Logo FUVEST

Fuvest - 1ª fase


Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Olho humano Miopia

O olho é o senhor da astronomia, autor da cosmografia, conselheiro e corretor de todas as artes humanas (...). É o príncipe das matemáticas; suas disciplinas são intimamente certas; determinou as altitudes e dimensões das estrelas; descobriu os elementos e seus níveis; permitiu o anúncio de acontecimentos futuros, graças ao curso dos astros; engendrou a arquitetura, a perspectiva, a divina pintura (...). O engenho humano lhe deve a descoberta do fogo, que oferece ao olhar o que as trevas haviam roubado.

Leonardo da Vinci, Tratado da pintura.

Considere as afirmações abaixo:

I. O excerto de Leonardo da Vinci é um exemplo do humanismo renascentista que valoriza o racionalismo como instrumento de investigação dos fenômenos naturais e a aplicação da perspectiva em suas representações pictóricas.

II. Num olho humano com visão perfeita, o cristalino focaliza exatamente sobre a retina um feixe de luz vindo de um objeto. Quando o cristalino está em sua forma mais alongada, é possível focalizar o feixe de luz vindo de um objeto distante. Quando o cristalino encontra-se em sua forma mais arredondada, é possível a focalização de objetos cada vez mais próximos do olho, até uma distância mínima.

III. Um dos problemas de visão humana é a miopia. No olho míope, a imagem de um objeto distante forma-se depois da retina. Para corrigir tal defeito, utiliza-se uma lente divergente.

Está correto o que se afirma em



a)
I, apenas.
b)
I e II, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
II e III, apenas.
e)
I, II e III.
Resolução

I. Verdadeira: Leonardo da Vinci é um dos ícones do Renascimento Cultural. É considerado o artista mais completo de sua época, devido à sua polivalência (pintor, engenheiro, matemático e arquiteto). No campo da pintura destacou-se pelos trabalhos em perspectiva, que marcaram suas obras por um esplêndido tridimensional. Para conseguir tais resultados, Leonardo da Vinci precisava estar adequado aos valores típicos da época: racionalismo, humanismo, antropocentrismo e valorização da cultura clássica.

II. Verdadeira: o cristalino se comporta como uma lente convergente. Quando mais alongado maior a sua distância focal (menor vergência) que lhe permite projetar imagens de objetos distantes na retina. Quando mais arrendondado tem uma menor distância focal (maior vergência) que lhe permite projetar imagens de objetos próximos na retina.

III. Falsa: a miopia é de fato um dos problemas da visão humana. No olho míope a imagem forma-se antes da retina. Para corrigir tal defeito, utiliza-se uma lente divergente.

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Teorias evolutivas

A passagem do modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é correto afirmar que



a)
a) no início da domesticação, a espécie humana descobriu como induzir mutações nas plantas para obter sementes com características desejáveis.
b)
b) a produção de excedentes agrícolas permitiu a paulatina regressão do trabalho, ou seja, a diminuição das intervenções humanas no meio natural com fins produtivos.
c)
c) a grande concentração de plantas cultivadas em um único lugar aumentou a quantidade de alimentos, o que prejudicou o processo de sedentarização das populações.
d)
d) no processo de domesticação, sementes com características desejáveis pelos seres humanos foram escolhidas para serem plantadas, num processo de seleção artificial.
e)
e) a chamada Revolução Neolítica permitiu o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, garantindo a eliminação progressiva de relações sociais escravistas.
Resolução

a) Incorreta. No início da domesticação de plantas, o que houve foi um processo de seleção por parte dos seres humanos das plantas com maior produtividade e melhor adaptação ao cultivo. Apenas no século XX o homem aprendeu a produzir mutações em plantas para gerarem novas variedades, com características econômicas mais interessantes.

b) Incorreta. Embora possa até se considerar a regressão do trabalho no referido contexto, não ocorreu diminuição das intervenções humanas no meio natural. Na verdade, ocorre aumento de tais intervenções, devido à necessidade de busca por terras para a agricultura.

c) Incorreta. A concentração de plantas em um único lugar aumentou o processo de sedentarização das populações.

d) Correta. O homem agiu como agente de seleção das espécies e de variedades mais interessantes para o cultivo, ou seja, aquelas com uma maior produtividade, com boa resistência às pragas e boa adaptabilidade ao ambiente artificial que é uma lavoura, onde a diversidade genética da mata é trocada pela monotonia de áreas com apenas uma espécie vegetal.

e) Incorreta. Não existe relação entre a Revolução Neolítica e as relações sociais de trabalho. A Revolução Neolítica (desenvolvimento da agricultura e da pecuária) permite ao homem tornar-se sedentário.

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Geopolítica Conflitos na América

Em 2008, o candidato do Partido Democrata, Barack Obama, foi eleito presidente dos Estados Unidos da América (EUA). Os gráficos abaixo se referem a uma pesquisa eleitoral realizada no dia das eleições nos estados da Califórnia e do Mississipi.

 

 

Com base nesses gráficos e tendo em vista o contexto das eleições de 2008 e as particularidades históricas dos Estados Unidos, considere as seguintes afirmações:

I. Os gráficos relativos ao estado da Califórnia sinalizaram a vitória de Obama com mais de 70% dos votos, obtidos de modo majoritário em todos os segmentos raciais.

II. A eleição de Obama ocorreu em meio a uma profunda crise econômica que exigiu a intervenção do Estado no sistema financeiro do país, alterando as práticas e os discursos liberais cujas premissas vinham se fortalecendo mundialmente desde a década de 1990.

III. Mesmo com a abolição da escravidão, no século XIX, a questão racial continuou a marcar a política dos estados sulistas, que procuraram garantir os privilégios dos brancos por meio de leis de segregação, anuladas somente entre 1964 e 1967, durante o governo de Lyndon Johnson.

 

Está correto o que se afirma em



a)
a) II, apenas.
b)
b) I e II, apenas.
c)
c) II e III, apenas.
d)
d) I e III, apenas.
e)
e) I, II e III.
Resolução

I. Falsa. Seja P a porcentagem de votos. De acordo com os gráficos percentuais, temos:

P=(53%)(63%)+(95%)(10%)+(77%)(18%)+(65%)(6%)+(57%)(3%) P=62,36%<70%

II. Verdadeira. A crise de 2008 foi também a crise do neoliberalismo. A ausência de regulação do mercado financeiro levou às práticas danosas a economia com crédito subprime e balancetes falsificados. O governo dos EUA injetou US$ 700 bilhões de dólares em 2008 e mais US$ 600 bilhões em novembro de 2010, comprou empresas, como a Ford – símbolo do capitalismo norte-americano – e bancos, além de ter regulamentado determinados setores do mercado.

III. Verdadeira. Em 1964, mesmo com oposição sulista, o então presidente Lyndon Johnson assinou o Ato dos direitos civis, criminalizando o racismo. Nesta época, atuavam em busca de igualdade de direitos para os negros grandes nomes, como Martin Luther King e Malcolm X.

Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Áreas de quadriláteros

Poema ZEN, Pedro Xisto, 1966.

Diagrama referente ao poema ZEN.

Observe as figuras acima e assinale a alternativa correta.



a)
a) O equilíbrio e a harmonia do poema ZEN são elementos típicos da produção poética brasileira da década de 1960. O perímetro do triângulo ABF, por exemplo, é igual ao perímetro do retângulo BCJI.
b)
b) O equilíbrio e a harmonia do poema ZEN podem ser observados tanto no conteúdo semântico da palavra por ele formada quanto na simetria de suas formas geométricas. Por exemplo, as áreas do triângulo ABF e do retângulo BCJI são iguais.
c)
c) O poema ZEN pode ser considerado concreto por apresentar proporções geométricas em sua composição. O perímetro do triângulo ABF, por exemplo, é igual ao perímetro do retângulo BCGF.
d)
d) O concretismo poético pode utilizar proporções geométricas em suas composições. No poema ZEN, por exemplo, a razão entre os perímetros do trapézio ADGF e do retângulo ADHE é menor que 7/10.
e)
e) Augusto dos Anjos e Manuel Bandeira são representantes do concretismo poético, que utiliza proporções geométricas em suas composições. No poema ZEN, por exemplo, a razão entre as áreas do triângulo DHG e do retângulo ADHE é 1/6
Resolução

Da figura referente ao poema, note que podemos “retirar” a palavra ZEN:

Considere o diagrama matemático fornecido no enunciado:

a) Incorreta. O poema se refere ao concretismo brasileiro. A principal característica típica deste movimento era produzir poesias de caráter visual, ocupando o espaço do papel em que forma e conteúdo não existissem, no entanto, perímetro do triângulo ABF é dado por AB+BF+AF=2(AB)+(AB) 2 =(2+ 2 )(AB). O perímetro do retângulo BCJI é dado por BC + CJ + JI + IB = 2(AB) + (AB) = 3(AB), logo, os perímetros não são iguais.

b) Correta. A simetria das formas é comprovada matematicamente e o sentido da palavra zen remete ao zen-budismo, tradição oriental em que se valoriza o equilíbrio entre corpo e mente, entre ser e universo, buscando-se a harmonia existencial. Além disso, a área do triângulo ABF é dada por (AB).(BF) 2 = (AB) 2 2 , enquanto a área do retângulo BCJI é dada por (BC).(CJ)=(AB). (BF) 2 = (AB) 2 2 , ou seja, elas são iguais.

c) Incorreta. Proporções geométricas não são o suficiente para definir um poema como concreto. São necessárias palavras, a matéria prima da poesia. Adicionalmente, o perímetro do retângulo BCGF é dado por BC + CG + GF + FB = 4(AB), que é diferente do perímetro de ABF, já calculado na alternativa A e cujo valor é (2+ 2 )(AB).

d) Incorreta. O perímetro do trapézio ADGF é dado por (4+2 2 )(AB) enquanto o perímetro do retângulo ADHE é dado por 8(AB). Assim, a razão entre seus perímetros é (4+2 2 )(AB) 8(AB) = 4+2 2 8 0,85, ou seja, a razão é maior que 7 10 .

e) Incorreta. A área do triângulo DHG é dada por (AB) 2 2 , enquanto a área do retângulo ADHE é dada por 3(AB).(HD)=3 (AB) 2 . Assim, a razão entre suas áreas é (AB) 2 2 3. (AB) 2 = 1 6 . No entanto, Augusto dos Anjos é um poeta difícil de ser enquadrado em algum movimento literário devido à sua singularidade, mas compôs seus versos no período conhecido por Pré-Modernismo. Já Manuel Bandeira inicia sua carreira literária com produções parnasianas, e em 1922 é já celebrado como poeta moderno, tendo seus versos declamados na semana de Arte Moderna de 1922. A partir de então é enquadrado como poeta Modernista, apesar de pessoalmente não gostar do rótulo. Assim, os poetas citados não são representantes do concretismo.

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Domínios Morfoclimáticos Escala cartográfica

Um viajante saiu de Araripe, no Ceará, percorreu, inicialmente, 1000 km para o sul, depois 1000 km para o oeste e, por fim, mais 750 km para o sul. Com base nesse trajeto e no mapa acima, pode-se afirmar que, durante seu percurso, o viajante passou pelos estados do Ceará,



a)
Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.
b)
Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.
c)
Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.
d)
Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.
e)
Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.
Resolução

Como o lado de cada quadradinho do mapa corresponde a 250 km, a trajetória do viajante está indicada na figura a seguir:

A partir das setas, note que o viajante sai do Ceará, atravessa Pernambuco, Bahia e entra em Minas Gerais. Nessa etapa da viagem ele vê principalmente o ecossistema da Caatinga. De Minas Gerais ele segue até Goiás, entra novamente em Minas Gerais e finalmente termina sua viagem no estado de São Paulo, visitando assim Cerrado e Mata Atlântica. Observe que, ao fim de sua viagem, ele está a uma distância da cidade de São Paulo igual a cerca de um lado do quadradinho do mapa, ou seja, a aproximadamente 250 km de distância dessa cidade.

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fenômenos ondulatórios

Leia o seguinte texto:

Era o que ele estudava. “A estrutura, quer dizer, a estrutura” – ele repetia e abria as mãos branquíssimas ao esboçar o gesto redondo. Eu ficava olhando seu gesto impreciso porque uma bolha de sabão é mesmo imprecisa, nem sólida nem líquida, nem realidade nem sonho. Película e oco. “A estrutura da bolha de sabão, compreende?” Não compreendia. Não tinha importância. Importante era o quintal da minha meninice com seus verdes canudos de mamoeiro, quando cortava os mais tenros que sopravam as bolas maiores, mais perfeitas.

Lygia Fagundes Telles, A estrutura da bolha de sabão, 1973.

 

A “estrutura” da bolha de sabão é consequência das propriedades físicas e químicas dos seus componentes. As cores observadas nas bolhas resultam da interferência que ocorre entre os raios luminosos refletidos em suas superfícies interna e externa.

Considere as afirmações abaixo sobre o início do conto de Lygia Fagundes Telles e sobre a bolha de sabão:

 

I. O excerto recorre, logo em suas primeiras linhas, a um procedimento de coesão textual em que pronomes pessoais são utilizados antes da apresentação de seus referentes, gerando expectativa na leitura.

II. Os principais fatores que permitem a existência da bolha são a força de tensão superficial do líquido e a presença do sabão, que reage com as impurezas da água, formando a sua película visível.

III. A ótica geométrica pode explicar o aparecimento de cores na bolha de sabão, já que esse fenômeno não é consequência da natureza ondulatória da luz.

 

Está correto apenas o que se afirma em



a)
a) I.
b)
b) I e II.
c)
c) I e III.
d)
d) II e III.
e)
e) III.
Resolução

I. Verdadeira. Nas primeiras linhas há o uso dos pronomes pessoais ele e eu, que se referem aos dois personagens (o narrador e o personagem de que este fala), que neste momento não são apresentados, tão pouco em um momento anterior. Deduzimos, portanto, que serão revelados num momento futuro do texto. Tal recurso costuma produzir expectativa no leitor.

II. Falsa. Este item exige boa capacidade de interpretação e um conhecimento específico sobre o processo de formação de bolhas de sabão, podendo levar o candidato a se confundir.

É necessário notar que o item se refere aos principais fatores responsáveis pela formação de bolhas. Ambos os processos (força de tensão superficial do líquido, presença de sabão e reação do sabão com impurezas da água) contribuem para a formação das bolhas. A reação com impurezas, no entanto, é um fator que contribui muito indiretamente, sendo que nem sempre a água possui impurezas, como no caso do uso de água destilada, muito recomendado pelos “especialistas” na brincadeira. Assim, não podemos considerar a reação do sabão com impurezas como um dos principais fatores para a formação de bolhas, tornando este item falso.

O sabão reage com íons presentes em águas duras, como o cálcio C a 2+ , muito comuns na “água da torneira”, formando sais insolúveis. Uma parte do sabão é utilizada justamente para retirar estas impurezas da água. Quando não há mais impurezas reagindo com o sabão, aí sim as bolhas podem se formar. Um fato muito comum é a necessidade de se aplicar xampu duas vezes durante o banho, sendo que a primeira aplicação serve para retirar o excesso de sais dos cabelos e permitir que a segunda forme espuma (cujo processo de formação é semelhante ao das bolhas).

Pode-se ver nas figuras abaixo a importância do sabão, que envolve moléculas de água formando um filme fino (superfície da bolha), graças à sua estrutura.

III. Falsa. O aparecimento de cores nas bolhas de sabão não pode ser explicado sem considerar o caráter ondulatório da luz. O colorido das bolhas de sabão se deve ao fenômeno da interferência, e esse é um fenômeno ondulatório.

Questão 7 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Poluição das águas e do solo

O acidente ocorrido em abril de 2010, em uma plataforma de petróleo no Golfo do México, colocou em risco o delicado equilíbrio do ecossistema da região. Além da tentativa de contenção, com barreiras físicas, de parte do óleo derramado, foram utilizados dispersantes químicos. Dispersantes são compostos que contêm, em uma mesma molécula, grupos compatíveis com óleo (lipofílicos) e com água (hidrofílicos).

Levando em conta as informações acima e com base em seus conhecimentos, indique a afirmação correta.

 



a)
a) O uso de dispersantes é uma forma de eliminar a poluição a que os organismos marítimos estão expostos.
b)
b) Acidentes como o mencionado podem gerar novos depósitos de petróleo, visto que a formação desse recurso depende da concentração de compostos de carbono em ambientes continentais.
c)
c) Entidades internacionais conseguiram, após o acidente, a aprovação de sanções econômicas a serem aplicadas pela ONU às empresas e países que venham a ser responsabilizados por novos danos ambientais.
d)
d) A presença de petróleo na superfície da água, por dificultar a passagem da luz, diminui a taxa de fotossíntese realizada pelo zooplâncton, o que, no entanto, não afeta a cadeia alimentar.
e)
e) Os dispersantes aumentam a quantidade de petróleo que se mistura com a água, porém não o removem do mar.
Resolução

a) Falsa. Os dispersantes apenas solubilizam o petróleo em água, não eliminando-o.

b) Falsa. O petróleo foi formado por um longo processo de sedimentação de plâncton marinho a partir da Era Mesozóica, Período Cretáceo, e não por derramamento e acúmulo do próprio petróleo, como cita a alternativa.

c) Falsa. A ONU não aprovou as sanções citadas na afirmativa.

d) Falsa. De fato, o filme de petróleo na superfície do mar atrapalha a passagem de luz, diminuindo a taxa de fotossíntese, essa, porém, realizada pelo fitoplancton, não pelo zooplancton, como indica a alternativa.

e) Verdadeira. Os dispersantes químicos citados são tensoativos, cuja função é melhorar a solubilidade de compostos apolares (como os componentes do petróleo) em compostos polares (como a água); desta forma, o uso do dispersante facilita a solubilização do petróleo na água, no entanto não o elimina, uma vez que o petróleo não é consumido pela ação dos dispersantes.

Questão 8 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos) Conflitos na África

Atualmente, grandes jazidas de diamantes, localizadas em diversos países africanos, abastecem o luxuoso mercado mundial de joias. O diamante é uma forma cristalina do carbono elementar constituída por uma estrutura tridimensional rígida e com ligações covalentes. É um mineral precioso devido a sua dureza, durabilidade, transparência, alto índice de refração e raridade.

 

Analise as afirmações abaixo:

I. O diamante e a grafite são formas alotrópicas de carbono com propriedades físicas e químicas muito similares. Apesar disso, o diamante é uma das pedras preciosas mais valiosas existentes e, a grafite, não.

II. A partir do cartaz acima, é possível inferir a associação entre a extração de diamantes na África e o comércio internacional de armas, que abastece grupos rivais envolvidos nas guerras civis desse continente.

III. O cartaz denuncia a vinculação dos países africanos islâmicos com o terrorismo internacional e o seu financiamento por meio do lucrativo comércio mundial de diamantes e pedras preciosas.

Está correto o que se afirma apenas em



a)
I e II.
b)
I e III.
c)
II.
d)
II e III.
Resolução

(I) Falsa. Diamante e grafite são formas alotrópicas do carbono com propriedades físicas e químicas bem distintas.

No diamante (figura a), que é um material muito duro e isolante elétrico e térmico os átomos de carbono se arranjam formando tetraedros.

O grafite (figura b) é formado por lamelas nas quais o carbono forma hexágonos, sendo utilizado como lubrificante. É bom condutor de calor e eletricidade.

(II) Verdadeira. Os chamados “diamantes de sangue” são garimpados por “prisioneiros de guerra” e trocados por armas, realimentando os conflitos, desestruturando a economia de países e matando milhares de pessoas, além de levar crianças para serem soldados, comprometendo toda uma geração.

(III) Falsa. O cartaz não associa a questão islâmica ao comércio de diamantes, e sim a morte de africanos à venda de jóias no ocidente.

Questão 9 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Combustíveis Fósseis Industrialização nos Estados Unidos Industrialização na Ásia

O gráfico abaixo retrata as emissões totais de gás carbônico, em bilhões de toneladas, por ano, nos Estados Unidos da América (EUA) e na China, no período de 1800 a 2000.

Fonte: . Acessado em julho de 2010. Adaptado

Analise as afirmações a seguir:

I. Nos EUA, o aumento da emissão de gás carbônico está vinculado ao desenvolvimento econômico do país, iniciado com a Revolução Industrial. No caso da China, tal aumento está associado à instalação maciça de empresas estrangeiras no país, ocorrida logo após a Segunda Guerra Mundial.

II. A queima de combustíveis fósseis e seus derivados, utilizada para gerar energia e movimentar máquinas, contribui para a emissão de gás carbônico. Por exemplo, a combustão de 1 litro de gasolina, que contém aproximadamente 700 g de octano (C8H18, massa molar = 114 g/mol), produz cerca de 2,2 kg de gás carbônico (CO2, massa molar = 44 g/mol).

III. A diferença entre as massas de gás carbônico emitidas pelos EUA e pela China, no período de 1900 a 2000, em bilhões de toneladas, é dada pela área da região compreendida entre as duas curvas e duas retas verticais, passando pelos pontos correspondentes aos anos de 1900 e de 2000.

Está correto o que se afirma em



a)
a) I e II, apenas.
b)
b) I e III, apenas.
c)
c) II, apenas.
d)
d) II e III, apenas.
e)
e) I, II e III.
Resolução

I. Falso. Não há instalação maciça de empresas estrangeiras na China logo após a Segunda Guerra Mundial. O aumento das emissões deste país após a Segunda Guerra Mundial é relativamente pequeno e as empresas estrangeiras só passaram a se instalar na China após a década de 1980.

II. Verdadeiro. A reação de combustão da gasolina é dada por:

C 8 H 18 + 25 2 O 2 8CO 2 +9 H 2 OAssim, a cada mol de C8H18 consumido, formam-se 8 mols CO2, logo:

x= 700844 114 g de CO 2 x=2161 g de CO 2 2,2 kg de CO 2 III. Verdadeiro. A área abaixo de cada curva representa o somatório de todas as emissões anuais de gás carbônico. Assim, a diferença entre as massas de gás carbônico emitidas por EUA e China, entre 1900 e 2000, será dada pela diferença entre as áreas dos gráficos neste período, ou seja, justamente pelo espaço compreendido entre eles.

Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Física Moderna

A seguinte declaração foi divulgada no jornal eletrônico FOLHA.com - mundo em 29/05/2010: “A vontade do Irã de enriquecer urânio a 20% em seu território nunca esteve sobre a mesa de negociações do acordo assinado por Brasil e Turquia com Teerã, afirmou nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores brasileiro Celso Amorim”. Enriquecer urânio a 20%, como mencionado nessa notícia, significa

NOTE E ADOTE
As porcentagens aproximadas dos isótopos 238U e 235U existentes em uma amostra de urânio natural são, respectivamente, 99,3% e 0,7%.

 



a)
aumentar, em 20%, as reservas conhecidas de urânio de um território.
b)
aumentar, para 20%, a quantidade de átomos de urânio contidos em uma amostra de minério.
c)
aumentar, para 20%, a quantidade de 238U presente em uma amostra de urânio.
d)
aumentar, para 20%, a quantidade de 235U presente em uma amostra de urânio.
e)
diminuir, para 20%, a quantidade de 238U presente em uma amostra de urânio.
Resolução

Enriquecer urânio significa aumentar o teor do isótopo físsil, ou seja, 235U. Urânio enriquecido a 20% quer dizer que a amostra apresenta 20% de átomos de 235U.