Logo UNESP

Unesp - 1ª fase


Questão 41 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Guerra do Vietnã

A participação norte-americana na Guerra do Vietnã, entre 1961 e 1973, pode ser interpretada como



a)
um recuo na política de boa vizinhança que caracterizou a ação diplomática e comercial dos Estados Unidos após a Segunda Guerra.
b)
o esforço de contenção da influência soviética sobre a China, o Japão e os países do Sul e Sudeste asiático.
c)
uma ação relacionada à defesa da liberdade, num contexto de expansão do anarquismo nos continentes asiático e africano.
d)
um movimento dentro da lógica da Guerra Fria, voltado ao fortalecimento da posição geoestratégica dos Estados Unidos.
e)
a busca de recursos naturais e fontes de energia que ampliariam a capacidade de produção de armamentos nos Estados Unidos.
Resolução

a) Incorreta. A “política da boa vizinhança” foi criada pelo presidente estadunidense F.D.Roosevelt (1933-1945) e marcou as ações daquele país na América Latina, em relação a buscar a cooperação ao esforço dos EUA em conter a expansão do nazi-fascismo ao longo dos anos 30 e até o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) naquela região. Dessa forma, o contexto da Guerra do Vietnã (1961-1973) não guarda nenhuma relação com o apresentado pela alternativa, pois a referida guerra aconteceu no continente asiático e já se interligava com outro momento histórico, chamado de Guerra Fria (1947-1991), em que a lógica estadunidense já era a “doutrina Truman”, ou seja, a intervenção dos EUA nos “elos frágeis” do bloco capitalista, visando impedir uma possível aproximação do mundo soviético.

b) Incorreta. A guerra do Vietnã foi deflagrada no momento em que o Vietnã do Norte, ligado ao mundo soviético, tencionava anexar o Vietnã do Sul, zona de influência estadunidense, aos seus domínios. Nesse sentido, esse conflito pode ser lido como uma tentativa dos EUA em conter o avanço soviético no sul e sudeste asiático. Entretanto, não é possível entender esse conflito como uma tentativa de conter a influência soviética no mundo japonês, tendo em vista que este já era um país era totalmente alinhado aos estadunidenses desde o final da Segunda Guerra Mundial (1945). Já a China, embora tivesse feito a Revolução Comunista em 1949, havia rompido com os soviéticos após a morte de Stalin, em 1953, e a unificação do Vietnã sob o controle do Norte não representaria uma alteração efetiva nesse quadro.

c) Incorreta. Não aconteceu nesse período qualquer expansão de caráter anarquista nos continentes africano e asiático e, dessa forma, não é possível relacionar a Guerra do Vietnã a esse suposto acontecimento.

d) Correta. A independência da Indochina foi concretizada após um longo conflito contra os franceses, antigos colonizadores, em 1954. A paz assinada na Conferência de Genebra reconheceu a divisão daquela região em Laos, Camboja e Vietnã. Dentro da lógica da Guerra Fria, o Vietnã foi dividido em Norte (zona de influência soviética) e Sul (zona de influência estadunidense). A seguir, seriam realizadas eleições que poderiam reunificar o país. Suspeitando que o líder do norte Ho Chi Minh, defensor do socialismo, fosse vencer o pleito, os americanos suspenderam as eleições. A suspensão das eleições motivou a união do governo nortista com um grupo armado conhecido como vietcongues (Frente Nacional de Libertação), iniciando assim uma luta contra o sul pela unificação do país. Diante desse contexto, os americanos começaram a enviar soldados para auxiliar o Sul a evitar que esse fato se verificasse. Nesse sentido, essa guerra estava inserida na lógica da Guerra Fria e representava para os americanos a possibilidade de manter sua influência geoestratégica naquela área, ao sustentarem seus aliados no Vietnã do Sul.

e) Incorreta. O Vietnã não oferecia qualquer recurso natural ou mineral que pudesse ampliar a indústria bélica estadunidense.

Questão 42 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Governo Médici

 

Em meados da década de 1970, as condições externas que haviam sustentado o sucesso econômico do regime militar sofreram alterações profundas.

(Tania Regina de Luca. Indústria e trabalho na história do Brasil, 2001.)

 

As condições externas que embasaram o sucesso econômico do regime militar e as alterações que sofreram em meados da década de 1970 podem ser exemplificadas, respectivamente,



a)
pela ampla disponibilidade de capitais para empréstimos a juros baixos e pelo aumento súbito do custo de importação do petróleo.
b)
pela ampliação da capacidade industrial dos demais países latino-americanos e pelo crescimento das taxas internacionais de juros.
c)
pela exportação de tecnologia brasileira de informática e pela recessão econômica enfrentada pelas principais potências do Ocidente.
d)
pelos esforços norte-americanos de ampliar sua intervenção econômica na América Latina e pela redução acelerada da dívida externa brasileira.
e)
pelos investimentos oriundos dos países do Leste europeu e pelo aumento gradual dos preços em dólar das mercadorias importadas.
Resolução

a) Correta. O chamado “milagre econômico” (1969-1973) foi o período do governo Médici (1969-1974) em que a economia brasileira teve um crescimento de taxas superiores a 10% ao ano. Nesse contexto, o ministro Delfim Neto se aproveitou da conjuntura favorável da economia capitalista da época, que vivia ampla expansão, fato que proporcionava capital disponível a juros baixos aos países chamados subdesenvolvidos. Ao mesmo tempo, o apoio estadunidense ao governo ditatorial brasileiro também favoreceu a obtenção desse capital emprestado. Dessa forma, o governo brasileiro realizou grandes investimentos na área de infraestrutura, como por exemplo no de telecomunicações, elétrico e de transportes. Ao mesmo tempo, a presença de capital estrangeiro das grandes multinacionais, interessadas em vender bens duráveis as classes médias nacionais também dinamizou o processo. Entretanto, o “milagre brasileiro” era dependente da importação de petróleo, uma vez que o Brasil não era autossuficiente nesse setor. O primeiro choque do petróleo de 1973, quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) aumentou o preço desse produto em 400% tornou impraticável a continuação do chamado “milagre”, pois o Brasil não tinha o capital disponível para a importação do produto na mesma quantidade anterior, além de a crise mundial provocada no sistema capitalista fazer com que os juros para obtenção de empréstimos se tornassem muito altos. Vale ressaltar também que o projeto priorizava o crescimento em detrimento da distribuição de renda, sendo que o ministro Delfim enfatizou a necessidade de “primeiro fazer o bolo crescer e depois distribuí-lo”, o que reverberou na ampliação da concentração da riqueza no país.

b) Incorreta. O “milagre econômico” não possui nenhuma ligação com o crescimento industrial de outros países latino americanos e, sendo um fenômeno de crescimento da economia brasileira. Além disso, ao contrário do afirmado pela alternativa, as taxas de juros internacionais nessa época eram baixas.

c) Incorreta. O Brasil naquele período não era exportador de tecnologias no setor de informática. Além disso, também é incorreto afirmar que a economia ocidental estava em recessão econômica, pois diversos países apresentavam um quadro de expansão econômica.

d) Incorreta. É correto afirmar que os estadunidenses ampliaram sua participação econômica na América Latina naquele período. No entanto, a obtenção de empréstimos pelo Brasil para financiar os investimentos do Estado tiveram como resultado o aumento significativo da dívida externa nacional.

e) Incorreta. Os países do leste europeu eram os da chamada “cortina de ferro”, pertencentes ao bloco soviético ao longo da Guerra Fria (1947-1991). Devido ao alinhamento automático do Brasil ao bloco estadunidense, seria impossível a economia brasileira estar vinculada comercialmente a essa região ao longo desse período. Ao mesmo tempo, o preço das mercadorias em dólar não tem nenhuma relação com o “milagre brasileiro”.

Questão 43 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Regionalização da economia (blocos econômicos)

Em 03.04.2017, o jornal El País publicou matéria que pode ser assim resumida:

 

Os países _________ não têm poder político sobre os demais Estados Partes, mas possuem ferramentas para tentar reconduzir a situação de um membro, caso esse se afaste dos princípios do Tratado de Assunção, assinado em 1991. Nessa perspectiva, insere-se a aplicação da cláusula democrática do bloco sobre a _________, em função da crise política, institucional, social, de abastecimento e econômica que atravessa o país.

 

As lacunas do excerto devem ser preenchidas por

 



a)
da ALADI – Bolívia.
b)
do Mercosul – Bolívia.
c)
do Mercosul – Venezuela.
d)
da ALADI – Venezuela.
e)
do Nafta – Argentina.
Resolução

A reportagem apresentada na questão aborda a ação do Mercosul, bloco econômico que possui como Estados-membros Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, relacionada a ativação da cláusula democrática contra Venezuela. Tal situação se efetivou devido ao julgamento feito pelos quatro membros fundadores do bloco de que o governo venezuelano atuou de forma autoritária contra a Assembléia Nacional, anulando as funções exercidas pelo Parlamento, realizando a intervenção nos poderes Legislativo e Judiciário e, consequentemente, descumprindo os acordos previstos para sua aceitação no Mercosul. Segundo o comunicado expedido – fundamentado no Tratado de Assunção (1991), documento que rege o funcionamento do bloco - “o Governo da Venezuela deve adotar imediatamente medidas concretas, consertadas com a oposição, para assegurar a efetiva separação de poderes, o respeito ao Estado de Direito, os direitos humanos e o respeito às instituições".

Importante ressaltar que em dezembro de 2016 o bloco já decidira pela suspensão temporária da Venezuela como membro-permanente devido à incapacidade de cumprimento de acordos comerciais internos entre os países, algo que tem se estendido até a presente data e pode significar, a longo prazo e caso não haja adequação à legislação vigente, a exclusão desse país.

a) Incorreta. A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), criada em 1980, possui como membros Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela e tem objetivo de promover o desenvolvimento de acordos comerciais entre esses países. Diante do surgimento de outros blocos (como o Mercosul) tal iniciativa não se configura como a mais bem sucedida no contexto latino-americano e não possui relação com o exposto no texto.

b) Incorreta. A Bolívia está em processo de adesão ao Mercosul, fato que se efetivará quando ela cumprir todas as exigências previstas na legislação do bloco.

c) Correta. Como exposto, a Venezuela tem experimentado a aplicação de instrumentos jurídicos no âmbito do Mercosul que visam adequar sua situação política e econômica às exigências do bloco.

d) Incorreta. Embora seja membro da ALADI, a Venezuela não passa por nenhum processo de suspensão ou ação do bloco contra ela.

e) Incorreta. O Nafta (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é o bloco econômico que reúne Canadá, Estados Unidos e México, sendo que a Argentina não faz parte dele.

Questão 44 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Agropecuária no Brasil

Examine a tira Armandinho, do cartunista Alexandre Beck.

 

 

A situação enfrentada pelo personagem faz alusão

 



a)
ao descumprimento das normas de cultivo orgânico propostas pela Revolução Verde.
b)
ao uso indiscriminado de agrotóxicos no processo tradicional de produção agrícola.
c)
aos limites técnicos da agricultura familiar na produção de alimentos in natura.
d)
ao protecionismo dos países centrais em relação aos produtos cultivados nos países periféricos.
e)
ao precário monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos nos EUA e na União Europeia.
Resolução

a) Incorreta. A Revolução Verde consiste na criação e implementação de um pacote de insumos agrícolas que vão desde maquinários até agrotóxicos, passando por sementes adaptadas. O uso desse pacote inicialmente nos países desenvolvidos, e posteriormente espalhando-se rapidamente para os países pobres, de fato revolucionou a capacidade produtiva da agricultura, porém, os efeitos sociais e econômicos foram negativos principalmente para os países pobres que ficaram dependentes dos empréstimos, do mercado consumidor e das tecnologias oriundas nos países ricos. Portanto, não se pode afirmar que a Revolução Verde propõe normas de cultivo orgânico.

b) Correta. Na charge, a pergunta “com veneno ou sem veneno?” faz uma clara referência ao uso indiscriminado de agrotóxicos. O Brasil é hoje o maior consumidor de agrotóxico do mundo, grande parte dos agrotóxicos utilizados de modo indiscriminado no Brasil são proibidos na União Europeia e nos Estados Unidos.

c) Incorreta. Os limites técnicos da agricultura brasileira valem tanto para a agricultura familiar quanto para a agricultura patronal. Destaca-se ainda o fato de que na charge não há nenhuma menção acerca das relações de propriedade ou assalariamento no campo.

d) Incorreta. Não há na charge nenhuma alusão sobre as medidas protecionistas (tarifária ou não tarifária), apesar destas serem comumente praticada pelos países centrais.

e) Incorreta. O monitoramento do uso de agrotóxico é mais rigoroso nos países da União Europeia, assim como nos Estados Unidos. Ao contrário destes países, o uso de agrotóxicos no Brasil é pouco regulado.

Questão 45 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Domínios Morfoclimáticos Café no Segundo Reinado

Esse produto percorreu ampla região, desde o Morro da Tijuca, no Rio de Janeiro, no primeiro quartel do século XIX, até o norte do Paraná, onde praticamente cessou sua marcha na década de 1970. Nesse período, seu percurso deixou marcas significativas na paisagem: vasta rede urbana e densa malha ferroviária, solos empobrecidos pela erosão, florestas dizimadas e extensivas pastagens, quase sempre de baixa produtividade.

(Jurandyr L. S. Ross. Ecogeografia do Brasil, 2009. Adaptado.)

 

O excerto refere-se à produção do espaço brasileiro relacionada ao ciclo econômico

 



a)
a) do ouro.
b)
b) da borracha.
c)
c) da cana-de-açúcar.
d)
d) do algodão
e)
e) do café.
Resolução

O texto introdutório desta questão descreve o caminho que a cultura do café traçou: sua chegada se deu no estado do Rio de Janeiro, sendo que a interiorização se deu ao longo do Vale do Rio Paraíba até que encontrasse no oeste paulista e norte do Paraná o Nitossolo, (popularmente conhecido como Terra Roxa). Ao longo deste trajeto do Rio de Janeiro até o norte do Paraná, a cultura cafeeira causou impactos significativos: ao mesmo tempo em que permitiu uma melhoria da infraestrutura de transporte e o surgimento de vários núcleos urbanos, também causou o desmatamento da Mata Atlântica em parte do domínio geomorfológico Mares de Morros e, consequentemente, um intenso processo erosivo que tornou grandes áreas improdutivas onde a pecuária de baixa produtividade acabou sendo implantada em sua substituição.

a) Incorreta. A atividade aurífera no Brasil ocorreu predominantemente em Minas Gerais e em áreas do Centro-Oeste.

b) Incorreta. O ciclo da Borracha ocorreu na região norte do Brasil, principalmente nos estados do Amazonas e Acre.

c) Incorreta. O ciclo da cana de açúcar ocorreu no litoral do Nordeste no século XVI, onde o solo de massapê na região da zona da Mata foi, e ainda é, intensamente explorado para fins agrícolas. Atualmente, o estado de São Paulo configura-se como grande produtor de cana-de-acúcar, voltada principalmente para a produção de açúcar e biocombustíveis.

d) Incorreta. O ciclo do algodão se deu onde hoje está o estado do Maranhão, cuja produção era voltada para a Inglaterra e utilizada como matéria prima das indústrias têxteis. É importante destacar que a Guerra de Secessão americana favoreceu a produção do algodão no Brasil, uma vez que os estados do sul dos EUA voltaram seus esforços para o conflito e que essa dinâmica não possui relação com o texto do enunciado.

e) Correta. O ciclo do café foi um dos mais bem sucedidos na evolução geoeconômica do Brasil sendo situado temporal e espacialmente no texto apresentado.

Questão 46 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Movimentos das placas tectônicas

 

Chão chega perto do céu,

Quando você levanta a cabeça e tira o chapéu.

 

Chão cabe na minha mão,

O pequeno latifúndio do seu coração.

 

Chão quando quer descer,

Faz uma ladeira.

 

Chão quando quer crescer,

Vira cordilheira.

 

Chão segue debaixo do mar,

O assoalho do planeta e do terceiro andar.

 

Chão onde a vista alcançar,

Todo e qualquer caminho pra percorrer e chegar.

 

Chão quando quer sumir,

Se esconde num buraco.

 

Chão se quer sacudir,

Vira um terremoto.

 

O chão quando foge dos pés,

Tudo perde a gravidade,

Então ficaremos só nós,

A um palmo do chão da cidade.

(www.lenine.com.br. Adaptado.)

A quarta estrofe da canção faz alusão ao processo tectônico denominado

 



a)
lixiviação.
b)
ablação.
c)
orogênese.
d)
diagênese.
e)
assoreamento.
Resolução

A quarta estrofe sugerida como excerto no enunciado é

Chão quando quer crescer, Vira cordilheira.”

Este trecho sugere a formação de montanhas/cordilheiras e tal processo está associado a movimentação tectônica horizontal e convergente (placas movimentando-se em sentido de colisão). Tal movimento é traduzido na ciência geológica por orogênese (movimentação horizontal das placas tectônicas). A força geradora deste movimento das placas tectônicas é o processo de convecção do manto terrestre conduzido por diferenças de temperatura, densidade e pressão no interior do planeta. A orogênese pode ser convergente (quando duas placas estão em rota de colisão), divergente (quando as placas tectônicas se afastam) e transformante e/ou conservativo (quando as placas deslizam lateralmente gerando também atrito). As grandes cordilheiras se formam a partir do impacto entre as placas que causa dobras e enrugamento. Tal fato é assim derivado do movimento orogênico convergente.

a) Incorreta. Lixiviação é o processo de retirada de nutrientes do solo pela ação da água e não possui relação com movimentos tectônicos.

b) Incorreta. Ablação é o processo de degelo e consequente movimentação de geleiras que gera por atrito o desgaste das rochas em sua base.

c) Correta. Orogênese é o movimento/força horizontal das placas que, quando é convergente, gera impactos e consequente formação de cordilheiras modernas.

d) Incorreta. Diagênese é o conjunto de mudanças que os sedimentos sofrem após a deposição (principalmente cimentação e metamorfismo), sendo, portanto, um fator externo que não possui vínculo com tectonismo.

e) Incorreta. Assoreamento é o processo de ‘entupimento’ dos leitos de mananciais e cursos hídricos causado principalmente pela deposição de sedimentos. Assim, não se relaciona com o fato descrito na questão.

Questão 47 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Terremotos

 

Chão chega perto do céu,

Quando você levanta a cabeça e tira o chapéu.

 

Chão cabe na minha mão,

O pequeno latifúndio do seu coração.

 

Chão quando quer descer,

Faz uma ladeira.

 

Chão quando quer crescer,

Vira cordilheira.

 

Chão segue debaixo do mar,

O assoalho do planeta e do terceiro andar.

 

Chão onde a vista alcançar,

Todo e qualquer caminho pra percorrer e chegar.

 

Chão quando quer sumir,

Se esconde num buraco.

 

Chão se quer sacudir,

Vira um terremoto.

 

O chão quando foge dos pés,

Tudo perde a gravidade,

 

Então ficaremos só nós,

A um palmo do chão da cidade.

(www.lenine.com.br. Adaptado.)

 

O termo “terremoto”, presente na oitava estrofe da canção, é definido como

 



a)
propagação de ondas mecânicas na crosta derivadas da ruptura de rochas submetidas a esforços tectônicos.
b)
liberação de energia na crosta produzida pelo atrito entre placas tectônicas identificadas em margens continentais passivas.
c)
geração de vibrações sísmicas na crosta produzidas pelo mergulho de placa continental sob a placa oceânica ao longo do plano de subducção.
d)
acumulação de tensões na crosta derivadas do desgaste mecânico de rochas sob a ação de forças exógenas.
e)
efusão de material magmático na crosta ejetado de conduto cilíndrico identificado em faixas de estabilidade tectônica.
Resolução

O processo tectônico de gênese das feições modernas de relevo está associado a movimentação tectônica horizontal das placas. Na geomorfologia, tal movimento é traduzido por orogênese. A força por detrás deste movimento é o processo de convecção do manto planetário conduzido por diferenças de temperatura, densidade e pressão no magma. A orogênese pode ser convergente (quando duas placas estão em rota de colisão), divergente (quando as placas tectônicas se afastam) e transformante e/ou conservativo (quando as placas deslizam lateralmente gerando também atrito). Tais movimentos (principalmente o convergente) geram muita pressão e energia sobre as placas tectônicas. Quando as colisões convergentes se tornam intensas as placas tectônicas chegam a se partir, enrugar, dobrar e até mesmo derreter no ponto de colisão. A energia liberada se propaga sob a forma de ondas mecânicas pela crosta sob a forma de terremotos.

a) Correta. Como foi dito no texto acima, a propagação de ondas mecânicas na crosta (terremotos) são sim derivadas do impacto orogênico convergente que, entre outras consequências, causam a ruptura de rochas submetidas a tais movimentos tectônicos.

b) Incorreta. A alternativa está quase toda correta e coerente. Porém, a última palavra traz o erro da sentença, pois o termo ‘Margens continentais passivas’ sugere movimentação divergente das placas (afastamento), o que reduz a zero a possibilidade de impactos tectônicos e atrito entre placas, que são os elementos causadores dos terremotos.

c) Incorreta. A alternativa estaria correta se invertêssemos a movimentação de mergulho na subducção (encontro de placas). A sentença diz que o terremoto seria gerado pela liberação de energia quando a placa continental mergulhasse sob a placa oceânica. Na prática o que acontece é o inverso, ou seja, a placa oceânica mergulha sob a placa continental.

d) Incorreta. As forças exógenas (forças externas de erosão) não produzem energia suficiente para produzir vibrações nas tectônicas.

e) Incorreta. A explicação: ‘efusão de material magmático na crosta ejetado de conduto cilíndrico’ resume as características encontradas em um vulcão e em nada remete a terremotos. Os vulcões são elementos também associados a processos geológicos tectônicos. É fato também que podem ser identificados em faixas de estabilidade tectônica (centros de placas), porém, é mais comum se formarem nos limites tectônicos.

Questão 48 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Hidrografia

O cerrado brasileiro é conhecido como o “berço das águas” da América do Sul, pois abastece as grandes bacias hidrográficas e reservatórios de água doce do continente.

Resultado de imagem para O cerrado brasileiro é conhecido como o “berço das águas” da América do Sul, pois abastece as grandes bacias hidrográficas e reservatórios de água doce do continente.

Considerando o conhecimento sobre as águas subterrâneas, a área destacada na figura corresponde ao Sistema Aquífero

 



a)
Guarani, formado por rochas permeáveis da Bacia Sedimentar do Paraná.
b)
Urucuia, associado às rochas sedimentares do Escudo das Guianas.
c)
Cabeças, constituído por rochas ígneas da Bacia Sedimentar do Parnaíba.
d)
Guarani, constituído por rochas metamorfizadas do Escudo Atlântico.
e)
Urucuia, formado por rochas basálticas do Cráton do São Francisco.
Resolução

a) Correta. O Aquífero Guarani, representado no mapa da questão, é um corpo hídrico subterrâneo que abrange os territórios de: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e possui, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), área de 1.087.000 km² e aproximadamente 37.000 km³ de volume d’água armazenado. Localiza-se na Bacia Sedimentar do Paraná e possui estrutura complexa sendo considerado um aquífero do tipo regional confinado, uma vez que há áreas de confinamento (90% de sua área está recoberta por derrames de lavas basálticas) e áreas de recarga direta localizadas nas bordas da bacia em faixas alongadas de rochas sedimentares que afloram à superfície.

b) Incorreta. O aquífero Urucuia (Figura 1) localiza-se predominantemente na porção oeste do estado da Bahia com uma área estimada de 12 milhões de hectares e é formado por depósitos sedimentares areníticos, sendo incorreto associá-lo ao Escudo das Guianas, localizado na região Norte do país e com formações geológicas cristalinas.

Figura 1: Área do Aquífero Urucuia. Fonte: Agência Nacional das Águas. Disponível em: http://secom.to.gov.br/noticia/151820/.

c) Incorreta. O sistema aquífero Cabeças localiza-se realmente na Bacia Sedimentar do Parnaíba, no Nordeste brasileiro, onde ocorrem os climas semiárido com presença da Caatinga (Sertão, área mais seca do país) e tropical, com ocorrência da Mata dos Cocais (Meio-norte, transição para a Amazônia). Isso difere das informações descritas no enunciado da questão e, portanto, o que invalida essa alternativa.

d) Incorreta. Como explicado na alternativa A, o aquífero Guarani localiza-se na Bacia Sedimentar do Paraná e não no Escudo Atlântico, que está situado mais a leste no território brasileiro, como demonstra a Figura 1.

Resultadodeimagemparaestruturageológicadobrasilross

Figura 1: Estrutura geológica do Brasil. Fonte: IBGE, Atlas do Brasil, 1966.

e) Incorreta. Como já mencionado, o aquífero Urucuia possui estrutura predominantemente sedimentar e não cristalina como o cráton Sanfranciscano.

Questão 49 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Domínios Morfoclimáticos

Leia o fragmento do romance O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ranson Riggs, e analise o mapa.

 

Apesar dos avisos e até das ameaças do conselho, no verão de 1908 meus irmãos e centenas de outros membros dessa facção renegada, todos traidores, viajaram para a tundra siberiana para levar a cabo seu experimento odioso. Escolheram uma velha fenda sem nome, que estava havia séculos sem uso.

(O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, 2015. Adaptado.)

 

 

O bioma mencionado no fragmento está representado no mapa pelo número

 



a)
2
b)
3
c)
4
d)
5
e)
1
Resolução

a) Incorreto. A região do número 2 é de clima tropical – nesta área existem basicamente dois biomas: as Savanas e as Florestas Tropicais Latifoliadas.

b) Correta. A Tundra Siberiana, como o próprio nome diz, localiza-se na Sibéria. No mapa, o número 3 está exatamente na porção norte da Sibéria, região de clima frio ou subpolar com precipitações em forma de neve, temperaturas negativas na maior parte do ano e um curto período de temperaturas positivas. A Tundra é um bioma adaptado a essas condições, com formação de plantas rasteiras e musgos que são evidenciadas na paisagem durante a estação mais quente.

c) Incorreta. Na região onde está o número 4, localizam-se as pradarias ou campos. A presença de um relevo de planície ao longo da bacia do Mississipi associado ao clima temperado continental cria as condições necessárias para o desenvolvimento desse bioma ali.

d) Incorreta. O número 5 localiza-se no interior da Austrália, região marcada por climas áridos e semiáridos decorrentes das áreas de alta pressão conhecidas como altas subtropicais (Figura 1) bem como da atuação da corrente Oeste Australiana que impede a chegada do ar úmido na Austrália.

<** DIAGRAMA VETORIAL NÃO CONVERTIDO **>

Figura 1: Disponível em: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap8/cap8-2.html

e) Incorreta. A região 1 encontra-se entre a região central e costeira do Brasil. Essas áreas de clima tropical típico e tropical úmido apresentam respectivamente dois biomas: o Cerrado e a Mata Atlântica.

Questão 50 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fenômenos atmosféricos

 

 

A figura ilustra a alteração na distribuição das__________ como resultado de três décadas de desmatamento em certo setor da Floresta Amazônica. O “deslocamento” desse tipo de precipitação é um efeito das variações horizontais da rugosidade da superfície, que promovem a concentração da pluviosidade nas bordas das áreas desmatadas. Essa mudança na circulação atmosférica pode ter como consequência ____________na região.

 

(Jaya Khanna et al. “Regional dry-season climate

changes due to three decades of Amazonian deforestation”.

Nature Climate Change, março de 2017. Adaptado.)

 

As lacunas do texto devem ser preenchidas por

 



a)
chuvas frontais – o aumento na frequência de incêndios
b)
chuvas orográficas – o empobrecimento do solo.
c)
chuvas convectivas – a manutenção dos serviços ecológicos.
d)
chuvas convectivas – a redução da produtividade agrícola.
e)
chuvas frontais – a diminuição da evapotranspiração.
Resolução

a) Incorreta. As imagens mostram chuvas convectivas, formadas pela convecção do ar, ou seja, aquecimento da superfície que promove evaporação, acúmulo de vapor d’água na atmosfera e posterior precipitação. Isso ocorre em dois períodos distintos, revelando um deslocamento do processo convectivo derivado do desmatamento da floresta amazônica. Por isso, quando a alternativa apresenta chuvas frontais ela traz informação errônea, pois estas são formadas pelo encontro de duas massas de ar com características distintas e não pela convecção do ar.

b) Incorreta. O relevo apresentado na imagem é plano, mas a alternativa afirma ser chuva orográfica que é fundamentalmente gerada pela subida de massas de ar úmidas em encostas de relevo, por isso a alternativa apresenta informação errônea.

c) Incorreta. As imagens nos mostram o processo de chuvas convectivas, elemento correto da alternativa. Porém, quando a resposta sugere “a manutenção dos serviços ecológicos” o que vemos nas imagens é o desmatamento, e não a permanência da floresta na paisagem.

d) Correta. De fato as chuvas esquematizadas na imagem do enunciado são chuvas convectivas e com o desmatamento há alteração do ciclo hidrológico, aumenta-se a erosão e a lixiviação do solo (perda de nutrientes), causando a redução da produtividade agrícola.

e) Incorreta. Como já descrito na alternativa A, as imagens abordam o processo de chuvas convectivas e não a chegada de massas de ar ocasionando as chuvas frontais. Por isso, a alternativa está incorreta.