Logo FUVEST

Questão 1 Fuvest 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Industrialização na Ásia Redes de transporte mundial

Considerado um dos programas de infraestrutura mais ambiciosos já concebidos, a Nova Rota da Seda chinesa foi anunciada pelo presidente Xi Jinping, em 2013. O programa inclui diversos projetos de desenvolvimento e investimento e envolve regiões da Ásia, Europa, África e América Latina. Lauren Johnston, pesquisadora da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, acredita que a maioria dos acordos de investimento da Nova Rota da Seda tem beneficiado as partes envolvidas. "Para os governos que precisam de acesso ao financiamento, seja para novas infraestruturas ou para o desenvolvimento social, os benefícios continuam superando os custos potenciais".

BBC News Brasil: https://www.bbc.com/. Adaptado.

 

Custos dos projetos que integram a Nova Rota da Seda chinesa

Projeto Custo* Descrição
1 - Ferrovia Londres ND Linha cargueira entre China e Inglaterra.
2 - Ferrovia Laos 5,9 Transporte de passageiros em trens de alta velocidade.
3 - Túnel Uzbequistão 1,9 Túnel mais longo da Ásia Central conectado à malha ferroviária.
4 - Ferrovia Rússia 16,7 Trens de passageiros conectando Moscou a Pequim.
5 - Ferrovia Tailândia 12,0 Transporte de passageiros entre China e Tailândia.
6 - Corredor de Dutos da Ásia Central 7,3 Gasodutos do Cazaquistão para a China.
7 - Corredor de Infraestrutura - Paquistão 54,0 Rodovias, ferrovias, gasodutos, oleodutos e redes de telefonia e internet até a Caxemira.
8 - Ferrovia Etiópia - Djibuti 4,0 Ferrovia projetada para cargas e passageiros.
9 - Ferrovia Budapeste - Belgrado 2,9 Primeiro trecho de trajeto que deverá chegar a Atenas.

*Em bilhões de dólares (US$) / ND = Não Divulgado

Disponível em https://super.abril.com.br/. Adaptado.

A partir dos elementos apresentados, responda:

a) O que foi, originalmente, a chamada Rota da Seda?

b) Cite e explique um objetivo econômico da China com a implementação desse projeto.

c) Explique um impacto econômico negativo e um impacto social positivo em apenas um dos seguintes projetos: 2- Ferrovia Laos; 7- Corredor de Infraestrutura - Paquistão; 8- Ferrovia Etiópia - Djibuti.



Resolução

a) A Rota da Seda consistiu no conjunto de rotas comerciais que conectavam o mundo Oriental ao Ocidental e foram sistematicamente utilizadas a partir do século 3 a.C por iniciativa de Gaozu de Han, líder de uma das maiores dinastias chinesas que já existiu. O comércio intenso de seda, produto feito na época notadamente pelos chineses, conferiu não somente nome aos trajetos utilizados para tais deslocamentos, mas também marcou relações de compra e venda de tecidos (mercadoria altamente valorizada na antiguidade) e outras mercadorias entre povos de diferentes etnias da China (dinastias Han, Wei e Jin), Ásia Central (povos nômades), Oriente Médio (Império Persa) e áreas da Europa (Império Romano). O mapa abaixo apresenta o principal vetor dos trajetos comerciais de tecidos e seda utilizados naquele período:

Antiga Rota da Seda. Disponível em: https://www.coladaweb.com/historia/china-antiga

b) A Nova Rota da Seda ou Iniciativa Cinturão e Rota, conhecida em inglês como One Belt One Road ou Belt and Road Initiative, consiste em um megaprojeto de logística e infraestrutura continental e marítima abrangente a partir do qual o governo chinês deseja ampliar seu alcance comercial e estabelecer áreas de forte influência econômica em cerca de 130 países. Para tanto, a China tem investido aproximadamente 1 trilhão de dólares na construção e modernização de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, gasodutos e oleodutos que conferem ainda mais domínio territorial e alcance geopolítico e econômico à potência emergente da Ásia. Dessa forma, os principais objetivos do 'Dragão Asiático' são: garantir fornecimento de matérias-primas como minérios para sua gigantesca indústria; dominar mercados consumidores em ascensão em países emergentes e consolidar novas parcerias comerciais aumentando sua competitividade internacional. A seguir, um mapa que demonstra tal iniciativa:

c) O candidato deveria escolher somente um entre os 3 projetos destacados abaixo.

2 - Ferrovia Laos: um impacto econômico negativo de tal projeto, que conecta a capital de Laos (Vienciana ou Vientiane) à cidade de Kunming no sul da China ao longo de 415km, é o seu custo ao governo local, estimado em 6 bilhões de dólares, o que representa 40% do PIB do país, que é bastante pobre, localizado no Sudeste Asiático. Um impacto social positivo é que tal projeto tende a melhorar o transporte público de passageiros em Laos trazendo benefícios no médio/longo prazo.

Ferrovia China-Laos. Disponível em: https://www.travelchinaguide.com/china-trains/laos/

7 - Corredor de Infraestrutura Paquistão: o impacto negativo do projeto conhecido como Corredor Econômico China-Paquistão (CECP) é o endividamento do país que, segundo dados dos próprios governos, terá que arcar com cerca de 62 bilhões de dólares em financiamentos obtidos junto à própria China. Um impacto positivo é a geração de empregos e desenvolvimento de cidades outrora pouco atrativas devido à ausência de infraestruturas em áreas do interior paquistanês.

Corredor Econômico China-Paquistão (CECP). Disponível em: https://www.chinalinktrading.com/blog/corredor-economico-china-paquistao/

8 - Ferrovia Etiópia-Djibuti: impacto econômico negativo é o endividamento elevadíssimo dos países envolvidos e a dificuldade em honrar pagamentos de juros das dívidas associadas à construção das infraestruturas. Os impactos positivos são a geração temporária de empregos, melhor transporte de passageiros e possibilidade de reverter parte dos investimentos em melhorias das condições de vida da população desses dois países africanos.

Ferrovia Etiópia-Djibuti. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2019/01/30/crescimento-demoeconomico-da-etiopia-a-china-da-africa-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/