Logo UNICAMP

Unicamp - 1ª fase


Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Reação de Dupla Troca Concentração de Ions

A maioria dos homens que mantêm o cabelo escurecido artificialmente utiliza uma loção conhecida como tintura progressiva. Os familiares, no entanto, têm reclamado do cheiro de ovo podre nas toalhas, porque essa tintura progressiva contém enxofre em sua formulação. Esse cosmético faz uso do acetato de chumbo como ingrediente ativo. O íon chumbo, Pb2+, ao se combinar com o íon sulfeto, S2-, liberado pelas proteínas do cabelo ou pelo enxofre elementar (S8) presente na tintura, irá formar o sulfeto de chumbo, que escurece o cabelo. A legislação brasileira permite uma concentração máxima de chumbo igual a 0,6 gramas por 100 mL de solução.

a) Escreva a equação química da reação de formação da substância que promove o escurecimento dos cabelos, como foi descrito no texto.

b) Calcule a massa, em gramas (duas casas decimais), de Pb(C2H3O2)2.3H2O, utilizada na preparação de 100 mL da tintura progressiva usada, sabendo-se que o Pb2+ está na concentração máxima permitida pela legislação.

Dados de massas molares em g mol-1: Pb=207, C2H3O2=59 e H2O=18.

 



Resolução

a) A equação solicitada é: Pb2+ + S2- = PbS

b)

1mol Pb(C2H3O2)2.3H2O

1mol Pb2+

207+59⋅2 + 3⋅18= 379g

207g

x

0,6g

x= 0,6379 207 g

x = 1,10g de Pb(C2H3O2)2.3H2O

 

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Propriedades de Compostos Aromáticos Propriedades de Ácidos Carboxílicos

Com a finalidade de manter uma imagem jovem, muitas pessoas procuram eliminar as rugas do rosto utilizando a quimioesfoliação (peeling químico), um processo que envolve algum risco à saúde. A quimioesfoliação consiste na aplicação de um ou mais agentes à pele, visando promover a esfoliação cutânea, o que leva à renovação celular e à eliminação das rugas. Dois tipos de peeling podem ser realizados: o superficial ou médio e o profundo.

a) Para um peeling superficial ou médio, costuma-se usar uma solução da substância indicada abaixo:

Simplificadamente, a literatura afirma que, além da concentração da solução, o valor de pH ideal para uma boa esfoliação deve estar abaixo de sete. Considerando somente a dissolução dessa substância em água, seria possível obter essa condição de pH? Explique e justifique com uma equação química pertinente.

 

b) Para um peeling químico profundo, pode-se usar uma microemulsão denominada solução de Baker-Gordon, que contém a substância cuja fórmula estrutural está representada abaixo. Do ponto de vista da representação química, o hexágono com o círculo representa as possíveis estruturas ressonantes da cadeia carbônica. Desenhe essas possíveis estruturas ressonantes para a cadeia e escreva a fórmula molecular da substância.

 



Resolução

a) É possível obter o pH indicado pois em água a carboxila libera H+ (formando a espécie H3O+) tornando o meio ácido (pH < 7), conforme equação abaixo:

Obs.:

1) Não é correto associar a acidez da solução à liberação de H+ pela hidroxila do álcool.

2) Considerou-se o pH neutro a 25ºC (pH neutro = 7).

 

b) A Fórmula molecular da substância (hidroxibenzeno) é C6H6O.

As possíveis estruturas de ressonância são:

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Demografia Conceitos demográficos básicos Principais indicadores sociais

Calcula-se a idade média da população somando-se a idade de todos os indivíduos e dividindo o resultado pelo número de indivíduos. O mapa abaixo representa a projeção da idade média para os países em 2009.

a) Com base neste mapa, indique a faixa de idade média da Itália e do Paraguai. Indique dois desafios socioeconômicos que a Itália enfrenta em relação à idade média da sua população.

b) Dê duas razões associadas ao fato de a África Subsaariana apresentar uma elevada população jovem em relação à adulta, portanto uma média de idade muito baixa.



Resolução

a) A idade média da população é:

  • Itália: 40 anos ou mais;
  • Paraguai: 20 a 25 anos.

Os problemas socioeconômicos da Itália com o envelhecimento da população são (o candidato deveria citar 2 entre os seguintes):

  • a diminuição da PEA (População Economicamente Ativa), podendo comprometer o crescimento econômico do país pela falta de mão de obra;
  • o elevado número de aposentados aumenta os gastos do governo com a previdência social podendo gerar um colapso no sistema previdenciário;
  • o aumento da demanda por assistência médica, sobrecarregando o sistema de saúde.

b) Na África Subsaariana a idade média da população é de 14 a 20 anos. As causas elevada proporção de jovens na população são:

  • elevada taxa de natalidade;
  • baixa taxa de urbanização;
  • baixa expectativa de vida;
  • dificuldade de acesso a atendimento médico e aos anticoncepcionais;
  • elevada taxa de população rural;
  • casamentos precoces.
Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Pedologia Impactos ambientais (Vegetação) Degradação e conservação do solo

Uma das definições de desenvolvimento sustentável é: o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

(Adaptado de http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/)

a) O solo é um recurso fundamental para a subsistência da população mundial. Que práticas de conservação do solo podem garantir sua preservação para as gerações futuras?

b) Segundo o INPE, nos últimos meses de novembro, dezembro e janeiro, foram registrados, na Amazônia Legal, 754 km² de desmatamentos por corte raso ou degradação progressiva. Indique o principal objetivo desse desmatamento e as consequências ambientais dessa ação.

 



Resolução

a) Principais práticas de conservação do solo:

  • Plantio direto usando a vegetação morta como adubo, o que diminui o desgaste do solo e o risco de erosão;
  • Terraceamento e curva de nível em áreas de encostas;
  • Evitar queimadas, desmatamento e extensas áreas de monocultura que esgotam o solo,
  • Implantar rotação ou associação de culturas;
  • Cuidado com a mecanização excessiva que causa compactação do solo.

 

b) O principal motivo do desmatamento na Amazônia Legal é a expansão da fronteira agrícola e da pecuária. Isso provoca a queimada da mata e sua substituição por pastos para a pecuária e cultivo de soja para exportação.

As consequências ambientais do desmatamento são:

  • redução da biodiversidade,
  • lixiviação do solo e assoreamento dos rios,
  • laterização do solo tornando-o improdutivo,
  • queimadas que provocam aumento de CO2 na atmosfera e contribui para o efeito estufa,
  • redução das áreas de sumidouro de CO2.

 

 

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Movimento Circular Definição de Pressão

Quando uma pessoa idosa passa a conviver com seus filhos e netos, o convívio de diferentes gerações no mesmo ambiente altera a rotina diária da família de diversas maneiras.

a) O acesso do idoso a todos os locais da casa deve ser facilitado para diminuir o risco de uma queda ou fratura durante sua locomoção. Pesquisas recentes sugerem que uma estrutura óssea periférica de um indivíduo jovem suporta uma pressão máxima P1=1,2×109 N/m2, enquanto a de um indivíduo idoso suporta uma pressão máxima P2=2,0×108 N/m2. Considere que em um indivíduo jovem essa estrutura óssea suporta uma força máxima F1 = 24 N aplicada sob uma área A1 e que essa área sob a ação da força diminui com a idade, de forma que A2= 0,8A1 para o indivíduo idoso. Calcule a força máxima que a estrutura óssea periférica do indivíduo idoso pode suportar.

b) Na brincadeira “Serra, serra, serrador. Serra o papo do vovô. Serra, serra, serrador. Quantas tábuas já serrou?”, o avô realiza certo número de oscilações com seu neto conforme representado na figura abaixo. Em uma oscilação completa (A-O-A) a cabeça do menino se desloca em uma trajetória circular do ponto A para o ponto O e de volta para o ponto A. Considerando um caso em que o tempo total de duração da brincadeira é t = 10 s e a velocidade escalar média da cabeça do menino em cada oscilação (A-O-A) vale v = 0,6 m/s , obtenha o número total de oscilações (A-O-A) que o avô realizou com o neto durante a brincadeira. Use h = 50 cm e π = 3.



Resolução

a) Pela pressão máxima na estrutura óssea do jovem:

P 1 = F 1 A 1 1,2 10 9 = 24 A 1 A 1 =2 10 8 m 2

Calculando agora para o idoso:

P 2 = F 2 A 2 = F 2 0,8 A 1 F 2 =0,8 P 2 A 1 =0,82 10 8 2 10 8

F 2 =3,2N

 

b) Para cada oscilação (A-O-A) a cabeça percorre o equivalente a meia-volta da circunferência de raio h, ou seja:

d oscilação =πh=350cm=1,5m

 

Em 10 segundos, a cabeça passa por n oscilações com velocidade escalar média v=0,6m/s . Assim:

v= n d oscilação Δt 0,6= n1,5 10

n=4oscilações

 

 

 

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Potência Elétrica Nível sonoro

Ruídos sonoros podem ser motivo de conflito entre diferentes gerações no ambiente familiar.

a) Uma onda sonora só pode ser detectada pelo ouvido humano quando ela tem uma intensidade igual ou superior a um limite I0 , denominado limiar de intensidade sonora audível. O limiar I0 depende da frequência da onda e varia com o sexo e com a idade. Nos gráficos no espaço de resposta, mostra-se a variação desse limiar para homens, I0H , e para mulheres, I0M , em diversas idades, em função da frequência da onda.

Considerando uma onda sonora de frequência f = 6 kHz , obtenha as respectivas idades de homens e mulheres para as quais os limiares de intensidade sonora, em ambos os casos, valem I0H = I0M = 10−11 W/m2 .

b) A perda da audição decorrente do avanço da idade leva à utilização de aparelhos auditivos, cuja finalidade é amplificar sinais sonoros na faixa específica de frequência da deficiência auditiva, facilitando o convívio do idoso com os demais membros da família. Um esquema simplificado de um aparelho amplificador é representado ao lado.

Considere que uma onda sonora provoque uma diferença de potencial no circuito de entrada do aparelho amplificador igual a Ve = 10 mV e que a diferença de potencial de saída Vs é igual a 50 vezes a de entrada Ve. Sabendo que a potência elétrica no circuito de saída é Ps = 0,3 mW calcule a corrente elétrica iS no circuito de saída.

 



Resolução

a) Para a intensidade mínima de audição de 10 11 W/ m 2 =10× 10 12 W/ m 2 , e na freqüência de 6 kHz, observamos pelos gráficos que as idades correspondentes para homens e para mulheres são respectivamente 35 e 45 anos:

 

b) Pelo enunciado, a tensão de saída é:

V s =10 V e =1050mV=0,5V

Como a potência de saída é P s =0,3mW, temos:

P s = V s i s 0,3 10 3 =0,5 i s

i s =0,6mA

 

 

Questão 7 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Probabilidade e Análise de Heredogramas Proteínas (Biologia)

Em famílias constituídas a partir da união de primos em primeiro grau, é mais alta a ocorrência de distúrbios genéticos, em comparação com famílias formadas por casais que não têm consanguinidade.

a) A que se deve essa maior ocorrência de distúrbios genéticos em uniões consanguíneas?

b) A fenilcetonúria (FCU) é um distúrbio genético que se deve a uma mutação no gene que expressa a enzima responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Na ausência da enzima, a fenilalanina se acumula no organismo e pode afetar o desenvolvimento neurológico da criança. Esse distúrbio é facilmente detectado no recém-nascido pelo exame do pezinho. No caso de ser constatada a doença, a alimentação dessa criança deve ser controlada. Que tipos de alimento devem ser evitados: os ricos em carboidratos, lipídeos ou proteínas? Justifique.



Resolução

a) Indivíduos aparentados tem uma grande semelhança genética uma vez que seus genes vem do mesmo conjunto gênico – dos ancestrais mais próximos. Desta forma, a probabilidade de ambos os primos de primeiro grau apresentarem os mesmos genes deletérios é maior, assim como é maior, em um cruzamento entre eles, a chance desses genes deletérios aparecerem em homozigose e assim manifestarem o distúrbio em questão.

b) Devem ser evitados alimentos ricos em proteínas, pois estas são formadas por aminoácidos, inclusive a fenilalanina, que acumulada no organismo pode levar a distúrbios neurológicos citados no enunciado.

Questão 8 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Anatomia de veias, artérias e capilares Pressão arterial

A alimentação rica em gordura, o sedentarismo e o consumo de cigarro são hábitos presentes na sociedade atual, sendo responsáveis, em parte, pela hipertensão arterial, que, por sua vez, favorece o acúmulo de placas de gordura na parede interna das artérias, causando a aterosclerose.

a) O que ocorre com o fluxo sanguíneo nas artérias em que há acúmulo de placas de gordura? Justifique.

b) Em situação normal, quando o sangue bombeado pelo coração passa pelas artérias, esses vasos sofrem alterações estruturais, que permitem sua adaptação ao aumento de pressão. Explique como as artérias se alteram para se adaptar a esse aumento da pressão arterial. Que componente da parede da artéria permite essa adaptação?

 



Resolução

a) O fluxo sanguíneo em artérias que apresentam placas de gordura tende a diminuir ou mesmo ser interrompido, pois estas placas, denominadas ateromas, diminuem a seção transversal do vaso, dificultando, assim, a passagem de sangue na luz do vaso.

b) Devido ao aumento do volume de sangue na artéria pelo bombeamento do coração (sístole ventricular), as artérias dilatam em resposta ao aumento da pressão exercida pelo sangue em suas paredes. Em seguida, contraem auxiliando no impulsionamento de sangue pelo vaso. As estruturas que permitem esta resposta são a musculatura lisa e as fibras elásticas que envolvem as artérias.

 

 

Questão 9 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Porcentagem Função Afim

Segundo o IBGE, nos próximos anos, a participação das gerações mais velhas na população do Brasil aumentará. O gráfico abaixo mostra uma estimativa da população brasileira por faixa etária, entre os anos de 2010 e 2050. Os números apresentados no gráfico indicam a população estimada, em milhões de habitantes, no início de cada ano. Considere que a população varia linearmente ao longo de cada década.

a) Com base nos valores fornecidos no gráfico, calcule exatamente em que ano o número de habitantes com 60 anos ou mais irá ultrapassar o número de habitantes com até 17 anos. (Atenção: não basta encontrar um número aproximado a partir do gráfico. É preciso mostrar as contas.)

b) Determine qual será, em termos percentuais, a variação da população total do país entre 2040 e 2050.



Resolução

a) Graficamente temos que o ano em que a população com mais de 60 anos supera a população entre 0 e 17 anos está no período de 2030 a 2040. Assim, associando t = 0 com o ano de 2030 e t = 10 com o ano de 2040, temos:

F(t) : população entre 0 e 17 anos

Por hipótese, F(t) é linear no período. Assim:

F(t)=at+b{ F(0)=45 a= 4045 100 =0,5 F(t)=0,5t+45

G(t) : população com idade superior a 60 anos

Por hipótese, G(t) também é linear no período. Assim:

G(t)=ct+d{ G(0)=d=40 c= 5240 100 =1,2 G(t)=1,2t+40

A população com mais de 60 anos supera a população entre 0 e 17 anos quando G(t) > F(t). Assim:

1,2t+40>0,5t+451,7t>5t>2,94

Desse modo, a população de idosos supera a população de 0 a 17 anos em cerca de 2,94 anos, contados a partir de 2030, ou seja, ao final do ano 2032.

 

b) Com base no gráfico, temos que, em 2040, a população era formada por 40 milhões de pessoas entre 0 e 17 anos, 127 milhões de pessoas entre 18 e 59 anos, e 52 milhões de pessoas com mais de 60 anos, num total de 40 + 127 + 52 = 219 milhões de habitantes.

Em 2050, a população era formada por 35 milhões de pessoas entre 0 e 17 anos, 116 milhões de pessoas entre 18 e 59 anos, e 64 milhões de pessoas com mais de 60 anos, num total de 35 + 116 + 64 = 215 milhões de habitantes.

Assim, a variação percentual da população foi de ( 215219 219 )x100%=1,8%, ou seja, a população diminuiu 1,8% no período considerado.

Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conceitos iniciais de funções Porcentagem

As mensalidades dos planos de saúde são estabelecidas por faixa etária. A tabela ao lado fornece os valores das mensalidades do plano "Geração Saúde". Sabendo que o salário mínimo nacional vale, hoje, R$ 465,00, responda às perguntas abaixo.

a) O gráfico em formato de pizza ao lado mostra o comprometimento do rendimento mensal de uma pessoa que recebe 8 salários mínimos por mês e aderiu ao plano de saúde "Geração Saúde". Em cada fatia do gráfico, estão indicados o item referente ao gasto e o ângulo correspondente, em graus. Determine a que faixa etária pertence essa pessoa.

b) O comprometimento do rendimento mensal de uma pessoa com o plano de saúde "Geração Saúde" varia de acordo com o salário que ela recebe. Suponha que x seja a quantidade de salários mínimos recebida mensalmente por uma pessoa que tem 56 anos, e que C(x) seja a função que fornece o comprometimento salarial, em porcentagem, com o plano de saúde. Note que x não precisa ser um número inteiro. Determine a expressão de C(x) para x ≥ 1, e trace a curva correspondente a essa função no gráfico abaixo.



Resolução

a) Como a pessoa recebe 8 salários mínimos, seu rendimento mensal é de 8×465=R$ 3.720,00.

Do gráfico em forma de pizza, temos que a mensalidade do plano de saúde representa 54° 360° ×100%=15% de seu salário mensal. Assim, sua mensalidade do plano de saúde é 15 100 ×3720=R$ 558,00.

Pela tabela, essa mensalidade corresponde à faixa etária de 61 anos ou mais.

b) Se uma pessoa ganha x salários mínimos, seu rendimento mensal é x465.

Como ela tem 56 anos, portanto localizada na faixa etária de 46 a 60 anos, sua mensalidade, de acordo com a tabela, é R$ 372,00.

Assim, a fração do seu salário mensal que fica alocada para a mensalidade do plano de saúde é:

C(x)= 372 465x = 0,8 x = 80 x %.

O gráfico correspondente, para 1x5, será um trecho de um dos ramos de uma hipérbole: