Logo ENEM

Enem 2020 - dia 2 - Ciências da natureza e suas tecnologias


Questão 121 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Eletrização por Atrito Eletrização

Por qual motivo ocorre a eletrização ilustrada na tirinha?

 



a)

Troca de átomos entre a calça e os pelos do gato.

b)

Diminuição do número de prótons nos pelos do gato. 

c)

Criação de novas partículas eletrizadas nos pelos do gato.

d)

Movimentação de elétrons entre a calça e os pelos do gato.

e)

Repulsão entre partículas elétricas da calça e dos pelos do gato.

Resolução

Na tirinha fornecida pelo problema, Garfield esfrega seus pelos no tecido da calça de uma pessoa e fica eletrizado, o que é representado no último quadrinho, quando Garfield aparece com seus pelos todos eriçados devido a carga elétrica que adquiriram. Quando Garfield esfrega seus pelos no tecido, ocorre eletrização por atrito. Vejamos as alternativas:

 

a) Incorreta. Na eletrização por atrito não são trocados átomos neutros, mas podem ser trocados íons. A alternativa nada afirma sobre a troca de íons.

b) Incorreta. Não é garantido que ocorra diminuição do número de prótons, pode também haver aumento dependendo das interações entre o tecido e o pelo. Não há informações suficientes para julgar se esta afirmativa é verdadeira.

c) Incorreta. Para haver criação de novas partículas, seria necessária grande quantidade de energia, por exemplo a quantidade presente na interação entre raios X e a matéria. Esta interação devida ao atrito não envolve tal quantidade de energia.

d) Correta. Ao atritar seus pelos contra a calça da pessoa, Garfield troca elétrons e, possivelmente, outras partículas com a calça, e por isso adquire carga elétrica. 

e) Incorreta. A rigor esta afirmativa é correta no nível microscópico, pois a força de atrito, que gera a eletrização por atrito, é uma força de natureza elétrica devida à repulsão entre os elétrons dos últimos átomos na fronteira da matéria. Porém falta a esta alternativa algum detalhe que envolva a troca de partículas eletricamente carregadas, justificando o processo de eletrização, tais como elétrons e/ou prótons, que é o que de fato garante a eletrização.

Questão 122 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Polímeros Química Ambiental

A enorme quantidade de resíduos gerados pelo consumo crescente da sociedade traz para a humanidade uma preocupação socioambiental, em especial pela quantidade de lixo produzido. Além da reciclagem e do reúso, pode-se melhorar ainda mais a qualidade de vida, substituindo polímeros convencionais por polímeros biodegradáveis. 

Esses polímeros têm grandes vantagens socioambientais em relação aos convencionais porque

 



a)

não são tóxicos.

 

 

b)

não precisam ser reciclados. 

 

 

c)

não causam poluição ambiental quando descartados. 

 

 

d)

são degradados em um tempo bastante menor que os convencionais. 

 

 

e)

apresentam propriedades mecânicas semelhantes aos convencionais.

 

Resolução

Polímeros biodegradáveis são polímeros em que a degradação, por ação de microorganismos naturais como fungos, bactérias e algas, ocorre em período curto como semanas ou meses em condições favoráveis a biodegradação.

a) Incorreto. Podem ser tóxicos, como os polímeros biodegradáveis derivados de petróleo.

b) Incorreto. Os polímeros biodegradáveis não podem ser reciclados, pois nesse processo suas propriedades não são conservadas.

c) Incorreto. A biodegradação desses polímeros forma como produtos principalmente CH4 e CO2 que são gases poluentes.

d) Correto. A grande vantagem dos polímeros biodegradáveis é o curto período de degradação realizada por microorganismos naturais.

e) Incorreto. As propriedades mecânicas dos polímeros biodegradáveis são diferentes e mais restritas quando comparados com os polímeros convencionais.

Questão 123 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Lançamento não Vertical

Nos desenhos animados, com frequência se vê um personagem correndo na direção de um abismo, mas, ao invés de cair, ele continua andando no vazio e só quando percebe que não há nada sob seus pés é que ele para de andar e cai verticalmente. No entanto, para observar uma trajetória de queda num experimento real, pode-se lançar uma bolinha, com velocidade constante (V0), sobre a superfície de uma mesa e verificar o seu movimento de queda até o chão. 

Qual figura melhor representa a trajetória de queda da bolinha?



a)

b)

c)

d)

e)

Resolução

A trajetória após o lançamento horizontal possui o formato parabólico indicado na alternativa D. O link a seguir possui uma gravação de um experimento que mostra tal lançamento.

https://www.youtube.com/watch?v=zMF4CD7i3hg

Questão 124 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tubos Fechados

Dois engenheiros estão verificando se uma cavidade perfurada no solo está de acordo com o planejamento de uma obra, cuja profundidade requerida é de 30 m. O teste é feito por um dispositivo denominado oscilador de áudio de frequência variável, que permite relacionar a profundidade com os valores da frequência de duas ressonâncias consecutivas, assim como em um tubo sonoro fechado. A menor frequência de ressonância que o aparelho mediu foi 135 Hz. Considere que a velocidade do som dentro da cavidade perfurada é de 360 m s-1

Se a profundidade estiver de acordo com o projeto, qual será o valor da próxima frequência de ressonância que será medida?



a)

137 Hz. 

b)

138 Hz.

c)

141 Hz. 

d)

144 Hz. 

e)

159 Hz.

Resolução

A cavidade perfurada no solo constitui um tubo sonoro aberto em uma extremidade (superior) e fechado na outra (inferior). Em tais tubos sonoros, o harmônico fundamental, cuja forma está ilustrada na figura abaixo, possui frequência

f0=v4L,

em que v=360 m/s é a velocidade do som no ambiente e L=30 m é o comprimento do tubo:

f0=360 m/s4·30 m=3 s-1=3 Hz.

Em tubos sonoros abertos, as frequências dos harmônicos sucessivos aumentam pelo dobro da frequência do harmônico fundamental, uma vez que só há os harmônicos ímpares:

n=1:f1=1·f0=3·1=3 Hzn=3:f3=3·f0=3·3=9 Hzn=5:f5=5·f0=5·3=15 Hzn=7:f7=7·f0=7·3=21 Hz.

Como as frequências dos harmônicos sucessivos para o tubo descrito no enunciado aumentam de 6 Hz, o próximo harmônico após o de 135 Hz será o de frequência 141 Hz. Pode ser verificado que ele corresponde ao harmônico

fn=n·f0      141=n·3      n=47.

Questão 125 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Biotecnologia

Instituições acadêmicas e de pesquisa no mundo estão inserindo genes em genomas de plantas que possam codificar produtos de interesse farmacológico. No Brasil, está sendo desenvolvida uma variedade de soja com um viricida ou microbicida capaz de prevenir a contaminação pelo vírus causador da aids. Essa leguminosa está sendo induzida a produzir a enzima cianovirina-N, que tem eficiência comprovada contra o vírus.

 

OLIVEIRA, M. Remédio na planta. Pesquisa Fapesp, n. 206, abr. 2013. 

 

A técnica para gerar essa leguminosa é um exemplo de

 



a)

hibridismo.

 

 

b)

transgenia.

 

 

c)

conjugação.

 

 

d)

terapia gênica. 

 

 

e)

melhoramento genético.

 

Resolução

A biotecnologia é uma área da genética que permite fazer intervenções no DNA e atividade gênica através de técnicas que manipulem sequências de bases nitrogenadas ou interfiram em mecanismos de transcrição e tradução para atender anseios relacionados à saúde, economia, cultivo e produtividade.

A leitura atenciosa do enunciado revela que a técnica utilizada insere na soja genes que codificam a cianovirina-N, uma molécula de ação antiviral capaz de atuar sobre o HIV, vírus causador da AIDS em humanos.  A inserção de genes exógenos na soja torna esta leguminosa um organismo geneticamente modificado (OGM) pela transgenia. Munidos destas informações, é feita a análise das alternativas:

a) Incorreta. Hibridismo trata de uma condição na qual um ser vivo é resultante do cruzamento entre dois seres vivos de espécies diferentes. Um exemplo clássico de hibridismo é a mula, resultante do cruzamento entre jumento (Equus asinus) e égua (Equus cabalus). A intervenção descrita no enunciado não corresponde a um caso de hibridismo.

b) Correta. A transgenia consiste na técnica de manipular organismos através da inserção de genes exógenos que codifiquem um produto desejável no organismo transgênico. Veja os dois exemplos: o arroz dourado é uma modificação do arroz que recebeu genes para produção de vitamina A, com a finalidade de reduzir a deficiência desta vitamina em determinadas populações. O milho Bt recebeu genes que impedem que lagartas continuem se alimentando do milho, assim, neste caso, a transgenia evita destruição das plantações e grandes prejuízos econômicos. No enunciado fornecido, a soja recebe o gene exógeno com a finalidade de que o vegetal expresse e produza a enzima cianovirina-N que, provavelmente, será posteriormente extraída do vegetal e utilizada como prevenção da AIDS.

c) Incorreta. A conjugação é um mecanismo realizado, principalmente, por bactérias e tem por finalidade promover a passagem de material genético plasmidial de uma bactéria doadora para uma bactéria receptora. Este é um mecanismo de promoção da variabilidade genética que ocorre espontaneamente nas bactérias, sem depender da intervenção humana. Portanto, a situação descrita no enunciado não trata de um exemplo de conjugação.

Imagem: Sônia Lopes, Sérgio Rosso. Bio 1: Conecte live. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2018

d) Incorreta. A terapia gênica consiste em um conjunto de ferramentas de edição do DNA com a finalidade de corrigir um gene defeituoso e recuperar a produção do produto normal, promovendo melhora no quadro clínico do indivíduo no qual foi feita a terapia. A terapia gênica ainda precisa ser aprimorada e envolve vários desafios, porém, é uma técnica que pode futuramente melhorar a vida de inúmeras pessoas que sofrem de graves doenças monogênicas como a hemofilia.

e) Incorreta. Melhoramento genético consiste na seleção, manipulação de cruzamentos ou alteração intencional do material genético de uma população de seres vivos, com a finalidade de manter ou acentuar características desejáveis. De acordo com o enunciado, a pesquisa descrita não visa a melhoria da produtividade ou das características da soja, além disso, o termo “melhoramento genético” é muito amplo e engloba diversas intervenções que não dependem, necessariamente, da manipulação e edição do DNA citados no texto. Desta forma, esta alternativa está incorreta.

Questão 126 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Química Ambiental

Megaespetáculos com queima de grande quantidade de fogos de artificio em festas de final de ano são muito comuns no Brasil. Após a queima, grande quantidade de material particulado permanece suspensa no ar. Entre os residuos, encontram-se compostos de sódio, potássio, bário, cálcio, chumbo, antimônio, cromo, além de percloratos e gases, como os dióxidos de nitrogênio e enxofre.

BRUNNING, A. The Chemistry of Firework Pollution. Disponível em:

www.compoundchem.com. Acesso em: 1 dez 2017 (adaptado).

Esses espetáculos promovem riscos ambientais, porque

 



a)

as substâncias resultantes da queima de fogos de artifício são inflamáveis. 

 

 

b)

os residuos produzidos na queima de fogos de artifício ainda são explosivos.

 

 

c)

o sódio e o potássio são os principais responsáveis pela toxicidade do produto da queima. 

 

 

d)

os produtos da queima contêm metais pesados e gases tóxicos que resultam em poluição atmosférica. 

 

 

e)

material particulado gerado se deposita na superfície das folhas das plantas impedindo os processos de respiração celular.

 

Resolução

a) Incorreta. As substâncias resultantes da queima dos fogos de artifício (compostos de sódio, potássio, bário, cálcio, chumbo, antimônio, cromo, além de percloratos e gases, como os dióxidos de nitrogênio e enxofre) não são inflamáveis. A inflamabilidade é uma propriedade química e específica da matéria e, dessa forma, alguns compostos queimam (reagem com O2) com muita facilidade.

b) Incorreta. Os resíduos produzidos na quima de fogos de artifício não são explosivos. O que torna uma substância ou mistura de substâncias explosiva é sua facilidade de se decompor rapidamente, o que deve liberar muitos gases para o meio e uma expansão, junto com a liberação de calor (exotérmico).

c) Incorreta. O sódio e o potássio não são os principais responsáveis pela toxicidade do produto, mas os metais de alta massa molar como chumbo (Pb), antimônio (Sb) e cromo (Cr), além dos gases poluentes como os dióxidos de nitrogênio (NO2) e enxofre (SO2), que são causadores da chuva ácida.

d) Correta. Os produtos da queima contém metais pesados como o chumbo (Pb), antimônio (Sb) e cromo (Cr) que bioacumulados  podem causar problemas graves como o plumbismo, alterações cerebrais e câncer. Além disso, temos poluentes atmosféricos gasosos de caréter ácido como dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2) que produzem a chuva ácida em contato com a água, como apresentado a seguir:

2 NO2(g)  +  H2O(l)   HNO3(aq)ácido nítrico  +  HNO2(aq)ácido nitroso

               SO2(g)  +  12 O2(g)  +  H2O(l)   H2SO4(aq)ácido sulfúrico                          

e) Incorreta. O material particulado gerado na queima de grande quantidade de fogos de artifício podem se depositar na superfície das folhas, mas não impedem a respiração celular.

Questão 127 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Condutor em Equilíbrio Eletrostático Campo elétrico no interior de um condutor em equilíbrio eletrostático

Há muitos mitos em relação a como se proteger de raios, cobrir espelhos e não pegar em facas, garfos e outros objetos metálicos, por exemplo. Mas, de fato, se houver uma tempestade com raios, alguns cuidados são importantes, como evitar ambientes abertos. Um bom abrigo para proteção é o interior de um automóvel, desde que este não seja conversível.

OLIVEIRA, A. Raios nas tempestades de verão. Disponível em:

http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 10 dez 2014 (adaptado)

Qual o motivo físico da proteção fornecida pelos automóveis, conforme citado no texto?



a)

Isolamento elétrico dos pneus. 

b)

Efeito de para-raios da antena. 

c)

Blindagem pela carcaça metálica. 

d)

Escoamento da água pela lataria. 

e)

Aterramento pelo fio terra da bateria.

Resolução

Automóveis têm seus chassis, e alguns suas carcaças, compostos de ligas metálicas. Esta parte metálica do carro funciona como uma blindagem eletrostática (como em uma gaiola de faraday) que protege o que está em seu interior de fenômenos elétricos que ocorrem ao redor do automóvel, por exemplo, protegendo de raios.

Questão 128 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Substância Pura

As moedas despertam o interesse de colecionadores, numismatas e investidores há bastante tempo. Uma moeda de 100% cobre, circulante no período do Brasil Colônia, pode ser bastante valiosa. O elevado valor gera a necessidade de realização de testes que validem a procedência da moeda, bem como a veracidade de sua composição. Sabendo que a densidade do cobre metálico é próxima de 9 g cm-3, um investidor negocia a aquisição de um lote de quatro moedas A, B, C e D fabricadas supostamente de 100% cobre e massas 26 g, 27 g, 10 g e 36 g, respectivamente. Com o objetivo de testar a densidade das moedas, foi realizado um procedimento em que elas foram sequencialmente inseridas em uma proveta contendo 5 mL de água, conforme esquematizado.

Com base nos dados obtidos, o investidor adquiriu as moedas

 



a)

А е B.

b)

А е C.

c)

B е C.

d)

B e D.

e)

C e D.

Resolução

O investidor comprará somente as moedas que apresentarem a densidade do cobre puro (9 g/cm3 ou 9 g/mL).

Para descobrir a densidade de cada moeda, basta utilizar a fórmula da densidade: d=mV, sendo m a massa de cada moeda fornecida no enunciado e V o volume de cada moeda, identificado pela variação de volume da coluna de água fornecida na figura.

  • Moeda A

m = 26 g

V = 2 mL (7 mL - 5 mL, volume total de água mais moeda A - volume inicial de água)

dA=262dA=13 g/mL, ou seja, a moeda não é feita 100% de cobre.

  • Moeda B

m = 27 g 

V = 3 mL (10 mL - 7 mL, volume total de água mais moedas A e B - volume inicial de água mais moeda A) 

dB=273  dB=9 g/mL, ou seja, a moeda é feita 100% de cobre.

  • Moeda C

m = 10 g

V = 2 mL (12 mL - 10 mL, volume total de água mais moedas A, B e C - volume inicial de água mais moedas A e B) 

dC=102 dC=5 g/mL, ou seja, a moeda não é feita 100% de cobre.

  • Moeda D

m = 36 g

V = 4 mL (16 mL - 12 mL, volume total de água mais moedas A, B, C e D - volume inicial de água mais moedas A, B e C) 

dD=364dD=9 g/mL, ou seja, a moeda é feita 100% de cobre.

 

Portanto, apenas as moedas B e D foram adquiridas pelo investidor.

Questão 129 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Alterações numéricas (Mutações Cromossômicas)

Os diferentes tipos de café que consumimos nem sempre vêm da mesma espécie de planta. As duas espécies de café mais utilizadas são Coffea canephora e Coffea arabica. A primeira é diploide (2n = 22) e a segunda é tetraploide (2n = 44). Acredita-se que a espécie tetraploide surgiu de um cruzamento natural entre C. canephora e C. eugenioides, ambas diploides, há milhões de anos. De fato, as análises genéticas atuais nos cromossomos de C. arabica detectam os alelos de ambas as origens.

A alteração cromossômica que poderia explicar o surgimento do café da espécie C. arabica é:

 



a)

Duplicação em uma das plantas parentais antes do cruzamento. 

 

 

b)

Inversão durante a meiose gamética em ambas as plantas parentais. 

 

 

c)

Separação desigual na meiose gamética de uma das plantas parentais. 

 

 

d)

Falha na separação durante a meiose gamética em ambas as plantas parentais. 

 

 

e)

Deleções durante as primeiras mitoses zigóticas na planta descendente C. arabica. 

 

Resolução Sugerimos anulação

Esta questão traz alguns problemas de conceitos, tanto no enunciado quanto nas alternativas. Aliada às imprecisões conceituais, a falta de informações no enunciado faz com que esta questão não apresente nenhuma alternativa plenamente correta, portanto, sugerimos sua anulação.

O primeiro equívoco da questão encontra-se na referência à espécie tetraploide: seria mais adequado denominar a espécie tetraploide como 4n=44 e não como 2n=44. Afinal, a expressão “2n” refere-se a um organismo ou célula diploide, enquanto a expressão “4n” refere-se a um organismo ou célula tetraploide. O uso deste termo inadequado pode trazer problemas no entendimento da questão e prejuízo no raciocínio do candidato.

Com base na descrição no enunciado, a origem da Coffea arabica parece ter sido por alopoliploidia, um caso especial de euploidia (alteração em todo o conjunto cromossômico), caracterizado pela fusão de gametas de espécies diferentes, que foram produzidos por indivíduos com anomalias cromossômicas, resultante de falhas na meiose espórica que os gerou. Portanto, baseado na hipótese de alopoliploidia, C. arabica teria resultado do cruzamento entre indivíduos anômalos de C. canephora e C. eugenioides, conforme esquema a seguir.

Uma outra possível hipótese, capaz de explicar o surgimento de C. arabica 4n, considera a alopoliploidia e o retrocruzamento com a espécie parental (de acordo com Lashermes, P. et al. Molecular characterisation and origin of the Coffea arabica L. genome. Molecular and General Genetics MGG, 261(2), 259–266. doi:10.1007/s004380050965).

 

As duas hipóteses descritas estão em conformidade com as peculiaridades do ciclo de vida dos vegetais, a alternância de gerações, em que a divisão meiótica nos esporófitos promove a formação de esporos, e é denominada como meiose espórica; enquanto que os gametas são gerados por processo mitótico, a partir dos gametófitos.

a) Incorreta. Duplicações, no âmbito das mutações gênicas, não alteram a ploidia das células, já as duplicações cromossômicas são mutações estruturais que afetam apenas trechos de cromossomos e não o genoma completo, do mesmo modo não resultam em alterações de ploidia.

b) Incorreta. Diferente dos vegetais, os animais realizam meiose para formar gametas, sendo que nestes seres vivos, a divisão é denominada meiose gamética. Assim sendo, todas as alternativas que citam “meiose gamética” estão conceitualmente equivocadas, uma vez que nos vegetais a meiose é espórica.

c) Incorreta. Conforme explicado anteriormente.

d) Incorreta. Conforme explicado anteriormente.

e) Incorreta. As deleções são mutações estruturais que afetam apenas trechos de um cromossomo ou alguns cromossomos, jamais produziriam mudança na ploidia. Além disso, a mitose é uma divisão que mantém o número cromossômico constante e eventuais mutações, como as deleções, durante a divisão do zigoto, produziriam um embrião mosaico, no qual coexistiriam células com cariótipos diferentes. O mosaicismo não explica nem se relaciona com o enunciado fornecido.

Questão 130 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Aparelhos de Medidas Elétricas

Uma pessoa percebe que a bateria de seu veículo fica descarregada após cinco dias sem uso. No início desse período, a bateria funcionava normalmente e estava com o total de sua carga nominal, de 60 Ah. Pensando na possibilidade de haver uma corrente de fuga, que se estabelece mesmo com os dispositivos elétricos do veículo desligados, ele associa um amperímetro digital ao circuito do veículo. 

Qual dos esquemas indica a maneira com que o amperímetro deve ser ligado e a leitura por ele realizada?



a)

b)

c)

d)

e)

Resolução

Ao longo dos 5 dias, Δt=5·24 h=120 h, durante os quais a bateria perde totalmente sua carga Q=60 Ah devido à corrente de fuga, estabelece-se uma corrente média de intensidade

i=QΔt=60 Ah120 h=0,5 A.

Como esta corrente de fuga circula pelos equipamentos do veículo, mesmo com ele desligado, é desejado que o amperímetro seja ligado em série no circuito do veículo, tal como ilustram as alternativas b e d. Aquela que indica o valor médio correto para a corrente de fuga é a alternativa b.