Logo FUVEST

Questão 5 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Domínios Morfoclimáticos Escala cartográfica

Um viajante saiu de Araripe, no Ceará, percorreu, inicialmente, 1000 km para o sul, depois 1000 km para o oeste e, por fim, mais 750 km para o sul. Com base nesse trajeto e no mapa acima, pode-se afirmar que, durante seu percurso, o viajante passou pelos estados do Ceará,



a)
Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.
b)
Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.
c)
Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.
d)
Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.
e)
Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.
Resolução

Como o lado de cada quadradinho do mapa corresponde a 250 km, a trajetória do viajante está indicada na figura a seguir:

A partir das setas, note que o viajante sai do Ceará, atravessa Pernambuco, Bahia e entra em Minas Gerais. Nessa etapa da viagem ele vê principalmente o ecossistema da Caatinga. De Minas Gerais ele segue até Goiás, entra novamente em Minas Gerais e finalmente termina sua viagem no estado de São Paulo, visitando assim Cerrado e Mata Atlântica. Observe que, ao fim de sua viagem, ele está a uma distância da cidade de São Paulo igual a cerca de um lado do quadradinho do mapa, ou seja, a aproximadamente 250 km de distância dessa cidade.