Plants not only remember when you touch them, but they can also make risky decisions that are as sophisticated as those made by humans, all without brains or complex nervous systems.
Researchers showed that when faced with the choice between a pot containing constant levels of nutrients or one with unpredictable levels, a plant will pick the mystery pot when conditions are sufficiently poor.
In a set of experiments, Dr. Shemesh, from Tel-Hai College in Israel, and Alex Kacelnik, from Oxford University, grew pea plants and split their roots between two pots. Both pots had the same amount of nutrients on average, but in one, the levels were constant; in the other, they varied over time. Then the researchers switched the conditions so that the average nutrients in both pots would be equally high or low, and asked: Which pot would a plant prefer?
When nutrient levels were low, the plants laid more roots in the unpredictable pot. But when nutrients were abundant, they chose the one that always had the same amount.
The New York Times, June 30, 2016. Adaptado.
De acordo com os experimentos relatados no texto, em condições adversas, as plantas de ervilha priorizaram o crescimento de raízes nos vasos que apresentaram níveis de nutrientes
a) |
abundantes.
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b) |
estáveis.
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c) |
básicos.
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d) |
ideais.
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e) |
variáveis.
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a) Incorreta. O texto menciona níveis constantes e variáveis de nutrientes, mas não menciona níveis abundantes, que em inglês seria abundant, plentiful ou abounding.
b) Incorreta. Em condições adversas, as plantas de ervilha priorizaram o crescimento de raízes nos vasos que apresentaram níveis de nutrientes imprevisíveis, não estáveis, como vemos neste trecho: então os pesquisadores trocaram (switched) as condições de modo que (so that) a média de nutrientes nos dois (both) vasos seria igualmente alto ou baixo, e perguntaram: qual vaso a planta preferiria? Quando os níveis de nutrientes estavam baixos, as plantas colocaram (laid) mais raízes no vaso imprevisível. Mas, quando os nutrientes eram abundantes, eles escolheram aquele que sempre tinha a mesma quantidade.
c) Incorreta. Em condições adversas, as plantas de ervilha não priorizaram o crescimento de raízes nos vasos que apresentaram níveis de nutrientes básicos, e sim imprevisíveis, como vimos no trecho acima.
d) Incorreta. Em condições adversas, as plantas de ervilha não priorizaram o crescimento de raízes nos vasos que apresentaram níveis ideais, pois, como o trecho está mencionando, as condições são adversas, não ideais.
e) Correta. As plantas de ervilha priorizaram o crescimento de raízes nos vasos que apresentaram níveis variáveis de nutrientes, como vemos neste trecho: então os pesquisadores trocaram (switched) as condições de modo que (so that) a média de nutrientes nos dois (both) vasos seria igualmente alto ou baixo, e perguntaram: qual vaso a planta preferiria? Quando os níveis de nutrientes estavam baixos, as plantas colocaram (laid) mais raízes no vaso imprevisível. Mas, quando os nutrientes eram abundantes, eles escolheram aquele que sempre tinha a mesma quantidade.
A study carried out by Lauren Sherman of the University of California and her colleagues investigated how use of the “like” button in social media affects the brains of teenagers lying in body scanners.
Thirty-two teens who had Instagram accounts were asked to lie down in a functional magnetic resonance imaging (fMRI) scanner. This let Dr. Sherman monitor their brain activity while they were perusing both their own Instagram photos and photos that they were told had been added by other teenagers in the experiment. In reality, Dr. Sherman had collected all the other photos, which included neutral images of food and friends as well as many depicting risky behaviours like drinking, smoking and drug use, from other peoples’ Instagram accounts. The researchers told participants they were viewing photographs that 50 other teenagers had already seen and endorsed with a “like” in the laboratory.
The participants were more likely themselves to “like” photos already depicted as having been “liked” a lot than they were photos depicted with fewer previous “likes”. When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of “likes” that a photo had.
The Economist, June 13, 2016. Adaptado.
Segundo o texto, como resultado parcial da pesquisa, observou-se que
a) |
fotos com imagens neutras provocaram menor impacto do que as que retratavam comportamento perigoso.
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b) |
os participantes mostraram tendência a “curtir” uma imagem que já havia recebido número considerável de “curtidas”.
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c) |
os adolescentes demonstraram certo desconforto, quando solicitados a avaliar fotos produzidas por eles próprios.
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d) |
as tarefas propostas aos participantes apresentaram limitações, por terem foco exclusivo na rede Instagram.
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e) |
a metodologia adotada no experimento confirmou conclusões de estudos anteriores sobre redes sociais.
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a) Incorreta. O texto menciona que tanto as imagens neutras quanto as que retratavam comportamento perigoso receberam “likes” a partir da informação de que essas imagens já haviam recebido “likes” anteriormente, como vemos neste trecho traduzido: Na realidade, a Dra. Sherman tinha coletado todas as outras fotos que incluíam imagens neutras de comida e amigos bem como (as well) muitas descrevendo (depicting) comportamentos arriscados (risky behaviours) como beber, fumar ou usar drogas, de contas do Instagram de outras pessoas.
Os pesquisadores disseram aos participantes que eles estavam vendo fotos que 50 outros adolescentes já tinham visto e endossado com um “gosto” (“like”) no laboratório.
Os participantes eram mais suscetíveis (likely) a gostar das fotos, já descritas (depicted) com alguns “likes” anteriores.
A alternativa está, portanto, incorreta, pois as fotos com imagens neutras não provocaram menor impacto do que as que retratavam comportamento perigoso.
b) Correta. Os participantes mostraram tendência a “curtir” uma imagem que já havia recebido número considerável de “curtidas”, como vemos neste trecho: The researchers told participants they were viewing photographs that 50 other teenagers had already seen and endorsed with a “like” in the laboratory. The participants were more likely themselves to “like” photos already depicted as having been “liked” a lot than they were photos depicted with fewer previous “likes”, que, traduzindo, temos: Os pesquisadores disseram aos participantes que eles estavam vendo fotos que 50 outros adolescentes já tinham visto e endossado com um “gosto” (“like”) no laboratório. Os participantes eram mais suscetíveis (likely) a gostar das fotos, já descritas (depicted) com alguns “likes” anteriores.
c) Incorreta. Nada é mencionado sobre um desconforto por parte dos adolescentes quando solicitados a avaliar fotos produzidas por eles próprios.
d) Incorreta. Apesar das tarefas propostas aos participantes terem sido tiradas exclusivamente da rede Instagram, o texto não sugere nenhuma limitação por conta disso.
e) Incorreta. O texto não menciona nada sobre a metodologia adotada no experimento ter confirmado conclusões de estudos anteriores sobre redes sociais.
A study carried out by Lauren Sherman of the University of California and her colleagues investigated how use of the “like” button in social media affects the brains of teenagers lying in body scanners.
Thirty-two teens who had Instagram accounts were asked to lie down in a functional magnetic resonance imaging (fMRI) scanner. This let Dr. Sherman monitor their brain activity while they were perusing both their own Instagram photos and photos that they were told had been added by other teenagers in the experiment. In reality, Dr. Sherman had collected all the other photos, which included neutral images of food and friends as well as many depicting risky behaviours like drinking, smoking and drug use, from other peoples’ Instagram accounts. The researchers told participants they were viewing photographs that 50 other teenagers had already seen and endorsed with a “like” in the laboratory.
The participants were more likely themselves to “like” photos already depicted as having been “liked” a lot than they were photos depicted with fewer previous “likes”. When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of “likes” that a photo had.
The Economist, June 13, 2016. Adaptado.
Conforme o texto, a região do cérebro que se mostrou mais ativa, quando da análise dos resultados da ressonância, corresponde a um sistema de
a) |
memória recente.
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b) |
defesa.
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c) |
recompensa.
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d) |
repetição.
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e) |
inibição.
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Para respondermos a esta questão, basta traduzirmos este último trecho do texto: When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of “likes” that a photo had. Quando ela olhou os resultados da Ressonância Magnética, a Dra. Sherman descobriu que atividade no núcleo accumbens, um foco (hub) do circuito da recompensa (reward circuitry) no cérebro, aumentou com o número de “likes” que a foto tinha.
a) Incorreta. A região do cérebro que se mostrou mais ativa, quando da análise dos resultados da ressonância, não é a de memória recente.
b) Incorreta. A região da defesa não foi a região do cérebro que se mostrou mais ativa, quando da análise dos resultados da ressonância.
c) Correta. Como podemos ver no trecho acima, a região do cérebro que se mostrou mais ativa, quando da análise dos resultados da ressonância, corresponde a um sistema de recompensa.
d) Incorreta. Repetição não é a região do cérebro que se mostrou mais ativa, quando da análise dos resultados da ressonância.
e) Incorreta. A região da inibição não é a região do cérebro que se mostrou mais ativa, quando da análise dos resultados da ressonância.
Esta imagem integra o manuscrito de uma das mais notáveis obras da cultura medieval. A alternativa que melhor caracteriza o documento é:
a) |
Fábula que enuncia o ideal eclesiástico, mescla a aventura cavalheiresca, o amor romântico e as aspirações religiosas que simbolizaram o espírito das cruzadas.
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b) |
Poema inacabado que narra a viagem de formação de um cavaleiro e a busca do cálice sagrado; sua composição mistura elementos pagãos e cristãos.
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c) |
Cordel muito popular, elaborado com base nos épicos celtas e lendas bretãs, divulgado para a conversão de fiéis durante a expansão do Cristianismo pelo Oriente.
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d) |
Peça teatral que serviu para fortalecer o espírito nacionalista da Inglaterra, unindo a figura de um governante invencível a um símbolo cristão.
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e) |
Romance que condensa vários textos, empregado pela Igreja para encorajar a aristocracia a assumir uma função idealizada na luta contra os inimigos de Deus.
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A questão exigia que o aluno conhecesse o teor de Percival ou O conto do Graal, a última novela de Chrétien de Troyes. A obra narra a história de Percival, um cavaleiro cuja principal missão seria encontrar o Graal, cálice que segundo a tradição medieval teria sido usado por Cristo na última ceia.
a) Incorreta. A novela caracteriza-se por apresentar ideais da cavalaria e não apresenta relação à ideais eclesiásticos.
b) Correta. Trata-se de uma obra inacabada, que se tornou um grande referencial como modelo de educação para os cavaleiros, através da narrativa das aventuras de Percival que o levaram a se tornar cavaleiro. A lenda do Graal e outras histórias arturianas são cristianizadas na Idade Média, no entanto, suas origens são anteriores e pagãs.
c) Incorreta. A Literatura de Cordel tem seu surgimento a partir da invenção da imprensa, no século XVI, sendo incorreto relacioná-la ao contexto de produção dessa obra medieval.
d) Incorreta. A obra em questão não é uma peça teatral.
e) Incorreta. A obra não pode ser chamada de romance. Na acepção medieval do termo, romance indicaria uma composição poética transmitida pela tradição oral.
Em relação à ética e à justiça na vida política da Grécia Clássica, é correto afirmar:
a) |
Tratava-se de virtudes que se traduziam na observância da lei, dos costumes e das convenções instituídas pela pólis.
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b) |
Foram prerrogativas democráticas que não estavam limitadas aos cidadãos e que também foram estendidas aos comerciantes e estrangeiros.
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c) |
Eram princípios fundamentais da política externa, mas suspensos temporariamente após a declaração formal de guerra.
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d) |
Foram introduzidas pelos legisladores para reduzir o poder assentado em bases religiosas e para estabelecer critérios racionais de distribuição.
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e) |
e) Adquiriram importância somente no período helenístico, quando houve uma significativa incorporação de elementos da cultura romana.
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a) Correta. Numa perspectiva grega clássica, considera-se justo na vida política aquilo que respeita as leis da cidade, como se pode observar, por exemplo, na Política de Aristóteles.
b) Incorreta. Há uma inconsistência interna na alternativa, já que comerciantes também eram cidadãos nas experiências democráticas clássicas, que tinham como modelo Atenas. Desse modo, a alternativa é invalidada por sua própria construção.
c) Incorreta. Tais princípios não eram norteadores da política externa grega, mas faziam parte das preocupações internas da polis.
d) Incorreta. A ética e a justiça são conceitos amplamente discutidos pelos filósofos gregos, sendo incorreto afirmar que essas preocupações foram introduzidas por legisladores.
e) Incorreta. O período helenístico não traz para a cultura grega elementos romanos, mas orientais, com a incorporação da Grécia ao império de Alexandre, o grande. Ou seja, novamente a própria alternativa apresenta uma inconsistência conceitual ao definir helenismo de forma incorreta. Além disso, podemos apontar que as problematizações relativas às questões ligadas à ética e à justiça são anteriores ao período helenístico.
Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de Shakespeare, seu personagem principal declara: “Ouso tudo o que é próprio de um homem; quem ousa fazer mais do que isso não o é”. De acordo com muitos intérpretes, essa postura revela, com extraordinária clareza, toda a audácia da experiência renascentista.
Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que
a) |
o mecenato de príncipes, de instituições e de famílias ricas e poderosas evitou os constrangimentos, prisão e tortura de artistas e de cientistas.
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b) |
a presença majoritária de temáticas religiosas nas artes plásticas demonstrava as dificuldades de assimilar as conquistas científicas produzidas naquele momento.
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c) |
a observação da natureza, os experimentos e a pesquisa empírica contribuíram para o rompimento de alguns dos dogmas fundamentais da Igreja.
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d) |
a reflexão dedutiva e o cálculo matemático limitaram-se à pesquisa teórica e somente seriam aplicados na chamada revolução científica do século XVII.
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e) |
a avidez de conhecimento e de poder favoreceu a renovação das universidades e a valorização dos saberes transmitidos pela cultura letrada.
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a) Incorreta. A existência do mecenato não evitou que constrangimentos, prisões e tortura ocorressem com artistas e cientistas no período.
b) Incorreta. Embora de fato a temática religiosa seja predominante nas artes do período, a postura de observação da natureza e as descobertas científicas foram incorporadas nas próprias obras de temática religiosa, principalmente do ponto de vista técnico, e modificaram a representação de forma definitiva. São exemplos disso a técnica de perspectiva, a partir do estudo da geometria, e a importância do estudo da anatomia e da botânica para pintores e escultores do período. Além disso, grandes artistas do período eram também cientistas, como é o caso famoso de Leonardo da Vinci.
c) Correta. O pensamento humanista e suas atitudes enumeradas na alternativa acabam por questionar as bases das explicações cristãs do período, em geral provenientes da Escolástica e, portanto, fortemente baseadas no pensamento de Aristóteles. Um exemplo famoso é o caso de Galileu Galilei e o surgimento da física quantitativa, em contraposição à física aristotélica. Questionar a maneira de a Igreja explicar a organização do mundo era também questionar um dos seus dogmas fundamentais: sua infalibilidade.
d) Incorreta. O desenvolvimento científico ocorrido a partir da cultura humanista tem suas bases na observação e na experimentação, como é o caso de Galileu.
e) Incorreta. As universidades medievais propunham uma formação de profissionais (como teólogos e juristas) baseada no estudo dos manuais da Escolástica. A partir do humanismo, a formação nas universidades passa a voltar-se para o desenvolvimento amplo das capacidades humanas em geral, numa perspectiva mais prática. Assim, por exemplo, o ensino da gramática e da retórica também era considerado necessário para os humanistas, mas para que o homem conseguisse ler e escrever bem para poder se envolver melhor nas questões cívicas.
Os ensaios sediciosos do final do século XVIII anunciam a erosão de um modo de vida. A crise geral do Antigo Regime desdobra-se nas áreas periféricas do sistema atlântico – pois é essa a posição da América portuguesa –, apontando para a emergência de novas alternativas de ordenamento da vida social.
István Jancsó, “A Sedução da Liberdade”. In: Fernando Novais, História da Vida Privada no Brasil, v.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Adaptado.
A respeito das rebeliões contra o poder colonial português na América, no período mencionado no texto, é correto afirmar que,
a) |
em 1789 e 1798, diferentemente do que se dera com as revoltas anteriores, os sediciosos tinham o claro propósito de abolir o tráfico transatlântico de escravos para o Brasil.
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b) |
da mesma forma que as contestações ocorridas no Maranhão em 1684, a sedição de 1798 teve por alvo o monopólio exercido pela companhia exclusiva de comércio que operava na Bahia.
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c) |
em 1789 e 1798, tal como ocorrera na Guerra dos Mascates, os sediciosos esperavam contar com o suporte da França revolucionária.
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d) |
tal como ocorrera na Guerra dos Emboabas, a sedição de 1789 opôs os mineradores recém-chegados à capitania aos empresários há muito estabelecidos na região.
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e) |
em 1789 e 1798, seus líderes projetaram a possibilidade de rompimento definitivo das relações políticas com a metrópole, diferentemente do que ocorrera com as sedições anteriores.
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a) Incorreta. Ao mencionar 1789 e 1798, a alternativa refere-se à Inconfidência Mineira e à Conjuração Baiana, respectivamente. Adeptos das ideias liberais e iluministas, esta revolta foi realizada pelos setores mais ricos da sociedade mineira. Esses dois movimentos foram influenciados pelo Iluminismo e fazem parte da chamada crise do sistema colonial, na medida em que questionavam os laços coloniais entre Brasil e Portugal.
A Inconfidência Mineira (1789) ocorreu em um contexto no qual a queda da produção aurífera na década de 1780 fez com que os pesados encargos portugueses castigassem os moradores da região. A decretação da derrama (cobrança forçada de impostos) era uma realidade devido à dificuldade de atingir os antigos índices de lavra do ouro. Desta forma, os revoltosos, inspirados na Independência dos EUA, decidiram organizar um levante para o dia da derrama, com o objetivo de fundar uma nova república na Capitania das Minas Gerais. A revolta é delatada e todos os seus líderes são presos, sendo Tiradentes o único condenado à morte e executado.
A Conjuração Baiana ou dos Alfaiates (1798) ocorreu durante uma intensa crise econômica e alimentícia em Salvador. A alta no preço do açúcar fez com que outras culturas fossem abandonadas, gerando falta de alimentos e produtos agrícolas na cidade. A influência iluminista e a inspiração da experiência do Haiti ajudou a incentivar essa revolta, que foi a única no período que contou com participação massiva de negros e negras livres, alforriados e pequenos proprietários. Devido à fome, populares começam a realizar pequenos ataques e carregamentos de comidas. Enquanto isso, na “Cavaleiros da luz” (Loja maçônica), a elite travava importantes debates políticos e sociais. Entretanto, devido à acentuação do caráter popular da revolta, estes deixaram de apoiar o movimento. O auge do movimento ocorreu quando os revoltosos afixam diversos cartazes e distribuem panfletos com ideias iluministas e convocando a luta. A Conjuração Baiana foi violentamente reprimida, no entanto, destaca-se por ter caráter abolicionista e defender o rompimento de relações com Portugal, com a fundação da “República Baiense”. Ou seja, esses dois movimentos não apresentavam relação com a abolição do tráfico transatlântico.
b) Incorreta. A revolta ocorrida no Maranhão em 1684, mencionada no texto, é a Revolta dos Beckman. O movimento foi motivado pela proibição do trabalho escravo de índios no Maranhão (1680), muito utilizado pelos produtores da região. Para solucionar o problema, a coroa criou a Companhia Geral de Comércio do Maranhão (1682), que tinha como uma de suas atribuições o fornecimento de escravos africanos para a região. No entanto, a Companhia foi insuficiente para suprir a demanda, causando a revolta dos produtores locais, dentre eles, os irmãos Beckman. Portanto, o erro dessa alternativa é afirmar que a Conjuração Baiana também teve uma motivação relacionada com Companhia de Comércio.
c) Incorreta. A Guerra dos Mascates (1710), disputa entre Olinda e Recife, não apresentou nenhuma relação com a França Revolucionária, até porque ocorreu antes mesmo da Revolução Francesa. Nesse contexto, Olinda era a principal sede administrativa na Capitania de Pernambuco, e a economia local era composta por senhores do engenho; já Recife continuava ganhando espaço desde o período do Brasil Holandês (1630-1654), com uma economia majoritariamente comercial. A Guerra dos Mascates eclodiu pois Recife queria ser elevado a Vila, saindo da jurisdição de Olinda e dos senhores de engenho (que sofriam com a crise do açúcar). Quando a coroa atendeu à solicitação recifense, os senhores de engenho de Olinda se revoltaram e atacaram militarmente a cidade de Recife. Em seu desfecho, Portugal retomou o controle da situação e manteve Recife elevado à categoria de vila.
d) Incorreta. A Guerra dos Emboabas (1707-1709) ocorreu após a descoberta do ouro em Minas Gerais por bandeirantes paulistas, pois estes desejavam manter a exclusividade da lavra e do lucro do ouro, em detrimento dos locais e de pessoas dos outros estados (chamados pejorativamente de emboabas). Os emboabas, majoritários, venceram e expulsaram os paulistas da região das Minas Gerais. Como consequência desse embate, a Coroa Portuguesa desmembrou a Capitania Real das Minas Gerais da de São Paulo e Rio de Janeiro, buscando um maior controle administrativo do local. Ou seja, a Guerra dos Emboabas (MG) teve motivações e caráter muito distintos da Inconfidência Mineira (1789).
e) Correta. A Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798) são as chamadas revoltas emancipacionistas, pois propunham a ruptura definitiva com a metrópole e o estabelecimento de Repúblicas. Desse modo, esses movimentos distinguem-se dos anteriores (Revolta dos Beckman, Guerra dos Mascates, Guerra dos Emboabas etc), que reivindicavam somente alguma alteração na relação colonial, não tendo projetos políticos consolidados de ruptura.
Encontram-se assinaladas no mapa, sobre as fronteiras dos países atuais, as rotas eurasianas de comércio a longa distância que, no início da Idade Moderna, cruzavam o Império Otomano, demarcado pelo quadro. A respeito dessas rotas, das regiões que elas atravessavam e das relações de poder que elas envolviam, é correto afirmar que
a) |
a China, com baixo grau de desenvolvimento político e econômico, era exportadora de produtos primários para a Europa.
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b) |
a Índia era uma economia fracamente vinculada ao comércio a longa distância, em vista da pouca demanda por seus produtos.
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c) |
a Europa, a despeito do poder otomano, exercia domínio incontestável sobre o conjunto das atividades comerciais eurasianas.
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d) |
a África Ocidental se encontrava em posição subordinada ao poderio otomano, funcionando como sua principal fonte de escravos.
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e) |
o Império Otomano, ao intermediar as trocas a longa distância, forçou os europeus a buscar rotas alternativas de acesso ao Oriente.
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a) Incorreta. É incorreto afirmar que a China tinha um baixo grau de desenvolvimento político e econômico durante o início da Idade Moderna. Neste período, a China estava sob comando da dinastia Ming (1368-1644), sendo que esta dinastia tinha um poder centralizado, complexo e forte, permitindo determinada estabilidade política no império chinês. Ademais, durante a dinastia Ming, a China experimenta um período de estímulos econômicos devido ao avanço de rotas comerciais terrestres e marítimas, estabelecendo trocas com o Japão, Europa e com a região da Península Arábica.
b) Incorreta. É incorreto afirmar que a Índia era uma economia fracamente vinculada ao comércio de longa distância grandes rotas comerciais como a Rota da Seda ou a Rota de Especiarias do Índico passavam pelo território indiano. Ademais, os produtos da Índia, especialmente as especiarias, tinham elevada procura na Europa, sendo produtos muito valorizados, ao contrário do afirmado na alternativa.
c) Incorreta. Não é possível afirmar que a Europa detinha um poder incontestável sobre o conjunto de atividades comerciais eurasianas. Com a queda de Constantinopla para os Turcos Otomanos em 1453, a tradicional rota das especiarias passa a ser controlada por este império. Desta forma há uma necessidade de cidades mercantes na Europa, como Gênova (antiga aliada de Constantinopla) em investir na península ibérica e na busca por novas rotas comerciais. Portanto, a supremacia das rotas comerciais eurasianas não era dos europeus, mas sim dos Turcos-Otomanos.
d) Incorreta. Não é correto afirmar que a África Ocidental se encontrava subordinada ao poderio otomano. O Império Otomano expandiu ao longo do norte da África, porém, não controla os territórios ocidentais deste continente. Ademais, apesar da existência de escravos africanos no império otomano, estes eram provenientes principalmente da região central deste continente.
e) Correta. A tomada do importante porto comercial de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano em meados do século XV propiciou grandes mudanças nas relações comerciais eurasianas. Estas relações comerciais, reatadas na Baixa Idade Média principalmente após as cruzadas, muniam-se principalmente de duas grandes rotas: a rota da seda e a rota das especiarias. Tal comércio era altamente lucrativo devido ao valor elevado das especiarias no continente europeu, fazendo do controle das rotas uma importante fonte de renda para comerciantes de cidade como Gênova e Veneza. Entretanto, com o objetivo de controlar territórios, combater “infiéis cristãos” e controlar rotas comerciais, os turcos-otomanos se lançaram contra o ocidente durante o século XVI. Uma das consequências desta postura foi o início da busca por novas rotas comerciais para a retomada do lucrativo comércio eurasiano: enquanto Portugal tentaria o Périplo Africano, Cristóvão Colombo, com anuência espanhola, tentou a circum-navegação do mundo.
Com base na tabela, é correto afirmar:
a) |
A industrialização acelerada da Alemanha e dos Estados Unidos ocorreu durante a Primeira Revolução Industrial, mantendo-se relativamente inalterada durante a Segunda Revolução Industrial.
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b) |
Os países do Sul e do Leste da Europa apresentaram níveis de industrialização equivalentes aos dos países do Norte da Europa e dos Estados Unidos durante a Segunda Revolução Industrial.
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c) |
A Primeira Revolução Industrial teve por epicentro o Reino Unido, acompanhado em menor grau pela Bélgica, ambos mantendo níveis elevados durante a Segunda Revolução Industrial.
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d) |
Os níveis de industrialização verificados na Ásia em meados do século XVIII acompanharam o movimento geral de industrialização do Atlântico Norte ocorrido na segunda metade do século XIX.
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e) |
O Japão se destacou como o país asiático de mais rápida industrialização no curso da Primeira Revolução Industrial, perdendo força, no entanto, durante a Segunda Revolução Industrial.
|
A tabela da presente questão compara índices industriais per capita – comparado à população total - de diversos países em quatro momentos históricos diferentes: 1750, num período brevemente anterior à Primeira Revolução Industrial; 1800, em um momento de pleno desenvolvimento da Primeira Revolução Industrial; 1860, durante a primeira década da Segunda Revolução Industrial; e em 1913, pouco antes da primeira guerra mundial, após o término da segunda onda de industrialização no mundo.
a) Incorreta. Apesar de ser possível constatar na tabela um avanço dos Estados Unidos durante a primeira revolução industrial, é incorreto afirmar que houve uma industrialização acelerada da Alemanha no mesmo período. O principal avanço industrial dos países citados na alternativa ocorreu durante a segunda metade do século XIX, ao longo da segunda revolução industrial.
b) Incorreta. De acordo com a tabela, não é correto afirmar que os países do Leste e do Sul da Europa (Rússia, Itália e Espanha) apresentaram índices de industrialização equivalente aos países do Norte da Europa e dos Estados Unidos (Reino Unido, Bélgica, Alemanha e EUA).
c) Correta. A primeira Revolução Industrial teve como epicentro a Inglaterra, país no qual ocorreu uma série de avanços tecnológicos a partir da patente da máquina a vapor feita por James Watt em 1769. Os fatores colaboraram para o pioneirismo inglês na industrialização foram: a presença de jazidas carboníferas em seu território; a disponibilidade de capitais para o financiamento de atividades industriais; a presença de uma grande população disponível para ocupar os postos de trabalhos necessários na indústria – decorrente do processo de cercamentos e o consequente êxodo rural; e, no campo político, a presença de um governo com princípios liberais favoráveis à abertura econômica e a não-intervenção estatal nos negócios, no poder desde a revolução gloriosa de 1688. No caso da Bélgica, apesar de a industrialização ocorrer em menor intensidade comparado ao caso Inglês, os fatores para sua industrialização pioneira na Europa Continental são: sua geografia, pois a Bélgica é um país próximo e de longa tradição de trocas com a Grã-Bretanha, facilitando a assimilação das transformações inglesas; A presença de minas de ferro e carvão - em regiões como Liège - disponíveis no país; a tradição histórica na produção de tecidos, principalmente na região dos Flandres, e a metalurgia, na região da Valônia.
d) Incorreta. Não é possível afirmar que os índices da industrialização da Ásia nos anos de 1700 acompanharam o movimento de industrialização de países do atlântico norte, como Estados Unidos e o Reino Unido, sendo que o avanço industrial asiático foi tardio, conforme constatável pela tabela da questão.
e) Incorreta. O Japão teve seu avanço industrial a partir da segunda metade do século XIX, ao longo da Segunda Revolução Industrial, e não durante a primeira, como afirmado nesta alternativa.
No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latino-americanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial mas também em suas manifestações especificamente brasileiras.
Emília Viotti da Costa, “Brasil: a era da reforma, 1870_1889”. In: Leslie Bethell, História da América Latina, v.5. São Paulo: Edusp, 2002. Adaptado.
A respeito das mudanças ocorridas na última década do Império do Brasil, cabe destacar a reforma
a) |
eleitoral, que, ao instituir o voto direto para os cargos eletivos do Império, ao mesmo tempo em que proibiu o voto dos analfabetos, reduziu notavelmente a participação eleitoral dos setores populares.
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b) |
religiosa, com a adoção do ultramontanismo como política oficial para as relações entre o Estado brasileiro e o poder papal, o que permitiu ao Império ganhar suporte internacional.
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c) |
fiscal, com a incorporação integral das demandas federativas do movimento republicano por meio da revisão dos critérios de tributação provincial e municipal.
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d) |
burocrática, que rompeu as relações de patronato empregadas para a composição da administração imperial, com a adoção de um sistema unificado de concursos para preenchimento de cargos públicos.
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e) |
militar, que abriu espaço para que o alto-comando do Exército, vitorioso na Guerra do Paraguai, assumisse um maior protagonismo na gestão dos negócios internos do Império.
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a) Correta. Em 1881 ocorreu a primeira reforma eleitoral do país, a partir da elaboração da Lei Saraiva. O decreto estabeleceu pioneiramente no país o “Título de Eleitor”, proibindo o voto de analfabetos, tornou mais rígido o mecanismo de comprovação de renda e adotou eleições diretas para todos os cargos eletivos do Império: senadores, deputados à Assembleia Geral, membros das Assembleias Legislativas provinciais, vereadores e juízes de paz. De acordo com Raimundo Faoro, no ano de 1872, 10% da população era Eleitor de Paróquia e 0,2% era eleitor de província. Com a Lei Saraiva, nas eleições de 1881, menos de 1% da população compareceu, o que demonstra a redução da participação eleitoral dos setores populares, conforme sugere a alternativa. (Cf. A Lei Saraiva e o novo perfil do eleitorado no Império, de Felipe Azevedo e Souza e No centenário da Lei Saraiva, de Mircea Buezcu).
b) Incorreta. O ultramontanismo é a doutrina que defende a infalibilidade do papa. No Império Brasileiro não ocorreu uma reforma religiosa que enfatizou esse aspecto, predominando, desde a Constituição de 1824, os princípios do Beneplácito e do Padroado. O padroado determinava a subordinação da Igreja Católica ao Imperador do Brasil. De acordo com o Beneplácito, as determinações do papa, antes de vigoraram efetivamente no território brasileiro, necessitavam de aprovação expressa do monarca (o chamado “Cumpra-se”). O cumprimento de uma bula papal sem autorização de D. Pedro II causou inclusive um atrito entre a Igreja e o Imperador, na chamada “Questão religiosa”. Ou seja, não ocorreu a adoção do ultramontanismo.
c) Incorreta. Não é possível afirmar que as demandas federativas do movimento republicano foram incorporadas de forma integral. Apesar da forte pressão do movimento republicano a partir da década de 1870, a vigência da Constituição de 1824 assegurava o centralismo imperial, descontentando os anseios do recém fundado Partido Republicano.
d) Incorreta. O conceito de “patronato” indica que o poder político era exercido por determinados grupos sociais em benefício próprio, buscando com isso dominar a máquina política e administrativa do país e dessa relação derivar e manter benefícios e privilégios. Considerando esse conceito, não é possível afirmar que ocorreu a ruptura com esse tipo de relação, pois ela não foi substituída por “concursos para preenchimento de cargos públicos” e se estendeu inclusive na organização da Primeira República (1889-1930), quando predominaram as oligarquias cafeeiras.
e) Incorreta. Não ocorreu uma Reforma Militar no Império, a despeito da intensa pressão exercida pelo exército, especialmente após a Guerra do Paraguai (1864-1870). O Exército brasileiro, que antes da Guerra era uma instituição pouco relevante e com uma organização precária, saiu do conflito fortalecido e passou a reivindicar espaço no cenário político nacional. A “Questão Militar”, como ficaram conhecidos os atritos entre o exército e o imperador, foi responsável por abalar a monarquia brasileira e contribuiu para sua queda em 1889.