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Unicamp 2022 - 2ª fase - dia 2


Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Áreas do Prisma

Um fabricante de produtos de beleza está modificando as dimensões da embalagem de seu principal produto, o shampoo antipiolhos chamado 100𝜋olho. Atualmente, as embalagens têm o formato de um paralelepípedo com 18 cm de altura e com base retangular de dimensões 2 cm × 3 cm.

São utilizados dois tipos de materiais para construir a embalagem. O material utilizado tanto para a base quanto para a lateral é mais simples e custa R$ 10,00 o metro quadrado. O material utilizado para a tampa custa R$ 40,00 o metro quadrado, por ser mais resistente.

a) Qual o custo atual do material para construir 100 embalagens?

b) Por questões logísticas, as novas embalagens devem ter o formato de um paralelepípedo com base quadrada e com altura de 12 cm, e precisam ter a mesma capacidade volumétrica que as embalagens atuais. Quais as dimensões da nova embalagem e o custo de produção de 100 delas, considerando os mesmos materiais para produção?



Resolução

a) Observemos incialmente que devemos supor o paralelepípedo retângulo indicado no enunciado como sendo também reto, de modo a encontrarmos todas as faces laterais também retangulares. Deste modo, segue abaixo uma ilustração da situação descrita no enunciado.

Logo, a área lateral da embalagem é composta por duas faces de dimensões 2 cm x 18 cm e duas faces de dimensões 3 cm x 18 cm. Além disso, podemos observar duas bases de dimensões 2 cm x 3 cm, sendo uma delas feita por um material mais resistente. 

Assim, calculando a área do material mais simples S1 e a área do material utilizado na tampa S2, temos:

S1=2·2·18+3·18+2·3=186 cm2=186·10-2m2=0,0186 m2

S2=2·3=6 cm2=6·10-2m2=0,0006 m2

Portanto, o custo para produzir uma embalagem é:

C=10·0,0186+40·0,0006=R$ 0,21

E o custo total atual de 100 unidades é:

CT=100·0,21CT=R$ 21,00

b) Observe abaixo a nova embalagem.

Como a embalagem antiga e a atual devem ter o mesmo volume, então segue que:

V1=V22·3·18=x·x·122x2=18x2=9x=3 cm

Deste modo, as dimensões da nova embalagem são 3 cm × 3 cm × 12 cm.

Analogamente ao item anterior, calculando as áreas de material mais simples e a área de material da tampa, temos:

S1=2·3·12+3·12+3·3=153 cm2=153·10-2m2=0,0153 m2S2=3·3=9 cm2=9·10-2m2=0,0009 m2

Logo, o custo de cada embalagem nova é:

C=10·0,0153+40·0,0009=R$ 0,189

E o custo total de 100 unidades é:

CT=100·0,189CT=R$ 18,90

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Relações Métricas e Trigonométricas no Triângulo Retângulo Circunferência

Márcia está fazendo um teste de condicionamento físico e corre numa pista circular de 200 m de comprimento, com velocidade angular constante, e no sentido anti-horário. A distância, em metros, entre Márcia e um equipamento eletrônico localizado na parte externa da pista foi registrada nos primeiros 60 segundos e está representada na Figura 1 abaixo.

a) Determine quanto tempo Márcia demora para completar uma volta e quantos metros ela percorreu nos primeiros 60 segundos.

b) A Figura 2 representa um determinado instante em que a distância entre Márcia e o centro da pista (ponto C) é igual à distância entre ela e o equipamento eletrônico. Calcule o cosseno do ângulo 𝛼 indicado na Figura 2.



Resolução

a) Graficamente tem-se que o tempo que Marcia demora para completar uma volta equivale a um período da função, logo, como indicado na figura abaixo, o período é de 24 segundos.

Como Marcia está sobre uma pista circular com velocidade angular constante, então, a velocidade linear também é constante, logo:

VLinear=200 m24 s=253m/s

Logo, em 60 segundos, Marcia percorreu:

D=253·60=500 m

b) Seja M a posição de Marcia na pista e E a posição do equipamento eletrônico, então, pode-se fazer a seguinte representação:

Como a distância entre M e o centro C é igual à distância de M ao ponto E e seja P o ponto de intersecção do segmento CE¯ com a circunferência, então, MC=ME=CP=r, note que P é o ponto da pista circular mais próximo de E, logo, do gráfico, tem-se que PE=10 m.

Tem-se que o comprimento da pista é de 200 m, logo:

2πr=200r=100π

Então, o triângulo CME:

Como H é o pé da altura de um triângulo isósceles, então, H é também ponto médio da base, logo:

cosα=CHCMcosα=100π+102100πcosα=10+π200,65

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fatoração Probabilidade

Heloísa está brincando com uma urna que contém dez bolinhas, sendo três azuis, três verdes e quatro rosas. Ela resolve construir uma sequência numérica x0, x1, x2, ... de acordo com as cores das bolinhas que sorteia da urna. O primeiro termo da sequência  x0=1.

A cada sorteio, um novo termo da sequência é determinado multiplicando-se o termo anterior:

  • por 2, se a bolinha sorteada for azul;
  • por 3, se a bolinha sorteada for verde;
  • por 5, se a bolinha sorteada for rosa.

A bolinha sorteada é devolvida para a urna antes do próximo sorteio. Por exemplo, se nos três primeiros sorteios Heloísa retira, respectivamente, uma bolinha rosa, uma verde e uma azul, então a sequência obtida é

  • x0=1,
  • x1=5 · x0=5,
  • x2=3 · x1=15, 
  • x3=2 · x2=30. 

a) É possível que Heloísa obtenha uma sequência contendo o termo 189? Justifique.

b) Qual a probabilidade de Heloísa obter o número 360 como termo de uma sequência?



Resolução

a) Uma vez que o número 189, quando fatorado em números primos, equivale a 33·7, para se obter o número 189 como um dos termos da sequência seria necessário possuir o 7 como um dos fatores multiplicativos. Sendo assim, como só ocorrem multiplicações pelos fatores 2, 3 e 5, concluímos que é impossível Heloísa obter um termo da sequência igual a 189.

 

b) Fatorando o número 360 em números primos, obtemos

360 = 23·32·5

Assim, para que Heloísa obtenha o número 360 em sua sequência é necessário que ela sorteie da urna exatamente três bolinhas azuis, duas bolinhas verdes e uma bolinha rosa.

Como a ordem dos fatores não altera o produto, qualquer sequência com essas seis bolinhas resulta no termo 360. Logo, o número de sequências possíveis corresponde ao número de anagramas da palavra AAAVVR. Tal quantidade pode ser calculada através de uma permutação com repetição:

P63, 2 = 6!3!·2!=60 sequências

Ora, como os sorteios são feitos com reposição, em qualquer etapa da sequência a probabilidade de se retirar uma bolinha azul é PA=310, a probabilidade de se retirar uma bolinha verde é PV=310 e a probabilidade de se retirar uma bolinha rosa é PR=410. Sendo assim, cada uma das sequências possíveis possui probabilidade

PA3·PV2·PR=3103·3102·410=3524·56

Portanto, a probabilidade de Heloísa obter o número 360 como um termo de sua sequência é

P=60·3524·56=3622·55

P=72912500

Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Função Inversa Função Exponencial Função Logarítmica

Por volta de 1845, o matemático belga Pierre Verhulst começou a estudar um tipo de função que hoje é conhecida como função logística. Originalmente utilizada para modelar problemas envolvendo crescimento populacional, atualmente tem muitas outras aplicações em ecologia, biomatemática, sociologia e ciências políticas. Uma função logística pode ser definida por

fx=L1+2-kx-x0,             x,

em que k>0, L>0 e x0.

a) Seja f-1 a função inversa de f. Determine a expressão e o domínio de f-1.

b) O gráfico abaixo é de uma função logística com L=10. Determine os valores de x0 e k.



Resolução

a) Seja y=fx=L1+2-k·x-x0, para obtermos a expressão da função inversa, podemos trocar de posição as variáveis x e y. Assim, trocando as variáveis, temos:

x=L1+2-k·y-x0

Isolando y, encontraremos a expressão da função inversa de f. Portanto, temos:

x=L1+2-k·y-x01+2-k·y-x0=Lx2-k·y-x0=Lx-1

Utilizando o logaritmo na base 2, tendo em vista que a função logarítmica é a função inversa à exponencial, temos:

log22-k·y-x0=log2Lx-1-k·y-x0=log2Lx-1

k·y-x0=-log2Lx-1y-x0=-log2Lx-1k

y=x0-log2Lx-1kf-1x=x0-log2Lx-1k.

O domínio de f-1x será dado segundo as condições de existência do logaritmo acima. Assim, lembrando que o logaritmando deve ser sempre positivo, temos:

Lx-1>0L-xx>0

Para que um quociente seja positivo, devemos ter numerador e denominador ambos como o mesmo sinal. Assim, segue que:

I.

L-x>0x>0x<Lx>0

ou

II.

 L-x<0x<0x>Lx<0

Como o enunciado nos diz que L é um número positivo, então a segunda opção não é conveniente, visto que x não pode ser negativo e maior que L ao mesmo tempo. Deste modo, temos:

Domf-1=x|0<x<L

b) Utilizando o gráfico dado no enunciado, podemos selecionar os pontos 0,2 e 2,5 para substituirmos na função dada. Observe abaixo:

Assim, dado fx=101+2-k·x-x0, temos para o ponto 2,5 :

5=101+2-k·2-x01+2-k·2-x0=22-k·2-x0=1=20

-k·2-x0=0

Um produto igual a 0 deve ter ao menos um dos fatores igual a 0. Pelo enunciado  k>0, logo,

2-x0=0x0=2

Analogamente para o ponto 0,2, temos:

2=101+2-k·0-x01+2-k·-x0=52k·x0=4=22k·x0=2

Substituindo o valor de x0 encontrado acima, temos:

k·x0=2k·2=2k=1.

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Polinômio

Seja 𝑎 um número real e considere o polinômio fx=x3+a+1x2+a+2x+2, que tem x=-1 como uma de suas raízes.

a) Determine todos os valores de 𝑎 tais que x=-1 é a única raiz real.

b) Determine todos os valores de 𝑎 tais que as soluções de fx=0 sejam números inteiros.



Resolução

a) Como x=-1 é uma raiz, utilizando o dispositivo prático de Briot-Ruffini para fatorar o polinômio fx, temos:

Assim, fx=x+1·x2+ax+2. Para que apenas x=-1 seja raiz real, então o fator de grau 2 de f deve gerar apenas raízes complexas não reais. Deste modo, podemos afirmar que o discriminante desse fator deve ser negativo. Logo,

<0a2-4·1·2<0a2-8<0

Analisando a função quadrática em a, temos:

Raízes: a2-8=0a=±22 

Parábola com concavidade para cima, já que o coeficiente do termo quadrático é positivo. Deste modo, analisando o sinal da função, temos:

Portanto, para que o polinômio f(x) possua apenas x=-1  como raiz real os valores de a são tais que -22<a<22.

b) Utilizando a fatoração do item anterior, segue que:

fx=x+1·x2+ax+2

Assim, para que f(x) tenha apenas raízes inteiras, devemos impor ao fator quadrático da fatoração acima que ele possua duas raízes reais e inteiras. Assim, utilizando as relações de Girard para a soma e o produto das raízes, temos:

S=-a1=-aP=21=2

Logo, pela relação do produto:

r1·r2=2

Como as raízes devem ser inteiras, só há dois pares de inteiros que satisfazem a relação de produto acima. São eles:

r1=1r2=2  ou  r1=-1r2=-2

Para o primeiro caso, utilizando a relação de soma, temos:

S=-ar1+r2=-a1+2=-aa=-3

Para o segundo caso, utilizando a relação de soma, temos:

S=-ar1+r2=-a-1+-2=-aa=3

Logo, os valores de a tais que fx=0 possua apenas soluções inteiras são 3 e -3.

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Inequação com duas variáveis

Seja K a região poligonal, no plano cartesiano, dos pontos x,y que satisfazem as inequações

x0,

y0,

x+y3,

3x+y5.

A área hachurada da figura abaixo representa a região K no plano cartesiano.

a) Determine as coordenadas do vértice V, indicado na Figura 1, e a área da região K.

b) Determine o maior valor de 2x+y para x,y  K.



Resolução

a) O vértice V corresponde ao ponto de interseção da reta 3x+y=5 com o eixo x. Assim, yV=0 e

3xV=5  xV=53

Logo, V=53, 0.

Observe que o ponto 1, 2 destacado na Figura 1 é o ponto de interseção das retas 3x+y=5 e x+y=3. Consequentemente, tal ponto também é um dos vértices da região K. Denotaremos a seguir tal ponto por P.

Dividimos então a região K três partes: um retângulo e dois triângulos retângulos, como na figura a seguir:

A área do triângulo superior é A1=1·12=12 u.a..

A área do retângulo é A2=2·1=2 u.a.

A área do triângulo à direita é A3=23·22=23 u.a.

Portanto, a área da região K é

A1+A2+A3=12+2+23=196 u.a.

 

b) Considere a família de retas rn: 2x+y=n, com n. Note que para qualquer ponto x0, y0rn, temos 2x0+y0=n. Sendo assim, procuramos o maior valor n para o qual a reta rn intercepta a região K.

Isolando a variável y na equação da reta rn, obtemos

y=-2x+n

Para que exista a interseção entre tal reta e a região K, substituímos a expressão de y nas inequações que definem a região K, obtendo:

x0

-2x+n0

x+-2x+n3

3x+-2x+n5

Das duas primeiras inequações resulta que

n2x0  n0

Da terceira e da quarta inequações, obtemos:

n-x3n+x5

Somando tais inequações membro a membro, concluímos que

2n8  n4

Note então que n=4 é exatamente o valor para o qual o ponto P2, 1 pertence a r4, pois 2·2+1=4.

Portanto, 4 é o valor máximo para 2x+y com x, yK.

Observe abaixo uma animação da situação descrita acima: