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Fuvest 2020 - 2ª fase - dia 2


Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Progressão Aritmética

A figura apresenta uma parte de uma tabela na qual cada linha e cada coluna seguem de acordo com o padrão representado.

Com relação a essa tabela de números:

a) Escolha um quadrado 3 × 3 e, exibindo a soma de seus 9 números, verifique que o resultado é múltiplo de 9.

b) Um quadrado com 16 números tem por soma de todos esses números o valor de 1.056 (mil e cinquenta e seis). Descubra o menor número desse quadrado.

c) A soma de todos os números de um quadrado n×n menor número igual a 4, é de 108.000 (cento e oito mil). Qual é o valor de n×n ?

 



Resolução

a) Um quadrado 3×3 qualquer nessa tabela terá o formato:

n-8 n-7 n-6
n-1 n n+1
n+6 n+7 n+8

S soma de seus nove elementos é dada por:

S=n-8+n-7+n-6+n-1+n+n+1+n+6+n+7+n+8

S=9n

Assim, para qualquer natural n, a soma S será um múltiplo de 9.

b) Um quadrado com 16 números terá 4 linhas e 4 colunas, no formato:

n n+1 n+2 n+3
n+7 n+8 n+9 n+10
n+14 n+15 n+16 n+17
n+21 n+22 n+23 n+24

A soma S de seus 16 elementos é dada por:

S=16n+1+2+3+7+8+9+10+14+15+16+17+21+22+23+24

S=16n+192

Como queremos que tal soma seja 1.056, segue que:

S=105616n+192=1056n=54

c) Consideremos um quadrado n×n, com menor número igual a 4, que terá o formato:

  Coluna 1 Coluna 2 Coluna n
Linha 1 a11=4 a12 a1n
Linha 2 a21 a12 a2n
 
Linha n an1 an2 ann

Observe que, independentemente do quadrado selecionado na tabela, ao longo de cada linha temos sempre progressões aritméticas de razão 1, e ao longo de cada coluna temos sempre progressões aritméticas de razão 7.

A soma S1 dos elementos da primeira linha é dada por:

S1=a11+a1n·n2=4+4+n-1·1·n2=n2+7n2

Para as próximas linhas, como cada elemento de uma linha aumenta 7 unidades em relação ao elemento imediatamente acima, a linha inteira deve aumentar de n·7 em comparação com a linha anterior.

Ou seja, as somas em cada linha formam por sua vez uma progressão aritmética PA S1,S2,S3,,Sn de razão 7n. A soma S de todos os números do quadrado n×n corresponderá, portanto, à soma dos n termos dessa progressão aritmética:

S=S1+S2+S3++Sn=S1+Sn·n2=S1+S1+n-1·7n·n2

S=2S1+7n2-7n·n2=2·n2+7n2+7n2-7n·n2=4n3

Fazendo essa soma igual a 108.000, temos que:

S=1080004n3=108000n3=27000n=30

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Progressão Geométrica Equações e inequações logarítmicas

O Floco de Neve de Koch (ou Estrela de Koch) é uma construção geométrica recursiva cujos primeiros passos se desenvolvem da seguinte forma:

Passo 0: começa-se com um triângulo

equilátero de lados de medida 1

Passo 1: divide-se cada lado do

triângulo de Passo 0 em 3 segmentos

iguais e constrói-se um triângulo

equilátero com base em cada

segmento do meio.

Passo 2: repete-se o procedimento

descrito no Passo 1 em cada lado da figura obtida no passo anterior.

Os passos seguintes (Passo 3, Passo 4, Passo 5, ...) seguem o mesmo procedimento descrito no Passo 1, em cada lado da figura obtida no passo anterior. Considerando os passos descritos e os próximos passos, responda:

a) Qual é o número de lados da figura no Passo 3?  

b) Qual é o perímetro da figura no Passo 5?

c) A partir de qual Passo o número de lados da figura supera 6.000.000.000.000 (seis trilhões)?

Note e adote:

log1020,301

 



Resolução

Observe que, em cada um dos passos, um segmento sempre dá origem a 4 novos segmentos, cada um com medida igual a 13 da medida do segmento original. Veja na figura:

Assim, o número de lados an da figura quadriplica a cada passo, isto é, aumenta em progressão geométrica de razão q=4, enquanto o comprimento Ln de cada lado diminui em progressão geométrica de razão q'=13. Temos que:

an=a0·qn=3·4nLn=L0·q'n=1·13n=13n

a) O número de lados no Passo 3 é dado por:

a3=3·43=192 lados

b) No passo 5, o número de lados da figura é dado por:

a5=3·45

Por outro lado, o comprimento de lado é dado por:

L5=135

Assim, o perímetro da figura no Passo 5, que é o produto do número de lados pelo comprimento de cada um, será igual a:

a5·L5=3·45·135=102481

c) Temos que:

an>6·10123·4n>6·1012

Dividindo ambos os membros da inequação por 6, o sinal da inequação se mantém:

 22n2>101222n-1>1012

Aplicando logaritmo na base 10 em ambos os membros da inequação, o sinal da inequação se mantém, pois a base é maior que 1 (logaritmos em base maior que 1 são funções estritamente crescentes):

log1022n-1>log1010122n-1·log102>12

2n-1·0,301>12n>20,4

Assim, a partir do Passo 21 o número de lados da figura supera 6 trilhões.

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Análise Combinatória Probabilidade

Um jogo educativo possui 16 peças nos formatos: círculo, triângulo, quadrado e estrela, e cada formato é apresentado em 4 cores: amarelo, branco, laranja e verde. Dois jogadores distribuem entre si quantidades iguais dessas peças, de forma aleatória. O conjunto de 8 peças que cada jogador recebe é chamado de coleção.

a) Quantas são as possíveis coleções que um jogador pode receber?

b) Qual é a probabilidade de que os dois jogadores recebam a mesma quantidade de peças amarelas?

c) A regra do jogo estabelece pontuações para as peças, da seguinte forma: círculo = 1 ponto, triângulo = 2 pontos, quadrado = 3 pontos e estrela = 4 pontos. Quantas são as possíveis coleções que valem 26 pontos ou mais?



Resolução

a) Como a ordem em que as peças são escolhidas é irrelevante para a montagem de cada coleção, o total de coleções é dado por:

168=16!8! 8!=16·15·14·13·12·11·10·98·7·6·5!=2·88·3·56·2·77·13·11·9=12.870

 

b) Vamos impor que um dos jogadores receba 2 peças amarelas (das 4 existentes) e 6 peças das outras 3 cores (dentre as outras 12 peças). O total de coleções com 8 peças, sendo 2 amarelas, é dado por:

42·126=4!2!·2!·12!6!·6!=4·3·2!2·2!·12·11·10·9·8·7·6!6!·6!=5.544

Logo, a probabilidade é dada por:

p=5.54412.870=11·9·8·713·11·10·9p=2865

 

c) Veja que precisamos descobrir as quantidades de cada formato para depois escolher as cores possíveis. Desse modo, as configurações possíveis são:

(1) 4 estrelas e 4 quadrados (SOMA 28):

t1=44·44=1·1=1

 

(2) 4 estrelas, 3 quadrados e 1 triângulo (SOMA 27):

t2=44·43·41=1·4·4=16

 

(3) 4 estrelas, 3 quadrados e 1 círculo (SOMA 26):

t3=44·43·41=1·4·4=16

 

(4) 3 estrelas, 4 quadrados e 1 triângulo (SOMA 26):

t4=43·44·41=4·1·4=16

 

(5) 4 estrelas, 2 quadrados e 2 triângulos (SOMA 26):

t5=44·42·42=1·6·6=36

 

Logo, o total de possíveis coleções é dado por:

T=1+16+16+16+36T=85 coleções

Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Áreas de quadriláteros Quadriláteros Circunscritíveis

São dados:

  • uma circunferência S de centro O e raio 5;
  • quatro pontos X,Y, Z e W em S de tal forma que as retas tangentes a S nesses pontos formam um trapézio ABCD, como na figura;
  • senBA^W=35 e CD=15.

Determine

a) a medida de AB¯;

b) a medidade de AW¯ e AX¯;

c) a área da região delimitada pelo trapézio ABCD.



Resolução

a) Como a altura do trapézio coincide com o diâmetro da circunferência, temos:

Por trigonometria no triângulo APB:

senα=10AB35=10AB     AB=503.

 

b) Sabendo que W e X são pontos de tangência. Temos:

Veja que os triângulos AXO e AWO são congruentes pelo caso especial do triângulo retângulo. Assim, concluímos que:

(1) AX¯AW¯ (segmentos tangentes são sempre congruentes);

(2) θ=α2

Para determinar a medida de AX¯, precisamos determinar o valor de tgθ. Desse modo, calculemos:

(1) tgα:

Pela relação fundamental trigonométrica:

sen2α+cos2α=1352+cos2α=1cosα=±45.

Como 0°<α<90°, então cosα=45. Desse modo, temos:

tgα=senαcosα=3545tgα=34.

(2) tgθ:

Como θ=α2, então:

tgα=tg2·α2=2·tgα21-tg2α234=2·tgθ1-tg2θ3tg2θ+8tgθ-3=0.

Resolvendo a equação quadrática na variável tgθ, temos:

tgθ=13 ou tgθ=-3.

Se 0°<α<90°, então 0°<θ<45°. Então, tgθ=13.

 

Assim, por trigonometria no triângulo AOW, temos:

tgθ=5AW13=5AWAW=AX=15.

 

c) Sabendo que XYZ e W são pontos de tangência. Então, concluímos, por segmentos tangentes, que:

(1) AX=AW=15

(2) BX=BY=503-15=53

(3) CY=CZ=b

(4) DZ=DW=a

Assim, temos a seguinte figura:

Veja que:

CD=a+b=15.

Logo, a área do trapézio é dada por:

A=AD+BC·YW2=15+a+53+b·102=15+15+53·5A=4753.

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Equações Trigonométricas Inequações Trigonométricas Arco Duplo Equações e Inequações (Função Quadrática)

É dada a função f:0,π definida por fx=sen4x+cos4x, para todo x0,π.

a) Apresente três valores x0,π para os quais fx=1.

b) Determine os valores de x0,π para os quais fx=58.

c) Determine os valores de x0,π para os quais 12·fx+38sen2x58.



Resolução

Vamos iniciar expressando a função f dada de uma outra maneira. Elevando ao quadrado ambos os membros da relação fundamental da Trigonometria (sen2x+cos2x=1), temos que:

sen2x+cos2x2=12sen4x+2·sen2x·cos2x+cos4x=1

sen4x+cos4x=1-2·sen2x·cos2xfx=1-2·sen2x·cos2x

Como 2·senx·cosx=sen2x, temos que:

fx=1-22·sen2x·cos2x2=1-2·senx·cosx22fx=1-sen22x2

Usaremos essa expressão para a função f ao longo da resolução.

Aliado a isso, observamos ainda que:

0xπ02x2π

Isto é:

x0,π2x0,2π

a) Temos que:

fx=11-sen22x2=1sen22x2=0

sen22x=0sen2x=0

Como 2x0,2π, vem que:

sen2x=02x=0  ou  2x=π  ou  2x=2π

x=0  ou  x=π2  ou  x=π

Assim:

V1=0,π2,π

b) Temos que:

fx=581-sen22x2=58sen22x2=38

sen22x=34sen2x=±32

Como 2x0,2π, vem que:

sen2x=±322x=π3  ou  2x=2π3  ou  2x=4π3  ou  2x=5π3

x=π6  ou  x=π3  ou  x=2π3  ou  x=5π6

Assim:

V2=π6,π3,2π3,5π6

c) Temos que:

12fx+38sen2x5812·1-sen22x2+38sen2x58

12-sen22x4+38sen2x58

Multiplicando a inequação toda por 8, o sinal da inequação se mantém, já que estamos multiplicando por um número positivo. Assim, ficamos com:

4-2sen22x+3sen2x52sen22x-3sen2x+10

Fazendo a troca de variável sen2x=t, vem que:

2t2-3t+10

Resolvendo graficamente essa inequação na variável t, temos:

Logo:

12t112sen2x1

No ciclo trigonométrico:

Portanto:

π62x5π6π12x5π12

Assim:

V3=π12,5π12

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Interpretações Geométricas dos números complexos Números Complexos

Resolva os três itens abaixo:

a) Considere o conjunto formado pelos números complexos z que cumprem a condição Rez=Imz. Cada elemento desse conjunto será objeto da transformação que leva um número complexo em seu conjugado. Represente no plano complexo (ou plano de Argand‐Gauss) da folha de respostas o conjunto resultante após essa transformação.

b) Determine o lugar geométrico dos pontos z do plano complexo tais que z-1  e para os quais z-1z+1 é um número imaginário puro.

c) Determine as partes reais de todos os números complexos z  tais que as representações de z, i ,e 1 no plano complexo sejam vértices de um triângulo equilátero.



Resolução

a) Seja z=x+yi , com x e y. Pelo enunciado, temos que:

Rez=Imzx=y

Assim, podemos reescrever  z da seguinte maneira:

z=x+xi

Agora, como cada elemento desse conjunto será transformado em seu conjugado, concluímos que todos os elementos  do conjunto resultante serão da forma:

z¯=x-xi

Veja que os elementos resultantes podem ser representados no plano de Argand-Gauss pelos afixos P:

z¯=x-xi P=x, -x

Como os afixos P tem coordenadas opostas, isso significa que os afixos pertencem à reta bissetriz dos quadrantes pares. Isto é:

P  y=-x

Logo, a representação no plano é dada por:

 

b) Por propriedade dos números complexos, temos:

w é imaginário purow=-w¯

Assim:

z-1z+1=-z-1z+1¯

Pelas propriedades de conjugado, temos a seguinte manipulação:

z-1z+1¯=z-1¯z+1¯=z¯-1¯z¯+1¯=z¯-1z¯+1

Desse modo:

z-1z+1=-z¯-1z¯+1z·z¯+z-z¯-1=-z·z¯+z-z¯+1z·z¯=1

Sendo z=x+yi, temos:

z·z¯=1x+yi·x-yi=1x2+y2=1

Ou seja, o lugar geométrico é dado por uma circunferência centrada na origem e de raio unitário, exceto pelos pontos -1,0 e 1,0.

Veja que não podemos utilizar o ponto...

(1) -1, 0: condição de existência da divisão. Veja que o denominador precisa ser diferente de zero, então z-1. Assim, o lugar geométrico não passa por -1, 0.

(2) 1,0: condição para ser imaginário puro. Veja que, se substituirmos no complexo dado, encontramos:

1-11+1=02=0

Como 0, então o ponto está excluído.

Desse modo, temos a seguinte representação no plano de Argand-Gauss:

 

c) Representando os complexos no plano de Argand-Gauss, encontramos:

Veja que os triângulos ABP e ABP' são equiláteros e o triângulo ABO é isósceles e retângulo, sendo O a origem do plano. Desse modo, ao traçar a mediatriz de AB¯, concluímos que esta passa pela origem e contém os pontos P e P', que são os possíveis afixos para o complexo z.

Assim, temos:

 

Veja que a reta r, além de passar pela origem, faz ângulo de 45° com o eixo real. Logo, a reta é a bissetriz dos quadrantes ímpares. Ou seja:

r: y=x

Como o ponto P pertence à reta r, então podemos escrever suas coordenadas como P=x, x.

Considere, agora, o triângulo PMB. Por trigonometria no triângulo retângulo:

cos60°=22PBPB=2

Desse modo, temos:

dP,B=2x-12+x-02=22x2-2x-1=0

Resolvendo a equação quadrática, encontramos:

x=1+32 ou x=1-32

Logo, as partes reais de todos os complexos z são: 

x=1+32 e x=1-32