Logo UNICAMP

Questão 2 Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 2

Recursos Minerais Conflitos na África

O tântalo (Ta) é um elemento metálico encontrado em baixíssima concentração na crosta terrestre. É o “rei” da era digital, pois seu uso em capacitores tem contribuído para a miniaturização de circuitos eletrônicos. Em Bandulu, no leste do Congo, onde as minas de coltan (columbita-tantalita) são abundantes, existe um único painel solar para carregar os celulares, e os poucos que existem não são smartphones. A exploração de coltan não é ordenada, uniforme ou pacífica. Analistas da geopolítica contemporânea o consideram a estrela dos “minerais de sangue”.

(Adaptado de Gemma Parellada, Viagem ao berço do coltan, o coração dos smartphones. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/internacional/1455896992_924219.html. Acessado em 20/09/2019.)


a) Que país colonizou a atual República Democrática do Congo? Em que período se deu a independência desse país africano?

b) Explique por que não há smartphones na região do Congo referida, e por que o coltan é considerado um dos “minerais de sangue”.



Resolução

a) O país que colonizou a República Democrática do Congo foi a Bélgica no contexto da Partilha da África na Conferência de Berlim em 1885. Nessa conferência os europeus dividiram o continente africano entre eles para a exploração de matérias primas para abastecer as indústrias europeias. Esse processo gerou as chamadas fronteiras artificiais estabelecidas pelos europeus na África que, não respeitando as fronteiras étnicas do continente, causam conflitos até hoje.

A independência do país se deu em 1960 no contexto do processo de descolonização do continente africano após a II Guerra Mundial. Com a destruição da Europa na guerra, movimentos pela independência na África se intensificaram e promoveram uma "onda" de independência na década de 60.

b) As condições sociais na RDC são péssimas. O país se encontra nos últimos lugares da lista do IDH com elevadas taxas de analfabetismo, subnutrição e mortalidade infantil. Em contrapartida o país possui as maiores reservas de coltan do planeta (75%-estimativa), mineral fundamental nos produtos eletrônicos da era digital. A exploração é realizada por milhares de mineiros pobres em uma região marcada por graves conflitos na maior parte dos últimos 20 anos, as principais vítimas são os civis e o país apresenta um dos maiores números de deslocados do mundo, daí porque o coltan é considerado um "mineral de sangue".