Os mapas temáticos são elaborados com a utilização de técnicas que objetivam a melhor vizualização e comunicação, distinguindo-se essencialmente dos topográficos, que representam fenômenos de qualquer natureza, geograficamente distribuídos sobre a superfície terrestre. O nível de organização dos dados, qualitativos, ordenados ou quantitativos, de um mapa está diretamente relacionado ao método de mapeamento e à utilização de variáveis visuais adequadas à sua representação.
(Roseli Sampaio Archela e Hervé Théry. Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos. Revista Confins. n.3. 2008, p. 1-36.)
Os mapas temáticos anteriores mostram o cenário brasileiro da pandemia em 7 de julho de 2020. O mapa 1 apresenta o número de casos confirmados de Covid19 por ente federativo e o mapa 2, a taxa de incidência da Covid19 por Estado brasileiro. No que se refere à análise dos dados representados nos mapas, é correto afirmar:
a) |
O objetivo do mapa 1 é apresentar os dados de forma quantitativa, enquanto o mapa 2 prioriza uma apresentação qualitativa dos dados. |
b) |
Os mapas 1 e 2 apresentam dados absolutos qualitativos referentes à Covid19 obtidos em órgãos oficiais do governo federal. |
c) |
O mapa 1 apresenta os dados absolutos dos casos confirmados de Covid19, enquanto o mapa 2 apresenta a proporção de casos por milhão de habitantes. |
d) |
Os mapas 1 e 2 apresentam dados proporcionais referentes à Covid19, pois não é possível apresentar com exatidão dados da área de saúde. |
a) Incorreta. Embora o mapa 1 realmente apresente os dados de forma quantitativa (números de casos notificados), o mapa 2 não é qualitativo, pois também utiliza um parâmetro quantitativo a partir de uma referência (incidência a cada 1 milhão de habitantes).
b) Incorreta. Como já mencionado, tanto o mapa 1 quanto o mapa 2 não são qualitativos, pois se baseiam em dados quantitativos para distinguir a distribuição do fenômeno retratado sobre o território brasileiro. No mapa 1 tais dados representam o número absoluto de casos de Covid19, enquanto no mapa 2 há representação dos números relativos, ou seja, da incidência de casos por milhão de habitante em cada estado.
c) Correta. Observa-se que o mapa 1 apresenta o total da população de cada estado que foi acometida por Covid19 sendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Ceará, os de maior destaque na quantidade de casos. No mapa 2, a representação se baseia na taxa de incidência a cada 1 milhão de habitantes, o que permite um ordenamento do fenômeno sobre o território indicando que estados da região Norte, como Roraima e Amapá, além de estados do Nordeste e o Espírito Santo possuem uma condição pior em relação à incidência da Covid19 tendo como referência essa relação de proporção.
d) Incorreta. Como mencionado, o mapa 1 apresenta dados absolutos, enquanto o 2 dados proporcionais. Outro equívoco dessa alternativa é afirmar ser impossível utilizar dados exatos da área de saúde quando, na verdade, tais dados são fornecidos pelas instituições competentes dos respectivos entes federativos e podem direcionar ações das autoridades no gerenciamento da saúde pública no país.