Um jogo educativo possui 16 peças nos formatos: círculo, triângulo, quadrado e estrela, e cada formato é apresentado em 4 cores: amarelo, branco, laranja e verde. Dois jogadores distribuem entre si quantidades iguais dessas peças, de forma aleatória. O conjunto de 8 peças que cada jogador recebe é chamado de coleção.
a) Quantas são as possíveis coleções que um jogador pode receber?
b) Qual é a probabilidade de que os dois jogadores recebam a mesma quantidade de peças amarelas?
c) A regra do jogo estabelece pontuações para as peças, da seguinte forma: círculo = 1 ponto, triângulo = 2 pontos, quadrado = 3 pontos e estrela = 4 pontos. Quantas são as possíveis coleções que valem 26 pontos ou mais?
a) Como a ordem em que as peças são escolhidas é irrelevante para a montagem de cada coleção, o total de coleções é dado por:
b) Vamos impor que um dos jogadores receba 2 peças amarelas (das 4 existentes) e 6 peças das outras 3 cores (dentre as outras 12 peças). O total de coleções com 8 peças, sendo 2 amarelas, é dado por:
Logo, a probabilidade é dada por:
c) Veja que precisamos descobrir as quantidades de cada formato para depois escolher as cores possíveis. Desse modo, as configurações possíveis são:
(1) 4 estrelas e 4 quadrados (SOMA 28):
(2) 4 estrelas, 3 quadrados e 1 triângulo (SOMA 27):
(3) 4 estrelas, 3 quadrados e 1 círculo (SOMA 26):
(4) 3 estrelas, 4 quadrados e 1 triângulo (SOMA 26):
(5) 4 estrelas, 2 quadrados e 2 triângulos (SOMA 26):
Logo, o total de possíveis coleções é dado por: