Logo UNICAMP

Unicamp 2021 - 1ª fase - 1º dia


Questão 71 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Mapas Temáticos

Os mapas temáticos são elaborados com a utilização de técnicas que objetivam a melhor vizualização e comunicação, distinguindo-se essencialmente dos topográficos, que representam fenômenos de qualquer natureza, geograficamente distribuídos sobre a superfície terrestre. O nível de organização dos dados, qualitativos, ordenados ou quantitativos, de um mapa está diretamente relacionado ao método de mapeamento e à utilização de variáveis visuais adequadas à sua representação.

(Roseli Sampaio Archela e Hervé Théry. Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos. Revista Confins. n.3. 2008, p. 1-36.)

Os mapas temáticos anteriores mostram o cenário brasileiro da pandemia em 7 de julho de 2020. O mapa 1 apresenta o número de casos confirmados de Covid19 por ente federativo e o mapa 2, a taxa de incidência da Covid19 por Estado brasileiro. No que se refere à análise dos dados representados nos mapas, é correto afirmar:

 



a)

O objetivo do mapa 1 é apresentar os dados de forma quantitativa, enquanto o mapa 2 prioriza uma apresentação qualitativa dos dados.

b)

Os mapas 1 e 2 apresentam dados absolutos qualitativos referentes à Covid19 obtidos em órgãos oficiais do governo federal.

c)

O mapa 1 apresenta os dados absolutos dos casos confirmados de Covid19, enquanto o mapa 2 apresenta a proporção de casos por milhão de habitantes.

d)

Os mapas 1 e 2 apresentam dados proporcionais referentes à Covid19, pois não é possível apresentar com exatidão dados da área de saúde.

Resolução

a) Incorreta. Embora o mapa 1 realmente apresente os dados de forma quantitativa (números de casos notificados), o mapa 2 não é qualitativo, pois também utiliza um parâmetro quantitativo a partir de uma referência (incidência a cada 1 milhão de habitantes).

b) Incorreta.  Como já mencionado, tanto o mapa 1 quanto o mapa 2 não são qualitativos, pois se baseiam em dados quantitativos para distinguir a distribuição do fenômeno retratado sobre o território brasileiro. No mapa 1 tais dados representam o número absoluto de casos de Covid19, enquanto no mapa 2 há representação dos números relativos, ou seja, da incidência de casos por milhão de habitante em cada estado.

c) Correta. Observa-se que o mapa 1 apresenta o total da população de cada estado que foi acometida por Covid19 sendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Ceará, os de maior destaque na quantidade de casos. No mapa 2, a representação se baseia na taxa de incidência a cada 1 milhão de habitantes, o que permite um ordenamento do fenômeno sobre o território indicando que estados da região Norte, como Roraima e Amapá, além de estados do Nordeste e o Espírito Santo possuem uma condição pior em relação à incidência da Covid19 tendo como referência essa relação de proporção.

d) Incorreta. Como mencionado, o mapa 1 apresenta dados absolutos, enquanto o 2 dados proporcionais. Outro equívoco dessa alternativa é afirmar ser impossível utilizar dados exatos da área de saúde quando, na verdade, tais dados são fornecidos pelas instituições competentes dos respectivos entes federativos e podem direcionar ações das autoridades no gerenciamento da saúde pública no país.

Questão 72 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Classes sociais Problemas sociais urbanos

Como a maior parte dos franceses, Hamza Esmili, professor de sociologia em uma Universidade parisiense, tem doravante muito tempo para olhar por sua janela. Habitando em Seine-Saint-Denis, periferia de Paris, ele observa a atividade da rua abaixo: o movimento de pessoas é grande e não se respeitam as medidas de confinamento geral impostas pelo governo para combater a pandemia da Covid19. “Há menos gente que habitualmente, mas a rua permanece muito movimentada”, constata Esmili. “O confinamento é um conceito burguês, explica o sociólogo. Ele implica possuir uma casa burguesa na qual se retirar. Isso não corresponde de forma alguma à realidade daqui.”

(Adaptado de https://www.courrierinternational.com/article/vu-dallemagne-les-banlieues-francaises-grandes-oubliees-du-confinement. Acessado em 02/04/2020.)

Sobre a “casa burguesa” referida no texto, podemos concluir que

 



a)

se trata de um conceito e de uma situação aplicados apenas à França.

b)

o conceito de burguesia aplica-se apenas às classes sociais e não às habitações.

c)

as habitações burguesas normalmente localizam-se nas periferias e não são sinal de prestígio.

d)

a habitação é uma das expressões de poder entre as classes sociais.

 

Resolução

O texto apresenta a situação de Seine-Saint-Denis, área periférica localizada na região noroeste de Paris. Ali, parte da população não respeitou medidas de confinamento impostas pelo governo francês devido à pandemia de Covid19, o que gerou inclusive confrontos com a polícia e denúncias sobre abuso das autoridades contra moradores dessa área. Nesse escopo, o sociólogo Hamza Esmili explica que a realidade vivenciada ali é diferente daquela que permite a moradores de outras áreas da metrópole a permanecerem em suas residências. O mesmo especialista aponta que em Seine-Saint-Denis "a rua permanece muito movimentada" e que isso decorre do fato de que ali as moradias não são "casas burguesas", ou seja, não oferecem toda a estrutura necessária para confinar os moradores de forma segura e oferecendo recursos necessários para o desenvolvimento de suas atividades de trabalho, lazer ou até mesmo sua sobrevivência.

Posto isso, é possível afirmar que:

a) Incorreta. A ideia apresentada pode ser aplicada a outros contextos urbanos ou históricos, pois trata-se de um tipo de habitação (casa burguesa) existente em vários lugares, e não somente na realidade urbana da França contemporânea.

b) Incorreta. Como o próprio professor Esmili aborda, o conceito de burguesia pode sim ser aplicado a habitações privadas e exclusivas que servem de moradia a determinadas famílias. De forma mais ampla, o termo burguês pode ser empregado para caracterizar um estilo de vida, uma visão de mundo, uma condição material e/ou um estilo de vida característico de uma classe social mais abastada, como ocorre na expressão "habitação burguesa".

c) Incorreta. Esse tipo de habitação burguesa está localizada em áreas com melhor infraestrutura e serviços sociais urbanos de melhor qualidade, ou seja, distante de áreas periféricas, mais afastadas e com piores condições de moradia.

d) Correta. As casas expressam as relações de poder entre classes, uma vez que possuem melhor ou pior qualidade, infraestrutura e estão inseridas em contextos econômicos mais ou menos favoráveis para o acesso a serviços urbanos. Classes sociais ricas tendem a ter habitações de melhor qualidade, enquanto classes pobres habitam moradias precárias em áreas pouco favorecidas da cidade, como Seine-Saint-Denis em Paris.