
Homem - Genótipo
Ou seja, fazendo o cruzamento, temos que o descendente estará enquadrado em um dos casos a seguir:
Portanto, o descendente poderá ter um dos 3 fenótipos a seguir: A, AB ou B.
II) Sistema MN
Inicialmente, devemos observar que há um erro na tabela proposta do sistema MN.
Observe que os genótipos relacionaos aos fenótipos N e MN estão trocados. A tabela correta deveria ser:
Assim, podemos obervar que o casal terá os seguintes genótipos:
Mulher - Genótipo
Homem - Genótipo
Logo, fazendo o cruzamento,
Portanto, o descendente poderá ter um dos 2 fenótipos a seguir: M ou MN. Apesar do erro na tabela do enunciado, a questão não é comprometida, pois mesmo utilizando-a chegaríamos também em 2 fenótipos.
III) Sistema Rh
Mulher - Genótipo
Homem - Genótipo
Deste modo, o cruzamento produzirá os seguintes resutados:
Portanto, o descendente poderá ter um dos 2 fenótipos a seguir: Rh+ ou Rh-.
Assim, pelo princípio fundamental da contagem, o descendente terá uma dentre
possibilidades fenotípicas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) pretende realizar em breve o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos. Além do motor hipersônico, o projeto, chamado de Propulsão Hipersônica 14-X, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde esse motor será instalado. O quadro mostra um comparativo entre a velocidade atingida pelo VANT 14-X e por outros veículos aéreos.
(http://revistapesquisa.fapesp.br, janeiro de 2019. Adaptado.)
Esses veículos podem ter suas velocidades descritas pelo número de Mach (ou “velocidade Mach”), que é uma medida adimensional de velocidade. O número Mach indica a razão entre a velocidade de um corpo num meio fluido e a velocidade do som nesse meio. Assim, se um corpo chegou ao número de Mach 5 no ar, ele atingiu cinco vezes a velocidade do som no ar, ou seja, 1700 metros por segundo.
No caso do VANT 14-X, ele poderá atingir uma velocidade, que corresponderá, aproximadamente, ao número de
a) |
Mach 98. |
b) |
Mach 35. |
c) |
Mach 127. |
d) |
Mach 98. |
e) |
Mach 10. |
A velocidade atingida pelo VANT-X é de 1200 km/h. Podemos, então, converter a velocidade do som para esta unidade, ou seja, para km/h multiplicando seu valor em m/s por 3,6. Assim:
O número Mach corresponde, então, a razão entre a velocidade do VANT-X no ar (12000 km/h) e a velocidade do som no ar (1224 km/h), tomando o devido cuidado para que as velocidades estejam nas mesmas unidades, um vez que o número Mach é uma medida adimensional. Assim:
O valor acima corresponde a uma velocidade aproximada de Mach 10.
Na aviação, o perímetro da região que define a fase final da manobra de aproximação para um helicóptero pairar ou pousar pode ser definido por meio de sinalizadores uniformemente espaçados. As características dimensionais desses sinalizadores de perímetro estão indicadas na figura a seguir.
Uma empresa contratada para produzir esse sinalizador está definindo os parâmetros para a produção em escala do artefato. Para tanto, é necessário conhecer o valor do ângulo de abertura do sinalizador, indicado na figura, respeitadas as medidas nela apresentadas. Considere a tabela trigonométrica a seguir.
De acordo com a tabela, o ângulo necessário para a produção do sinalizador é igual a:
a) |
126,8º |
b) |
120,0º |
c) |
116,5º |
d) |
150,0º |
e) |
107,1º |
Na figura apresentada no enunciado, admitimos o triângulo ABC, como no esquema a seguir.
Queremos analisar a medida do ângulo e sabemos, conforme os dados fornecidos, que m. No entanto, NÃO é possível concluir que o triângulo é isósceles, ou seja, que , pois não é informado no enunciado se os quadriláteros são equiláteros.
Caso , traçamos a altura de medida 0,25 m e obtemos os triângulos ABH e CBH retângulos e congruentes entre si pelo caso especial cateto-hipotenusa.
Aplicando as relações trigonométricas em um desses triângulos, temos que .
Conforme a tabela fornecida, temos que , portanto .
Como não há como concluir a rigor que o triângulo ABC é isósceles, na teoria não seria possível concluir a medida a partir dos dados fornecidos, portanto sugerimos a anulação desta questão.
A análise gráfica é um dos principais modos de ler o mercado para negociar ativos financeiros. Um dos modelos para análise da tendência do valor do ativo prevê que as cotações fiquem compreendidas no interior de um triângulo. Nesse cenário, supõe-se que as cotações do ativo ficarão delimitadas por duas linhas (lados do triângulo) que convergirão para o ápice do valor (vértice do triângulo). A seguir, tem-se um exemplo desse caso, com valores simplificados presentes em uma simulação da venda de ativos em dólares (USD).
Na simulação apresentada, iniciada em 19 de março, o ápice está previsto para quantos dias após seu início e para qual valor em USD?
a) |
90 dias, com o valor de 8700 USD. |
b) |
54 dias, com o valor de 8700 USD. |
c) |
54 dias, com o valor de 8400 USD. |
d) |
72 dias, com o valor de 8400 USD. |
e) |
72 dias, com o valor de 8700 USD. |
Podemos observar que dois lados do triângulo descrito no enunciado são segmentos de reta que correspondem a trechos dos gráficos de duas funções afim. Sejam:
e ,
as funções de preço máximo (verde) e preço mínimo (vermelho), respectivamente. Assim, para determinarmos seus coeficientes, podemos selecionar dois pontos quaisquer de cada uma das retas. Assumindo o dia 19/03 como sendo o valor de abscissa 0, temos que a função passa pelos pontos (0,7200) e (18,7500). Assim,
De maneira análoga, para a função , que passa pelos pontos (0,5200) e (18,6000), temos:
Como queremos a intersecção entre as duas funções, então, igualando suas expressões, vem que:
Substituindo, temos:
O dono de uma empresa dispunha de recurso para equipá-la com novos maquinários e empregados, de modo a aumentar a produção horária de até 30 itens. Antes de realizar o investimento, optou por contratar uma equipe de consultoria para analisar os efeitos da variação v da produção horária dos itens no custo C do produto. Perante as condições estabelecidas, o estudo realizado por essa equipe obteve a seguinte função:
, com
A equipe de consultoria sugeriu, então, uma redução na produção horária de 10 itens, o que permitiria enxugar o quadro de funcionários, reduzindo o custo, sem a necessidade de investir novos recursos.
O dono da empresa optou por não seguir a decisão e questionou qual seria o aumento necessário na produção horária para que o custo do produto ficasse igual ao obtido com a redução da produção horária proposta pela consultoria, mediante os recursos disponibilizados. De acordo com a função obtida, a equipe de consultoria deve informar que, nesse caso,
a) |
é impossível igualar o custo da redução proposta, pois os recursos disponíveis são insuficientes, uma vez que essa igualdade exigiria um aumento na produção horária de 50 itens. |
b) |
é possível igualar o custo da redução proposta, uma vez que essa igualdade exigiria um aumento na produção horária de 15 itens, o que está dentro dos recursos disponíveis. |
c) |
é possível igualar o custo da redução proposta, uma vez que essa igualdade exigiria um aumento na produção horária de 20 itens, o que está dentro dos recursos disponíveis. |
d) |
é impossível igualar o custo da redução proposta, pois os recursos disponíveis são insuficientes, uma vez que essa igualdade exigiria um aumento na produção horária de 40 itens. |
e) |
é possível igualar o custo da redução proposta, desde que sejam empregados todos os recursos disponíveis, uma vez que essa igualdade exigiria um aumento na produção horária de 30 itens. |
Inicialmente a equipe de consultoria sugeriu uma redução horária de 10 itens, ou seja, .
Ao calcular , fazemos:
Para analisar se é possível obter o mesmo custo com uma variação diferente, igualamos a função a 46, ou seja:
Calculamos o discriminante da equação quadrática obtida:
Para determinar as raízes da equação, fazemos:
Assim, as raízes são:
ou
Ou seja, o mesmo custo é obtido quando há um aumento na produção horária de 40 itens. Porém, podemos notar que v está restrito ao intervalo .
Assim, concluímos que é impossível igualar o custo da redução proposta, pois os recursos disponíveis são insuficientes, uma vez que essa igualdade exigiria um aumento na produção horária de 40 itens.
Durante o surto de covid-19, diversas reportagens procuraram explicar o ritmo de infecções causadas pelo coronavírus nos estados brasileiros. Uma delas mostrou que, nos primeiros 30 dias da pandemia, nos estados que apresentaram maior rapidez de contaminação, o contágio ficou caracterizado por duplicar o número de infectados em um período de tempo variando de 3 a 5 dias. A partir dessa informação, o ilustrador de um jornal sugeriu o esquema seguinte para mostrar a diferença entre os ritmos de contágio.
Dado que a área dos círculos representa o número de infectados e que o círculo inicial possui raio unitário, quais devem ser os valores de r e de R para que a imagem represente corretamente o crescimento indicado nas setas?
a) |
r = 8 e R = 16. |
b) |
r = 6 e R = 10. |
c) |
r = 8 e R = 32. |
d) |
r = 6 e R = 12. |
e) |
r = 64 e R = 1024. |
A área de cada círculo representa o número de infectados. Como o círculo inicial tem raio unitário, sua área é unidades de área.
Na primeira situação, o número de infectados duplica a cada 3 dias, ou seja, após 30 dias o número de infectados é representado por um círculo cuja área é o 11º termo de uma progressão geométrica. Nesta sequência, o primeiro termo é , a área do círculo inicial, e a razão é 2. Para determinar o 11º termo, fazemos
.
Assim temos que: .
Como então
.
Analogamente determinamos a medida . Neste caso, o número de infectados duplica a cada 5 dias, ou seja, após 30 dias a área de círculo tem medida equivalente ao 7º termo da progressão geométrica da situação anterior. Então para 7º termo fazemos
.
Ou seja: .
Como então
.
Portanto, e .
Existem diferentes tipos de plásticos e diversas finalidades de uso para cada um deles, sendo alguns tipos mais descartados do que outros. O esquema mostra a distribuição do plástico descartado por tipo e a facilidade em reciclá-lo.
(www.nexojornal.com.br)
Considerando apenas os cinco tipos mais descartados, temos que os plásticos de fácil ou média dificuldade de reciclagem correspondem a um valor
a) |
superior a 86%.
|
b) |
entre 79% e 86%.
|
c) |
entre 72% e 79%.
|
d) |
entre 65% e 72%.
|
e) |
inferior a 65%.
|
Os cinco tipos de plástico mais descartados são:
Desses, apenas o PVC não tem dificuldade de reciclagem fácil ou média. Assim, a porcentagem pedida é dada por:
Um estudo para determinar a probabilidade da efetividade de um novo exame para obtenção do diagnóstico de uma doença baseou-se nos resultados obtidos em um grupo constituído de 1 620 pessoas. A tabela mostra os resultados desse estudo.
A análise dos resultados mostra que, apesar de a probabilidade de o teste detectar a doença em quem a possui ser de __________, a probabilidade de uma pessoa desse grupo que obtém um resultado positivo não ter a doença, ou seja, um falso positivo, é de __________, indicando que esse novo exame precisa ser aprimorado.
Os percentuais que completam, respectivamente, a frase são:
a) |
85% ; 38%. |
b) |
50% ; 38%. |
c) |
50% ; 75%. |
d) |
85% ; 44%. |
e) |
85% ; 75%. |
Lembramos que a probabiliade condicional de um evento ocorrer, dado que um evento ocorreu, é dada por:
(I) A primeira pergunta é a probabilidade condicional de o teste detectar a doença (teste positivo), dado que a pessoa tem de fato a doença. Fazemos:
(II) A segunda pergunta é a probabilidade condicional de a pessoa não estar doente, dado que o teste deu positivo. Fazemos: