Logo UNICAMP

Questão 5 Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Industrialização Tecnologia e Sociedade

O atual avanço tecnológico permite produzir robôs de tamanho manejável e facilmente incorporados às estruturas produtivas ou à prestação de serviços. Em 2015, o custo de um robô soldador era de 8 dólares por hora, o equivalente ao custo da mão de obra para o mesmo trabalho no Brasil.

(Adaptado de CEPAL, La ineficiencia de la desigualdad, Santiago, 2018. p. 148. Disponível https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/43442/6/S1800059_es.pdf. Acessado em 15/09/2019.)


a) Qual era relação entre o custo da mão de obra e a localização das indústrias transnacionais na segunda metade do século XX? Como a robótica poderá alterar essa relação?

b) Considerando a atual situação de desigualdade social do México e do Brasil, indique duas possíveis consequências do uso intensivo dessa nova tecnologia.



Resolução

a) O custo mais baixo da mão de obra foi um dos principais fatores locacionais para a expansão das transnacionais na segunda metade do século XX. Grandes empresas estadunidenses, europeias e japonesas se expandiram para países emergentes como Brasil e México em busca de mão de obra mais barata. 

Com a redução cada vez maior do custo de um robô soldador nos próximos anos o custo da mão de obra humana deixa de ser relevante para a localização das transnacionais, fazendo com que a inovação tecnológica e a maior qualificação da mão de obra sejam importantes nesse novo processo de localização industrial.

b) Brasil e México são países com grande desigualdade social e por isso o uso intensivo de tecnologia como a robótica pode aumentar ainda mais essa desigualdade por causa do desemprego estrutural causado pelo uso de robôs. A baixa qualificação da mão de obra nesses países também é um fator de desigualdade por causar a exclusão desses trabalhadores desqualificados e pela impossibilidade da utilização dessa mão de obra diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente.