Logo UNICAMP

Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 1 - Português, Inglês e Redação


Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conflitos na Ásia e Oceania Politics

O texto abaixo descreve um importante monumento associado a um evento histórico ocorrido nos Estados Unidos. Leia-o e responda às questões, em português.

This Memorial is a tribute of remembrance and honor to the 2,977 people killed in the terrorist attacks near the turn of the 21st century. The Memorial’s twin reflecting pools feature the largest manmade waterfalls in North America. The pools sit within the footprints where the Twin Towers once stood. The names of every person who died in the attacks are inscribed into bronze panels edging the Memorial pools, a powerful reminder of the largest loss of life resulting from a foreign attack on American soil and the greatest single loss of rescue personnel in American history.

a) Por que o memorial foi construído? Cite, em português, uma passagem do texto que destaca a importância do evento descrito para a história dos EUA.
b) Aponte um impacto geopolítico para os EUA do acontecimento descrito no texto e identifique um país do Oriente Médio posteriormente envolvido no acontecimento. 



Resolução

a) O Memorial foi construído como uma homenagem às 2.977 pessoas mortas nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Uma passagem do texto que destaca a importância do evento para os Estados Unidos é:

"(...) maior perda de vidas resultante de um ataque estrangeiro em solo americano e a maior perda de pessoal de resgate na História da América."

"(...) the largest loss of life resulting from a foreign attack on American soil and the greatest single loss of rescue personnel in American history."

b) O principal país do Oriente Médio posteriormente envolvido no acontecimento é o Afeganistão. Os atentados de 11 de setembro foram considerados o estopim para um nova política externa do então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chamada de "Guerra ao terror". As reações imediatas foram o aumento das medidas de segurança do país, principalmente no controle de entrada de pessoas cuja nacionalidade eram de países do Oriente Médio e a invasão do Afeganistão com intuito de capturar Osama Bin Laden (cuja autoria dos atentados fora reivindicada) e derrubar o governo Talibã com a justificativa de serem responsáveis por abrigar o grupo Al-Qaeda, que tinha em Osama Bin Laden a figura de seu líder.

Essa política conhecida como "Guerra ao terror" também resultou na invasão do Iraque anos depois, com a justificativa de que o governo ditatorial de Saddam Hussein possuía um arsenal de armas químicas que colocavam em ameaça todo o globo.