(Fonte: Atlas Escolar do IBGE. Disponível em https://mapas.ibge.gov.br/ escolares/ensino-medio/brasil.html). Acessado em 10/09/2020.
A produção agrícola nacional, para os mercados interno e externo, aparece como ponto fundamental para o Produto Interno Bruto nacional. Sobre as culturas de cana-de-açúcar e manga é correto afirmar:
a) |
Pouco concentrada espacialmente, a cana-de-açúcar é uma cultura permanente voltada para exportação. |
b) |
A manga é uma cultura permanente, que tem importante produção nas áreas irrigadas no Nordeste. |
c) |
A cana-de-açúcar é uma cultura temporária no litoral nordestino e permanente na região Sudeste. |
d) |
Inteiramente voltada para o mercado interno, a cultura da manga é uma cultura temporária na região Sudeste. |
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de cana e de manga. Segundo o Censo Agropecuário do IBGE(2017), os maiores produtores de cana do país são os estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, enquanto a produção de manga tem como maiores destaques os estados da Bahia, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais.
Os principais usos da cana-de-açúcar estão relacionados à alimentação (produção de açúcar) e à produção de energia: etanol, para setor de transportes e o bagaço da planta que pode ser utilizado para geração de termoeletricidade.
Sobre as características da produção desses dois cultivos, podem-se considerar:
a) Incorreta. A cana é uma cultura temporária, cuja produção é concentrada espacialmente na porção Centro-Sul do país e no litoral nordestino. No Centro-Sul, onde há maior produtividade, os canaviais estão presentes, especialmente, no estado de São Paulo e arredores (Triângulo Mineiro, sul de Goiás, sul do Mato Grosso do Sul e norte do Paraná).
b) Correta. É no Nordeste que se localiza a cidade de maior produção de mangas do Brasil: Juazeiro, localizada no norte do estado da Bahia. A irrigação tecnificada e modernizada, que utiliza as águas do rio São Francisco, viabilizou a fruticultura moderna e exportadora nessa região com destaque para a produção de manga, mas também de uvas e figo. É importante salientar que Juazeiro faz fronteira com a cidade de Petrolina, em Pernambuco, outro importante polo da fruticultura irrigada do Sertão nordestino.
c) Incorreta. A cana-de-acúcar é uma lavoura temporária em qualquer região em que for cultivada, seja no litoral nordestino ou na região Sudeste e, por isso, a alternativa está incorreta.
d) Incorreta. A manga é um cultivo permanente e sua produção está destinada a abastecer tanto o mercado interno quanto externo. Segundo dados da Embrapa (2019), 90 % da manga exportada pelo Brasil foi produzida no vale do rio São Francisco, na região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).