O epitélio nasal e o bronquial apresentam receptores às proteínas virais do novo coronavírus (SARS-CoV-2). A secreção mucosa liberada pelas células das vias respiratórias é importante para a formação de um gel viscoso e lubrificante com grande quantidade de água, que funciona como uma barreira adesiva para muitas partículas e patógenos. Entretanto, há vírus capazes de penetrar essa barreira formada pelo muco.
(W. Sungnak e outros. Nature Medicine, Londres, v. 26, p. 681-687, abr. 2020.)
Utilize a figura abaixo e seus conhecimentos de biologia celular para assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir.
(Adaptado de A. Pompa e outros. International Journal of Molecular Sciences, Basel, v. 18, p. 703, mar. 2017.)
Presente na cavidade nasal, na traqueia e nos brônquios, a célula caliciforme apresenta as organelas (i) __________ e (ii) __________ bem desenvolvidas, as quais são responsáveis pela (iii) __________ e (iv) __________, respectivamente, necessárias para a produção do muco.
a) |
(i) mitocôndria; (ii) retículo endoplasmático agranular; (iii) síntese de ATP; (iv) detoxificação. |
b) |
(i) complexo de Golgi; (ii) retículo endoplasmático granular; (iii) adição de açúcares; (iv) síntese proteica. |
c) |
(i) retículo endoplasmático agranular; (ii) mitocôndria; (iii) detoxificação; (iv) síntese de ATP. |
d) |
(i) retículo endoplasmático granular; (ii) complexo de Golgi; (iii) síntese proteica; (iv) adição de açúcares.
|
O epitélio das vias aéreas, o qual recobre a cavidade nasal, a laringe, a traqueia e os brônquios, é classificado como pseudoestratificado colunar ciliado. Nesse epitélio, encontram-se células ciliadas e células produtoras de muco, estas últimas chamadas de células caliciformes (veja a figura abaixo).
Figura 1: célula caliciforme. Fonte: https://www.sciencesource.com. Acesso em 06/01/21
O muco produzido pelas células caliciformes é rico em mucina, uma glicoproteína que apresenta um alto potencial de reter água. Devido a essa propriedade, a mistura viscosa produzida se torna ideal para captar e prender partículas em suspensão no ar, como microrganismos patogênicos. Após as partículas serem capturas pela barreira adesiva de muco que recobre o epitélio, as células ciliadas transportam esse muco em direção à faringe, impedindo que detritos e patógenos cheguem aos pulmões.
Como a mucina, principal componente do muco produzido pelas células caliciformes, apresenta natureza glicoproteica e é destinada ao meio extracelular, ela deve percorrer a via secretora da célula, constituída por três organelas principais: