Logo FUVEST

Questão 2 Fuvest 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 2

Problemas sociais urbanos Urbanização brasileira

Observação: Cada setor censitário possui de 250 a 350 domicílios.

Censo IBGE 2010 e Google Earth 2020. Adaptado.

 

A imagem e os mapas mostram diferenças na ocupação do espaço urbano em uma área da cidade de São Paulo, cujos limites estão destacados em laranja.

a) Baseado nos pontos cardeais, onde ocorre a maior concentração de domicílios na área destacada?

b) Explique por que no mapa prismático há uma grande área rebaixada (em vermelho), enquanto uma pequena área ao sul caracteriza-se como uma forma elevada (em azul).

c) Cite dois problemas de infraestrutura urbana presentes nas áreas representadas em vermelho.



Resolução

a)  A maior concentração de domicílios na área destacada ocorre na região de Paraisópolis, que apresenta cor vermelha nos mapas e está localizada na porção Oeste (considerando a orientação dos pontos cardeais). Pode-se perceber pela imagem de satélite que essa área apresenta maior concentração de domicílios, que estão muito mais próximos, sem um arruamento e disposição das construções de forma clara e sem áreas verdes como as áreas do entorno.

b) O mapa prismático apresenta como principal característica o efeito em três dimensões, tornando proporcional ao volume de cada área do mapa a informação de renda correspondente na legenda. As mais baixas rendas, em vermelho (200 a 2700) estão no patamar mais baixo desse mapa, produzindo um efeito de “rebaixamento”. As outras cores correspondem a patamares mais altos de renda, aumentando o volume de cada bloco até apresentar a mais alta elevação na categoria azul, das mais altas rendas (10.200 a 12.500),  formando uma alta concentração de renda em um pequeno espaço no pequeno bloco azul situado a sudeste da área vermelha.

c) A área destacada em vermelho, Paraisópolis, é considerada uma das maiores favelas do Brasil e a denominação apresenta distinções de uso e pode ser também chamada de aglomerados subnormais. Essas áreas apresentam como principais problemas de infraestrutura urbana:
- Transporte: há, muitas vezes, dificuldade de locomoção, já que o arruamento não respeita os espaços para automóveis, dificultando também a entrega de mercadorias e recebimento de cartas. Além disso, são áreas com menor oferta de transporte coletivo e, considerando-se a cidade como um todo, desprovidas de serviços de qualidade nesse setor.
- Moradia: em geral são autoconstruções, com pouca assessoria técnica e muitas vezes em áreas irregulares, que podem sofrer com enchentes ou deslizamentos de terra, sendo que muitas delas são de madeira, com problemas térmicos e acústicos.
- Água e esgoto: comprometido pela estruturação dos bairros, que muitas vezes lançam esgoto ao céu aberto e não apresentam regularidade no abastecimento de água.
- Educação e saúde: são áreas que apresentam menor quantidade de escolas, postos de saúde e muitas vezes ficam longe de grandes hospitais, sendo então áreas com carência desses serviços de infraestrutura social, que precisam ser buscados em bairros ao redor ou até em áreas mais distantes na cidade.