Logo UNICAMP

Questão 62 Unicamp 2021 - 1ª fase - 2º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 62

Revolução Chinesa

 

A imagem anterior circulou em 1964 e faz parte de um conjunto de propagandas do governo de Mao Tsé-Tung (1893-1976). Sobre o cartaz e o contexto, é correto afirmar:



a)

A imagem do líder próximo à população camponesa e da fartura no campo era recorrente no Partido sob liderança de Mao Tsé-Tung e contrastava com a realidade marcada pela baixa produtividade e pela fome.

b)

A Revolução Cultural na China, liderada por Mao Tsé-Tung, garantiu a alfabetização da população chinesa e a abertura econômica. A imagem retrata o apoio popular ao líder.

c)

A imagem é uma propaganda que buscava valorizar a tradição dos saberes do campo, conciliada com o Grande Salto para Frente, que visava a transformar a China em uma potência tecnológica.

d)

A Revolução Cultural deu início a uma ditadura que funcionava sobre os princípios dos comitês locais. Na propaganda, Mao Tsé-Tung consulta um conselho do povo sobre a produção de arroz.

Resolução

A questão aborda a Revolução Cultural Chinesa, que ocorreu entre os anos de 1966 e 1976 e consistiu em uma campanha liderada por Mao-Tsé Tung, que levou à centralização de seu poder na estrutura política do governo chinês e do Partido Comunista. A campanha pregava uma necessidade de se livrar dos resquícios capitalistas ainda presentes no país e dos valores tradicionais da sociedade chinesa, mudando os paradigmas culturais e dando origem a uma nova China. Essas propostas acabaram sendo a base de uma violenta perseguição político-ideológica aos opositores de Mao, dentro e fora do Partido Comunista Chinês, e resultou na concentração do poder em torno de sua figura e de seu pensamento (sintetizado no Livro Vermelho, compilação dos ditos de Mao e base teórica para o movimento).  

a) Correta. A imagem que serve de base para a questão mostra um congraçamento entre Mao Tsé-Tung e camponeses, enfatizando a harmonia entre o setor produtivo agrário chinês e o líder do país, simbolizando ao mesmo tempo um governante presente e uma situação de fartura. Porém, os efeitos da Revolução Cultural sobre a produção econômica chinesa - que já vinha combalida desde o fracasso do plano anterior de modernização forçada, chamado de O Grande Salto para Frente, que levou ao desprestígio de Mao dentro do partido - não representaram essa fartura. A produtividade foi baixa e diversas regiões chinesas sofreram com a fome. 

b) Incorreta. Embora a imagem retrate o apoio popular ao líder, não podemos afirmar que a Revolução Cultural garantiu a abertura econômica e a alfabetização da população chinesa. Atualmente, a China possui índices muito altos de alfabetização, mas esse processo de erradição do analfabetismo pode ser observado de maneira mais expressiva a partir dos anos 1980, durante o governo de Deng Xiaoping.

c) Incorreta. Não há, na propaganda, nada que indique de maneira expressa uma perspectiva de valorização dos saberes do campo conciliados com o Grande Salto para Frente. Essa política, executada a partir de 1958, consistiu em uma tentativa de industrialização acelerada e coletivização forçada do campo, o que não se coaduna com a conservação de saberes tradicionais da zona rural. Além disso, a propaganda se refere à Revolução Cultural, posta em prática oito anos após o início do Grande Salto para Frente.

d) Incorreta. A estrutura de poder maoísta durante a Revolução Cultural não dependia de comitês locais, mas sim da ação das milícias chamadas de Guardas Vermelhas, responsáveis pela perseguição ideológica aos considerados desviantes dos princípios expressos no Livro Vermelho e braço armado de Mao contra seus opositores. A propaganda não retrata nem essas milícias nem comitês populares, mas sim agricultores sendo acolhidos pelo líder, que, na imagem apresentada, ocupa uma posição central, não aparentando estar consultando os agricultores sobre a produção, como afirma a alternativa.