Logo ENEM

Questão 121 Enem 2020 - dia 2 - Ciências da natureza e suas tecnologias

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 121

Eletrização por Atrito Eletrização

Por qual motivo ocorre a eletrização ilustrada na tirinha?

 



a)

Troca de átomos entre a calça e os pelos do gato.

b)

Diminuição do número de prótons nos pelos do gato. 

c)

Criação de novas partículas eletrizadas nos pelos do gato.

d)

Movimentação de elétrons entre a calça e os pelos do gato.

e)

Repulsão entre partículas elétricas da calça e dos pelos do gato.

Resolução

Na tirinha fornecida pelo problema, Garfield esfrega seus pelos no tecido da calça de uma pessoa e fica eletrizado, o que é representado no último quadrinho, quando Garfield aparece com seus pelos todos eriçados devido a carga elétrica que adquiriram. Quando Garfield esfrega seus pelos no tecido, ocorre eletrização por atrito. Vejamos as alternativas:

 

a) Incorreta. Na eletrização por atrito não são trocados átomos neutros, mas podem ser trocados íons. A alternativa nada afirma sobre a troca de íons.

b) Incorreta. Não é garantido que ocorra diminuição do número de prótons, pode também haver aumento dependendo das interações entre o tecido e o pelo. Não há informações suficientes para julgar se esta afirmativa é verdadeira.

c) Incorreta. Para haver criação de novas partículas, seria necessária grande quantidade de energia, por exemplo a quantidade presente na interação entre raios X e a matéria. Esta interação devida ao atrito não envolve tal quantidade de energia.

d) Correta. Ao atritar seus pelos contra a calça da pessoa, Garfield troca elétrons e, possivelmente, outras partículas com a calça, e por isso adquire carga elétrica. 

e) Incorreta. A rigor esta afirmativa é correta no nível microscópico, pois a força de atrito, que gera a eletrização por atrito, é uma força de natureza elétrica devida à repulsão entre os elétrons dos últimos átomos na fronteira da matéria. Porém falta a esta alternativa algum detalhe que envolva a troca de partículas eletricamente carregadas, justificando o processo de eletrização, tais como elétrons e/ou prótons, que é o que de fato garante a eletrização.