Um fabricante de produtos de beleza está modificando as dimensões da embalagem de seu principal produto, o shampoo antipiolhos chamado 100𝜋olho. Atualmente, as embalagens têm o formato de um paralelepípedo com de altura e com base retangular de dimensões .
São utilizados dois tipos de materiais para construir a embalagem. O material utilizado tanto para a base quanto para a lateral é mais simples e custa R$ 10,00 o metro quadrado. O material utilizado para a tampa custa R$ 40,00 o metro quadrado, por ser mais resistente.
a) Qual o custo atual do material para construir 100 embalagens?
b) Por questões logísticas, as novas embalagens devem ter o formato de um paralelepípedo com base quadrada e com altura de 12 cm, e precisam ter a mesma capacidade volumétrica que as embalagens atuais. Quais as dimensões da nova embalagem e o custo de produção de 100 delas, considerando os mesmos materiais para produção?
a) Observemos incialmente que devemos supor o paralelepípedo retângulo indicado no enunciado como sendo também reto, de modo a encontrarmos todas as faces laterais também retangulares. Deste modo, segue abaixo uma ilustração da situação descrita no enunciado.
Logo, a área lateral da embalagem é composta por duas faces de dimensões 2 cm x 18 cm e duas faces de dimensões 3 cm x 18 cm. Além disso, podemos observar duas bases de dimensões 2 cm x 3 cm, sendo uma delas feita por um material mais resistente.
Assim, calculando a área do material mais simples e a área do material utilizado na tampa , temos:
Portanto, o custo para produzir uma embalagem é:
E o custo total atual de 100 unidades é:
b) Observe abaixo a nova embalagem.
Como a embalagem antiga e a atual devem ter o mesmo volume, então segue que:
Deste modo, as dimensões da nova embalagem são .
Analogamente ao item anterior, calculando as áreas de material mais simples e a área de material da tampa, temos:
Logo, o custo de cada embalagem nova é:
E o custo total de 100 unidades é:
Márcia está fazendo um teste de condicionamento físico e corre numa pista circular de 200 m de comprimento, com velocidade angular constante, e no sentido anti-horário. A distância, em metros, entre Márcia e um equipamento eletrônico localizado na parte externa da pista foi registrada nos primeiros 60 segundos e está representada na Figura 1 abaixo.
a) Determine quanto tempo Márcia demora para completar uma volta e quantos metros ela percorreu nos primeiros 60 segundos.
b) A Figura 2 representa um determinado instante em que a distância entre Márcia e o centro da pista (ponto C) é igual à distância entre ela e o equipamento eletrônico. Calcule o cosseno do ângulo 𝛼 indicado na Figura 2.
a) Graficamente tem-se que o tempo que Marcia demora para completar uma volta equivale a um período da função, logo, como indicado na figura abaixo, o período é de segundos.
Como Marcia está sobre uma pista circular com velocidade angular constante, então, a velocidade linear também é constante, logo:
Logo, em segundos, Marcia percorreu:
b) Seja a posição de Marcia na pista e a posição do equipamento eletrônico, então, pode-se fazer a seguinte representação:
Como a distância entre e o centro é igual à distância de ao ponto e seja o ponto de intersecção do segmento com a circunferência, então, , note que é o ponto da pista circular mais próximo de , logo, do gráfico, tem-se que .
Tem-se que o comprimento da pista é de , logo:
Então, o triângulo :
Como é o pé da altura de um triângulo isósceles, então, é também ponto médio da base, logo:
Heloísa está brincando com uma urna que contém dez bolinhas, sendo três azuis, três verdes e quatro rosas. Ela resolve construir uma sequência numérica de acordo com as cores das bolinhas que sorteia da urna. O primeiro termo da sequência .
A cada sorteio, um novo termo da sequência é determinado multiplicando-se o termo anterior:
A bolinha sorteada é devolvida para a urna antes do próximo sorteio. Por exemplo, se nos três primeiros sorteios Heloísa retira, respectivamente, uma bolinha rosa, uma verde e uma azul, então a sequência obtida é
a) É possível que Heloísa obtenha uma sequência contendo o termo ? Justifique.
b) Qual a probabilidade de Heloísa obter o número como termo de uma sequência?
a) Uma vez que o número , quando fatorado em números primos, equivale a , para se obter o número como um dos termos da sequência seria necessário possuir o como um dos fatores multiplicativos. Sendo assim, como só ocorrem multiplicações pelos fatores , e , concluímos que é impossível Heloísa obter um termo da sequência igual a .
b) Fatorando o número em números primos, obtemos
Assim, para que Heloísa obtenha o número em sua sequência é necessário que ela sorteie da urna exatamente três bolinhas azuis, duas bolinhas verdes e uma bolinha rosa.
Como a ordem dos fatores não altera o produto, qualquer sequência com essas seis bolinhas resulta no termo . Logo, o número de sequências possíveis corresponde ao número de anagramas da palavra . Tal quantidade pode ser calculada através de uma permutação com repetição:
Ora, como os sorteios são feitos com reposição, em qualquer etapa da sequência a probabilidade de se retirar uma bolinha azul é , a probabilidade de se retirar uma bolinha verde é e a probabilidade de se retirar uma bolinha rosa é . Sendo assim, cada uma das sequências possíveis possui probabilidade
Portanto, a probabilidade de Heloísa obter o número como um termo de sua sequência é
Por volta de 1845, o matemático belga Pierre Verhulst começou a estudar um tipo de função que hoje é conhecida como função logística. Originalmente utilizada para modelar problemas envolvendo crescimento populacional, atualmente tem muitas outras aplicações em ecologia, biomatemática, sociologia e ciências políticas. Uma função logística pode ser definida por
em que .
a) Seja a função inversa de . Determine a expressão e o domínio de .
b) O gráfico abaixo é de uma função logística com . Determine os valores de .
a) Seja , para obtermos a expressão da função inversa, podemos trocar de posição as variáveis x e y. Assim, trocando as variáveis, temos:
Isolando , encontraremos a expressão da função inversa de . Portanto, temos:
Utilizando o logaritmo na base 2, tendo em vista que a função logarítmica é a função inversa à exponencial, temos:
.
O domínio de será dado segundo as condições de existência do logaritmo acima. Assim, lembrando que o logaritmando deve ser sempre positivo, temos:
Para que um quociente seja positivo, devemos ter numerador e denominador ambos como o mesmo sinal. Assim, segue que:
I.
ou
II.
Como o enunciado nos diz que L é um número positivo, então a segunda opção não é conveniente, visto que x não pode ser negativo e maior que L ao mesmo tempo. Deste modo, temos:
b) Utilizando o gráfico dado no enunciado, podemos selecionar os pontos e para substituirmos na função dada. Observe abaixo:
Assim, dado , temos para o ponto :
Um produto igual a 0 deve ter ao menos um dos fatores igual a 0. Pelo enunciado , logo,
Analogamente para o ponto , temos:
Substituindo o valor de encontrado acima, temos:
.
Seja 𝑎 um número real e considere o polinômio , que tem como uma de suas raízes.
a) Determine todos os valores de 𝑎 tais que é a única raiz real.
b) Determine todos os valores de 𝑎 tais que as soluções de sejam números inteiros.
a) Como é uma raiz, utilizando o dispositivo prático de Briot-Ruffini para fatorar o polinômio , temos:
Assim, . Para que apenas seja raiz real, então o fator de grau 2 de f deve gerar apenas raízes complexas não reais. Deste modo, podemos afirmar que o discriminante desse fator deve ser negativo. Logo,
Analisando a função quadrática em a, temos:
Raízes:
Parábola com concavidade para cima, já que o coeficiente do termo quadrático é positivo. Deste modo, analisando o sinal da função, temos:
Portanto, para que o polinômio f(x) possua apenas como raiz real os valores de a são tais que .
b) Utilizando a fatoração do item anterior, segue que:
Assim, para que f(x) tenha apenas raízes inteiras, devemos impor ao fator quadrático da fatoração acima que ele possua duas raízes reais e inteiras. Assim, utilizando as relações de Girard para a soma e o produto das raízes, temos:
Logo, pela relação do produto:
Como as raízes devem ser inteiras, só há dois pares de inteiros que satisfazem a relação de produto acima. São eles:
Para o primeiro caso, utilizando a relação de soma, temos:
Para o segundo caso, utilizando a relação de soma, temos:
Logo, os valores de tais que possua apenas soluções inteiras são 3 e -3.
Seja a região poligonal, no plano cartesiano, dos pontos que satisfazem as inequações
A área hachurada da figura abaixo representa a região no plano cartesiano.
a) Determine as coordenadas do vértice , indicado na Figura 1, e a área da região .
b) Determine o maior valor de para .
a) O vértice corresponde ao ponto de interseção da reta com o eixo . Assim, e
Logo, .
Observe que o ponto destacado na Figura 1 é o ponto de interseção das retas e . Consequentemente, tal ponto também é um dos vértices da região . Denotaremos a seguir tal ponto por .
Dividimos então a região três partes: um retângulo e dois triângulos retângulos, como na figura a seguir:
A área do triângulo superior é .
A área do retângulo é
A área do triângulo à direita é
Portanto, a área da região é
b) Considere a família de retas , com . Note que para qualquer ponto , temos . Sendo assim, procuramos o maior valor para o qual a reta intercepta a região .
Isolando a variável na equação da reta , obtemos
Para que exista a interseção entre tal reta e a região , substituímos a expressão de nas inequações que definem a região , obtendo:
Das duas primeiras inequações resulta que
Da terceira e da quarta inequações, obtemos:
Somando tais inequações membro a membro, concluímos que
Note então que é exatamente o valor para o qual o ponto pertence a , pois .
Portanto, é o valor máximo para com .
Observe abaixo uma animação da situação descrita acima: