Logo FUVEST

Questão 4 Fuvest 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Fontes alternativas de Energia

Agosto de 2020 mostrou-se favorável à geração de energia eólica no Brasil. Em uma mesma semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico registrou três recordes de geração média de energia e, no dia 6 de agosto, os sistemas chegaram a produzir 9.049 MWmedEste montante é suficiente para abastecer 94,4% da demanda elétrica de todos os estados da região Nordeste.

Disponível em http://www.ons.org.br/Paginas/Noticias/. Adaptado.

Sobre a produção de energia eólica, responda:

a) Cite qual é o elemento do clima que dá origem à energia eólica.

b) Explique um aspecto ambiental positivo e um negativo associado à produção de energia eólica.

c) Explique um impacto social positivo e um negativo associado à produção de energia eólica.



Resolução

a) O clima, que consiste em um padrão de condições atmosféricas ao longo de um período de no mínimo 30 anos, possui três elementos: a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica. O elemento que origina a possibilidade de utilização dos ventos como fonte de energia (energia eólica) é a pressão atmosférica, pois as diferenças de pressão entre diferentes porções da atmosfera produzem os ventos.

b) A produção de energia elétrica a partir da energia eólica não emite gases poluentes, ou seja, consiste em uma fonte de geração de energia limpa do ponto de vista atmosférico e que não colabora para o fenômeno do aquecimento global, relacionado, por exemplo, à queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, petróleo e gás natural. Como exemplo de impacto negativo as usinas eólicas podem alterar a paisagem local e afetar o trajeto migratório de espécies de aves nas regiões em que são instaladas, sendo responsáveis, inclusive, pela morte de vários pássaros.

c) Como impacto socioeconômico positivo destaca-se a oportunidade de geração de empregos nos municípios e regiões que abrangem a produção e distribuição de energia elétrica associada às usinas eólicas. Em relação a impactos negativos, pode-se apontar a baixa remuneração indenizatória, vinculada à desapropriação de terrenos para construção de parques eólicos e a poluição sonora associada aos ruídos dos ventiladores eólicos.