Logo FUVEST

Questão 6 Fuvest 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Teorias demográficas Conceitos demográficos básicos

O crescimento populacional a partir da década de 1950, no entender da teoria _____________, determinaria a existência de uma população excedente às possibilidades do desenvolvimento econômico nos países do 3º Mundo e, assim, explicaria seu subdesenvolvimento. Ficavam evidentes o receio de comprometer os recursos naturais mundiais e a pressão e ameaça política representadas por essa população excedente. Nessa teoria estava presente o pavor da prolificidade de ‘raças inferiores’.

Amélia Damiani. População e Geografia, 1991. Adaptado.

A partir do excerto,

a) preencha, na Folha de Respostas, qual palavra denomina a teoria.

b) explique dois argumentos que contrariam a teoria citada.

c) cite e explique uma política social influenciada por essa teoria.

 

Complemento do caderno de respostas:

a) Teoria _______________________________________.



Resolução

a) A teoria é a Neomalthusiana. Trata-se de uma teoria populacional, decorrente diretamente das ideias de Thomas Malthus, que elaborou no século XIX o Malthusianismo. Sua ideia principal estabelece que os alimentos cresceriam em progressão aritmética e as populações em progressão geométrica, resultando em falta de alimentos e recursos e queda da qualidade de vida, propondo uma série de medidas de controle populacional a fim de sanar tais problemas sociais. Na segunda metade do século XX, há o movimento neomalthusiano, reelaborando conceitos da antiga teoria malthusiana aplicada a enorme explosão demográfica após a segunda Guerra Mundial. Dessa forma, os neomalthusianos acreditam que o controle populacional pode colaborar no combate ao subdesenvolvimento diminuindo os problemas socioeconômicos contemporâneos.

b) Uma crítica realizada sobre essa teoria é que ela não apresenta uma melhor análise sobre os efeitos do progresso tecnológico, mas sim um viés político claro de controle populacional e propaga um alarmismo em relação ao crescimento populacional que não pode ser verificado na realidade. A tecnologia evoluiu e conseguiu auxiliar na redução dos impactos negativos do crescimento demográfico, tal como a criação e popularização de vacinas e a criação de métodos contraceptivos novos, além de haver uma enorme facilitação e aumento da produção de alimentos na segunda metade do século XX com o aumento da mecanização, da adubação e da abertura de novas áreas de agropecuária.

c) As políticas sociais influenciadas por essa teoria passam pela ideia de controle populacional, que pode ser realizado principalmente pela abstinência sexual, casamentos tardios e métodos contraceptivos. Os métodos contraceptivos foram amplamente adotados como política de Estado a partir da segunda metade do século XX, seja pelo incentivo do uso de pílulas anticoncepcionais pelas mulheres, ou pela difusão de preservativos, que são amplamente distribuídos em muitos países. Há também o exemplo da China, país que estabelecia uma política rigorosa de controle de natalidade desde o fim da década de 1970 (política do filho único) e que a flexibilizou recentemente por questões econômicas (oferta de mão de obra futura)..