Heloísa está brincando com uma urna que contém dez bolinhas, sendo três azuis, três verdes e quatro rosas. Ela resolve construir uma sequência numérica de acordo com as cores das bolinhas que sorteia da urna. O primeiro termo da sequência .
A cada sorteio, um novo termo da sequência é determinado multiplicando-se o termo anterior:
A bolinha sorteada é devolvida para a urna antes do próximo sorteio. Por exemplo, se nos três primeiros sorteios Heloísa retira, respectivamente, uma bolinha rosa, uma verde e uma azul, então a sequência obtida é
a) É possível que Heloísa obtenha uma sequência contendo o termo ? Justifique.
b) Qual a probabilidade de Heloísa obter o número como termo de uma sequência?
a) Uma vez que o número , quando fatorado em números primos, equivale a , para se obter o número como um dos termos da sequência seria necessário possuir o como um dos fatores multiplicativos. Sendo assim, como só ocorrem multiplicações pelos fatores , e , concluímos que é impossível Heloísa obter um termo da sequência igual a .
b) Fatorando o número em números primos, obtemos
Assim, para que Heloísa obtenha o número em sua sequência é necessário que ela sorteie da urna exatamente três bolinhas azuis, duas bolinhas verdes e uma bolinha rosa.
Como a ordem dos fatores não altera o produto, qualquer sequência com essas seis bolinhas resulta no termo . Logo, o número de sequências possíveis corresponde ao número de anagramas da palavra . Tal quantidade pode ser calculada através de uma permutação com repetição:
Ora, como os sorteios são feitos com reposição, em qualquer etapa da sequência a probabilidade de se retirar uma bolinha azul é , a probabilidade de se retirar uma bolinha verde é e a probabilidade de se retirar uma bolinha rosa é . Sendo assim, cada uma das sequências possíveis possui probabilidade
Portanto, a probabilidade de Heloísa obter o número como um termo de sua sequência é