Logo FUVEST

Fuvest 2021 - 2ª fase - dia 2


Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Industrialização na Ásia Redes de transporte mundial

Considerado um dos programas de infraestrutura mais ambiciosos já concebidos, a Nova Rota da Seda chinesa foi anunciada pelo presidente Xi Jinping, em 2013. O programa inclui diversos projetos de desenvolvimento e investimento e envolve regiões da Ásia, Europa, África e América Latina. Lauren Johnston, pesquisadora da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, acredita que a maioria dos acordos de investimento da Nova Rota da Seda tem beneficiado as partes envolvidas. "Para os governos que precisam de acesso ao financiamento, seja para novas infraestruturas ou para o desenvolvimento social, os benefícios continuam superando os custos potenciais".

BBC News Brasil: https://www.bbc.com/. Adaptado.

 

Custos dos projetos que integram a Nova Rota da Seda chinesa

Projeto Custo* Descrição
1 - Ferrovia Londres ND Linha cargueira entre China e Inglaterra.
2 - Ferrovia Laos 5,9 Transporte de passageiros em trens de alta velocidade.
3 - Túnel Uzbequistão 1,9 Túnel mais longo da Ásia Central conectado à malha ferroviária.
4 - Ferrovia Rússia 16,7 Trens de passageiros conectando Moscou a Pequim.
5 - Ferrovia Tailândia 12,0 Transporte de passageiros entre China e Tailândia.
6 - Corredor de Dutos da Ásia Central 7,3 Gasodutos do Cazaquistão para a China.
7 - Corredor de Infraestrutura - Paquistão 54,0 Rodovias, ferrovias, gasodutos, oleodutos e redes de telefonia e internet até a Caxemira.
8 - Ferrovia Etiópia - Djibuti 4,0 Ferrovia projetada para cargas e passageiros.
9 - Ferrovia Budapeste - Belgrado 2,9 Primeiro trecho de trajeto que deverá chegar a Atenas.

*Em bilhões de dólares (US$) / ND = Não Divulgado

Disponível em https://super.abril.com.br/. Adaptado.

A partir dos elementos apresentados, responda:

a) O que foi, originalmente, a chamada Rota da Seda?

b) Cite e explique um objetivo econômico da China com a implementação desse projeto.

c) Explique um impacto econômico negativo e um impacto social positivo em apenas um dos seguintes projetos: 2- Ferrovia Laos; 7- Corredor de Infraestrutura - Paquistão; 8- Ferrovia Etiópia - Djibuti.



Resolução

a) A Rota da Seda consistiu no conjunto de rotas comerciais que conectavam o mundo Oriental ao Ocidental e foram sistematicamente utilizadas a partir do século 3 a.C por iniciativa de Gaozu de Han, líder de uma das maiores dinastias chinesas que já existiu. O comércio intenso de seda, produto feito na época notadamente pelos chineses, conferiu não somente nome aos trajetos utilizados para tais deslocamentos, mas também marcou relações de compra e venda de tecidos (mercadoria altamente valorizada na antiguidade) e outras mercadorias entre povos de diferentes etnias da China (dinastias Han, Wei e Jin), Ásia Central (povos nômades), Oriente Médio (Império Persa) e áreas da Europa (Império Romano). O mapa abaixo apresenta o principal vetor dos trajetos comerciais de tecidos e seda utilizados naquele período:

Antiga Rota da Seda. Disponível em: https://www.coladaweb.com/historia/china-antiga

b) A Nova Rota da Seda ou Iniciativa Cinturão e Rota, conhecida em inglês como One Belt One Road ou Belt and Road Initiative, consiste em um megaprojeto de logística e infraestrutura continental e marítima abrangente a partir do qual o governo chinês deseja ampliar seu alcance comercial e estabelecer áreas de forte influência econômica em cerca de 130 países. Para tanto, a China tem investido aproximadamente 1 trilhão de dólares na construção e modernização de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, gasodutos e oleodutos que conferem ainda mais domínio territorial e alcance geopolítico e econômico à potência emergente da Ásia. Dessa forma, os principais objetivos do 'Dragão Asiático' são: garantir fornecimento de matérias-primas como minérios para sua gigantesca indústria; dominar mercados consumidores em ascensão em países emergentes e consolidar novas parcerias comerciais aumentando sua competitividade internacional. A seguir, um mapa que demonstra tal iniciativa:

c) O candidato deveria escolher somente um entre os 3 projetos destacados abaixo.

2 - Ferrovia Laos: um impacto econômico negativo de tal projeto, que conecta a capital de Laos (Vienciana ou Vientiane) à cidade de Kunming no sul da China ao longo de 415km, é o seu custo ao governo local, estimado em 6 bilhões de dólares, o que representa 40% do PIB do país, que é bastante pobre, localizado no Sudeste Asiático. Um impacto social positivo é que tal projeto tende a melhorar o transporte público de passageiros em Laos trazendo benefícios no médio/longo prazo.

Ferrovia China-Laos. Disponível em: https://www.travelchinaguide.com/china-trains/laos/

7 - Corredor de Infraestrutura Paquistão: o impacto negativo do projeto conhecido como Corredor Econômico China-Paquistão (CECP) é o endividamento do país que, segundo dados dos próprios governos, terá que arcar com cerca de 62 bilhões de dólares em financiamentos obtidos junto à própria China. Um impacto positivo é a geração de empregos e desenvolvimento de cidades outrora pouco atrativas devido à ausência de infraestruturas em áreas do interior paquistanês.

Corredor Econômico China-Paquistão (CECP). Disponível em: https://www.chinalinktrading.com/blog/corredor-economico-china-paquistao/

8 - Ferrovia Etiópia-Djibuti: impacto econômico negativo é o endividamento elevadíssimo dos países envolvidos e a dificuldade em honrar pagamentos de juros das dívidas associadas à construção das infraestruturas. Os impactos positivos são a geração temporária de empregos, melhor transporte de passageiros e possibilidade de reverter parte dos investimentos em melhorias das condições de vida da população desses dois países africanos.

Ferrovia Etiópia-Djibuti. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2019/01/30/crescimento-demoeconomico-da-etiopia-a-china-da-africa-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Problemas sociais urbanos Urbanização brasileira

Observação: Cada setor censitário possui de 250 a 350 domicílios.

Censo IBGE 2010 e Google Earth 2020. Adaptado.

 

A imagem e os mapas mostram diferenças na ocupação do espaço urbano em uma área da cidade de São Paulo, cujos limites estão destacados em laranja.

a) Baseado nos pontos cardeais, onde ocorre a maior concentração de domicílios na área destacada?

b) Explique por que no mapa prismático há uma grande área rebaixada (em vermelho), enquanto uma pequena área ao sul caracteriza-se como uma forma elevada (em azul).

c) Cite dois problemas de infraestrutura urbana presentes nas áreas representadas em vermelho.



Resolução

a)  A maior concentração de domicílios na área destacada ocorre na região de Paraisópolis, que apresenta cor vermelha nos mapas e está localizada na porção Oeste (considerando a orientação dos pontos cardeais). Pode-se perceber pela imagem de satélite que essa área apresenta maior concentração de domicílios, que estão muito mais próximos, sem um arruamento e disposição das construções de forma clara e sem áreas verdes como as áreas do entorno.

b) O mapa prismático apresenta como principal característica o efeito em três dimensões, tornando proporcional ao volume de cada área do mapa a informação de renda correspondente na legenda. As mais baixas rendas, em vermelho (200 a 2700) estão no patamar mais baixo desse mapa, produzindo um efeito de “rebaixamento”. As outras cores correspondem a patamares mais altos de renda, aumentando o volume de cada bloco até apresentar a mais alta elevação na categoria azul, das mais altas rendas (10.200 a 12.500),  formando uma alta concentração de renda em um pequeno espaço no pequeno bloco azul situado a sudeste da área vermelha.

c) A área destacada em vermelho, Paraisópolis, é considerada uma das maiores favelas do Brasil e a denominação apresenta distinções de uso e pode ser também chamada de aglomerados subnormais. Essas áreas apresentam como principais problemas de infraestrutura urbana:
- Transporte: há, muitas vezes, dificuldade de locomoção, já que o arruamento não respeita os espaços para automóveis, dificultando também a entrega de mercadorias e recebimento de cartas. Além disso, são áreas com menor oferta de transporte coletivo e, considerando-se a cidade como um todo, desprovidas de serviços de qualidade nesse setor.
- Moradia: em geral são autoconstruções, com pouca assessoria técnica e muitas vezes em áreas irregulares, que podem sofrer com enchentes ou deslizamentos de terra, sendo que muitas delas são de madeira, com problemas térmicos e acústicos.
- Água e esgoto: comprometido pela estruturação dos bairros, que muitas vezes lançam esgoto ao céu aberto e não apresentam regularidade no abastecimento de água.
- Educação e saúde: são áreas que apresentam menor quantidade de escolas, postos de saúde e muitas vezes ficam longe de grandes hospitais, sendo então áreas com carência desses serviços de infraestrutura social, que precisam ser buscados em bairros ao redor ou até em áreas mais distantes na cidade.

 

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Impactos ambientais (Vegetação) Efeito estufa e aquecimento global Eras geológicas

Para diversos cientistas da atualidade, as modificações provocadas no planeta pelas atividades humanas nos últimos séculos são irreversíveis e justificariam a criação de um novo tempo geológico, denominado Antropoceno. Neste, haveria mudanças significativas na superfície, na atmosfera, na quantidade e na distribuição dos seres vivos no globo. No entanto, ao longo da história geológica da Terra, em especial no Fanerozoico, já ocorreram grandes reduções do número de espécies em episódios chamados de extinções em massa. Um desses episódios, por exemplo, ocorreu no final da Era Mesozoica, há 65 milhões de anos, e fez desaparecer os dinossauros.

Luiz Eduardo Anelli. O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil. 2010. Adaptado.

a) Na figura da Folha de Respostas, indique por meio de um círculo o pico de extinção dos dinossauros.

b) Cite duas condições naturais adversas à vida que poderiam levar a extinções em massa no planeta conforme demonstrado no gráfico.

c) Explique uma evidência na superfície terrestre e uma na atmosfera que colabora para a proposição do Antropoceno como um novo tempo geológico.

 

Imagem do caderno de respostas:



Resolução

O círculo deve ser apontado na área correspondente a 65 milhões de anos atrás (correspondente ao fim da era Mesozoica), onde podemos observar uma enorme elevação dos dados no gráfico representativa da extinção dos dinossauros.

b) As extinções apresentam relação direta com alguma grande modificação ambiental que leva ao desaparecimento massivo de espécies. Algumas dessas condições podem ser:

- efeitos desencadeados pela queda de cometas ou grandes asteroides;
- aumento da quantidade de material particulado na atmosfera e a diminuição da incidência de luz solar na superfície provocada pelo aumento de erupções vulcânicas;
- mudanças climáticas radicais, aumento ou diminuição de temperatura (eras glaciais ou aquecimento global);
- mudanças nas condições de oxigênio na atmosfera e oceanos.

c) Evidências na superfície terrestre: desmatamento, exploração mineral, poluição, desertificação, degradação de solos, transformações espaciais críticas para o meio ambiente. 

Após as revoluções industriais há uma enorme aceleração nos processos de exploração e transformação de recursos naturais, fazendo que haja um aumento acelerado no desmatamento de áreas naturais, que podem provocar alterações climáticas e resulta na perda da biodiversidade. As atividades de desmatamento muitas vezes ocorrem junto a exploração mineral predatória, que provoca a abertura de grandes valas ao céu aberto que provocam a contaminação dos rios com metais pesados e o aumento no assoreamento dos rios. Essa aceleração das transformações espaciais tem provocado a perda massiva de espécies, o que comprova a existência dessa nova era geológica chamada Antropoceno, em que o ser humano é o principal agente transformador das paisagens terrestres.

Evidências atmosféricas: mudanças de temperatura, aumento na concentração de CO2, metano e outros gases estufa (que aborvem grande quantidade de energia na atmosfera).

O aquecimento global está diretamente relacionado ao aumento da concentração de CO2 e outros gases de efeito estufa na atmosfera, através da queima de combustíveis fósseis (principalmente, carvão, e derivados do petróleo) nos últimos três séculos. O aumento de áreas de pastagem em detrimento das vegetações naturais aumenta os rebanhos e a aceleração de concentração de metano e outros gases estufa. Essa grande concentração provoca o aumento de temperatura em nível global, o que pode provocar grandes extinções, evidenciando a era geológica do Antropoceno.

Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fontes alternativas de Energia

Agosto de 2020 mostrou-se favorável à geração de energia eólica no Brasil. Em uma mesma semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico registrou três recordes de geração média de energia e, no dia 6 de agosto, os sistemas chegaram a produzir 9.049 MWmedEste montante é suficiente para abastecer 94,4% da demanda elétrica de todos os estados da região Nordeste.

Disponível em http://www.ons.org.br/Paginas/Noticias/. Adaptado.

Sobre a produção de energia eólica, responda:

a) Cite qual é o elemento do clima que dá origem à energia eólica.

b) Explique um aspecto ambiental positivo e um negativo associado à produção de energia eólica.

c) Explique um impacto social positivo e um negativo associado à produção de energia eólica.



Resolução

a) O clima, que consiste em um padrão de condições atmosféricas ao longo de um período de no mínimo 30 anos, possui três elementos: a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica. O elemento que origina a possibilidade de utilização dos ventos como fonte de energia (energia eólica) é a pressão atmosférica, pois as diferenças de pressão entre diferentes porções da atmosfera produzem os ventos.

b) A produção de energia elétrica a partir da energia eólica não emite gases poluentes, ou seja, consiste em uma fonte de geração de energia limpa do ponto de vista atmosférico e que não colabora para o fenômeno do aquecimento global, relacionado, por exemplo, à queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, petróleo e gás natural. Como exemplo de impacto negativo as usinas eólicas podem alterar a paisagem local e afetar o trajeto migratório de espécies de aves nas regiões em que são instaladas, sendo responsáveis, inclusive, pela morte de vários pássaros.

c) Como impacto socioeconômico positivo destaca-se a oportunidade de geração de empregos nos municípios e regiões que abrangem a produção e distribuição de energia elétrica associada às usinas eólicas. Em relação a impactos negativos, pode-se apontar a baixa remuneração indenizatória, vinculada à desapropriação de terrenos para construção de parques eólicos e a poluição sonora associada aos ruídos dos ventiladores eólicos.

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Domínios Morfoclimáticos Biomas Brasileiros

Leia o texto e observe o mapa.

Nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão, algumas áreas classificadas como Cerrado são, na verdade, partes da Floresta Amazônica. Em outras, ocorre o inverso. Há, ainda, blocos de mata que são uma combinação dos dois tipos de vegetação. Utilizando imagens de satélite atuais, pesquisadores examinaram uma área de 613 mil km2 e reconheceram que a diversidade de formas de vegetação na região dificulta diferenciar Amazônia de Cerrado. Mostraram também que o limite é mais sinuoso e complexo do que os definidos anteriormente entre 1970 e 1985. Como resultado, identificaram-se 151 áreas de Cerrado em áreas anteriormente classificadas como Amazônia e 152.182 km2 de áreas de transição, principalmente no Cerrado. Essas áreas de transição, com os dois tipos de vegetação, podem se estender por até 250 quilômetros de um lado ou de outro da linha atual.

Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/. Adaptado.

Acerca do texto e do mapa, responda:

a) Qual o conceito biogeográfico que caracteriza as áreas de transição entre dois biomas?

b) Explique como essa transição complexa pode ter impactado as áreas a serem preservadas na floresta Amazônica. Dê um exmplo.

c) Os limites entre os biomas brasileiros, vistos a partir dos mapas produzidos entre 1970 e 1985, apresentam diferenças quando comparados com a cartografia dos limites atuais. Descreva a tecnologia utilizada em cada um dos momentos para a produção cartográfica.



Resolução

a) O conceito a que se refere as áreas de transição é ecótono, ideia bastante difundida a partir dos estudos do geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber que consolidou a teoria dos domínios morfoclimáticos brasileiros, grandes conjuntos paisagísticos que expressam características naturais no território. Segundo ele, um ecótono expressa a complexidade da paisagem e das interações ecossistêmicas de diferentes domínios morfoclimáticos, sendo área de grande importância ecológica para reprodução de espécies da fauna e da flora.

b) Essa transição complexa, faixa vegetacional que abrange formações tanto de floresta amazônica quanto de cerrado, dificulta a aplicação da lei no que diz respeito à delimitação de áreas de preservação de vegetação natural. Segundo a Lei de Proteção de Vegetação de Mata Nativa (Lei 12.651/2012), em áreas da Amazônia devem ser preservadas 80% da mata nativa, mesmo daquelas que estejam em terrenos privados; já no cerrado, o montante que deve ser preservado é de 35% e no caso de vegetação de campos (presente em algumas áreas de cerrado) é de apenas 20%. Dessa forma, as faixas de transição complexa representam um problema, pois o avanço de atividades agropecuárias e mineradoras nessas áreas pode causar maior degradação da paisagem e afetar todo o ecótono, incluindo áreas de floresta amazônica.

c) Entre 1970 e 1985, as principais técnicas utilizadas para produção de mapas eram a aerofotogrametria (imagens aéreas capturadas por câmeras fotográficas acopladas a aviões tripulados), radares (que permitia captação de espectros minerais emitidos a partir das estruturas rochosas e dos solos) e observações de campo com uso de bússolas. Atualmente, tecnologias como GPS, sensoriamento remoto (uso de imagens de satélite), monitoramento aéreo por meio de drones e cartografia computacional permitem a criação de mapas mais precisos e com maior detalhamento dos aspectos a serem retratados.

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Teorias demográficas Conceitos demográficos básicos

O crescimento populacional a partir da década de 1950, no entender da teoria _____________, determinaria a existência de uma população excedente às possibilidades do desenvolvimento econômico nos países do 3º Mundo e, assim, explicaria seu subdesenvolvimento. Ficavam evidentes o receio de comprometer os recursos naturais mundiais e a pressão e ameaça política representadas por essa população excedente. Nessa teoria estava presente o pavor da prolificidade de ‘raças inferiores’.

Amélia Damiani. População e Geografia, 1991. Adaptado.

A partir do excerto,

a) preencha, na Folha de Respostas, qual palavra denomina a teoria.

b) explique dois argumentos que contrariam a teoria citada.

c) cite e explique uma política social influenciada por essa teoria.

 

Complemento do caderno de respostas:

a) Teoria _______________________________________.



Resolução

a) A teoria é a Neomalthusiana. Trata-se de uma teoria populacional, decorrente diretamente das ideias de Thomas Malthus, que elaborou no século XIX o Malthusianismo. Sua ideia principal estabelece que os alimentos cresceriam em progressão aritmética e as populações em progressão geométrica, resultando em falta de alimentos e recursos e queda da qualidade de vida, propondo uma série de medidas de controle populacional a fim de sanar tais problemas sociais. Na segunda metade do século XX, há o movimento neomalthusiano, reelaborando conceitos da antiga teoria malthusiana aplicada a enorme explosão demográfica após a segunda Guerra Mundial. Dessa forma, os neomalthusianos acreditam que o controle populacional pode colaborar no combate ao subdesenvolvimento diminuindo os problemas socioeconômicos contemporâneos.

b) Uma crítica realizada sobre essa teoria é que ela não apresenta uma melhor análise sobre os efeitos do progresso tecnológico, mas sim um viés político claro de controle populacional e propaga um alarmismo em relação ao crescimento populacional que não pode ser verificado na realidade. A tecnologia evoluiu e conseguiu auxiliar na redução dos impactos negativos do crescimento demográfico, tal como a criação e popularização de vacinas e a criação de métodos contraceptivos novos, além de haver uma enorme facilitação e aumento da produção de alimentos na segunda metade do século XX com o aumento da mecanização, da adubação e da abertura de novas áreas de agropecuária.

c) As políticas sociais influenciadas por essa teoria passam pela ideia de controle populacional, que pode ser realizado principalmente pela abstinência sexual, casamentos tardios e métodos contraceptivos. Os métodos contraceptivos foram amplamente adotados como política de Estado a partir da segunda metade do século XX, seja pelo incentivo do uso de pílulas anticoncepcionais pelas mulheres, ou pela difusão de preservativos, que são amplamente distribuídos em muitos países. Há também o exemplo da China, país que estabelecia uma política rigorosa de controle de natalidade desde o fim da década de 1970 (política do filho único) e que a flexibilizou recentemente por questões econômicas (oferta de mão de obra futura)..