Na análise de dois fósseis de animais adultos coletados na região dos Campos Gerais (Paraná), destacaram-se as seguintes características:
Fóssil 1: Simetria radiada, esqueleto com espinhos e sulco ambulacral.
Fóssil 2: Simetria bilateral, esqueleto e dois pares de antena.
Considerando as características descritas, assinale a alternativa que indica animais dos mesmos filos dos fósseis 1 e 2, respectivamente.
a) |
Ouriço-do-mar e mexilhão. |
b) |
Hidra e camarão. |
c) |
Estrela-do-mar e caranguejo. |
d) |
Lampreia e caramujo.
|
A questão apresenta dois fósseis e descreve suas características morfológicas. A partir das características descritas é necessário identificar os filos dos animais fossilizados e em seguida encontrar nas alternativas os animais representantes de cada grupo.
Análise do fóssil 1: a simetria radial pode ser encontrada tanto em animais do filo dos cnidários como nos indivíduos adultos do filo dos equinodermos, porém, o esqueleto com espinhos é característico dos equinodermos, um filo composto por animais com endoesqueleto calcário, ligado aos espinhos que se projetam na superfície corporal. O mesmo podemos afirmar sobre o sulco ambulacral, estrutura presente nos equinodermos e que permite a extensão dos pés a partir do canais radiais do sistema ambulacral. Esse sistema é exclusivo dos equinodermos, o que nos permite classificar o fóssil como pertencente ao filo dos equinodermos.
Análise do fóssil 2: a simetria bilateral é muito recorrente entre os filos animais, e não é uma simetria característica apenas de dois filos: poríferos e cnidários. Essa simetria pode ser encontrada também nos representante dos equinodermos, durante a fase larval. A presença de esqueleto poderia sugerir tanto o filo dos artrópodes, equinodermos ou cordados, porém, a presença de dois pares de antenas é compatível com os animais crustáceos, que é um grupo pertencente ao filo dos artrópodes.
a) Incorreta. O ouriço-do-mar é um animal pertencente ao filo dos equinodermos, porém, o mexilhão é um animal bivalve, pertencente ao filo dos moluscos, não dos artrópodes.
b) Incorreta. A hidra é um hidrozoário do filo dos cnidários, incompatível com o fóssil 1 e o camarão é um crustáceo do filo do artrópodes, compatível com o fóssil 2.
c) Correta. A estrela-do-mar é um representante típico do filo dos equinodermos e reúne todas as características observadas no fóssil 1. Já o caranguejo é um crustáceo, pertencente ao filo dos artrópodes e apresenta todas as características apresentadas pelo fóssil 2.
d) Incorreta. A lampreia é um protocordado da classe petromyzontida, pertencente ao filo dos cordados, já o caramujo é um gastrópode, pertencente ao filo dos moluscos.