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Enem 2023 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


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Redação

TEXTO I 

O trabalho de cuidado não remunerado e mal pago e a crise global da desigualdade

     O trabalho de cuidado é essencial para nossas sociedades e para a economia. Ele inclui o trabalho de cuidar de crianças, idosos e pessoas com doenças e deficiências físicas e mentais, bem como o trabalho doméstico diário que inclui cozinhar, limpar, lavar, consertar coisas e buscar água e lenha. Se ninguém investisse tempo, esforços e recursos nessas tarefas diárias essenciais, comunidades, locais de trabalho e economias inteiras ficariam estagnados. Em todo o mundo, o trabalho de cuidado não remunerado e mal pago é desproporcionalmente assumido por mulheres e meninas em situação de pobreza, especialmente por aquelas que pertencem a grupos que, além da discriminação de gênero, sofrem preconceito em decorrência de sua raça, etnia, nacionalidade e sexualidade. As mulheres são responsáveis por mais de três quartos do cuidado não remunerado e compõem dois terços da força de trabalho envolvida em atividades de cuidado remuneradas.

Documento informativo - Tempo de Cuidar. Disponível em: https://www.oxfam.org .br. Acesso em: 18 de jul. de 2023 (adaptado).

 

TEXTO II

Média de horas dedicadas pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade aos afazeres domésticos e/ou às tarefas de cuidado de pessoas, por sexo

Fonte: IBGE - Pnad continua anual

Disponível em:  https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acesso em: 18 de jul. 2023 (adaptado)

 

TEXTO III

     A sociedade brasileira tem passado por inúmeras transformações sociais ao longo das últimas décadas. Entre elas, as percepções sociais a respeito dos valores e das convenções de gênero e a forma como mulheres têm se inserido na sociedade. Algumas permanências, porém, chamam a atenção, como a delegação quase que exclusiva às famílias - e, nestas, às mulheres - de atividades relacionadas à reprodução da vida e da sociedade, usualmente nominadas trabalho de cuidado. 

Disponível em: https://repositorio. ipea.gov.br. Acesso em: 24 maio 2023 (adaptado).

 

TEXTO IV

Capa da revista Pesquisa. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 23 maio 2023 (adaptado).


PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho do cuidado realizado pela mulher no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa se seu ponto de vista.



Comentários

O tema proposto pela banca de Redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A frase-tema segue a tendência de apresentar ao candidato uma situação-problema que gere impactos na sociedade brasileira de um modo geral, os quais devem ser minimizados por uma ação interventiva. Neste ano, o tema focaliza a histórica desigualdade de gênero no Brasil.

O Texto I tem a importante função de contextualizar o candidato sobre aspectos essenciais ao tema. No texto informativo reproduzido pela Organização não Governamental Oxfam, o trabalho de cuidado é definido como aquele responsável por “cuidar de crianças, idosos, pessoas com deficiências físicas e mentais, bem como o trabalho doméstico diário que inclui cozinhar, limpar, lavar, consertar coisas e buscar água e lenha”. Na ausência de tais tarefas, grupos vulneráveis correriam risco de morte e economias ficariam estagnadas, uma vez que todos – independentemente do gênero e da idade – precisam de cuidados para que gozem de uma rotina dinâmica e de uma vida saudável. Embora os cuidados sejam necessários a todos, o texto “Tempo de cuidar” nos apresenta um significativo desequilíbrio na realização desses afazeres: “as mulheres são responsáveis por mais de três quartos do cuidado não remunerado”, aquele realizado no lar e que visa garantir o bem-estar dos entes familiares. Ademais, [as mulheres] “compõem dois terços da força de trabalho envolvida em atividades de cuidado remunerado”, o qual, ainda de acordo com a Oxfam, é mal pago em todo o mundo. Tais informações demonstram que seja no ambiente doméstico, seja no mercado de trabalho, as mulheres estão fadadas a uma sobrecarga de cuidados, a qual muitas vezes direciona-se a terceiros, inclusive adultos.

O Texto II apresenta informações adicionais ao anterior, as quais foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com pesquisa realizada em 2019, homens a partir dos 14 anos dedicam 11 horas semanais aos afazeres domésticos e/ou às tarefas de cuidado de pessoas, ao passo que as mulheres de mesma idade dedicam 21,4 horas semanais, isto é, quase o dobro. Os dados confirmam a realidade já exposta pela Oxfam e laçam luz novamente à desproporção na divisão das tarefas de cuidado.

O Texto III, veiculado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), acrescenta uma discussão histórico-social à coletânea. O excerto faz menção às mudanças históricas ocorridas na sociedade: “entre elas, as percepções sociais a respeito dos valores e das convenções de gênero e a forma como as mulheres têm se inserido na sociedade”. Embora o texto não faça referência explícita aos eventos elucidados, é possível pontuar importantes transformações históricas. O conceito de “mulher”, para além de uma diferenciação de gênero, é atravessado por uma visão patriarcal, isto é, um sistema social baseado em uma cultura, estruturas e relações que favorecem os homens. No patriarcado, o homem desfruta de uma posição de privilégio e poder social, econômico e político, enquanto a mulher e outros sujeitos que fogem da norma são relegados à submissão e invisibilização. Ao longo dos séculos, muitas mulheres rebelaram-se contra essas supostas normas. É possível mencionar a Revolução Sexual vivenciada nas décadas de 1960 e 1970, quando o feminismo se consolidou enquanto movimento político integrado a muitas outras bandeiras de lutas civis e minoritárias. Como consequência, mudanças significativas foram alcançadas. No contexto brasileiro, é notável a importância da aprovação da Lei Maria da Penha, em 2006, e da Lei do Feminicídio, em 2015. Simultaneamente, multiplicaram-se as delegacias especializadas em casos de violência contra a mulher. Ainda mais recentemente, em 2023, foi sancionada no Brasil uma lei que determina igualdade salarial entre homens e mulheres, como forma de garantir igualdade nas condições de trabalho. Embora sejam notáveis avanços, “algumas permanências, porém, chamam a atenção, como a delegação quase que exclusiva – e nestas, às mulheres – de atividades relacionadas à reprodução da vida e da sociedade”. É possível supor, com base nisso, que o machismo estrutural é um dos desafios para o enfrentamento da questão.

O Texto IV traz a capa de janeiro de 2021 da revista “Pesquisa”, a qual apresenta elementos verbais e não verbais. Nela, há a informação de que “aumenta o número de pessoas que demandam serviços de assistência, obrigando os países a repensar seus sistemas de atenção; no Brasil, protagonismo continua familiar”. Soma-se a isso a linguagem não verbal: na imagem, há a representação de uma mulher adulta, a qual caminha de mãos dadas com uma criança à esquerda; e uma idosa à direita. Não por acaso, a figura é centrada em uma mulher, responsável por auxiliar o caminhar de duas pessoas vulneráveis. Ademais, a menção ao fato de que países estão sendo obrigados a repensar seus “sistemas de atenção” aponta para a importância da questão.

A partir de tais reflexões e de outras informações julgadas como relevantes, cabe ao candidato expor quais as causas para a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil e como vencer os desafios para o enfrentamento desse profundo problema histórico.

Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cartoons / Comics Text Comprehension

Disponível em: www.cartoonstock.com. Acesso em: 25 out. 2021.


Ao retratar o ambiente de trabalho em um escritório, esse cartum tem por objetivo



a)

criticar um padrão de vestimenta.

b)

destacar a falta de diversidade.

c)

indicar um modo de interação.

d)

elogiar um modelo de organização.

e)

salientar o espírito de cooperação.

Resolução

No Cartoon podemos perceber que um homem diz ao outro:

"Oh, you´ll love working here. Nobody treats you any differently just because of your gae, race or gender."

"Ah, você vai adorar trabalhar aqui. Ninguém te trata de forma diferente só por causa da sua idade, raça ou gênero."

Ao lermos a frase, temos a impressão de se tratar de um local de trabalho sem discriminações ou preconceitos, mas quando observamos a imagem, podemos notar que todos os personagens são idênticos, da mesma raça, idade, cor, gênero, maneira de se vestir, ou seja, não há um tratamento diferenciado porque todos são iguais. Podemos depreender da imagem que não se trata de um local de trabalho sem discriminações e com diversidades, mas sim de um local onde há a hegemonia de homens brancos que se vestem de forma igual, não há diversidade de raça, idade ou gênero. Podemos notar também uma contradição entre a fala e a imagem.

a) Incorreta. O propósito do cartum não é o de criticar um padrão de vestimenta, mas sim o de evidenciar, através da imagem, o motivo pelo qual naquele ambiente ninguém trata ninguém de forma diferente por conta da idade, raça ou gênero.

b) Correta. O ambiente e os personagens da imagem são todos iguais, evidenciando a falta de diversidade do local de trabalho.

c) Incorreta. O cartum não indica nenhum modo de interação, mas sim ironiza o fato dos trabalhadores se orgulharem de não haver discriminação no ambiente e, com a imagem, demonstrar que não há diversidade no local.

d) Incorreta. Nenhum modelo de organização é elogiado. Existe, ao invés disso, uma crítica irônica voltada a ambientes de trabalho como esse.

e) Incorreta. O objetivo do cartum não é o de salientar o espírito de cooperação. Como já dito, o objetivo é o de trazer uma crítica ironizando o fato dos trabalhadores se orgulharem de não haver discriminação no ambiente, quando fica claro que não há diversidade no local.

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension poem

No man is an island,

Entire of itself;

Every man is a piece of the continent,

A part of the main.

[...]

Any man's death diminishes me, 

Because I am involved in mankind.

DONNE, J. The Works of John Donne. Londres W. parker, 1839 (fragmento).


Nesse poema, a expressão "No man is an island" ressalta o (a):



a)

medo da morte.   

b)

ideia de conexão.

c)

conceito de solidão.

d)

risco de devastação.

e)

necessidade de empatia.

Resolução

Tradução:

"Nenhum homem é uma ilha,

Inteiro de si mesmo;

Cada homem é um pedaço do continente,

Uma parte do todo.

[...]

A morte de qualquer homem me diminui,

Porque estou envolvido com a humanidade."

Nesse poema, a expressão "No man is an island" ressalta o (a):

 

a) Incorreta. A alternativa A afirma que nesse poema, a expressão "No man is an island" ressalta o medo da morte. A imagem de que nenhum homem é uma ilha não trata da morte, mas sim da necessidade do homem de se conectar com outros. A morte é mencionada no final do poema para enfatizar que a morte de qualquer homem diminui o eu-lírico porque ele está envolvido com a humanidade, ou seja, nos dá uma ideia de conexão com os outros, não de medo de morte.

b) Correta. A alternativa B afirma que nesse poema, a expressão "No man is an island" ressalta a ideia de conexão. Esta alternativa é a correta pois a expressão ressalta o fato de que nenhum homem está isolado, mas que toda a humanidade está conectada. Isso se confirma no final do poema, na passagem "A morte de qualquer homem me diminui, Porque estou envolvido com a humanidade."

c) Incorreta. A alternativa C afirma que nesse poema, a expressão "No man is an island" ressalta o conceito de solidão. A expressão retrata exatamente o contrário disso, já que ressalta a necessidade de conexão do ser humano. O eu-lírico afirma que nenhum homem é uma ilha, inteiro de si mesmo; cada homem é um pedaço do continente, uma parte do todo. [...] E que a morte de qualquer homem o diminui porque está envolvido com a humanidade, ou seja, o poema todo nos traz a ideia de conexão entre os homens, não de isolamento ou solidão.

d) Incorreta. A alternativa D afirma que nesse poema, a expressão "No man is an island" ressalta risco de devastação. A expressão se utiliza da imagem da ilha para tratar da necessidade de conexão entre o ser humano, e não sobre o risco de devastação.

e) Incorreta. A alternativa E afirma que nesse poema, a expressão "No man is an island" ressalta a necessidade de empatia. Apesar de afirmar que cada homem é "um pedaço de um continente", ou seja, está conectado à humanidade como um todo, a expressão não ressalta a necessidade de empatia, mas sim a conexão entre a humanidade.

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension Notes / Leaflets

Disponível em: https://mir-s3-cdn-cf.behance.net. Acesso em: 29 out. 2021.


Esse cartaz de campanha sugere que



a)

os lixões precisam de ampliação.

b)

o desperdício degrada o ambiente.

c)

os mercados doam alimentos perecíveis.

d)

a desnutrição compromete o raciocínio.

e)

as residências carecem de refrigeradores.

Resolução

Tradução do texto:

COMIDA PARA REFLEXÃO

"O americano médio desperdiça 300 pounds (equivalente a 136 quilos) de comida a cada ano, tornando os alimentos a principal contribuição para os aterros sanitários dos Estados Unidos. Coma suas sobras e mantenha seus produtos perecíveis na geladeira - a Terra está contando com isso."

Esse cartaz de campanha sugere que

a) Incorreta. A alternativa A afima que esse cartaz de campanha sugere que os lixões precisam de ampliação. Apesar de citar os aterros sanitários, o texto não trata da necessidade de ampliação de lixões, mas sim da redução do desperdício de comida do cidadão estadunidense médio e dos impactos do desperdício de alimentos que vão parar nos aterros sanitários.

b) Correta. A alternativa B afima que esse cartaz de campanha sugere que o desperdício degrada o ambiente. O cartaz trata sim do desperdício que degrada o ambiente, especificamente o despedício de comida, principal contribuição para os aterros sanitários dos Estados Unidos.

c) Incorreta. A alternativa C afima que esse cartaz de campanha sugere que os mercados doam alimentos perecíveis. Em nenhum momento o texto traz essa informação, mas sugere que alimentos perecíveis sejam mantidos na geladeira ("Eat your leftovers and keep your perishables in the fridge. The earth is counting on it. Coma suas sobras e mantenha seus produtos perecíveis na geladeira - a Terra está contando com isso.")

d) Incorreta. A alternativa D afima que esse cartaz de campanha sugere que  a desnutrição compromete o raciocínio. O título "Food for Thought" traz o sentido de 'thought" como "reflexão", ou seja, uma reflexão sobre a questão do desperdício de comida, e não sobre a desnutrição.

e) Incorreta. A alternativa E afima que esse cartaz de campanha sugere que  as residências carecem de refrigeradores. O pedido de manter os alimentos perecíveis na geladeira não é uma indicação de que as residências não possuem refrigeradores, mas sim uma tentativa de conscientizar a população sobre o desperdício de comida (já que, uma vez mantidos na geladeira, os alimentos durarão mais).

 

Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

poem Text Comprehension

Things We Carry on the Sea

We carry tears in our eyes: good-bye father, good-bye mother

We carry soil in small bags: may home never fade in our hearts

We carry carnage of mining, droughts, floods, genocides

We carry dust of our families and neighbors incinerated in mushroom clouds

We carry our islands sinking under the sea

We carry our hands, feet, bones, hearts and best minds for a new life

We carry diplomas: medicine, engineer, nurse, education, math, poetry, even if they mean nothing to the other shore

We carry railroads, plantations, laundromats, bodegas, taco trucks, farms, factories, nursing homes, hospitals, schools, temples...built on our ancestors' backs

We carry old homes along the spine, new dreams in our chests

We carry yesterday, today and tomorrow

We're orphans of the wars forced upon us

We're refugees of the sea rising from industrial wastes

And we carry our mother tongues

[...]

As we drift...in our rubber boats...from shore...to shore...to shore...

PING, W. Disponível em: https://poets.org. Acesso em: 1 jun. 2023 (fragmentado)


Ao retratar a trajetória de refugiados, o poema recorre à imagem de viagem marítima para destacar o(a)



a)

risco de choques culturais.    

b)

impacto do ensino na história.

c)

importância da luta ambiental.

d)

existência de experiências plurais.

e)

necessidade de capacitação profissional.

Resolução

Tradução:

As coisas que carregamos no mar

"Carregamos lágrimas em nossos olhos: adeus pai, adeus mãe

Carregamos terra em pequenas bolsas: que o lar nunca desapareça de nossos corações

Carregamos carnificina da mineração, secas, inundações, genocídios;

Carregamos poeira de nossas famílias e vizinhos incinerados em nuvens de cogumelo

Carregamos nossas ilhas afundando sob o mar

Carregamos nossas mãos, pés, ossos, corações e melhores mentes para começar uma nova vida

Carregamos diplomas: medicina, engenharia, enfermagem, educação, matemática, poesia, mesmo que não signifiquem nada para a outra margem

Carregamos ferrovias, plantações, lavanderias, mercearias, caminhões de taco, fazendas, fábricas, lares de idosos, hospitais, escolas, templos... 

construídos sobre os ombros de nossos antepassados

Carregamos casas antigas ao longo da espinha, novos sonhos em nossos peitos

Carregamos ontem, hoje e amanhã

Somos órfãos das guerras impostas a nós

Somos refugiados do mar ressurgindo dos resíduos industriais

E nós carregamos nossa língua materna

[...]

Enquanto derivamos... em nossos barcos de borracha... de costa... em costa... em costa..."

 

Ao retratar a trajetória de refugiados, o poema recorre à imagem de viagem marítima para destacar o(a)

a) Incorreta. A alternativa A afirma que o poema recorre à imagem de viagem marítima para destacar o risco de choques culturais. A imagem da viagem marítima não é usada para destacar um risco de choque cultural, até porque a história de imigração relatada já é um choque cultural, uma vez que, ao se refugiar em outro país, o refugiado leva sua cultura com ele, que, muitas vezes, é diferente do país que o recebe.

b) Incorreta. A alternativa B afirma que o poema recorre à imagem de viagem marítima para destacar o impacto do ensino na história. Apesar de se tratar de uma relato poético de um fato histórico, a imagem da viagem marítima não é utilizada para falar do impacto do ensino de história, especificamente, mas sim das experiências plurais vividas pelos refugiados.

c) Incorreta. A alternativa C afirma que o poema recorre à imagem de viagem marítima para destacar a importância da luta ambiental. Apesar da passagem "We're refugees of the sea rising from industrial wastes", mencionar que eles são refugiados do mar ressurgindo dos resíduos industriais, o destaque do texto não está na luta ambiental.

d) Correta. A alternativa D afirma que o poema recorre à imagem de viagem marítima para destacar a existência de experiências plurais. Através da imagem da bagagem da viagem marítima, fica claro a referência a experiências plurais desses imigrantes, como nos trechos "We carry railroads, plantations, laundromats, bodegas, taco trucks, farms, factories, nursing homes, hospitals, schools, temples...built on our ancestors' backs" Carregamos ferrovias, plantações, lavanderias, mercearias, caminhões de taco, fazendas, fábricas, lares de idosos, hospitais, escolas, templos... construídos sobre os ombros de nossos antepassados ou "We're orphans of the wars forced upon us; We're refugees of the sea rising from industrial wastes". Somos órfãos das guerras impostas a nós. Somos refugiados do mar ressurgindo dos resíduos industriais. O poema nos mostra diversas experiências vividas pelos refugiados, experiências estas que são carregadas dentro de si para outra costa.

e) Incorreta. A alternativa E afirma que o poema recorre à imagem de viagem marítima para destacar a necessidade de capacitação profissional. No texto fica claro que muitos desses imigrantes têm diplomas e são capacitados, apesar de muitas vezes essa capacitação não ser reconhecida na nova terra ("We carry diplomas: medicine, engineer, nurse, education, math, poetry, even if they mean nothing to the other shore").

 

 

 

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

poem Text Comprehension

Spanglish

pues estoy creando Spanglish

bi-cultural systems

scientific lexicographical

inter-textual integrations

two expressions

existentially wired

two dominant languages

continentally abrazándose

in colloquial combate

imperio spanglish emerges

sobre territorio bi-lingual

las novelas mexicanas

mixing with radiorocknroll

immigrant/migrant

nasal mispronouncements

hip-hop, street salsa, spanish pop

standard english classroom

with computer technicalities

spanglish is literally perfect

LA VIERA, T. Benedición: The Complete Poetry of Talo Laviera. Houston: Arte Público Press, 2014 (fragmento).


Nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca uma



a)

convergência linguístico-cultural.

b)

característica histórico-cultural.

c)

tendência estilístico-literária.

d)

discriminação cultural.

e)

censura musical.

Resolução

Tradução do texto:

Spanglish 

"pois estou criando o Spanglish

sistemas bi-culturais

lexicografia científica

integrações intertextuais

duas expressões

conectadas existencialmente

duas línguas dominantes

continentalmente se abraçando

no combate coloquial

o império do Spanglish emerge

sobre território bilíngue

as novelas mexicanas

se misturando com o radiorocknroll

imigrante/migrante

pronúncias nasais incorretas

hip-hop , salsa de rua, pop espanhol

sala de aula de inglês padrão

com tecnicidades de computador

o spanglish é literalmente perfeito"

 

a) Correta. A alternativa A afirma que nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca uma convergência linguístico cultural. Como podemos observar na tradução acima, o texto, de fato, destaca a convergência e a união linguística do inglês e espanhol ("duas línguas dominantes; continentalmente se abraçando") e a convergência cultural também entre o inglês e o espanhol ("hip-hop , salsa de rua, pop espanhol"). Portanto, essa é a alternativa correta.

b) Incorreta. A alternativa B afirma que nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca uma característica histórico-cultural. Apesar de destacar as características  que envolvem as duas culturas, esse não é o destaque do eu-lírico, e sim a união ou convergência dessas culturas.

c) Incorreta. A alternativa C afirma que nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca uma tendência estilístico-literária. O destaque do eu-lírico não é a de uma tendência estilístico literária, mas sim uma tendência cultural, que envolve a mescla dos costumes e das duas culturas, como "pop espanhol", "salsa de rua" e até mesmo o termo "Spanglish".

d) Incorreta.  A alternativa D afirma que nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca uma discriminação cultural. Apesar de sabermos que os imigrantes latinos nos Estados Unidos sofreram e sofrem discriminação cultural, o foco do eu-lírico não é este, seu poema traz a união, a convergência da cultura espanhola com a inglesa.

e) Incorreta. A alternativa E afirma que nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca uma censura musical. O eu-lírico cita as convergências musicais entre os estadunidenses e os latinos, usando termos como "pop espanhol" e  "salsa de rua", mas não destaca a censura musical, e sim enaltece essa convergência.

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos literários língua oral e língua escrita

     Alguém muito recentemente cortara o mato, que na época das chuvas crescia e rodeava a casa da mãe de Ponciá Vicêncio e de Luandi. Havia também vestígios de que a terra fora revolvida, como se ali fosse plantar uma pequena roça. Luandi sorriu. A mãe devia estar bastante forte, pois ainda labutava a terra. Cantou alto uma cantiga que aprendera com o pai, quando eles trabalhavam na terra dos brancos. Era uma canção que os negros mais velhos ensinavam aos mais novos. Eles diziam ser uma cantiga de voltar, que os homens, lá na África, entoavam sempre, quando estavam regressando da pesca, da caça ou de algum lugar. O pai de Luandi, no dia em que queria agradar à mulher, costumava entoar aquela cantiga ao se aproximar de casa. Luandi não entendia as palavras do canto; sabia, porém, que era uma língua que alguns negros falavam ainda, principalmente os velhos. Era uma cantiga alegre. Luandi, além de cantar, acompanhava o ritmo batendo com as palmas das mãos em um atabaque imaginário. Estava de regresso à terra. Voltava em casa. Chegava cantando, dançando a doce e vitoriosa cantiga de regressar.

EVARISTO, C. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Palias, 2018.


A leitura do texto permite reconhecer a "cantiga de voltar" como patrimônio linguístico que



a)

representa a memória de uma língua africana extinta.

b)

exalta a rotina executada por jovens afrodescendentes.

c)

preserva a ancestralidade africana por meio da tradição oral.

d)

resgata a musicalidade africana por meio de palavras inteligíveis.

e)

remonta à tristeza dos negros mais velhos com saudade da África.

Resolução

a) Incorreta. Não há indícios textuais de que se trata de uma língua extinta, há apenas a menção a uma língua usada pelos “negros mais velhos”, que, inclusive, ensinavam-na aos mais novos, ou seja, ela não é descrita como uma língua que deixou de ser falada.

b) Incorreta. Apesar de a música aparecer associada a atividades aparentemente cotidianas (como a pesca ou a caça), a característica mais marcante da cantiga era o fato de ela anunciar o retorno à casa. Independentemente, portanto, de haver uma rotina,  o que a cantiga simbolizava era a chegada, o regresso.

c) Correta. É correto afirmar que a cantiga representa a preservação da ancestralidade por meio da tradição oral, uma vez que essa música ficou registrada na memória de Luandi, ainda que ela não conhecesse as palavras do canto, justamente porque havia ficado intrinsecamente associada ao momento que ela representava, o do retorno ao lar. Nesse sentido, a cantiga se configura como um patrimônio linguístico que remonta às origens, à ancestralidade africana.

d) Incorreta. Ainda que a musicalidade seja uma marca evidente da cantiga, não é essa a característica resgatada por ela, dado que o que ela representa vai muito além da musicalidade. Além disso, Luandi não é capaz de reconhecer as palavras que compõem a cantiga, ou seja, para ela, aquelas palavras não são inteligíveis.

e) Incorreta. Não há associação da cantiga à tristeza dos negros mais velhos. Ao contrário, a cantiga é descrita como alegre e anunciava um momento de felicidade vinda do retorno à terra.

Questão 7 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos jornalísticos

TEXTO I

    Zapeei os canais, como há dezenas de anos faço, e pá: parei num que exibia um episódio daquela velha família do futuro, Os Jetsons.

    Nesse episódio em particular, a Jane Jetson, esposa do George, tratava de dirigir aquele veículo voador deles. Meu queixo foi caindo à medida que as piadinhas machistas sobre mulheres dirigirem foram se acumulando. Impressionante! Que futuro careta aqueles roteiristas imaginavam! Seriam incapazes de projetar algo melhor, e não apenas em termos de tecnologias, robôs e carros voadores? Será que e nossa máxima visão de futuro só atinge as coisas, e jamais as pessoas? Como a Jane, uma mulher de 33 anos no desenho, poderia ser o que foram as minhas bisavós?

    O futuro, naquele desenho, se esqueceu de ser melhor nas relações entre as pessoas. Aliás ... tão parecido com a vida.

    Fiquei de cara, como dizemos aqui, ou como dizíamos na minha adolescência, pobre adolescência, aprendendo, sem querer e sem muita defesa, um futuro tão besta quanto o passado.  

RIBEIRO. A. E. Disponível em: www.rascunho.com br. Acesso em: 21 out. 2021 (adaptado).

 

TEXTO II

     Masculino e feminino são campos escorregadios que só se definem por oposição, sempre incompleta, um do outro. São formações imaginárias que buscam produzir uma diferença radical e complementar onde só existem, de fato, mínimas diferenças. O resto é questão de estilo. Até pelo menos a segunda metade do século 19, o divisor de águas era claro: os homens ocupavam o espaço público. As mulheres tratavam da vida privada. Privada de quê? De visibilidade, diria Hannah Arendt. De visibilidade pública. Do que as mulheres estiveram privadas até o século 20 foi de presença pública manifesta não em imagem, mas em palavra. A palavra feminina, reservada ao espaço doméstico, não produzia diferença na vida social.

KHEL, M. R. Disponível em: https://alias.estadao.com.br. Acesso em: 19 out. 2021 (adaptado)


A representação da mulher apresentada no Texto I pode ser explicada pelo Texto II no que diz respeito à (às)



a)

censura a formas de expressão femininas.

b)

ausência da figura feminina na vida pública.

c)

construções imaginárias cristalizadas na sociedade.

d)

limitações inerentes às figuras femininas e masculinas.

e)

dificuldade na atribuição de papéis masculinos e femininos.

Resolução

a) Incorreta. A representação da mulher no Texto I não está associada à censura, dado que não há menção a qualquer tipo de silenciamento ou pressão vivida pela mulher.

b) Incorreta. Embora o Texto II trate desse tópico, a representação da mulher no Texto I não suscita uma reflexão sobre a forma como a mulher ocupa (ou não) a vida pública.

c) Correta. É correto afirmar que a representação da mulher no Texto I pode ser explicada, a partir do Texto II, pelas construções imaginárias cristalizadas na sociedade, pois o Texto I aponta para o fato de que, mesmo em uma produção que imaginava um futuro, a mulher era representada de forma ainda muito conservadora e presa a estereótipos da época. Nesse sentido, o Texto II, ao afirmar que as definições de masculino e feminino são imaginárias, sustenta essa interpretação.

d) Incorreta. Ambos os textos discutem a maneira como a representação da mulher é construída a partir de visões sociais, ou seja, não parte de características inerentes (típicas, características) às figuras femininas e masculinas.

e) Incorreta. Não há a menção a uma dificuldade de se atribuírem papéis masculinos e femininos. Ao contrário, os textos mostram como determinadas características são atribuídas à mulher de forma naturalizada, sem esforço.

Questão 8 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos publicitários linguagem verbal e não verbal

Disponível em: www.defensoriapublica.mt.gov.br. Acesso em: 29 out. 2021 (adaptado)


Esse anúncio publicitário, veiculado durante o contexto da pandemia de covid-19, tem por finalidade



a)

divulgar o canal telefônico de atendimento a casos de violência contra a mulher.

b)

informar sobre a atuação de uma entidade defensora da mulher vítima de violência.

c)

evidenciar o trabalho da Defensoria Pública em relação ao problema do abuso contra a mulher.

d)

alertar a sociedade sobre o aumento da violência contra a mulher em decorrência do coronavírus.

e)

incentivar o público feminino a denunciar crimes de violência contra a mulher durante o período de isolamento.

Resolução

a) Incorreta. De fato, no anúncio publicitário, há o número de um canal telefônico voltado a  atender as vítimas de violência contra a mulher. No entanto, os demais elementos do anúncio, como o texto e a imagem, demonstram que esse não é o foco dessa campanha.

b) Incorreta. O anúncio não se concentra em apresentar a entidade que defende a mulher vítima de violência, mas em apresentar uma campanha específica dessa entidade.

c) Incorreta. Ainda que o anúncio seja veiculado pela Defensoria Pública, a finalidade dele está relacionada à situação específica do contexto de isolamento que a população enfrentava durante a pandemia.

d) Incorreta. A pandemia do coronavírus não é apresentada como a origem do aumento da violência contra a mulher. Esse, então, não é o alerta feito pelo anúncio.

e) Correta. Os elementos verbais (“Eu uso máscara mas não me calo!”) e não-verbais (mulheres com expressões sérias e retraídas usando máscaras) do anúncio apontam para o contexto de pandemia e de isolamento causado por ela, evidenciando como é importante que, numa situação como essa, as pessoas, inclusive as mulheres vítimas de violência, não se calem. Nesse sentido, fica evidente que a campanha tem como finalidade chamar a atenção para o fato de que aquele momento exigia uma atenção especial da população em relação à violência sofrida pelas mulheres.

Questão 9 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos jornalísticos

     Na Idade Média, as notícias se propagavam com surpreendente eficácia. Segundo uma emérita professora de Sorbonne, um cavalo era capaz de percorrer 30 quilômetros por dia, mas o tempo podia se acelerar dependendo do interesse da notícia. As ordens mendicantes tinham um papel importante na disseminação de informações, assim como os jograis, os peregrinos e os vagabundos, porque todos eles percorriam grandes distâncias. As cidades também tinham correios organizados e selos para lacrar mensagens e tentar certificar a veracidade das correspondências. Graças a tudo isso, a circulação de boatos era intensa e politicamente relevante. Um exemplo clássico de fake news da era medieval é a história do rei que desaparece na batalha e reaparece muito depois, idoso e transformado. 

Disponível em: www.elpais.com.br. Acesso em: 18 jun. 2018 (adaptado)


A propagação sistemática de informações é um fenômeno recorrente na história e no desenvolvimento das sociedades. No texto, a eficácia dessa propagação está diretamente relacionada ao (à)



a)

velocidade na circulação de notícias.

b)

nível de letramento da população marginalizada.

c)

poder de censura por parte dos serviços públicos.

d)

legitimidade da voz dos representantes da nobreza.

e)

diversidade dos meios disponíveis em uma época histórica.

Resolução

a) Incorreta. A eficácia da propagação das informações, de acordo com o texto, não está necessariamente ligada à velocidade de circulação das notícias, dado que o texto afirma inclusive que “o tempo podia se acelerar dependendo do interesse da notícia”, ou seja, nem sempre essa propagação acontecia de forma veloz.

b) Incorreta. Não há correlação entre a propagação das informações e o nível de letramento da população marginalizada. O texto descreve a eficácia da disseminação de informações, e não as condições de letramento da população que as recebia ou propagava.

c) Incorreta. O texto não menciona censura de informações, mas justamente a eficaz disseminação de notícias, inclusive podendo ser falsas, como o último período do texto ilustra.

d) Incorreta. O mecanismo destacado pelo texto é a eficácia da disseminação das informações e essa disseminação não aparece associada à legitimidade da voz dos representantes da nobreza, inclusive porque muitos dos agentes dessa disseminação não eram ligados à nobreza.

e) Correta. De fato, a diversidade dos meios disponíveis à época é, de acordo com o texto, responsável pela eficácia da disseminação de informações. O fato de haver vários meios de propagação de notícias – como o cavalo, os peregrinos e os correios – deixa evidente que essa era uma prática de sucesso para a circulação de informações e boatos.

Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Interpretação de Textos

     Se a interferência de contas falsas em discussões políticas nas redes sociais já representava um perigo para os sistemas democráticos, sua sofisticação e maior semelhança com pessoas reais têm agravado o problema pelo mundo.

    O perigo cresceu porque a tecnologia e os métodos evoluíram dos robôs, os “bots” – softwares com tarefas on-line automatizadas –, para os “ciborgues” ou “trolls”, contas controladas diretamente por humanos com ajuda de um pouco de automação.

    Mas pesquisadores começam agora a observar outros padrões de comportamento: quando mensagens não são programadas, sua publicação se concentra só em horários de trabalho, já que é controlada por pessoas cuja profissão é exatamente essa, administrar um perfil falso durante o dia.

    Outra pista: a pobreza vocabular das mensagens publicadas por esses perfis. Um funcionário de uma empresa que supostamente produzia e vendia perfis falsos explica que às vezes "faltava criatividade" para cria mensagens distintas controlando tantos perfis falsos ao mesmo tempo.

GRAGNANl, J. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 dez. 2017.


De acordo com o texto, a análise de características da linguagem empregada por perfis automatizados contribui para o(a)



a)

controle da atuação dos profissionais de TI.

b)

desenvolvimento de tecnologias como os "trolls".

c)

flexibilização dos turnos de trabalho dos controladores.

d)

necessidades de regulamentação do funcionamento dos "bots".

e)

identificação de padrões de disseminação de informações inverídicas.

Resolução

a) Incorreta. Não há evidências textuais que garantam que seria possível controlar a atuação de profissionais de TI a partir de uma análise da linguagem utilizada em perfis falsos. O texto sequer menciona profissionais de TI.

b) Incorreta. O texto revela ao final que a linguagem utilizada nos perfis é definida por seus controladores humanos; a automatização não chegou a esse patamar nesse contexto, portanto, descrever a linguagem não seria algo necessário ao desenvolvimento desse tipo de tecnologia.

c) Incorreta. A flexibilização dos turnos de trabalho dos controladores sequer é um ponto chave para o texto. Os turnos são mencionados por evidenciarem um padrão no horário das postagens feitas por perfis falsos.

d) Incorreta. Os “bots” são mencionados como um recurso utilizado pelos perfis falsos. O texto não envereda por uma discussão sobre sua regulamentação.

e) Correta. A pobreza vocabular, mencionada como uma característica comum de publicações feitas por perfis falsos, é um padrão - ou seja, algo repetitivamente semelhante - que permite a identificação de um conteúdo como potencialmente falso.