Os recifes de coral constituem importantes ecossistemas do planeta, oferecendo abrigo, áreas de desova e proteção contra predadores, e são o habitat de organismos na base das cadeias alimentares oceânicas.
Considerando os conhecimentos de biologia, é correto afirmar que os corais
a) |
com organização corporal polipoide são animais fixos ao substrato, com reprodução sexuada, e os com organização medusoide correspondem aos animais móveis, com reprodução assexuada. |
b) |
têm vários tentáculos junto à boca, compostos por cnidoblastos, os quais são células dotadas de flagelos que auxiliam na movimentação da água para favorecer a filtração do alimento e trocas gasosas. |
c) |
são animais triblásticos, pois em sua fase embrionária distinguem-se três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme e ectoderme), com ausência do celoma e presença de disco basal. |
d) |
têm duas superfícies epiteliais, a epiderme, que reveste externamente o animal, e a gastroderme, que delimita a cavidade gastrovascular; entre elas, encontram-se células pertencentes à mesogleia.
|
Os corais, animais do filo dos cnidários, representam uma das maiores e principais fontes de biodiversidade em ambiente aquático, com uma diversidade que é comparável à das florestas tropicais. Muitos destes organismos vivem de forma mutualística com algas, as zooxantelas, e representam abrigo e local para reprodução para muitas espécies de peixes, crustáceos, dentre outros.
a) Incorreta. Os corais apresentam-se realmente com organização em forma de pólipos, fixos no substrato, uma característica típica da classe dos antozoários. Porém, a reprodução destes animais é predominantemente assexuada, sem a existência da fase medusoide. A fase de medusa aparece em outras classes, como nos cifozoários e hidrozoários.
b) Incorreta. Os cnidoblastos, também conhecidos como cnidócitos, realmente localizam-se nos tentáculos, mas não geram fluxo de água para favorecer a filtração ou as trocas gasosas. O fluxo de água citado na alternativa poderia ser criado pelos coanócitos, células presentes nas esponjas, animais do filo dos Poríferos. Nos cnidários, quando os tentáculos são estimulados por toque, a função dos cnidócitos é liberar o nematocito, juntamente a toxinas urticantes e venenosas, que os auxilia a paralisar e matar suas presas.
c) Incorreta. Estes animais são diblásticos, apresentando apenas endoderma e ectoderma. De fato, não apresentam celoma, mas apresentam disco basal, que promove a fixação desses animais ao substrato.
d) Correta. Os corais são organismos do grupo dos cnidários, mas antigamente eram chamados de celenterados, fazendo referência à cavidade digestória. Estes organismos são diblásticos, ou seja, apresentam apenas dois folhetos embrionários, o endoderma e o ectoderma. Com o desenvolvimento do animal, o endoderma forma a gastroderme, que integra o revestimento interno da cavidade intestinal. O ectoderma desenvolve-se em epiderme, que reveste externamente o animal. Entre estas duas camadas, apresenta-se a mesogleia, que é um preenchimento gelatinoso, onde se encontram células nervosas que compõem o sistema nervoso difuso do animal.