Logo UNICAMP

Unicamp 2021 - 1ª fase - 1º dia


Questão 51 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Biotecnologia

A necrose pancreática infecciosa (NPi) é uma doença viral que causa elevada mortalidade em salmões de água doce e água salgada. Em 2007, descobriu-se que a resistência à doença era hereditária, e as empresas de criação começaram a implementar a seleção familiar. Em 2008, estudos genéticos identificaram um único locus no cromossomo 26 que poderia explicar de 80 a 100% da variação na resistência ao vírus da NPi. Desde 2009, a resistência à NPi do salmão pode ser avaliada por marcadores do alelo de resistência. O número de mortes dos salmões em decorrência dos surtos de NPi diminuiu significativamente de 2009 a 2015. O potencial da produção de peixes para alimentar uma crescente população global pode ser aumentado por avanços na genética e na biotecnologia.

(R. D. Houston e outros. Nature Reviews Genetics, Londres, v. 21, p. 381-409, abr. 2020.)   

Considerando as informações apresentadas no texto, assinale a alternativa que justifica corretamente a diminuição na mortalidade dos salmões. 

 



a)

Por meio da transgenia, o alelo de resistência foi inserido no cromossomo 26 em salmões, sendo gerados organismos geneticamente modificados e mais resistentes.  

b)

Por meio do melhoramento genético, os salmões portadores do alelo de resistência foram selecionados e cruzados entre si, gerando maior proporção de indivíduos resistentes.  

c)

Por meio da seleção natural, os salmões com alelo de resistência foram os mais adaptados a transferir o gene às gerações seguintes por reprodução diferencial.  

d)

Por meio das mutações randômicas, o alelo de resistência foi selecionado por isolamento entre a população de salmão de água doce e de água salgada ao longo do tempo.  

 

Resolução

O texto descreve a identificação de um locus gênico relacionado à resistência de salmões de água doce e salgada a uma doença viral (necrose pancreática infecciosa). A identificação desse locus ocorreu logo após a descoberta de que a resistência ao vírus era hereditária, ou seja, era transmitida de uma geração para outra.

A descoberta de que a resistência é herdável foi extremamente importante para a redução da mortalidade dos salmões, pois possibilitou, conforme descrito no texto, que as empresas de criação começassem a implementar a seleção familiar. Essa forma de seleção pode ser compreendida como o método de melhoramento genético clássico, no qual se busca selecionar características desejáveis dos seres vivos por meio de cruzamentos entre indivíduos. Essa forma de biotecnologia tem sido empregada desde a revolução neolítica (revolução agrícola), ou seja, desde que nossos ancestrais domesticaram plantas e animais e desenvolveram a agricultura e a pecuária.

É importante destacar que o melhoramento genético clássico não envolve qualquer forma de manipulação do material genético dos seres vivos, como transferência de genes (transgenia), edição de genomas, tecnologia do DNA recombinante, entre outros procedimentos hoje classificados como técnicas de engenharia genética. A técnica do melhoramento genético clássico consiste em:

  1. Identificar características de interesse nos seres vivos (por exemplo, resistência a uma doença viral);
  2. Cruzar indivíduos que apresentem essas características (por exemplo, cruzar salmões resistentes à NPi);
  3. Selecionar ou isolar os descendentes híbridos que manifestam com mais intensidade a característica de interesse (por exemplo, seleção dos salmões que sejam mais resistentes ao vírus causador da NPi).

Assim, ao longo das gerações, aumenta-se a frequência da característica de interesse na população, bem como a intensidade do fenótipo selecionado.

 

a) Incorreta. A seleção familiar, indicada no texto, denota que o aumento da resistência dos salmões foi o resultado do melhoramento genético clássico, o qual não envolve a manipulação do material genético dos seres vivos.

b) Correta. O melhoramento genético clássico envolve a seleção dos indivíduos que apresentam a característica de interesse, o cruzamento entre os indivíduos selecionados e, por fim, a seleção dos descendentes que manifestam o melhor fenótipo possível.

c) Incorreta. O aumento da resistência dos salmões à NPi foi o resultado da seleção artificial e não da seleção natural, uma vez que esse processo envolveu o melhoramento genético empregado por seres humanos, conforme o enunciado da questão.

d) Incorreta. As mutações são modificações aleatórias dos genes, as quais explicam como surgem novos alelos e, portanto, novas características nas populações. Porém, as mutações não estão relacionadas à seleção dos alelos que conferem alguma vantagem ao indivíduo portador, sendo o processo de seleção feito por seres humanos por meio do melhoramento genético clássico.

Questão 52 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Vírus Doenças (Vírus)

Arbovírus são assim designados porque parte de seu ciclo de replicação ocorre nos insetos; esses vírus podem ser transmitidos aos seres humanos. O Ministério da Saúde alertou para o controle das arboviroses e o risco de epidemias sazonais no Brasil em 2020.  
Assinale a alternativa correta.

 



a)

O vírus da febre amarela e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. Para ambos os casos não existe vacina, sendo considerada profilática a erradicação do inseto vetor e de suas larvas.  

b)

O vírus da dengue e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. A eliminação do inseto vetor e a eliminação dos focos de criação das larvas são medidas profiláticas. 

c)

O vírus da febre amarela e o da chikungunya podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. Para ambos os casos, foram desenvolvidas vacinas e o controle do inseto vetor não é considerado uma medida profilática. 

d)

O vírus da chikungunya e o da dengue podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. A erradicação do inseto vetor e a eliminação das larvas são consideradas medidas profiláticas.

 

Resolução

Arbovírus são vírus que apresentam parte do seu desenvolvimento em artrópodes, em especial insetos. É o caso dos vírus da dengue, zika, chikungunya, febre amarela e muitos outros.

a) Incorreta. O vírus da febre amarela e o zika não são transmitidos pelo mosquito Culex. Este gênero é capaz de transmitir agentes responsáveis por outras enfermidades, como encefalites virais e a filariose, popularmente conhecida como elefantíase, uma doença causada por um verme nematelminto.

b) Correta. O vírus da dengue e o zika podem ser transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Este vetor tem sua reprodução favorecida pelas temperaturas elevadas, maior precipitação de chuvas e pela ocorrência de depósitos de água, como reservatórios, pneus, garrafas ou outros objetos que possam reter a água da chuva. Assim, a medida profilática (preventiva) envolve a eliminação destes criadouros do mosquito vetor.

c) Incorreta. Os vírus mencionados, o da febre amarela e o da chikungunya, realmente podem ser transmitidos pela picada do Aedes aegypti. Porém, a vacina para o chikungunya ainda está em desenvolvimento. A vacina para a febre amarela já existe há muito tempo e tem se apresentado como uma medida eficaz no controle da doença, nas últimas décadas

d) Incorreta. Os vírus chikungunya e da dengue não podem ser transmitidos pelo mosquito do gênero Culex. A eliminação do mosquito Culex e suas larvas seria uma medida profilática eficiente, mas para outras doenças. 

Questão 53 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Retículo endoplasmático rugoso Complexo golgiense

O epitélio nasal e o bronquial apresentam receptores às proteínas virais do novo coronavírus (SARS-CoV-2). A secreção mucosa liberada pelas células das vias respiratórias é importante para a formação de um gel viscoso e lubrificante com grande quantidade de água, que funciona como uma barreira adesiva para muitas partículas e patógenos. Entretanto, há vírus capazes de penetrar essa barreira formada pelo muco.

(W. Sungnak e outros. Nature Medicine, Londres, v. 26, p. 681-687, abr. 2020.)   

Utilize a figura abaixo e seus conhecimentos de biologia celular para assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir.  

(Adaptado de A. Pompa e outros. International Journal of Molecular Sciences, Basel, v. 18, p. 703, mar. 2017.)

Presente na cavidade nasal, na traqueia e nos brônquios, a célula caliciforme apresenta as organelas (i) __________ e (ii) __________ bem desenvolvidas, as quais são responsáveis pela (iii) __________ e (iv) __________, respectivamente, necessárias para a produção do muco.  

 



a)

(i) mitocôndria; (ii) retículo endoplasmático agranular; (iii) síntese de ATP; (iv) detoxificação.  

b)

(i) complexo de Golgi; (ii) retículo endoplasmático granular; (iii) adição de açúcares; (iv) síntese proteica.  

c)

(i) retículo endoplasmático agranular; (ii) mitocôndria; (iii) detoxificação; (iv) síntese de ATP.  

d)

(i) retículo endoplasmático granular; (ii) complexo de Golgi; (iii) síntese proteica; (iv) adição de açúcares.

 

 

Resolução

O epitélio das vias aéreas, o qual recobre a cavidade nasal, a laringe, a traqueia e os brônquios, é classificado como pseudoestratificado colunar ciliado. Nesse epitélio, encontram-se células ciliadas e células produtoras de muco, estas últimas chamadas de células caliciformes (veja a figura abaixo).

 

Figura 1: célula caliciforme. Fonte: https://www.sciencesource.com. Acesso em 06/01/21

 

O muco produzido pelas células caliciformes é rico em mucina, uma glicoproteína que apresenta um alto potencial de reter água. Devido a essa propriedade, a mistura viscosa produzida se torna ideal para captar e prender partículas em suspensão no ar, como microrganismos patogênicos. Após as partículas serem capturas pela barreira adesiva de muco que recobre o epitélio, as células ciliadas transportam esse muco em direção à faringe, impedindo que detritos e patógenos cheguem aos pulmões.

Como a mucina, principal componente do muco produzido pelas células caliciformes, apresenta natureza glicoproteica e é destinada ao meio extracelular, ela deve percorrer a via secretora da célula, constituída por três organelas principais:

  1. Retículo endoplasmático rugoso (RER) ou retículo endoplasmático granular, identificado como (i) na figura. O RER é uma organela fisicamente unida ao envoltório nuclear, sendo formada por cisternas achatadas constituídas por membrana, à qual se encontram aderidos ribossomos. Devido à presença de ribossomos, a função do RER é a síntese de proteínas e glicoproteínas, as quais são destinadas para exportação, para a membrana plasmática ou aos lisossomos.
  2. Complexo golgiense (ou complexo de Golgi), identificado como (ii) na figura. O Golgi é uma organela formada por sacos membranosos achatados que recebem vesículas de transporte do retículo endoplasmático. A principal função do complexo golgiense é receber proteínas ou glicoproteínas do RER (ou lipídios do REL), modificar essas substâncias, acrescentando cadeias glicídicas ou alterando aminoácidos, e empacotá-las em vesículas de secreção.
  3. Vesículas de secreção, representadas à direita do complexo golgiense na figura, contendo os grânulos de muco. As vesículas de secreção são produzidas quando as substâncias modificadas pelo Golgi são envolvidas por membrana oriunda da face trans, voltada para a membrana plasmática. A função dessas vesículas é transportar proteínas, glicoproteínas e lipídios até a membrana plasmática, onde eles serão liberados para o meio extracelular (secreção) ou irão permanecer na própria membrana celular.
Questão 54 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Equinodermata Artrópoda Metazoa

Na análise de dois fósseis de animais adultos coletados na região dos Campos Gerais (Paraná), destacaram-se as seguintes características: 

Fóssil 1: Simetria radiada, esqueleto com espinhos e sulco ambulacral. 

Fóssil 2: Simetria bilateral, esqueleto e dois pares de antena. 

Considerando as características descritas, assinale a alternativa que indica animais dos mesmos filos dos fósseis 1 e 2, respectivamente.

 



a)

Ouriço-do-mar e mexilhão. 

b)

Hidra e camarão. 

c)

Estrela-do-mar e caranguejo. 

d)

Lampreia e caramujo.

 

 

Resolução

A questão apresenta dois fósseis e descreve suas características morfológicas. A partir das características descritas é necessário identificar os filos dos animais fossilizados e em seguida encontrar nas alternativas os animais representantes de cada grupo.

Análise do fóssil 1: a simetria radial pode ser encontrada tanto em animais do filo dos cnidários como nos indivíduos adultos do filo dos equinodermos, porém, o esqueleto com espinhos é característico dos equinodermos, um filo composto por animais com endoesqueleto calcário, ligado aos espinhos que se projetam na superfície corporal. O mesmo podemos afirmar sobre o sulco ambulacral, estrutura presente nos equinodermos e que permite a extensão dos pés a partir do canais radiais do sistema ambulacral. Esse sistema é exclusivo dos equinodermos, o que nos permite classificar o fóssil como pertencente ao filo dos equinodermos.

Análise do fóssil 2: a simetria bilateral é muito recorrente entre os filos animais, e não é uma simetria característica apenas de dois filos: poríferos e cnidários. Essa simetria pode ser encontrada também nos representante dos equinodermos, durante a fase larval. A presença de esqueleto poderia sugerir tanto o filo dos artrópodes, equinodermos ou cordados, porém, a presença de dois pares de antenas é compatível com os animais crustáceos, que é um grupo pertencente ao filo dos artrópodes.

a) Incorreta. O ouriço-do-mar é um animal pertencente ao filo dos equinodermos, porém, o mexilhão é um animal bivalve, pertencente ao filo dos moluscos, não dos artrópodes.

b) Incorreta. A hidra é um hidrozoário do filo dos cnidários, incompatível com o fóssil 1 e o camarão é um crustáceo do filo do artrópodes, compatível com o fóssil 2.

c) Correta. A estrela-do-mar é um representante típico do filo dos equinodermos e reúne todas as características observadas no fóssil 1. Já o caranguejo é um crustáceo, pertencente ao filo dos artrópodes e apresenta todas as características apresentadas pelo fóssil 2.

d) Incorreta. A lampreia é um protocordado da classe petromyzontida, pertencente ao filo dos cordados, já o caramujo é um gastrópode, pertencente ao filo dos moluscos.

Questão 55 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cadeias Alimentares Relações Harmônicas Interespecíficas

A caça, que passou a ser proibida no país a partir de 1967, reduziu a população de várias espécies de animais e contribuiu para o risco de desequilíbrio ambiental. Entre 1904 e 1969, estima-se que foram mortos pelo menos 20 milhões de animais silvestres nos Estados de Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas. A caça ilegal de animais silvestres e a falta de fiscalização efetiva em áreas de proteção ambiental alertam para a necessidade de conservação das espécies.

(Adaptado de A. Julião e R. Zorzetto. Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 249, p. 46-51, nov. 2016.)

A figura a seguir indica o número total de animais terrestres mortos no período de 1904 a 1969.  

(Adaptado de A. P. Antunes e outros. Science Advances, Washington, v. 2, p. 114, out. 2016.)

 

Considerando os conhecimentos sobre biologia e as informações fornecidas, é possível concluir que

 



a)

o impacto da caça dos mamíferos carnívoros na teia alimentar é menor que o da caça dos mamíferos herbívoros.  

b)

a função ecológica dos grandes mamíferos caçados é substituída pela de animais endêmicos de pequeno porte, mantendo-se o equilíbrio do ecossistema.  

c)

a caça proporcional dos mamíferos herbívoros e carnívoros mantém o fluxo de energia estável na teia alimentar.  

d)

a caça dos grandes mamíferos altera a renovação da floresta, pois eles desempenham um papel fundamental na dispersão de sementes grandes.  

 

Resolução

A caça ilegal de animais silvestres é um dos fatores que, atualmente, contribuem para a perda de biodiversidade em muitos locais do planeta, notadamente nas regiões tropicais, onde o crescimento populacional acelerado, a expansão das fronteiras agrícolas e a comercialização de madeira ilegal já impactam seriamente os ecossistemas naturais.

No início do século XX, houve um aumento expressivo da pressão de caça sobre as espécies nativas da Amazônia, principalmente espécies de grande porte. Esse aumento provavelmente foi causado pelo colapso econômico da região, cujos habitantes viram no comércio de peles uma alternativa à exploração do látex, a qual perdeu competitividade no mercado internacional devido à produção na Malásia.

A extinção de espécies de grande porte resulta em prejuízos para toda a comunidade biológica onde elas estão inseridas, pois muitas delas constituem espécies-chave. Os efeitos da perda de espécies de grandes mamíferos herbívoros e carnívoros são igualmente nefastos, mas por motivos diferentes:

A extinção de grandes mamíferos herbívoros, como o caititu (Pecari tajacu), o veado-mateiro (Mazama americana) e o queixada (Tayassu pecari) prejudica a comunidade de plantas das comunidades onde vivem. Esses animais desempenham papéis fundamentais como dispersores de sementes, no processo de fertilização do solo e na renovação da floresta. Quando os grandes herbívoros desaparecem, as plantas que dependem deles para terem suas sementes espalhadas para locais propícios e adubadas veem suas populações drasticamente reduzidas, o que altera de forma substancial a comunidade biológica da região. As funções ecológicas desempenhadas por espécies-chave, como herbívoros de grande porte, não podem ser desempenhadas pelas espécies de herbívoros menores, as quais são incapazes de dispersar sementes grandes (ou seja, elas ocupam nichos ecológicos diferentes).

A extinção de grandes mamíferos carnívoros (predadores de grande porte), como a jaguatirica (Leopardus pardalis), o gato-maracajá (Leopardus wiedii) e a onça-pintada (Panthera onca) traz prejuízos ao equilíbrio trófico na Floresta Amazônica devido ao controle da estrutura da comunidade exercido por essas espécies-chave. Os predadores de topo são capazes de reduzir o tamanho das populações de espécies melhores competidoras, que são dominantes na comunidade por estarem presentes em maior número. Desse modo, a predação exercida pelos grandes carnívoros permite a coexistência de diferentes espécies que ocupam níveis tróficos mais baixos, permitindo, consequentemente, a manutenção da biodiversidade local. Na ausência de grandes mamíferos carnívoros, espécies de herbívoros que são competidoras mais eficientes e muitas vezes oportunistas podem excluir competitivamente espécies piores competidoras, diminuindo a riqueza de espécies e alterando a dinâmica da comunidade.

a) Incorreta. O impacto da caça dos mamíferos carnívoros, na teia alimentar, é igualmente prejudicial à comunidade biológica em relação ao impacto da caça dos mamíferos herbívoros.

b) Incorreta. A função ecológica dos grandes mamíferos herbívoros não pode ser substituída pela de mamíferos endêmicos de pequeno porte, pois estes últimos se alimentam principalmente de sementes pequenas, ocupando um nicho ecológico diferente daquele ocupado pelos herbívoros de grande porte.

c) Incorreta. A caça dos mamíferos herbívoros e carnívoros reduz de forma substancial o fluxo de energia na teia alimentar, uma vez que essas espécies desempenham papéis ecológicos fundamentais na manutenção dos ecossistemas naturais.

d) Correta. A caça dos grandes mamíferos herbívoros altera o processo de renovação da floresta, uma vez que as sementes grandes dependem dessas espécies de herbívoros para serem dispersas. Na ausência delas, as populações de muitas árvores nativas tendem a se reduzir, alterando a comunidade vegetal característica da Amazônia.

Questão 56 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cnidária

Os recifes de coral constituem importantes ecossistemas do planeta, oferecendo abrigo, áreas de desova e proteção contra predadores, e são o habitat de organismos na base das cadeias alimentares oceânicas.

Considerando os conhecimentos de biologia, é correto afirmar que os corais

 



a)

com organização corporal polipoide são animais fixos ao substrato, com reprodução sexuada, e os com organização medusoide correspondem aos animais móveis, com reprodução assexuada.  

b)

têm vários tentáculos junto à boca, compostos por cnidoblastos, os quais são células dotadas de flagelos que auxiliam na movimentação da água para favorecer a filtração do alimento e trocas gasosas.  

c)

são animais triblásticos, pois em sua fase embrionária distinguem-se três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme e ectoderme), com ausência do celoma e presença de disco basal.  

d)

têm duas superfícies epiteliais, a epiderme, que reveste externamente o animal, e a gastroderme, que delimita a cavidade gastrovascular; entre elas, encontram-se células pertencentes à mesogleia.

 

Resolução

Os corais, animais do filo dos cnidários, representam uma das maiores e principais fontes de biodiversidade em ambiente aquático, com uma diversidade que é comparável à das florestas tropicais. Muitos destes organismos vivem de forma mutualística com algas, as zooxantelas, e representam abrigo e local para reprodução para muitas espécies de peixes, crustáceos, dentre outros.

a) Incorreta. Os corais apresentam-se realmente com organização em forma de pólipos, fixos no substrato, uma característica típica da classe dos antozoários. Porém, a reprodução destes animais é predominantemente assexuada, sem a existência da fase medusoide. A fase de medusa aparece em outras classes, como nos cifozoários e hidrozoários. 

b) Incorreta. Os cnidoblastos, também conhecidos como cnidócitos, realmente localizam-se nos tentáculos, mas não geram fluxo de água para favorecer a filtração ou as trocas gasosas. O fluxo de água citado na alternativa poderia ser criado pelos coanócitos, células presentes nas esponjas, animais do filo dos Poríferos. Nos cnidários, quando os tentáculos são estimulados por toque, a função dos cnidócitos é liberar o nematocito, juntamente a toxinas urticantes e venenosas, que os auxilia a paralisar e matar suas presas.

c) Incorreta. Estes animais são diblásticos, apresentando apenas endoderma e ectoderma. De fato, não apresentam celoma, mas apresentam disco basal, que promove a fixação desses animais ao substrato.

d) Correta. Os corais são organismos do grupo dos cnidários, mas antigamente eram chamados de celenterados, fazendo referência à cavidade digestória. Estes organismos são diblásticos, ou seja, apresentam apenas dois folhetos embrionários, o endoderma e o ectoderma. Com o desenvolvimento do animal, o endoderma forma a gastroderme, que integra o revestimento interno da cavidade intestinal. O ectoderma desenvolve-se em epiderme, que reveste externamente o animal. Entre estas duas camadas, apresenta-se a mesogleia, que é um preenchimento gelatinoso, onde se encontram células nervosas que compõem o sistema nervoso difuso do animal. 

Questão 57 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cultura Grega

Leia o trecho do poema da poetisa grega Safo acerca da beleza de uma jovem chamada Anactória.

uns dizem que é uma hoste de cavalaria, outros de infantaria;

outros dizem ser uma frota de naus, na terra negra, a coisa mais bela: mas eu digo ser aquilo que se ama.  

(Adaptado de Luísa de Nazaré Ferreira, “Turismo e património na antiguidade clássica: o texto atribuído a Fílon de Bizâncio sobre as Sete Maravilhas”, em Espaços e Paisagens: Antiguidade Clássica e heranças contemporâneas. 2012. V. 1. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra e Annablume, p. 73.)

A partir da leitura do poema, assinale a alternativa correta sobre o conceito de beleza na Grécia Antiga. 

 



a)

Safo reconhece a beleza como conceito universal e destaca a sua independência em relação ao amor.   

b)

Safo exemplifica o conceito de belo e o define como inerente às conquistas militares e territoriais.  

c)

Safo constata a diversidade dos gostos humanos e evidencia o valor do amor para o conceito de beleza. 

d)

Safo exemplifica os gostos humanos a partir do conceito de amor e o define como inerente às conquistas militares.

 

Resolução

a) Incorreta. A poetisa Safo, que era natural da Ilha de Lesbos e que viveu entre os séculos 7 e 6 a.C., não reconhecia, segundo o texto, a beleza como um conceito universal. Ao contrário, assinalou que cada pessoa possui uma determinada visão sobre o tema. No caso da poetisa em questão, diferentemente do que apresenta a alternativa, o belo está ligado ao amor.

b) Incorreta. Embora Safo utilize exemplos de ordem militar para comentar sobre a beleza, tais como "cavalaria" e "infantaria", ela não defende a tese de que o belo seja inerente as conquistas militares.

c) Correta. De fato, a poetisa Safo deixa claro que cada pessoa possui uma opinião sobre o que define melhor a beleza. No caso dela, o amor é o ponto principal.

d) Incorreta. O tema principal abordado pela poetisa Safo não é o amor, mas sim a beleza. Ao mesmo tempo, não considera que o amor seja inerente as conquistas militares.

Questão 58 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Antigo Regime

Segundos os historiadores, pela primeira vez, uma potência europeia desenvolveu um projeto planetário que abrangia quatro continentes, a fim de assentar as pretensões universais da monarquia. Para isso, os juristas espanhóis invocaram a noção de extensão geográfica sem precedentes de suas possessões. Com a monarquia católica surgiram a primeira economia mundial e um regime capitalista e comercial intercontinental.

(Adaptado de Serge Gruzinski, “Babel no século XVI. A mundialização e Globalização das Línguas”, em Eddy Stols, Iris Kantor, Werner Thomas e Júnia Furtado (orgs.), Um Mundo sobre Papel. São Paulo/Belo Horizonte: EDUSP/ Editora UFMG, 2014, p. 385.)

Com base no texto do historiador Serge Gruzinski sobre as monarquias católicas, assinale a alternativa correta.

 



a)

A noção de monarquia católica inclui Portugal, Espanha e Inglaterra, que colocaram em marcha um processo de expansão marítima planetário, calcado no trabalho assalariado dos indígenas.  

b)

O projeto planetário da monarquia católica calcava-se na memória do Império Romano, sendo que Roma ambicionou estabelecer seu aparato burocrático ágil e repressivo nos quatro continentes.  

c)

O projeto planetário da monarquia católica fundava-se em um corpo jurídico criado com argumentos teológicos, em uma burocracia exercida a distância e no trabalho compulsório. 

d)

A monarquia católica expandiu seu projeto comercial baseado em estamentos feudais nos moldes das capitanias hereditárias implementadas na América, na África e na Ásia.  

 

Resolução

a) Incorreta. Considerando o contexto histórico apresentado pela questão, a Inglaterra não se enquadrava no conceito de monarquia católica, pois, a partir de 1534, por meio do Ato de Supremacia, o rei Henrique VIII (1509-1547) rompeu com a Igreja Católica, criando a Igreja Anglicana.

b) Incorreta. Embora o Império Romano tenha abrangido a Europa, norte da África e parte da Ásia, jamais chegou até a América, que era um continente desconhecido aos romanos na antiguidade.

c) Correta. De fato, o poder do rei da época da idade moderna europeia (séculos 15 a 18) era baseado no direito divino de governar, ou seja, apoiava-se em questões religiosas. O monarca, centro de todo o governo, jamais se deslocou até suas colônias (a única exceção foi o rei de Portugal D.João VI, mas isso só ocorreu no século 19) e a administração, além de ser o centro de tudo, criou órgãos administrativos, tais como, no Império espanhol, a Casa de Contratação ou o Conselho das Índias, que eram totalmente sediados na Metrópole. No caso da exploração dos territórios coloniais, o trabalho compulsório dos indígenas, por meio da mita e da encomienda, foi amplamente utilizado.

d) Incorreta. Não podemos afirmar que as monarquias católicas expandiram seu projeto comercial baseado em estamentos feudais, pois, conforme destacou o texto, o empreendimento já era vinculado a um "regime capitalista e comercial intercontinental".

Questão 59 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Revolução Francesa

Seguindo a trajetória das ativistas, vemos que lutaram ao lado dos homens no movimento popular urbano e participaram de várias jornadas populares, como as de 9 de abril, 20 de junho e 10 de agosto de 1792, as quais resultaram na queda da monarquia. Abraçaram a Revolução, queriam armar-se para defender a nação dos inimigos internos, e tomaram parte nas festas cívicas. Algumas se alistaram no exército e foram lutar nas fronteiras. No caso das Republicanas Revolucionárias, durante certo tempo contaram com o apoio dos deputados da Montanha e os ajudaram a derrubar os Girondinos. Nessa ocasião, mereceram elogios públicos. Depois se aliaram aos radicais e fizeram oposição aos Montanheses. As militantes adquiriram uma visibilidade nunca imaginada para mulheres do povo, despertando o interesse e a inquietação de integrantes do governo acerca da questão dos direitos civis e políticos femininos. Sua presença na cena política foi tolerada e até incentivada no início da Revolução Francesa, porém reprimida em outubro de 1793, e depois de forma definitiva em 1795.

(Adaptado de Tania Machado Morin, Virtuosas e perigosas: as mulheres na Revolução Francesa. São Paulo: Alameda, 2013, p. 4-6.)

 

Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, assinale a alternativa correta.



a)

A Revolução Francesa não garantiu o direito de voto às mulheres, mas a participação delas no movimento fez com que sua exclusão da vida pública ganhasse visibilidade e fosse debatida. 

b)

Os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade da Revolução consolidaram os direitos civis e políticos das mulheres, igualando-os aos direitos dos homens de forma inédita na história da França e da Europa.  

c)

Os revolucionários consideravam que as tarefas desempenhadas pelas mulheres na Revolução eram irrelevantes e restritas às atividades domésticas, por isso elas não conquistaram os mesmos direitos civis que os homens.  

d)

A Revolução Francesa aboliu a desigualdade de gênero em todos os âmbitos da vida pública por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelecia a igualdade e a cidadania.

 

Resolução

a) Correta. De fato, embora as mulheres tivessem ampla participação ao longo dos primeiros anos do processo revolucionário, nunca alcançaram o direito ao voto. Em 1791, contrapondo-se à a "declaração dos direitos do homem e do cidadão", a escritora Marie Gouze propôs a "declaração dos direitos da mulher e do cidadão", que incluía o direito ao voto feminino, porém foi ignorada. Na verdade, a questão do sufrágio feminino só se tornou viável politicamente ao final do século 19 e isso se deu, dentre outras causas, pela visibilidade que a questão passou a ter a partir da época da Revolução Francesa (1789-1799).

b) Incorreta. A Revolução Francesa, conforme o texto destaca, não garantiu igualdade jurídica entre homens e mulheres.

c) Incorreta. Embora os revolucionários, especialmente no início do processo, considerassem a participação feminina importante, a questão jamais ganhou a relevância que as mulheres esperavam. A partir de 1795, com o início da fase do Diretório, ela passou a ser reprimida.

d) Incorreta. Na verdade, a "declaração universal dos direitos humanos" foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, não tendo portanto nenhuma relação com a Revolução Francesa (1789). O documento mais importante do processo revolucionário francês foi a "declaração dos direitos do homem e do cidadão", que não aboliu as desigualdades de gênero.

Questão 60 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Café no Segundo Reinado

A casa de morar nas fazendas ou o palacete foram em geral construídos a partir de 1870. Representavam o poderio econômico e político do proprietário, assim como o gênero da pintura de paisagem que, segundo o historiador Rafael Marquese, foi mobilizado pela classe senhorial do Vale do Paraíba como uma resposta direta à crise da escravidão negra no Império do Brasil.

(Adaptado de Ana Luiza Martins, “Representações da economia cafeeira: dos barões aos ‘Reis do café’, em Wilma Peres Costa e Ana Betraiz Demarchi Barel (orgs.), Cultura e Poder entre o Império e a República. São Paulo: Alameda, 2018, p. 195.)

A partir do texto acima, é correto afirmar:

 



a)

Os senhores do café incrementaram um sistema de produção cafeeiro moderno que atendia o mercado internacional. Desde a instalação da corte joanina no Brasil, eles investiram nas formas de morar como capital simbólico. 

b)

Na crise capitalista da década de 1870, os produtores de café no Brasil alavancaram o tráfico de escravizados vindos de África e investiram na riqueza simbólica de suas propriedades. 

c)

No Segundo Reinado, com a intensa crise na obtenção de escravizados para as plantações de café e a acirrada disputa na definição das políticas migratórias, os cafeicultores redefiniram seu capital simbólico. 

d)

O investimento nas casas de fazenda e na pintura de paisagem reafirmava a importância social da classe senhorial. Era uma reação política contra a reforma agrária estabelecida na Lei de Terras de 1850.

 

Resolução

a) Incorreta. Não é possível afirmar que os barões de café investiram na forma de morar como capital simbólico "desde a instalação da Corte Joanina", ocorrida em 1808. Além de o texto-base ressaltar que tal prática ganhou força especialmente "a partir de 1870", a própria cafeicultura se expandiu no Brasil a partir do Período Regencial (1831-1840), tornando-se hegemônica ao longo do Segundo Reinado, invalidando a cronologia desta afirmação.

b) Incorreta. O tráfico de escravos não foi alavancado na década de 1870, ao contrário do afirmado. O comércio atlântico de escravizados já tinha sido oficialmente abolido pela lei Eusébio de Queirós, aprovada em 1850. Poucos depois da aprovação dessa legislação, o comércio de escravos oriundos da África cessou no Império, levando os produtores agrícolas a buscarem outras meios de obterem braços para as lavouras, como projetos de imigração ou a aquisição de cativos no tráfico interno ao país.

c) Correta. A crise na obtenção de escravos após a abolição do tráfico exigiu que os proprietários buscassem outras formas de obtenção de braços para suas lavouras. Para além do tráfico interno, que trazia cativos das províncias do Nordeste para serem revendidos nas regiões produtoras de café do Sudeste, as elites do período discutiam acerca de políticas migratórias para o país, implementado e apoiando projetos de particulares, como a iniciativa das "colônias de parceira", implementadas pelo Senador Nicolay Vergueiro, ou a política de imigração subvencionada, propagada especialmente nas décadas finais do século XIX. Concomitante a esse processo de gradativa transformação da sociedade brasileira, as elites cafeicultoras buscavam novos meios de se reafirmar e destacar seu poderio econômico, político e social, como através da imponência de seus bens imóveis ou da posse de valiosas obras de arte, conforme o próprio texto-base do exercício revela.

e) Incorreta. A Lei de Terras de 1850 não buscou implementar um projeto de reforma agrária, isto é, de redistribuição da propriedade fundiária visando à democratização do acesso à terra. Pelo contrário, essa legislação é compreendida como uma medida para garantir que os trabalhadores imigrantes e os escravos alforriados trabalhassem nas grandes propriedades já existentes, em vez de se apossarem de terras sem dono para iniciar seu próprio cultivo. Isso se deu pelo fato de a Lei de Terras definir que a propriedade fundiária só poderia ser adquirida através da compra, proibindo a doação, a herança ou a posse da mesma por pequenos proprietários. A legislação também determinou que as propriedades que não tivessem posse comprovada deveriam se transformar em terras devolutas, isto é, do Estado, colocando em risco a posse de pequenos proprietários privados condições financeiras para regularizar sua condição em todo o Império.