Logo ENEM

Questão 6 Enem 2023 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

textos literários língua oral e língua escrita

     Alguém muito recentemente cortara o mato, que na época das chuvas crescia e rodeava a casa da mãe de Ponciá Vicêncio e de Luandi. Havia também vestígios de que a terra fora revolvida, como se ali fosse plantar uma pequena roça. Luandi sorriu. A mãe devia estar bastante forte, pois ainda labutava a terra. Cantou alto uma cantiga que aprendera com o pai, quando eles trabalhavam na terra dos brancos. Era uma canção que os negros mais velhos ensinavam aos mais novos. Eles diziam ser uma cantiga de voltar, que os homens, lá na África, entoavam sempre, quando estavam regressando da pesca, da caça ou de algum lugar. O pai de Luandi, no dia em que queria agradar à mulher, costumava entoar aquela cantiga ao se aproximar de casa. Luandi não entendia as palavras do canto; sabia, porém, que era uma língua que alguns negros falavam ainda, principalmente os velhos. Era uma cantiga alegre. Luandi, além de cantar, acompanhava o ritmo batendo com as palmas das mãos em um atabaque imaginário. Estava de regresso à terra. Voltava em casa. Chegava cantando, dançando a doce e vitoriosa cantiga de regressar.

EVARISTO, C. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Palias, 2018.


A leitura do texto permite reconhecer a "cantiga de voltar" como patrimônio linguístico que



a)

representa a memória de uma língua africana extinta.

b)

exalta a rotina executada por jovens afrodescendentes.

c)

preserva a ancestralidade africana por meio da tradição oral.

d)

resgata a musicalidade africana por meio de palavras inteligíveis.

e)

remonta à tristeza dos negros mais velhos com saudade da África.

Resolução

a) Incorreta. Não há indícios textuais de que se trata de uma língua extinta, há apenas a menção a uma língua usada pelos “negros mais velhos”, que, inclusive, ensinavam-na aos mais novos, ou seja, ela não é descrita como uma língua que deixou de ser falada.

b) Incorreta. Apesar de a música aparecer associada a atividades aparentemente cotidianas (como a pesca ou a caça), a característica mais marcante da cantiga era o fato de ela anunciar o retorno à casa. Independentemente, portanto, de haver uma rotina,  o que a cantiga simbolizava era a chegada, o regresso.

c) Correta. É correto afirmar que a cantiga representa a preservação da ancestralidade por meio da tradição oral, uma vez que essa música ficou registrada na memória de Luandi, ainda que ela não conhecesse as palavras do canto, justamente porque havia ficado intrinsecamente associada ao momento que ela representava, o do retorno ao lar. Nesse sentido, a cantiga se configura como um patrimônio linguístico que remonta às origens, à ancestralidade africana.

d) Incorreta. Ainda que a musicalidade seja uma marca evidente da cantiga, não é essa a característica resgatada por ela, dado que o que ela representa vai muito além da musicalidade. Além disso, Luandi não é capaz de reconhecer as palavras que compõem a cantiga, ou seja, para ela, aquelas palavras não são inteligíveis.

e) Incorreta. Não há associação da cantiga à tristeza dos negros mais velhos. Ao contrário, a cantiga é descrita como alegre e anunciava um momento de felicidade vinda do retorno à terra.