Logo UNICAMP

Unicamp 2021 - 1ª fase - 2º dia


Questão 61 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fascismo

Pode-se dizer que o fascismo italiano foi a primeira ditadura de direita que dominou um país europeu: ele era uma colagem de diversas ideias políticas e filosóficas. É possível conceber um movimento totalitário que consiga juntar monarquia e revolução, exército real e milícia pessoal de Mussolini, os privilégios concedidos à Igreja e uma educação estatal que exaltava a violência e o livre mercado?

(Adaptado de Umberto Eco, “O Fascismo Eterno”, em Cinco Escritos Morais. Rio de Janeiro: Record, 2010, p. 29-38.)

A partir da leitura do texto do escritor italiano Umberto Eco (1932-2016), é correto afirmar que o fascismo italiano



a)

era marcado pela política de integração europeia, eliminação de fronteiras nacionais e produção regulada pelo Estado.

b)

resultou da combinação de ideários político-filosóficos inicialmente incompatíveis, valendo-se da violência como instrumento político.

c)

era uma ditadura de direita que serviu de modelo para países como Espanha, Portugal, Brasil e Estados Unidos.

d)

tinha como centro a figura de Mussolini, um homem carismático que assumia o papel de líder religioso e político.

Resolução

a) Incorreta. Não podemos afirmar que o fascismo italiano foi marcado por uma  política de integração europeia e eliminação das fronteiras nacionais, já que tratava-se de um regime amplamente baseado no nacionalismo. Entre suas estratégias políticas, Mussolini buscava incentivar o orgulho da nacionalidade italiana e as glórias alcançadas pelo seu povo, a exemplo da invasão italiana da Etiópia, na qual o discurso fascista proclamava que a vitória do país era a vitória de cada pessoa. 

b) Correta. A alternativa retoma o conceito, já apresentado no texto, do fascismo como "uma colagem de diversas ideias políticas e filosóficas". Vale ressaltar que na experiência histórica, o fascismo no poder representou um amálgama de diversos elementos, tais como conservadorismo, nacionalismo, militarismo, tendo como base unificadora a oposição aos inimigos comuns e a defesa de purificação e regeneração da Nação. Nesse sentido, pode-se observar a complexidade do fascismo nessa interação heterogêna que constitui  uma rede de relações sustentada pelo uso da violência direcionada aos seus inimigos. 

c) Incorreta. Entre os países mencionados na alternativa, é possível afirmar que Espanha, Portugal e Brasil estadonovista compartilhavam características comuns ao fascismo e influências do regime italiana. No entanto, os Estados Unidos não tiveram nenhuma inspiração fascista no seu regime político, mantendo um regime de bases políticas liberais. 

d) Incorreta. É correto afirmar que a figura de Mussolini era central no fascismo italiano, no entanto, a alternativa é inviabilizada por afirmar que ele possuía um papel de líder religioso. Em 1925, Mussolini (ou Duce, líder, como era chamado) instalou uma Ditadura, concentrando o poder executivo e tornando-se a figura central da mesma. Já em relação à religião, como forma de garantir apoio internacional e popular, os fascistas resolveram a antiga questão com a Igreja católica, originária no contexto de unificação italiana, a "questão romana". Com o Tratado de Latrão, Mussolini reconheceu o Estado do Vaticano, que dava autonomia para o papa. 

Questão 62 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Revolução Chinesa

 

A imagem anterior circulou em 1964 e faz parte de um conjunto de propagandas do governo de Mao Tsé-Tung (1893-1976). Sobre o cartaz e o contexto, é correto afirmar:



a)

A imagem do líder próximo à população camponesa e da fartura no campo era recorrente no Partido sob liderança de Mao Tsé-Tung e contrastava com a realidade marcada pela baixa produtividade e pela fome.

b)

A Revolução Cultural na China, liderada por Mao Tsé-Tung, garantiu a alfabetização da população chinesa e a abertura econômica. A imagem retrata o apoio popular ao líder.

c)

A imagem é uma propaganda que buscava valorizar a tradição dos saberes do campo, conciliada com o Grande Salto para Frente, que visava a transformar a China em uma potência tecnológica.

d)

A Revolução Cultural deu início a uma ditadura que funcionava sobre os princípios dos comitês locais. Na propaganda, Mao Tsé-Tung consulta um conselho do povo sobre a produção de arroz.

Resolução

A questão aborda a Revolução Cultural Chinesa, que ocorreu entre os anos de 1966 e 1976 e consistiu em uma campanha liderada por Mao-Tsé Tung, que levou à centralização de seu poder na estrutura política do governo chinês e do Partido Comunista. A campanha pregava uma necessidade de se livrar dos resquícios capitalistas ainda presentes no país e dos valores tradicionais da sociedade chinesa, mudando os paradigmas culturais e dando origem a uma nova China. Essas propostas acabaram sendo a base de uma violenta perseguição político-ideológica aos opositores de Mao, dentro e fora do Partido Comunista Chinês, e resultou na concentração do poder em torno de sua figura e de seu pensamento (sintetizado no Livro Vermelho, compilação dos ditos de Mao e base teórica para o movimento).  

a) Correta. A imagem que serve de base para a questão mostra um congraçamento entre Mao Tsé-Tung e camponeses, enfatizando a harmonia entre o setor produtivo agrário chinês e o líder do país, simbolizando ao mesmo tempo um governante presente e uma situação de fartura. Porém, os efeitos da Revolução Cultural sobre a produção econômica chinesa - que já vinha combalida desde o fracasso do plano anterior de modernização forçada, chamado de O Grande Salto para Frente, que levou ao desprestígio de Mao dentro do partido - não representaram essa fartura. A produtividade foi baixa e diversas regiões chinesas sofreram com a fome. 

b) Incorreta. Embora a imagem retrate o apoio popular ao líder, não podemos afirmar que a Revolução Cultural garantiu a abertura econômica e a alfabetização da população chinesa. Atualmente, a China possui índices muito altos de alfabetização, mas esse processo de erradição do analfabetismo pode ser observado de maneira mais expressiva a partir dos anos 1980, durante o governo de Deng Xiaoping.

c) Incorreta. Não há, na propaganda, nada que indique de maneira expressa uma perspectiva de valorização dos saberes do campo conciliados com o Grande Salto para Frente. Essa política, executada a partir de 1958, consistiu em uma tentativa de industrialização acelerada e coletivização forçada do campo, o que não se coaduna com a conservação de saberes tradicionais da zona rural. Além disso, a propaganda se refere à Revolução Cultural, posta em prática oito anos após o início do Grande Salto para Frente.

d) Incorreta. A estrutura de poder maoísta durante a Revolução Cultural não dependia de comitês locais, mas sim da ação das milícias chamadas de Guardas Vermelhas, responsáveis pela perseguição ideológica aos considerados desviantes dos princípios expressos no Livro Vermelho e braço armado de Mao contra seus opositores. A propaganda não retrata nem essas milícias nem comitês populares, mas sim agricultores sendo acolhidos pelo líder, que, na imagem apresentada, ocupa uma posição central, não aparentando estar consultando os agricultores sobre a produção, como afirma a alternativa.

Questão 63 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Ditadura Militar

Lélia Gonzalez (1935–1994) teve um papel pioneiro na criação de uma teoria do feminismo negro brasileiro. O momento mais intenso de sua militância ocorreu durante a Ditadura Militar (1964–1985), que coibiu a organização política da sociedade civil. A Lei de Segurança Nacional, de setembro de 1967, estabelecia que era crime “incitar publicamente ao ódio ou à discriminação racial”. O que, na verdade, poderia ser usado contra o movimento negro, uma vez que denunciar o racismo e expor o mito da democracia racial poderia ser considerado uma ameaça à ordem social, um estímulo ao antagonismo e uma incitação ao preconceito.

(Adaptado de Raquel Barreto, “Memória – Lélia Gonzalez”. Revista Cult 247. São Paulo, julho, 2019. Disponível em https://revistacult.uol.com.br/home/ lelia-gonzalez-perfil/. Acessado em 01/05/2020.)

A partir do excerto sobre Lélia Gonzalez e seu contexto histórico, assinale a alternativa correta.



a)

A Ditadura Militar perseguiu o feminismo negro no Brasil por ele pregar a supremacia das mulheres negras.

b)

A Ditadura Militar criou mecanismos para recolher denúncias contra a discriminação e combater o racismo estrutural no país.

c)

A Lei de Segurança Nacional criou instrumentos jurídicos que possibilitavam a criminalização de denúncias contra o racismo.

d)

A Lei de Segurança Nacional possibilitou a harmonia das relações étnico-raciais e a igualdade de gênero no Brasil.

Resolução

a) Incorreta. A perseguição ao feminismo negro, representado por figuras como a intelectual Lélia Gonzalez, durante a Ditadura Militar brasileira, não ocorria por esse movimento defender a supremacia das mulheres negras, mas sim por ele denunciar - como descreve o excerto apresentado - as práticas racistas contidas em nossa sociedade e nos próprios procedimentos do Estado brasileiro, que à época adotava posturas de propagação da ideia problemática de democracia racial.

b) Incorreta. A Ditadura Civil-Militar brasileira não criou estratégias de denúncia ou de combate ao racismo estrutural em nosso país, mas sim, como deixa clara a posição do texto base para a questão, dificultou o estabelecimento de mecanismos jurídicos eficientes para a realização desse enfrentamento.

c) Correta. A Lei de Segurança Nacional, ao dizer ser crime "incitar publicamente ao ódio ou à discriminação racial" poderia ser utilizada contra o próprio movimento negro e as interpretações interseccionais das defensoras do feminismo negro. Isso era passível de ocorrer já que uma denúncia de racismo poderia ser lida, dentro dos parâmetros do mito da democracia racial, como um ato de discriminação contra brancos ou uma incitação ao ódio entre as raças. Dessa forma, as denúncias poderiam ser desacreditadas ou mesmo utilizadas como instrumento jurídico de perseguição aos antirracistas.

d) Incorreta. A Lei de Segurança Nacional não possibilitou nenhum tipo de harmonia étnico-racial ou de igualdade de gênero no Brasil, já que esses são problemas presentes até os dias de hoje no país. A legislação elaborada à época da ditadura colaborou para esconder o racismo estrutural do país e para coibir as discussões sobre o assunto (que, mesmo assim, foram conduzidas e ganharam força e refinamento no pensamento de intelectuais como a referida Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento, entre outros).

Questão 64 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Redemocratização do Brasil Brasil Democrático

O SUS (Sistema Único de Saúde) foi definido a partir de princípios universalistas e igualitários, quer dizer, para todos e de forma igual, embasado na concepção de saúde como direito de todos e dever do Estado. Essa construção do SUS rompeu com o caráter meritocrático que caracterizava a assistência à saúde no Brasil até a Constituição de 1988. Os seus princípios, presentes no artigo 196 da Constituição de 1988, foram implementados gradualmente. Um de seus marcos é a Lei Orgânica da Saúde (nº 8.080) de 19 de setembro de 1990, que fundou e operacionalizou o SUS.

(Adaptado de Telma Menicucci, História da reforma sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde: mudanças, continuidades e a agenda atual. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro, v. 21, n.1, jan-mar. 2014, p.77-92.)

Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a história do Brasil, assinale a alternativa correta.



a)

Os princípios universais e inclusivos do SUS foram desmantelados durante década de 1990 em razão da crise inflacionária que assolou o país e das reformas neoliberais que aumentaram os gastos do Estado com a saúde e o saneamento.

b)

A criação do SUS aconteceu no contexto de reabertura política e da expansão democrática que sucedeu ao regime militar. O seu funcionamento mostra as dificuldades de financiamento da saúde pública entre as décadas de 1990 e 2000.

c)

O modelo que inspirou os princípios do SUS foi o sistema universal de saúde de Cuba, cujos profissionais prestaram consultoria ao Estado brasileiro durante a formulação dos artigos referentes à saúde da Constituição de 1988.

d)

Durante o governo do presidente Fernando Collor (1990-1992), houve a suspensão do SUS e a expansão dos sistemas de saúde baseados em planos privados oferecidos por instituições estrangeiras que passaram a atuar no país.

Resolução

a) Incorreta. Não houve esse desmantelamento dos princípios do SUS ao longo da década de 90. O sistema continuou sendo universal e inclusivo, mesmo com os problemas de inflação e as reformas neoliberais, que, ao contrário do que afirma a alternativa, não atuam no sentido de aumentar os gastos públicos, mas sim de reduzí-los.

b) Correta. A ambiciosa ideia de se criar um sistema de saúde universal data do imediato pós-ditadura, momento em que o Brasil vivia seu processo de redemocratização. A criação do SUS ocorreu já na promulgação da Constituição de 1988, e o sistema foi estabelecido definitivamente em 1990, representando uma mudança no paradigma de como o país lidava com a saúde pública. Ao longo das décadas de 1990 e 2000, debates sobre orçamento e dificuldades de financiamento para a saúde pública surgiram, bastante ligados ao funcionamento prático do SUS, que é um sistema de saúde universal em um país com duas centenas de milhões de habitantes, o que leva, logicamente, a problemas de superlotação, carências regionais e comparações com a rede privada de saúde. Para uma maior eficiência da saúde pública, necessita-se de um aumento do orçamento para a área, o que suscita debates econômicos e políticos sobre o papel do Estado brasileiro e de seu orçamento diante dos serviços públicos.

c) Incorreta. A inspiração mais clara para os princípios do SUS não foi a saúde pública cubana, que também é universalizada, mas sim o National Health Service (NHS) inglês, sistema existente desde 1948, símbolo do Estado de Bem-Estar Social na Inglaterra do pós-guerra e orgulho nacional para o país. Dessa forma, não se identifica também consultoria realizada por profissionais cubanos no momento de elaboração dos artigos da Constituição de 1988 referentes à saúde.

d) Incorreta. Embora o governo do presidente Fernando Collor de Mello tenha seguido princípios neoliberais de redução do Estado brasileiro e abertura ao capital estrangeiro, não houve nenhum tipo de suspensão do SUS. Foi durante o governo Collor, inclusive, que o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde, datada de setembro de 1990 e que regula o funcionamento do Sistema Único de Saúde.

Questão 65 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Geopolítica

(Fonte:https://www.270towin.com/historical-presidentialelections/timeline/.)

 

Nos EUA, a eleição para Presidente é indireta: o eleitor vota em um delegado estadual e este, se for eleito, votará para Presidente em um Colégio Eleitoral. O número de delegados é proporcional à população de cada Estado, mas há um sistema chamado winner-takes-all (o ganhador leva tudo) no qual o candidato a Presidente que conseguir o maior número de delegados de um Estado fica com todos – à exceção do Maine e Nebraska. Observe o mapa e a  tabela com os resultados eleitorais de 2016: a segunda colocada nas eleições em número de votos (227) por colégio eleitoral obteve um número maior de votos individuais (65.845.063), o que leva a concluir que os colégios eleitorais



a)

do primeiro colocado são mais populosos; ele obteve grande concentração de votos na Costa Oeste.

b)

da segunda colocada são mais populosos; ela obteve grande concentração de votos no Golfo do México.

c)

do primeiro colocado são menos populosos; ele obteve maioria absoluta dos votos no Golfo do México.

d)

da segunda colocada são menos populosos; ela obteve a maioria absoluta dos votos nos Grandes Lagos.

Resolução

a) Incorreta. Os colégios eleitorais mais populosos estão concentrados no Nordeste dos EUA e na costa Oeste (litoral do Pacífico) onde o primeiro colocado obteve pequena concentração de votos, inclusive sendo derrotado em todos os estados da costa do Pacífico (Califórnia, Oregon e Washington).

b) Incorreta. Os colégios eleitorais da segunda colocada são mais populosos, porém ela obteve uma pequena concentração de votos nos estados localizados no Golfo do México como Texas, Louisiana, Mississipi, Alabama e Flórida.

c) Correta. Os colégios eleitorais do primeiro colocado são menos populosos (com destaque para a parte central e sul dos EUA) e ele obteve a maioria absoluta dos votos nos estados localizados no Golfo do México citados na alternativa anterior.

d) Incorreta. Os colégios eleitorais da segunda colocada são mais populosos e ela não obteve a maioria dos votos dos estados localizados na região dos Grandes Lagos, sendo derrotada por exemplo nos estados de Wisconsin, Michigan e Ohio.

Fonte: https://www.coladaweb.com/geografia/paises/estados-unidos-da-america. Acesso em 07/01/21.

Questão 66 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Processo de desenvolvimento do capitalismo Capitalismo Financeiro

O ano de 2008 assistiu ao início de uma crise capitalista mundial que se prolonga até os dias atuais. É uma crise similar, em sua amplitude, à Grande Depressão de 1929. Contudo, apesar de receber a mesma designação (crise), essa crise capitalista prolongada difere em seu contexto mundial e em traços específicos daquela de 1929, sobretudo pelo processo de financeirização que emergiu ao final do século XX e que permite imensas acumulações de capitais.

Sobre essa crise capitalista financeirizada é correto afirmar que

 



a)

é derivada da superprodução de bens manufaturados, especialmente ligados à indústria de base, em crise com a expansão dos financiamentos.

b)

é produzida pela alta demanda do consumo nos países pobres, o que tem levado a uma ampliação dos financiamentos para a compra de bens.

c)

resulta de especulações financeiras que, sem passarem pelos sistemas produtivos, propiciam acumulações em capitais fictícios.

d)

procede de especulação financeira, gerando excedentes na indústria de bens de capital e exigindo maiores somas em financiamentos.

Resolução

a) Incorreta. A crise de 1929 foi derivada da superprodução de bens manufaturados (principalmente ligados ao setor de bens de consumo), mas a crise de 2008 teve início com uma “bolha imobiliária” (preço dos imóveis acima de seu valor real) nos EUA e não na superprodução de bens manufaturados ligados à indústria de base. Cabe também mencionar que a expansão de financiamentos tenderia a impulsionar a indústria de base e não a colocá-la em crise.

b) Incorreta. Como já mencionado, a crise de 2008 teve seu início a partir da “bolha imobiliária”, de modo que não foi produzida pela alta demanda de consumo nos países pobres. Além disso, uma alta alta de consumo das populações de baixa renda dos países pobres contribuiria para o crescimento econômico e não para provocar uma crise financeira mundial.

c) Correta. Como no final do século XX o sistema capitalista passa por um processo de financeirização (conforme menciona o enunciado), os capitais especulativos sem regulamentação propiciaram a acumulação de capitais fictícios e foram fundamentais para o surgimento da “bolha imobiliária” responsável pela crise de 2008. Nesse contexto, os investimentos financeiros não eram acompanhados pela geração de riqueza no mercado americano, tampouco pela distribuição dessa riqueza, fatores que colaboraram para expandir a crise para outros setores da economia.

d) Incorreta. A crise de 2008 procede de especulação financeira, porém não por causa da geração de excedentes na indústria de bens de capital que opera, como qualquer tipo de indústria, com capitais produtivos e não especulativos.

Questão 67 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Urbanização Processo de urbanização mundial

As cidades em que vivemos hoje são fechadas de maneiras que refletem o que aconteceu no mundo da tecnologia. Na imensa explosão urbana que ocorre atualmente no Sul Global - na China, na Índia, no Brasil, no México, nos países da África Central -, grandes empresas das finanças e da construção estão padronizando a cidade; no momento em que o avião aterrissa, talvez não possamos distinguir Pequim de Nova York. Seja no Norte ou no Sul, o crescimento das cidades não gerou grandes experimentações na forma. O complexo comercial, o campus universitário, a torre residencial erguida num recanto de um parque não são formas favoráveis à experimentação por serem autossuficientes, e não abertas a influências e interações externas.

(Adaptado de Richard Sennett, Construir e habitar. Ética para uma cidade aberta. Rio de Janeiro: Editora Record, 2018, p. 22.)

De acordo com a visão do autor, podemos afirmar que:

 



a)

O processo de urbanização é bastante diferenciado no mundo todo, promovendo novas experiências que abrem os espaços à criatividade.

b)

As formas urbanas autossuficientes não homogeneízam as cidades, pelo contrário, as tornam lugar de novas complexidades e interações.

c)

A cidade fechada deriva de sua instrumentalização para a eficácia, empobrecendo experiências e tornando o espaço habitado mais artificial.

d)

A paisagem urbana é, cada vez mais, a expressão de potencialidades locais, demonstrando a despadronização das formas construídas.

Resolução

a) Incorreta. Segundo o autor, na imensa explosão urbana atual, as grandes empresas das finanças e da construção estão padronizando a cidade e causando poucas diferenças "no momento em que o avião aterrissa" entre Pequim de Nova York; também afirma que o crescimento das cidades em todo o mundo não gerou grandes experimentações. Portanto, o processo de urbanização não é bem diferenciado e não promove novas experiências como afirma a alternativa.

b) Incorreta. Segundo o autor, as formas urbanas autossuficientes como o complexo comercial, o campus universitário ou a torre residencial não são formas favoráveis à experimentação, não são abertas a influências e interações externas e padronizam as cidades, o que inviabiliza a alternativa por ela afirmar  o oposto: que essas formas urbanas não homogeneizam as cidades e as tornam lugares de complexidades e interações.

c) Correta. Como afirma corretamente a alternativa, a cidade fechada utiliza os instrumentos da tecnologia para sua eficiência e não para a troca de experiências e interações, tornando o espaço urbano mais artificial.

d) Incorreta. Segundo o autor, a paisagem urbana é cada vez mais fechada, padronizada e com formas autossuficientes, inibindo as potencialidades locais e padronizando as formas construídas, como prédios, aeroportos, rodovias, parques, entre outras.

Questão 68 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Produção agropecuária brasileira Agropecuária no Brasil

 

(Fonte: Atlas Escolar do IBGE. Disponível em https://mapas.ibge.gov.br/ escolares/ensino-medio/brasil.html). Acessado em 10/09/2020.

A produção agrícola nacional, para os mercados interno e externo, aparece como ponto fundamental para o Produto Interno Bruto nacional. Sobre as culturas de cana-de-açúcar e manga é correto afirmar:

 



a)

Pouco concentrada espacialmente, a cana-de-açúcar é uma cultura permanente voltada para exportação.

b)

A manga é uma cultura permanente, que tem importante produção nas áreas irrigadas no Nordeste.

c)

A cana-de-açúcar é uma cultura temporária no litoral nordestino e permanente na região Sudeste.

d)

Inteiramente voltada para o mercado interno, a cultura da manga é uma cultura temporária na região Sudeste.

Resolução

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de cana e de manga. Segundo o Censo Agropecuário do IBGE(2017), os maiores produtores de cana do país são os estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, enquanto a produção de manga tem como maiores destaques os estados da Bahia, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais.

Os principais usos da cana-de-açúcar estão relacionados à alimentação (produção de açúcar) e à produção de energia: etanol, para setor de transportes e o bagaço da planta que pode ser utilizado para geração de termoeletricidade.

Sobre as características da produção desses dois cultivos, podem-se considerar:

a) Incorreta. A cana é uma cultura temporária, cuja produção é concentrada espacialmente na porção Centro-Sul do país e no litoral nordestino. No Centro-Sul, onde há maior produtividade, os canaviais estão presentes, especialmente, no estado de São Paulo e arredores (Triângulo Mineiro, sul de Goiás, sul do Mato Grosso do Sul e norte do Paraná).

b) Correta. É no Nordeste que se localiza a cidade de maior produção de mangas do Brasil: Juazeiro, localizada no norte do estado da Bahia. A irrigação tecnificada e modernizada, que utiliza as águas do rio São Francisco, viabilizou a fruticultura moderna e exportadora nessa região com destaque para a produção de manga, mas também de uvas e figo. É importante salientar que Juazeiro faz fronteira com a cidade de Petrolina, em Pernambuco, outro importante polo da fruticultura irrigada do Sertão nordestino.

c) Incorreta. A cana-de-acúcar é uma lavoura temporária em qualquer região em que for cultivada, seja no litoral nordestino ou na região Sudeste e, por isso, a alternativa está incorreta.

d) Incorreta. A manga é um cultivo permanente e sua produção está destinada a abastecer tanto o mercado interno quanto externo. Segundo dados da Embrapa (2019), 90 % da manga exportada pelo Brasil foi produzida no vale do rio São Francisco, na região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Questão 69 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tempo e clima Fatores climáticos

Atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra. Ela não se apresenta de forma homogênea em toda a sua extensão, e sua composição varia de acordo com o local, mas nela podemos encontrar, além dos gases, partículas de pó, cinzas vulcânicas, microrganismos, vapor d’ água, sais, etc.

(Adaptado de Robert W. Christoperson, Geossistemas: uma introdução à Geografia Física. Porto Alegre: Bookman, 2012, p. 63.)

Assinale a alternativa que associa corretamente a camada da atmosfera a suas respectivas características.

 



a)

Na Termosfera, a grande quantidade de gases faz com que as temperaturas nesta porção da atmosfera sejam elevadas. Quanto maior a concentração de gases, maior a absorção da radiação solar e, consequentemente, maiores são as temperaturas.

b)

A Mesosfera é a camada da atmosfera em que há presença do gás ozônio. A emissão dos clorofluorcarbonetos (CFCs) tem aumentado o buraco na camada de ozônio, diminuindo sua função de filtrar a radiação ultravioleta.

c)

Na Estratosfera as temperaturas aumentam com a altitude. É nesta camada que se formam as nuvens, constituídas pelo vapor de água aquecido proveniente da superfície terrestre; ao atingirem a Estratopausa, as nuvens se condensam ocasionando as precipitações.

d)

A Troposfera, nas suas baixas altitudes, é a camada da atmosfera que tem mais calor, mesmo não sendo a porção da atmosfera com maior temperatura. Isto se dá pela maior concentração de gases próximos à superfície, em razão da atração gravitacional.

Resolução

a) Incorreta. A Termosfera é a camada que possui as maiores temperaturas, mas isso não está relacionado com a presença de grandes quantidades de gases, pois essa camada é bastante rarefeita. O aquecimento se dá pela capacidade de absorção da energia solar incidente nos gases presentes na camada.

b) Incorreta. A camada de ozônio se localiza na Estratosfera, não na Mesosfera. O topo da Mesosfera fica a 80km do solo e nessa camada muito fria, as temperaturas podem ficar próximas de 100º C negativos.

c) Incorreta. As nuvens se localizam na Troposfera e são formadas pelo resfriamento do vapor d´água. A Estratosfera é a segunda camada da atmosfera e atinge 50 km de altura, nela está localizada a camada de ozônio e a temperatura aumenta com o incremento da altitude.

d) Correta. A troposfera constitui-se na parte inferior da atmosfera, sendo a primeira camada a partir do solo. Concentra cerca de 80% da massa gasosa atmosférica, além de grande parte da umidade. Por isso, a maioria dos fenômenos meteorológicos se dão nessa camada, bem como a existência de vida. Nessa camada, conforme visto na ilustração, a temperatura diminui com o aumento de altitude.

Questão 70 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Biomas Brasileiros

O que se costuma chamar popularmente de “bioma Mata Atlântica” e de “bioma “Mata Amazônica” não são, na verdade, biomas, mas conjuntos de biomas, uma vez que não apresentam a condição básica do conceito internacional de biomas, isto é: um espaço geográfico natural que se caracteriza pela uniformidade de condições climáticas, edáficas e de fitofisionomias.

(Adaptado de Leopoldo Magno Coutinho, Biomas brasileiros. São Paulo: Oficina de Textos, 2016, p. 34.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros, assinale a alternativa correta.



a)

A ocorrência de savanas no Brasil restringe-se à região Centro-Oeste e a porções interioranas da região Nordeste, em climas que apresentam uma estação seca definida.

b)

As florestas no Brasil só ocorrem na zona intertropical, pois esses biomas são adaptados a climas quentes, com precipitação superior a 2.000mm anuais e temperaturas médias superiores a 25ºC.

c)

O Pantanal tem clima uniforme e não apresenta uniformidade nas suas características edáficas e na sua fitofisionomia, como exige o conceito de bioma; por isso é considerado um sistema complexo.

d)

No clima subtropical, com temperaturas médias anuais de 10ºC a 18ºC, a região Sul do Brasil tem um único bioma, caracterizado por apresentar um dossel formado exclusivamente pela Araucária.

Resolução

a) Incorreta. No Brasil, as savanas são denominadas Cerrado e ocorrem, além das áreas mencionadas, também no Sudeste (oeste do estado de São Paulo e oeste de Minas) e no extremo Norte, no Planalto das Guianas localizado no estado de Roraima.

b) Incorreta.  Embora a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica sejam florestas tropicais concentradas nessa zona climática do planeta, há também a Mata de Araucárias que se localiza na porção temperada do território brasileiro, sob regime climático subtropical e com fitofisionomias (aspectos morfológicos da vegetação) mais homogêneos e adaptados a condições de menor pluviosidade (1500mm anuais em média) e menor temperatura (inverno próximo a 0º e verões amenos) do que a das florestas tropicais.

c) Correta. O clima do Pantanal é caracterizado como tropical strictu sensu, ou seja, o tropical típico que possui duas épocas do ano bem definidas pela pluviosidade: outono e inverno secos e primavera e verão chuvosos. Essa homogeneidade do clima em toda a área do Pantanal - que abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - não é verificada em outros elementos naturais, como observado nas características edáficas (solos) que são muito variadas ocorrendo solos bem desenvolvidos e férteis como o Latossolo, mas também solos menos espessos e de baixa fertilidade como o Vertissolo e o Argissolo. Além disso, a vegetação pantaneira possui grande biodiversidade e expressa características e adaptações tanto de plantas da Amazônia quanto do Cerrado.

d) Incorreta. Na região Sul há a presença de três biomas: a Mata das Araucárias são constituídas por árvores altas, com troncos rígidos e folhas finas e são encontradas em regiões serranas dos estados daquela região; a Mata Atlântica ocorre no estado do Paraná e em Santa Catarina em áreas mais quentes e úmidas próximas ao litoral e, por fim, o bioma de Pradarias ou Campos, formado predominantemente por vegetação herbácea (gramíneas) e situado em áreas de planícies e depressões no estado do Rio Grande do Sul.