Logo UNICAMP

Questão 4 Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Tipos de relevo Classificação do relevo brasileiro

O território brasileiro apresenta uma grande diversidade de formas de relevo. Elas estão agrupadas em grandes compartimentos identificados como planícies, depressões, tabuleiros, chapadas, patamares, planaltos e serras. A figura abaixo indica a espacialização de três desses compartimentos.

Considerando a figura acima e seus conhecimentos sobre o relevo brasileiro, responda às questões.
 
a) Aponte uma semelhança e uma diferença entre as chapadas e os tabuleiros.
b) Qual a importância da Serra do Espinhaço para o setor de mineração do Brasil? Em que estrutura geológica esse compartimento está situado?
 
 



Resolução

a) Tanto chapadas quanto tabuleiros são subformas de relevo que se desenvolvem em estruturas geológicas predominantemente sedimentares e possuem superfícies aplainadas (platôs) limitadas por vertentes íngremes fortemente erodidas pelos agentes intempéricos (escarpas).

A diferença entre esses compartimentos geomorfológicos é que as chapadas possuem altitude média maior (normalmente maior do que 600m), pois estão associadas a planaltos sedimentares localizados no interior do território. Já os tabuleiros desenvolvem próximo a regiões costeiras e planícies litorâneas com altitude média baixa (menor que 200m).

b) A Serra do Espinhaço é uma forma de relevo situada nos Planaltos e Serras de Atlântico Leste-Sudeste (ROSS, 1990)¹, macrocompartimento de relevo que possui embasamento geológico de origem cristalina, ou seja, formado predominantemente por uma estrutura antiga e relativamente estável de rochas de origem ígnea e metamórfica. Tal estrutura está associada à ocorrência de minérios metálicos e, nesse contexto, destaca-se a área do Quadrilátero Ferrífero, maior província mineralógica do Brasil no qual destaca-se a exploração do minério de ferro.

 

1 - ROSS, Jurandir Luciano Sanches. Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. Sao Paulo: Contexto, 1990. 85p