Instituições acadêmicas e de pesquisa no mundo estão inserindo genes em genomas de plantas que possam codificar produtos de interesse farmacológico. No Brasil, está sendo desenvolvida uma variedade de soja com um viricida ou microbicida capaz de prevenir a contaminação pelo vírus causador da aids. Essa leguminosa está sendo induzida a produzir a enzima cianovirina-N, que tem eficiência comprovada contra o vírus.
OLIVEIRA, M. Remédio na planta. Pesquisa Fapesp, n. 206, abr. 2013.
A técnica para gerar essa leguminosa é um exemplo de
a) |
hibridismo.
|
b) |
transgenia.
|
c) |
conjugação.
|
d) |
terapia gênica.
|
e) |
melhoramento genético.
|
A biotecnologia é uma área da genética que permite fazer intervenções no DNA e atividade gênica através de técnicas que manipulem sequências de bases nitrogenadas ou interfiram em mecanismos de transcrição e tradução para atender anseios relacionados à saúde, economia, cultivo e produtividade.
A leitura atenciosa do enunciado revela que a técnica utilizada insere na soja genes que codificam a cianovirina-N, uma molécula de ação antiviral capaz de atuar sobre o HIV, vírus causador da AIDS em humanos. A inserção de genes exógenos na soja torna esta leguminosa um organismo geneticamente modificado (OGM) pela transgenia. Munidos destas informações, é feita a análise das alternativas:
a) Incorreta. Hibridismo trata de uma condição na qual um ser vivo é resultante do cruzamento entre dois seres vivos de espécies diferentes. Um exemplo clássico de hibridismo é a mula, resultante do cruzamento entre jumento (Equus asinus) e égua (Equus cabalus). A intervenção descrita no enunciado não corresponde a um caso de hibridismo.
b) Correta. A transgenia consiste na técnica de manipular organismos através da inserção de genes exógenos que codifiquem um produto desejável no organismo transgênico. Veja os dois exemplos: o arroz dourado é uma modificação do arroz que recebeu genes para produção de vitamina A, com a finalidade de reduzir a deficiência desta vitamina em determinadas populações. O milho Bt recebeu genes que impedem que lagartas continuem se alimentando do milho, assim, neste caso, a transgenia evita destruição das plantações e grandes prejuízos econômicos. No enunciado fornecido, a soja recebe o gene exógeno com a finalidade de que o vegetal expresse e produza a enzima cianovirina-N que, provavelmente, será posteriormente extraída do vegetal e utilizada como prevenção da AIDS.
c) Incorreta. A conjugação é um mecanismo realizado, principalmente, por bactérias e tem por finalidade promover a passagem de material genético plasmidial de uma bactéria doadora para uma bactéria receptora. Este é um mecanismo de promoção da variabilidade genética que ocorre espontaneamente nas bactérias, sem depender da intervenção humana. Portanto, a situação descrita no enunciado não trata de um exemplo de conjugação.
Imagem: Sônia Lopes, Sérgio Rosso. Bio 1: Conecte live. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2018
d) Incorreta. A terapia gênica consiste em um conjunto de ferramentas de edição do DNA com a finalidade de corrigir um gene defeituoso e recuperar a produção do produto normal, promovendo melhora no quadro clínico do indivíduo no qual foi feita a terapia. A terapia gênica ainda precisa ser aprimorada e envolve vários desafios, porém, é uma técnica que pode futuramente melhorar a vida de inúmeras pessoas que sofrem de graves doenças monogênicas como a hemofilia.
e) Incorreta. Melhoramento genético consiste na seleção, manipulação de cruzamentos ou alteração intencional do material genético de uma população de seres vivos, com a finalidade de manter ou acentuar características desejáveis. De acordo com o enunciado, a pesquisa descrita não visa a melhoria da produtividade ou das características da soja, além disso, o termo “melhoramento genético” é muito amplo e engloba diversas intervenções que não dependem, necessariamente, da manipulação e edição do DNA citados no texto. Desta forma, esta alternativa está incorreta.