Logo FUVEST

Fuvest 2020 - 2ª fase - dia 1 - Português e Redação


Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

A Relíquia

Considere os seguintes trechos:
(I) Era um pedreiro de Naim (...). O açoite dos intendentes rasgara-lhe a carne; depois a doença levara-lhe a força, como a geada seca a macieira. E agora, sem trabalho, com os filhos de sua filha a alimentar, procurava pedras raras nos montes – e gravava nelas nomes santos, sítios santos, para as vender no Templo aos fiéis. Em véspera de Páscoa, porém, viera um Rabi de Galileia cheio de cólera que lhe arrancara o seu pão!...
(II) (...) E nós tivemos de fugir, apupados¹ pelos mercadores ricos, que, bem encruzados nos seus tapetes de Babilônia, e com o seu lajedo bem pago, batiam palmas ao Rabi... Ah! Contra esses o Rabi nada podia dizer, eram ricos, tinham pago! (...) Mas eu fui expulso pelo Rabi, somente porque sou pobre!
(III) (...) Bati no peito, desesperado. E a minha angústia toda era por Jesus ignorar esta desgraça, que, na violência do seu espiritualismo, suas mãos misericordiosas tinham involuntariamente criado, como a chuva benéfica por vezes, fazendo nascer a sementeira, quebra e mata uma flor isolada.

1. Vaiados.

Eça de Queirós, A relíquia.

“Se quiséssemos recolher tudo o que já foi encontrado [da cruz de Cristo], daria para lotar um navio. O Evangelho conta que a cruz podia ser levada por um homem. Encher a Terra com tamanha quantidade de fragmentos de madeira que nem 300 homens aguentariam levar é uma desfaçatez”, já afirmava o teólogo francês Jean Calvino, profundamente cristão, em seu Tratado das Relíquias, publicado em1543. A observação de Calvino continua viva cinco séculos depois. Os pedaços da chamada Vera Cruz, a cruz
em que Jesus de Nazaré foi executado segundo a tradição cristã, são considerados relíquias de primeira categoria pela Igreja Católica, mas aparentemente são tão numerosos que dão a impressão de que Cristo foi umgigante crucificado em dois troncos de sequoias.

Manuel Ansede, “Fragmentos da cruz de Cristo dariam para ´lotar um navio inteiro”. In: El país, Caderno “Ciência”. Março de 2016. Adaptado.

a) Identifique as personagens que atuam como narradoras em cada um dos excertos de Eça de Queirós.
b) É possível afirmar que o romance A Relíquia endossa a perspectiva adotada por Manuel Ansede a respeito de elementos pertinentes à tradição cristã? Justifique.



Resolução

a) As personagens que atuam como narradoras dos excertos são:

I- Teodorico Raposo.

II- Pedreiro de Naim.

III- Teodorico Raposo.

b) Em seu artigo, Manuel Ansede afirma o quanto o culto às relíquias sagradas, em especial aos fragmentos da cruz de Jesus, pode estar fundamentado num engano. Essa observação baseia-se em uma evidência lógica: são tantos os fragmentos que teriam sido extraídos da cruz original, que é possível supor que ela era gigantesca, de modo que um homem não conseguiria carregá-la sozinho.

O romance A relíquia endossa a perspectiva apresentada pelo autor, uma vez que explicita o funcionamento do comércio de objetos falsificados vendidos como relíquias sagradas. Ao ser deserdado por Titi, Raposão encontra no comércio das relíquias um meio de sobrevivência e, como ele havia chegado há pouco tempo da Terra Santa, sua fama se espalhou rapidamente entre os devotos de Lisboa. Assim, ele transformou objetos comuns em peças de valor sagrado que estariam ligados à história de Jesus e à vida dos santos e conseguiu, durante um certo tempo, enganar a clientela com suas supostas relíquias. Entretanto, com o tempo, os devotos foram percebendo que tais objetos santificados eram falsos, visto que ele havia posto em circulação uma quantidade inverossímil de relíquias tais como pedaços da “verdadeira” cruz de Cristo ou ainda as ferraduras do burro que transportou a Sagrada Família. Dessa forma, a falsificação desses artigos é descoberta e Raposão não consegue mais viver da venda das relíquias que fabricava.