Logo UNICAMP

Questão 6 Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Movimentos Sociais (Sociologia) Urbanização brasileira

Os movimentos sociais não são fenômenos de agregação de indivíduos movidos por ações irracionais; pelo contrário, mobilizam estratégias e ações racionais para atingir objetivos previamente estabelecidos. Movimentos sociais objetivam transformações sociais significativas e, por isso, conflitos sociais decorrem das distintas concepções sobre direitos sociais, civis e políticos, nunca excluindo os conflitos de classe. É pouco provável que no mundo atual, em sociedades urbanizadas e industrializadas, não se coloquem movimentos sociais ativos.

(Adaptado de “A sociologia de Alain Touraine”. Revista Lua Nova, São Paulo, n. 106, jan./abr. 2019.)


Com base no texto e em seus conhecimentos, responda às questões.

a) O que são movimentos sociais e por que suas ações ensejam conflitos sociais?

b) Dê um exemplo de movimento social organizado no meio urbano brasileiro e comente uma de suas reinvindicações.



Resolução

a) Movimentos sociais são grupos de ações coletivas organizadas que objetivam uma atuação política junto a esferas sociais a fim de reivindicar direitos e transformar determinados aspectos da sociedade. A realidade contraditória das diferentes classes e agentes políticos que compõem a sociedade capitalista contemporânea gera tensões entre a ação dessas coletividades e consolidação de dinâmicas sociais, políticas e econômicas de agentes públicos e privados favorecidos pela realidade vigente. No caso dos movimentos sociais urbanos, observam-se questionamentos da ação dos agentes públicos na distribuição de equipamentos de consumo coletivo nas cidades e do acesso à qualidade de vida urbana por meio do acesso à moradia e serviços adequados à população.

b) O Movimento Passe Livre (MPL), caracterizado pela luta por um transporte público democratizado e universalizado no âmbito de grandes centros urbanos, é um exemplo de movimento social urbano que reivindica tarifas menores para transporte coletivo.

Também o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) é exemplo de tal fenômeno, pois reivindica o acesso à moradias dignas para toda a população. Além de protestos, sua atuação ocorre pela ocupação de imóveis em situação de irregularidade pressionando as autoridades por políticas públicas mais inclusivas e abrangentes nesse setor.