Logo UNESP

Unesp 2021 - 1ª fase - dia 1


Questão 21 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension

Education for Sustainable Development

Projects  from  Botswana,  Brazil  and  Germany  win  UNESCO-Japan  prize on Education for Sustainable Development.

With  a  world  population  of  7  billion  people  and  limited  natural  resources, we, as individuals and societies, need to learn to live together sustainably. We need to take action responsibly based on the  understanding that what we do today can have implications on the lives of people and the planet in future. Education for Sustainable Development empowers people to change the way they think and work  towards a sustainable future.

UNESCO aims to improve access to quality education on sustainable development at all levels and in all social contexts, to transform society by reorienting education and help people develop knowledge, skills, values and behaviours needed for sustainable  development. It is about including sustainable development issues, such as climate change and biodiversity into teaching and learning. Individuals are encouraged to be responsible actors who resolve challenges, respect cultural diversity and contribute to creating a more sustainable world.

(https://en.unesco.org. Adaptado.)


According to the first paragraph, it is important to promote a sustainable development because



a)

there  are  far  too  many  people  for  too  little  natural  resources.

b)

individual  needs  should  be  considered  above  social  needs.

c)

people will always keep the way they are in the world.

d)

most of the 7 billion people are not aware of sustainability.

e)

it is too costly to achieve without incentives.

Resolução

Traduzindo o texto temos:

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Projetos de Botsuana, Brasil e Alemanha ganham prêmio UNESCO-Japão em Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

       Com uma população mundial de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedades, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir com responsabilidade com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações na vida das pessoas e do planeta no futuro. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável capacita as pessoas a mudar a maneira como pensam e trabalham para um futuro sustentável.

         A UNESCO tem como objetivo melhorar o acesso à educação de qualidade no desenvolvimento sustentável em todos os níveis e em todos os contextos sociais, para transformar a sociedade, reorientando a educação e ajudando as pessoas a desenvolverem conhecimentos, habilidades, valores e comportamentos necessários para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de incluir questões de desenvolvimento sustentável, como mudanças climáticas e biodiversidade no ensino e aprendizagem. Os indivíduos são incentivados a serem atores responsáveis que resolvem desafios, respeitam a diversidade cultural e contribuem para a criação de um mundo mais sustentável.

 

O enunciado diz: De acordo com o primeiro parágrafo, é importante promover um desenvolvimento sustentável porque (According to the first paragraph, it is important to promote a sustainable development because)

a) Correta. A alternativa afirma que há pessoas demais para muito pouco recurso natural (There are far too many people for too little natural resources.) que é exatamente o que podemos ler na seguinte frase do início do primeiro parágrafo: "With a world population of 7 billion people and limited natural resources,..." "Com uma população mundial de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, ..."

b) Incorreta. A alternativa afirma que as necessidades individuais deveriam ser consideradas acima das necessidadaes sociais. (Individual needs should be considered above social needs.) quando na verdade o texto nos diz exatamente o contrário como podemos ver neste trecho: We need to take action responsibly based on the understanding that what we do today can have implications on the lives of people and the planet in future. Precisamos agir com responsabilidade com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações na vida das pessoas e do planeta no futuro.

c) Incorreta. A alternativa afirma que as pessoas irão sempre manter a maneira que elas são no mundo, mas no final do primeiro parágrafo do texto podemos perceber que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável capacita as pessoas a mudar a maneira como pensam e trabalham para um futuro sustentável.(Education for Sustainable Development empowers people to change the way they think and work towards a sustainable future.)

d) Incorreta. A alternativa afirma que a maioria dos 7 bilhões de pessoas não está ciente da sustentabilidade. O texto nada afirma sobre a maioria dos 7 bilhões não estar consciente da sustentabilidade. O texto apenas afirma que precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável.

e) Incorreta. A alternativa afirma que é muito custoso alcançar a sustentabilidade sem incentivos, mas, como podemos perceber na tradução do texto acima, nada é afirmado sobre o custo do desenvolvimento sustentável.

 

 

Questão 22 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension

Education for Sustainable Development

Projects  from  Botswana,  Brazil  and  Germany  win  UNESCO-Japan  prize on Education for Sustainable Development.

With  a  world  population  of  7  billion  people  and  limited  natural  resources, we, as individuals and societies, need to learn to live together sustainably. We need to take action responsibly based on the  understanding that what we do today can have implications on the lives of people and the planet in future. Education for Sustainable Development empowers people to change the way they think and work  towards a sustainable future.

UNESCO aims to improve access to quality education on sustainable development at all levels and in all social contexts, to transform society by reorienting education and help people develop knowledge, skills, values and behaviours needed for sustainable  development. It is about including sustainable development issues, such as climate change and biodiversity into teaching and learning. Individuals are encouraged to be responsible actors who resolve challenges, respect cultural diversity and contribute to creating a more sustainable world.

(https://en.unesco.org. Adaptado.)


According to the second paragraph, one of sustainable development initiatives to be tackled by education should be to



a)

develop skills necessary for work.

b)

add climate change themes into school dynamics.

c)

help people acquire basic and general knowledge.

d)

enforce quality education in some specific contexts.

e)

stimulate creativity, art and acting.

Resolução

Traduzindo o texto temos:

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Projetos de Botsuana, Brasil e Alemanha ganham prêmio UNESCO-Japão em Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

       Com uma população mundial de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedades, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir com responsabilidade com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações na vida das pessoas e do planeta no futuro. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável capacita as pessoas a mudarem a maneira como pensam e trabalham para um futuro sustentável.

         A UNESCO tem como objetivo melhorar o acesso à educação de qualidade no desenvolvimento sustentável em todos os níveis e em todos os contextos sociais, transformar a sociedade, reorientando a educação e ajudando as pessoas a desenvolverem conhecimentos, habilidades, valores e comportamentos necessários para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de incluir questões de desenvolvimento sustentável, como mudanças climáticas e biodiversidade no ensino e aprendizagem. Os indivíduos são incentivados a serem atores responsáveis que resolvem desafios, respeitam a diversidade cultural e contribuem para a criação de um mundo mais sustentável.

 

O enunciado diz: De acordo com o segundo parágrafo, uma das iniciativas de desenvolvimento sustentável a serem enfrentadas pela educação deveria ser

a) Incorreta.  A alternativa afirma que uma iniciativa da educação deveria ser o desenvolvimento de habilidades necessárias para o trabalho. (develop skills necessary for work.), mas o foco do texto não é o desenvolvimento de habilidades para o trabalho e sim uma reorientação da educação que ajude as pessoas a desenvolverem conhecimentos, habilidades, valores e comportamentos necessários para o desenvolvimento sustentável.

b) Correta. A alternativa afirma que deveriam ser adicionados temas de mudança climática na dinâmica escolar e é exatamente disso que trata este trecho do segundo parágrafo: Trata-se de incluir questões de desenvolvimento sustentável, como mudanças climáticas e biodiversidade no ensino e aprendizagem. Os indivíduos são incentivados a serem atores responsáveis que resolvem desafios, respeitam a diversidade cultural e contribuem para a criação de um mundo mais sustentável. (It is about including sustainable development issues, such as climate change and biodiversity into teaching and learning. Individuals are encouraged to be responsible actors who resolve challenges, respect cultural diversity and contribute to creating a more sustainable world.)

c) Incorreta. A alternativa afirma que a educação deveria ajudar as pessoas a adquirirem um conhecimento básico e geral, mas, de acordo com o texto, o desafio a ser enfrentado é incluir o tema do desenvolvimento sustentável, como mudanças climáticas e biodiversidade no ensino e aprendizagem.

d) Incorreta. A alternativa afirma que se deveria impor uma educação de qualidade em alguns contextos específicos, mas não especifica este contexto, de modo que não tem relação direta com a proposição do texto base. 

e) Incorreta.   A alternativa afirma que a educação deveria estimular a criatividade, a arte e a atuação, mas este trecho no final do segundo parágrafo: Individuals are encouraged to be responsible actors who resolve challenges, respect cultural diversity and contribute to creating a more sustainable world., mostra-nos que se trata de estimular os indivíduos e incentivá-los a serem atores responsáveis para que resolvam desafios, respeitem a diversidade cultural e contribuam para a criação de um mundo mais sustentável.

Questão 23 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cartoons / Comics

Education for Sustainable Development

Projects  from  Botswana,  Brazil  and  Germany  win  UNESCO-Japan  prize on Education for Sustainable Development.

With  a  world  population  of  7  billion  people  and  limited  natural  resources, we, as individuals and societies, need to learn to live together sustainably. We need to take action responsibly based on the  understanding that what we do today can have implications on the lives of people and the planet in future. Education for Sustainable Development empowers people to change the way they think and work  towards a sustainable future.

UNESCO aims to improve access to quality education on sustainable development at all levels and in all social contexts, to transform society by reorienting education and help people develop knowledge, skills, values and behaviours needed for sustainable  development. It is about including sustainable development issues, such as climate change and biodiversity into teaching and learning. Individuals are encouraged to be responsible actors who resolve challenges, respect cultural diversity and contribute to creating a more sustainable world.

(https://en.unesco.org. Adaptado.)


(https://sustainabilityillustrated.com)

O cartum dialoga com o seguinte trecho do texto “Education for Sustainable Development”:



a)

“UNESCO aims to improve access to quality education on sustainable development”.

b)

“Education   for   Sustainable   Development   empowers   people to change the way they think”.

c)

“Individuals are encouraged to be responsible actors who resolve challenges”.

d)

“what we do today can have implications on the lives of people and the planet in future”.

e)

“a world population of 7 billion people”.

Resolução

No cartum temos um diálogo entre pai e filho. Eles estão em um ambiente devastado com árvores cortadas, sentados em cima de uma pilha de notas de dinheiro, ao redor de uma fogueira com prédios em ruínas ao fundo. O menino está queimando, nesta fogueira, um maço de dinheiro espetado na ponta de um graveto.

O pai diz: Pelo menos nós ganhamos muito dinheiro antes de destruirmos o meio ambiente... (At least we made a lot of money before destroying the environment...) Tentando justificar um crescimento econômico a qualquer custo, inclusive ambientalmente irresponsável.

E o menino responde: Sim! O que temos para o jantar, papai? (Yeah, What's for dinner, dad?)

Desse modo, o quadrinho evidencia uma situação em que se ganhou muito dinheiro, mas que não havia o que comer.

O texto  “Education for Sustainable Development” dialoga com o cartum ao mostrar que o que fazemos hoje tem implicações na vida das pessoas e do planeta no futuro.

a) Incorreta.  A alternativa afirma que a UNESCO visa melhorar o acesso a uma educação de qualidade sobre desenvolvimento sustentável. Este trecho do texto não dialoga com o cartum diretamente, pois no cartum podemos perceber que a situação já é irremediável, ou seja, o meio ambiente já foi destruído pela busca por desenvolvimento econômico de forma irresponsável.

b) Incorreta. A alternativa utiliza o trecho que diz que a educação para um desenvolvimento sustentável capacita as pessoas a mudarem a maneira como pensam. Já no cartum vemos um cenário oposto, em que a busca por crescimento econômico de forma não sustentável leva à destruição do meio ambiente.

c) Incorreta.  A alternativa utiliza o trecho do texto que afirma que os indivíduos são encorajados a serem atores responsáveis que resolvem desafios. No cartum podemos perceber que a postura do pai não é responsável em relação ao meio ambiente.

d) Correta. A alternativa utiliza o seguinte trecho do texto  “Education for Sustainable Development”: “what we do today can have implications on the lives of people and the planet in future” mostrando que  o que fazemos hoje pode ter implicações na vida das pessoas e no planeta no futuro, e é exatamente isto que nos mostra o cartum, uma vez que no cartum temos as consequências de um desenvolvimento não sustentável.

e) Incorreta. A alternativa menciona o seguinte trecho do texto: "uma população mundial de 7 bilhões de pessoas.", o que é insuficiente para relacionarmos ao cresimento econômico a qualquer custo, inclusive destruindo o meio ambiente, que é o que nos mostra o cartum.

Questão 24 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cartoons / Comics

Analise o cartum.

 

A fala do personagem



a)

apresenta um questionamento sobre a relevância do desenvolvimento  econômico  para  a  população  do planeta.

b)

coloca em dúvida o custo do desenvolvimento econômico para a preservação do meio ambiente.

c)

sugere  uma  alternativa  viável  para  o  desenvolvimento  econômico sustentável.

d)

expõe  uma  constatação  sobre  a  importância  da  preservação  do  meio  ambiente  em  benefício  do  equilíbrio  da  economia.

e)

revela  um  posicionamento  a  respeito  do  impacto  do  sistema capitalista no meio ambiente.

Resolução

No cartum temos um homem dizendo:

"O que vocês ambientalistas têm que entender é que a destruição de nosso planeta pode ser o preço que tenhamos que pagar por uma economia saudável!"

a) Incorreta. A personagem não está apresentando um questionamento sobre a relevância do desenvolvimento  econômico  para  a  população  do planeta. Pelo contrário, ele defende que a economia saudável é mais relevante do que a preservação do planeta, uma vez que, para ele, manter a economia saudável seria justificativa suficiente para destruir o planeta.

b) Incorreta. A personagem não está colocando em dúvida o custo do desenvolvimento econômico para a preservação do meio ambiente, pelo contrário, ele defende o crescimento econômico a qualquer custo, inclusive com a destruição do planeta.

c) Incorreta. Ele não sugere  uma  alternativa  viável  para  o  desenvolvimento  econômico sustentável, ele defende o crescimento econômico a qualquer custo.

d) Incorreta.  A personagem não expõe  uma  constatação  sobre  a  importância  da  preservação  do  meio  ambiente  em  benefício  do  equilíbrio  da  economia, pelo contrário, ele afirma que o que importa é uma economia saudável mesmo que isto signifique a destruição do planeta.

e) Correta. O cartum revela  um  posicionamento  a  respeito  do  impacto  do  sistema capitalista no meio ambiente, uma vez que a personagem se posiciona a favor de uma economia saudável em detrimento da preservação do planeta quando afirma que os ambientalistas têm que entender que a destruição de nosso planeta pode ser o preço que tenhamos que pagar por uma economia saudável.

Questão 25 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Analise o gráfico e leia o texto

The cost of closed schools

Countries’ response to school closures

By remote-learning type and income group, %

*TV and/or radio

 

Three-quarters of the world’s children live in countries where classrooms are closed. As lockdowns ease, schools should be among the first places to reopen. Children seem to be less likely than adults to catch covid-19. And the costs of closure are staggering: in the lost productivity of home schooling parents; and, far more important, in the damage done to children by lost learning. The costs fall most heavily on the youngest, who among other things miss out on picking up social and emotional skills; and on the less well-off, who are less likely to attend online lessons and who may be missing meals as well as classes. West African children whose schools were closed during the Ebola epidemic in 2014 are still paying the price.

 

(www.economist.com, 01.05.2020. Adaptado)


The chart shows that the average share of population connected to internet

 



a)

does not make much difference in remote-learning type, considering all income groups.

b)

impacts significantly the segment of online-only learning both in the low and high income populations.

c)

is equivalent to radio only access in low-income population.

d)

is inversely proportional to income.

e)

is lower than expected among high-income population.

Resolução

Traduzindo os textos do gráfico, temos:

O custo das escolas fechadas

Resposta dos países ao fechamento das escolas

Por tipo de aprendizagem remota e grupo de renda, % 

O comando da questão pode ser traduzido por "O gráfico mostra que a parcela média da população conectada à internet"

a) Incorreta. O texto da alternativa pode ser traduzido por "não faz muita diferença no tipo de aprendizagem remota, considerando todos os grupos de renda". Essa afirmação é falsa, uma vez que a parcela média da população conectada à internet muda de forma significativa entre os grupos de renda, variando de menos do que 20% de sua parcela da população conectada à internet no grupo de baixa renda a mais de 80% de sua parcela da população conectada à internet no grupo de alta renda, sendo que o tipo de aprendizagem remota também se modifica de forma significativa entre os grupos de renda. A aprendizagem "apenas online", por exemplo, é inexistente no grupo de baixa renda, sendo superior a 60% no grupo de alta renda e não podemos afirmar que o tipo de aprendizagem não está relacionado com a parcela da população conectada à internet em cada grupo.

b) Correta. A alternativa afirma "impacta de forma significativa o segmento de aprendizagem 'apenas online' tanto na população de baixa renda quanto na população de alta renda". Conforme se pode depreender da leitura do gráfico, a aprendizagem "apenas online" é inexistente no grupo de baixa renda, sendo superior a 60% no grupo de alta renda, o que certamente está relacionado à parcela de cada grupo populacional conectada à internet, uma vez que a conexão à internet é fundamental para este tipo de aprendizagem.

c) Incorreta. A alternativa afirma "é equivalente ao acesso apenas por rádio no grupo de baixa renda da população.", o que é falso, uma vez que a parcela média da população conectada à internet é pouco abaixo de 20% no grupo de baixa renda, enquanto o acesso à aprendizagem apenas por rádio é bastante inferior neste grupo, sendo inferior a 5% do grupo populacional.

d) Incorreta. A alternativa afirma "é inversamente proporcional à renda", sendo esta uma afirmação incorreta, uma vez que o gráfico mostra que a parcela média da população conectada à internet é crescente com o aumento da renda.

e) Incorreta. A alternativa afirma "é menor do que o esperado entre a população de alta renda.", sendo esta afirmação incorreta, uma vez que não existe uma porcentagem esperada de referência de qual deveria ser a parcela média da população conectada à internet em nenhum dos grupos, o que inclui o grupo populacional de alta renda.

Questão 26 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension

Analise o gráfico e leia o texto

The cost of closed schools

Countries’ response to school closures

By remote-learning type and income group, %

*TV and/or radio

 

Three-quarters of the world’s children live in countries where classrooms are closed. As lockdowns ease, schools should be among the first places to reopen. Children seem to be less likely than adults to catch covid-19. And the costs of closure are staggering: in the lost productivity of home schooling parents; and, far more important, in the damage done to children by lost learning. The costs fall most heavily on the youngest, who among other things miss out on picking up social and emotional skills; and on the less well-off, who are less likely to attend online lessons and who may be missing meals as well as classes. West African children whose schools were closed during the Ebola epidemic in 2014 are still paying the price.

 

(www.economist.com, 01.05.2020. Adaptado)


De acordo com o texto, o fechamento das escolas devido à pandemia de covid-19 prejudicou, principalmente,(



a)

os  pais, já que precisaram se engajar em teletrabalho além de ajudar os filhos com aulas a distância.

b)

as próprias escolas, uma vez que ficaram sem utilização.

c)

as crianças mais novas e as mais pobres, pois deixaram de aprender e ficaram sem refeições.

d)

os  jovens, pois acabaram de entrar na universidade e perderam o semestre.

e)

as  crianças, pois 75% delas deixaram de frequentar a escola.

Resolução

a) Incorreta. O texto não afirma que os maiores prejudicados foram os pais por precisarem se engajar em teletrabalho ao mesmo tempo em que tiveram que ajudar os filhos com aulas a distância, mas apenas constata que um dos surpreendentes custos do fechamento das escolas foi a perda de produtividade dos pais que tiveram que lidar com educação domiciliar em suas casas: And the costs of closure are staggering: in the lost productivity of home schooling parents (...).

b) Incorreta. Nenhum trecho do texto permite interpretar que as escolas foram elas mesmas as mais afetadas pelo seu fechamento por ficarem sem utilização; o texto aponta que foram as crianças, especialmente as mais jovens e pobres, as mais afetadas pelo fechamento das instituições de ensino.

c) Correta. Segundo o texto, as crianças mais novas e mais pobres foram especialmente prejudicadas pelo fechamento das escolas, seja pela aprendizagem perdida ou pela falta das refeições: "And the costs of closure are staggering: (...) and, far more important, in the damage done to children by lost learning. The costs fall most heavily on the youngest, who among other things miss out on picking up social and emotional skills; and on the less welloff, who are less likely to attend online lessons and who may be missing meals (...)." [(...), muito mais importante, no dano feito às crianças pela aprendizagem perdida. Os custos são mais fortemente observáveis nos mais novos, que, entre outras coisas, perdem a possibilidade de adquirir habilidades sociais e emocionais; e nos menos abastados, que são menos propensos a assistir às aulas online e para os quais podem estar faltando refeições (...)].
 

d) Incorreta. O texto sequer cita os jovens universitários para que seja possível afirmar que foram eles os mais prejudicados pelo fechamento das escolas devido à pandemia de covid-19.

e) Incorreta. No texto, o percentual de 75% refere-se ao três quartos das crianças do mundo que vivem em países onde as salas de aulas estão fechadas devido ao fechamento das escolas em razão da pandemia de covid-19 (Three-quarters of the world’s children live in countries where classrooms are closed.). Dessas crianças, segundo o texto, as mais novas e mais pobres é que foram as mais prejudicadas pelo fechamento das escolas.  

Questão 27 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension

Analise o gráfico e leia o texto

The cost of closed schools

Countries’ response to school closures

By remote-learning type and income group, %

*TV and/or radio

 

Three-quarters of the world’s children live in countries where classrooms are closed. As lockdowns ease, schools should be among the first places to reopen. Children seem to be less likely than adults to catch covid-19. And the costs of closure are staggering: in the lost productivity of home schooling parents; and, far more important, in the damage done to children by lost learning. The costs fall most heavily on the youngest, who among other things miss out on picking up social and emotional skills; and on the less well-off, who are less likely to attend online lessons and who may be missing meals as well as classes. West African children whose schools were closed during the Ebola epidemic in 2014 are still paying the price.

 

(www.economist.com, 01.05.2020. Adaptado)


O trecho “West African children whose schools were closed during the Ebola epidemic in 2014 are still paying the price” indica que, na região,

 



a)

as crianças ainda sofrem as consequências do fechamento das escolas.

b)

a recuperação escolar das crianças está em curso.

c)

algumas escolas fechadas ainda não reabriram após a epidemia de Ebola.

d)

a epidemia de Ebola poderá ressurgir mais forte em uma segunda onda.

e)

a epidemia de Ebola ainda não acabou.

Resolução

Para resolver esta questão, é importante entender o que diz o trecho destacado pelo enunciado:

"West African children whose schools were closed during the Ebola epidemic in 2014 are still paying the price"

Crianças da África Ocidental cujas escolas foram fechadas durante a epidemia de Ebola em 2014 ainda estão pagando o preço.

a) Correta. O texto, ao afirmar que as crianças da África Ocidental ainda estão "pagando o preço" pelo fechamento das escolas na ocasião da epidemia de Ebola na região, indica que essas crianças até hoje sofrem as consequências do fechamento das escolas naquela época. 

b) Incorreta. Não é possível depreender desse trecho que a recuperação escolar das crianças está "em curso" (em andamento), uma vez que elas ainda estão "pagando o preço", ou seja, sofrendo os efeitos negativos do fechamento das escolas da região por ocasião da epidemia de Ebola em 2014.

c) Incorreta. Não é isso - que algumas escolas fechadas na ocasião da epidemia de Ebola na região permanecem fechadas - que o trecho afirma, e sim que as crianças da região ainda "pagam o preço" pelo fechamento das escolas, necessário por conta da epidemia de Ebola em 2014.

d) Incorreta. O trecho não tem qualquer indício de uma "segunda onda" da epidemia de Ebola, que assolou a região da àfrica Ocidental em 2014.

e) Incorreta. O trecho indica que o fechamento das escolas em 2014 por ocasião da epidemia de Ebola traz consequências até hoje para as crianças afetadas, as quais ainda "pagam o preço" nos dias de hoje; nada indica que a epidemia de Ebola ainda não acabou.

Questão 28 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension Linkers

Analise o gráfico e leia o texto

The cost of closed schools

Countries’ response to school closures

By remote-learning type and income group, %

*TV and/or radio

 

Three-quarters of the world’s children live in countries where classrooms are closed. As lockdowns ease, schools should be among the first places to reopen. Children seem to be less likely than adults to catch covid-19. And the costs of closure are staggering: in the lost productivity of home schooling parents; and, far more important, in the damage done to children by lost learning. The costs fall most heavily on the youngest, who among other things miss out on picking up social and emotional skills; and on the less well-off, who are less likely to attend online lessons and who may be missing meals as well as classes. West African children whose schools were closed during the Ebola epidemic in 2014 are still paying the price.

 

(www.economist.com, 01.05.2020. Adaptado)


No trecho “As lockdowns ease, schools should be among the first places to reopen”, o termo sublinhado indica

 



a)

tempo.

b)

comparação.

c)

acréscimo.

d)

decorrência.

e)

condição.

Resolução

Para resolver esta questão, é importante entender o que diz o trecho destacado pelo enunciado. Para isso, vamos fazer a tradução do texto.

Três quartos das crianças do mundo vivem em países onde as salas de aula estão fechadas. À medida que os bloqueios afrouxam, as escolas devem estar entre os primeiros lugares a reabrir. As crianças parecem ser menos propensas do que os adultos a pegar covid-19. E os custos do fechamento são impressionantes: na perda de produtividade dos pais ensinando em casa; e, muito mais importante, nos danos causados às crianças pelo aprendizado perdido. Os custos caem mais fortemente sobre os mais jovens, que entre outras coisas perdem a obtenção de habilidades sociais e emocionais; e sobre os menos favorecidos, que são menos propensos a assistir aulas online e que podem estar sem refeições, bem como aulas. Crianças da África Ocidental cujas escolas foram fechadas durante a epidemia de Ebola em 2014 ainda estão pagando o preço.

a) Correta. O trecho  “As lockdowns ease, schools should be among the first places to reopen”, temos que: À medida que os bloqueios afrouxam, as escolas devem estar entre os primeiros lugares a reabrir, ou seja, quando os bloqueios começarem a afrouxar, as escolas devem estar entre os primeiros lugares a reabrir. Podemos perceber, então, que o termo AS está indicando tempo. 

b) Incorreta. Embora o termo AS seja usado, em alguns casos para indicar comparação, podemos perceber, pela tradução acima, que se trata de uma referência ao tempo e não uma acomparação.

c) Incorreta.  Quando queremos dar uma ideia de acréscimo, usamos alguns conectivos como o besides, moreover ou furthermore, não AS. 

d) Incorreta. Para indicarmos uma decorrência usamos o due to, não S.

e) Incorreta.  Para indicarmos uma condição usamos If, não AS.

 

Questão 29 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension

Analise o gráfico e leia o texto

The cost of closed schools

Countries’ response to school closures

By remote-learning type and income group, %

*TV and/or radio

 

Three-quarters of the world’s children live in countries where classrooms are closed. As lockdowns ease, schools should be among the first places to reopen. Children seem to be less likely than adults to catch covid-19. And the costs of closure are staggering: in the lost productivity of home schooling parents; and, far more important, in the damage done to children by lost learning. The costs fall most heavily on the youngest, who among other things miss out on picking up social and emotional skills; and on the less well-off, who are less likely to attend online lessons and who may be missing meals as well as classes. West African children whose schools were closed during the Ebola epidemic in 2014 are still paying the price.

 

(www.economist.com, 01.05.2020. Adaptado)


No trecho “who are less likely to attend online lessons”, o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

 



a)

alert.

b)

skilled.

c)

competent.

d)

prone.

e)

willing.

Resolução

Para entendermos o trecho do enunciado, vamos traduzir o texto.

Três quartos das crianças do mundo vivem em países onde as salas de aula estão fechadas. À medida que os bloqueios afrouxam, as escolas devem estar entre os primeiros lugares a reabrir. As crianças parecem ser menos propensas do que os adultos a pegar covid-19. E os custos do fechamento são impressionantes: na perda de produtividade dos pais ensinando em casa; e, muito mais importante, nos danos causados às crianças pelo aprendizado perdido. Os custos caem mais fortemente sobre os mais jovens, que entre outras coisas perdem a obtenção de habilidades sociais e emocionais; e sobre os menos favorecidos, que são menos propensos a assistir aulas online e que podem estar sem refeições, bem como aulas. Crianças da África Ocidental cujas escolas foram fechadas durante a epidemia de Ebola em 2014 ainda estão pagando o preço.

O termo to be less likely to attend significa estar ou ser menos provável a assistir, referindo-se às aulas online.

a) Incorreta. O termo alert (alerta) não poderia substituir o likely, pois mudaria o sentido da frase.

b) Incorreta. O termo skilled significa hábil, perito, especializado, e não poderia, portanto, substituir o termo likely (propenso). 

c) Incorreta. O termo competent significa competente e não poderia, portanto, substituir o likely (provável).

d) Correta. To be prone to something/doing something means to often do something or suffer from something, especially something bad. (Ser propenso a algo/fazer algo significa muitas vezes fazer algo ou sofrer de algo, especialmente algo ruim.) To be prone to = ser/estar propenso a (fazer) algo, ser/estar predisposto a (fazer) algo, podendo, portanto, substituir o termo likely ser/estar provável, que aqui no texto é less likely, menos provável.

e) Incorreta. O termo to be willing to do something significa estar disposto a fazer algo, e não poderia, portanto, substituir o termo likely. 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 30 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension Vocabulary

Analise o gráfico e leia o texto

The cost of closed schools

Countries’ response to school closures

By remote-learning type and income group, %

*TV and/or radio

 

Three-quarters of the world’s children live in countries where classrooms are closed. As lockdowns ease, schools should be among the first places to reopen. Children seem to be less likely than adults to catch covid-19. And the costs of closure are staggering: in the lost productivity of home schooling parents; and, far more important, in the damage done to children by lost learning. The costs fall most heavily on the youngest, who among other things miss out on picking up social and emotional skills; and on the less well-off, who are less likely to attend online lessons and who may be missing meals as well as classes. West African children whose schools were closed during the Ebola epidemic in 2014 are still paying the price.

 

(www.economist.com, 01.05.2020. Adaptado)


No trecho “And the costs of closure are staggering”, o termo sublinhado equivale, em português, a

 



a)

acessíveis.

b)

inconclusivos.

c)

variáveis.

d)

estarrecedores.

e)

vibrantes.

Resolução

Traduzindo o texto, temos:

Três quartos das crianças do mundo vivem em países onde as salas de aula estão fechadas. À medida que os bloqueios afrouxam, as escolas devem estar entre os primeiros lugares a reabrir. As crianças parecem ser menos propensas do que os adultos a pegar covid-19. E os custos do fechamento são impressionantes: na perda de produtividade dos pais ensinando em casa; e, muito mais importante, nos danos causados às crianças pelo aprendizado perdido. Os custos caem mais fortemente sobre os mais jovens, que entre outras coisas perdem a obtenção de habilidades sociais e emocionais; e sobre os menos favorecidos, que são menos propensos a assistir aulas online e que podem estar sem refeições, bem como aulas. Crianças da África Ocidental cujas escolas foram fechadas durante a epidemia de Ebola em 2014 ainda estão pagando o preço.

a) Incorreta. O adjetivo acessível, em inglês, é accessible.

b)  Incorreta. O adjetico inconclusivo, em inglês, é inconclusive.

c) Incorreta. O adjetivo variável, em inglês, é variable. 

d) Correta. O adjetivo staggering, em português, é chocante, surpreendente, impressionante ou estarrecedor.

e) Incorreta. O adjetivo vibrante, em inglês, é vibrant.