Logo UNICAMP

Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 2


Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conflitos na Ásia e Oceania Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos)

(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/06/guarda-chuva-se-firma-como-simbolo -da-democracia-em-hong-kong.shml. Acessado em 01/10/2019.)

No final do século XX, Hong Kong tornou-se uma “Região Administrativa Especial” da China. Em teoria, gozará de semi-autonomia até 2047, quando a China terá plenos poderes sobre a ilha. Hong Kong tem moeda própria, mas não é independente em termos de defesa e diplomacia, ou seja, seu status político-administrativo é híbrido, fruto de um acordo – a “Declaração Conjunta” de 1984 – entre a China e um governo estrangeiro que tutelou a ilha por 99 anos, a partir de 1898. Em 1997 entrou em vigor o acordo, sob a conhecida fórmula “um país, dois sistemas”. A partir de 2014, movimentos de contestação social ganharam relevo em Hong Kong.


Com base no enunciado e em seus conhecimentos, responda às questões.

a) Que nação manteve domínio sobre Hong Kong por 99 anos? Explique a expressão “um país, dois sistemas”.

b) Sob que denominação ficou conhecida a revolta iniciada em 2014 e intensificada em 2019? Apresente pelo menos uma reivindicação dos manifestantes.



Resolução

a) O país que manteve o domínio sobre Hong Kong por 99 anos foi o Reino Unido/Inglaterra.

A expressão "um país, dois sistemas" que define a China atual explica-se pela abertura econômica do país a partir da década de 80 com a criação das Zonas Econômicas Especiais (embora Hong Kong seja, como diz o enunciado, uma "Região Administrativa Especial"), portanto a China possui uma economia capitalista. Por outro lado a China mantém o poder político centralizado nas mãos do Partido Comunista Chinês, ou seja, um fechamento político sem abertura democrática (o principal exemplo desse fechamento político foi o "Massacre da Praça da Paz Celestial" em 1989 quando o governo chinês reprimiu com grande violência protestos da população por democracia). Com uma economia aberta (capitalista) e uma política fechada (socialista) temos a expressão "um país, dois sistemas".

b) A revolta inicada em 2014 e intensificada em 2019 ficou conhecida como "A Revolução dos Guarda-chuvas" em referência aos guardas-chuvas utilizados pelos manifestantes como proteção à violência das forças de segurança na região com mostra a foto do enunciado.

Em 2014 os protestos tiveram início após uma tentativa da China de interferir nas eleições em Hong Kong contrariando a semi-autonomia garantida até 2047. Em 2019 se intensificaram devido a um projeto de lei sobre extradição proposto pelo governo de Hong Kong que, segundo os manifestantes, poderia facilitar a extradição de perseguidos políticos para a China.

O vestibulando deveria citar pelo menos uma das principais reivindicações dos manifestantes, que são

  • implementação de um governo democrático, com sufrágio universal;
  • maior  independência para a região, buscando também o enfraquecimento da chefe do poder executivo local, Carrie Lam, que se mostra alinhada ao governo comunista chinês;
  • respeito aos direitos humanos, com demandas de que os protestos não sejam caracterizados como motim, que manifestantes presos sejam anistiados e que seja conduzida uma investigação independente sobre a violência policial aos protestos;
  • além disso, no início dos protestos, buscavam derrubar o projeto de lei sobre extradição para a China, mas essa reivindicação já foi atendida.
Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Recursos Minerais Conflitos na África

O tântalo (Ta) é um elemento metálico encontrado em baixíssima concentração na crosta terrestre. É o “rei” da era digital, pois seu uso em capacitores tem contribuído para a miniaturização de circuitos eletrônicos. Em Bandulu, no leste do Congo, onde as minas de coltan (columbita-tantalita) são abundantes, existe um único painel solar para carregar os celulares, e os poucos que existem não são smartphones. A exploração de coltan não é ordenada, uniforme ou pacífica. Analistas da geopolítica contemporânea o consideram a estrela dos “minerais de sangue”.

(Adaptado de Gemma Parellada, Viagem ao berço do coltan, o coração dos smartphones. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/internacional/1455896992_924219.html. Acessado em 20/09/2019.)


a) Que país colonizou a atual República Democrática do Congo? Em que período se deu a independência desse país africano?

b) Explique por que não há smartphones na região do Congo referida, e por que o coltan é considerado um dos “minerais de sangue”.



Resolução

a) O país que colonizou a República Democrática do Congo foi a Bélgica no contexto da Partilha da África na Conferência de Berlim em 1885. Nessa conferência os europeus dividiram o continente africano entre eles para a exploração de matérias primas para abastecer as indústrias europeias. Esse processo gerou as chamadas fronteiras artificiais estabelecidas pelos europeus na África que, não respeitando as fronteiras étnicas do continente, causam conflitos até hoje.

A independência do país se deu em 1960 no contexto do processo de descolonização do continente africano após a II Guerra Mundial. Com a destruição da Europa na guerra, movimentos pela independência na África se intensificaram e promoveram uma "onda" de independência na década de 60.

b) As condições sociais na RDC são péssimas. O país se encontra nos últimos lugares da lista do IDH com elevadas taxas de analfabetismo, subnutrição e mortalidade infantil. Em contrapartida o país possui as maiores reservas de coltan do planeta (75%-estimativa), mineral fundamental nos produtos eletrônicos da era digital. A exploração é realizada por milhares de mineiros pobres em uma região marcada por graves conflitos na maior parte dos últimos 20 anos, as principais vítimas são os civis e o país apresenta um dos maiores números de deslocados do mundo, daí porque o coltan é considerado um "mineral de sangue". 

 

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Desertificação Climatologia

 O mapa abaixo apresenta a espacialização dos desertos no globo terrestre.

a) Aponte uma característica biogeográfica e uma característica climática do domínio de desertos frios.
b) Diferencie “deserto” e “desertificação”.

 



Resolução

a) Os desertos frios são causados por correntes marítimas frias, responsáveis por proporcionar temperaturas médias relativamente baixas, com elevada amplitude térmica anual e índices pluviométricos baixos. Também podem ser causados pela continentalidade que reduz a umidade pela pequena influência dos oceanos e por altas cadeias montanhosas que barram massas de ar úmidas. Também podemos lembrar que em altas latitudes há a ocorrência dos desertos polares, mais precisamente no interior dos círculos polares Ártico (66º a 90º Norte) e Antártico (66º a 90º Sul). Caracterizam-se por serem regiões de baixíssima pluviosidade (normalmente inferiores a 250mm/ano) com temperaturas médias próximas a zero na maior parte do ano. Tais fatores (baixa temperatura e pouca pluviosidade) impõem-se como limites biogeográficos importantes à fauna e flora, o que explica a pequena biodiversidade com ocorrência de poucas espécies especificamente adaptadas à sobrevivência nesses domínios.

b) Deserto é um domínio natural marcado pela aridez, ou seja, por índices pluviométricos anuais muito baixos. Eles são formados por fatores naturais como existência de sistemas de alta pressão atmosférica instalados em latitudes próximas a 30º Norte e Sul (deserto do Saara e Árabe), correntes marítimas frias que reduzem o volume de chuva em ambientes costeiros na porção oeste dos continentes (Atacama e Calahari) e barreiras de relevo que impedem a passagem de massas de ar úmidas a determinadas áreas continentais (Deserto de Gobi e Taklamakan).

Desertificação é o processo de intensificação da diminuição da umidade em ambientes semiáridos ou subúmidos que promove o aumento da aridez em todo o ecossistema (atmosfera, solos e cursos d'água). Ela está normalmente associada à ações antrópicas como desmatamento,  queimadas, transposição de cursos de rios, irrigação artificial em larga escala e impermeabilização dos solos, sendo que biomas como o Sahel (transição entre o Saara e as savanas africanas) e a Caatinga (localizada no Sertão nordestino brasileiro) têm sido fortemente afetadas por esse processo.

Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tipos de relevo Classificação do relevo brasileiro

O território brasileiro apresenta uma grande diversidade de formas de relevo. Elas estão agrupadas em grandes compartimentos identificados como planícies, depressões, tabuleiros, chapadas, patamares, planaltos e serras. A figura abaixo indica a espacialização de três desses compartimentos.

Considerando a figura acima e seus conhecimentos sobre o relevo brasileiro, responda às questões.
 
a) Aponte uma semelhança e uma diferença entre as chapadas e os tabuleiros.
b) Qual a importância da Serra do Espinhaço para o setor de mineração do Brasil? Em que estrutura geológica esse compartimento está situado?
 
 



Resolução

a) Tanto chapadas quanto tabuleiros são subformas de relevo que se desenvolvem em estruturas geológicas predominantemente sedimentares e possuem superfícies aplainadas (platôs) limitadas por vertentes íngremes fortemente erodidas pelos agentes intempéricos (escarpas).

A diferença entre esses compartimentos geomorfológicos é que as chapadas possuem altitude média maior (normalmente maior do que 600m), pois estão associadas a planaltos sedimentares localizados no interior do território. Já os tabuleiros desenvolvem próximo a regiões costeiras e planícies litorâneas com altitude média baixa (menor que 200m).

b) A Serra do Espinhaço é uma forma de relevo situada nos Planaltos e Serras de Atlântico Leste-Sudeste (ROSS, 1990)¹, macrocompartimento de relevo que possui embasamento geológico de origem cristalina, ou seja, formado predominantemente por uma estrutura antiga e relativamente estável de rochas de origem ígnea e metamórfica. Tal estrutura está associada à ocorrência de minérios metálicos e, nesse contexto, destaca-se a área do Quadrilátero Ferrífero, maior província mineralógica do Brasil no qual destaca-se a exploração do minério de ferro.

 

1 - ROSS, Jurandir Luciano Sanches. Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. Sao Paulo: Contexto, 1990. 85p

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Industrialização Tecnologia e Sociedade

O atual avanço tecnológico permite produzir robôs de tamanho manejável e facilmente incorporados às estruturas produtivas ou à prestação de serviços. Em 2015, o custo de um robô soldador era de 8 dólares por hora, o equivalente ao custo da mão de obra para o mesmo trabalho no Brasil.

(Adaptado de CEPAL, La ineficiencia de la desigualdad, Santiago, 2018. p. 148. Disponível https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/43442/6/S1800059_es.pdf. Acessado em 15/09/2019.)


a) Qual era relação entre o custo da mão de obra e a localização das indústrias transnacionais na segunda metade do século XX? Como a robótica poderá alterar essa relação?

b) Considerando a atual situação de desigualdade social do México e do Brasil, indique duas possíveis consequências do uso intensivo dessa nova tecnologia.



Resolução

a) O custo mais baixo da mão de obra foi um dos principais fatores locacionais para a expansão das transnacionais na segunda metade do século XX. Grandes empresas estadunidenses, europeias e japonesas se expandiram para países emergentes como Brasil e México em busca de mão de obra mais barata. 

Com a redução cada vez maior do custo de um robô soldador nos próximos anos o custo da mão de obra humana deixa de ser relevante para a localização das transnacionais, fazendo com que a inovação tecnológica e a maior qualificação da mão de obra sejam importantes nesse novo processo de localização industrial.

b) Brasil e México são países com grande desigualdade social e por isso o uso intensivo de tecnologia como a robótica pode aumentar ainda mais essa desigualdade por causa do desemprego estrutural causado pelo uso de robôs. A baixa qualificação da mão de obra nesses países também é um fator de desigualdade por causar a exclusão desses trabalhadores desqualificados e pela impossibilidade da utilização dessa mão de obra diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Movimentos Sociais (Sociologia) Urbanização brasileira

Os movimentos sociais não são fenômenos de agregação de indivíduos movidos por ações irracionais; pelo contrário, mobilizam estratégias e ações racionais para atingir objetivos previamente estabelecidos. Movimentos sociais objetivam transformações sociais significativas e, por isso, conflitos sociais decorrem das distintas concepções sobre direitos sociais, civis e políticos, nunca excluindo os conflitos de classe. É pouco provável que no mundo atual, em sociedades urbanizadas e industrializadas, não se coloquem movimentos sociais ativos.

(Adaptado de “A sociologia de Alain Touraine”. Revista Lua Nova, São Paulo, n. 106, jan./abr. 2019.)


Com base no texto e em seus conhecimentos, responda às questões.

a) O que são movimentos sociais e por que suas ações ensejam conflitos sociais?

b) Dê um exemplo de movimento social organizado no meio urbano brasileiro e comente uma de suas reinvindicações.



Resolução

a) Movimentos sociais são grupos de ações coletivas organizadas que objetivam uma atuação política junto a esferas sociais a fim de reivindicar direitos e transformar determinados aspectos da sociedade. A realidade contraditória das diferentes classes e agentes políticos que compõem a sociedade capitalista contemporânea gera tensões entre a ação dessas coletividades e consolidação de dinâmicas sociais, políticas e econômicas de agentes públicos e privados favorecidos pela realidade vigente. No caso dos movimentos sociais urbanos, observam-se questionamentos da ação dos agentes públicos na distribuição de equipamentos de consumo coletivo nas cidades e do acesso à qualidade de vida urbana por meio do acesso à moradia e serviços adequados à população.

b) O Movimento Passe Livre (MPL), caracterizado pela luta por um transporte público democratizado e universalizado no âmbito de grandes centros urbanos, é um exemplo de movimento social urbano que reivindica tarifas menores para transporte coletivo.

Também o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) é exemplo de tal fenômeno, pois reivindica o acesso à moradias dignas para toda a população. Além de protestos, sua atuação ocorre pela ocupação de imóveis em situação de irregularidade pressionando as autoridades por políticas públicas mais inclusivas e abrangentes nesse setor.