Logo UNICAMP

Unicamp 2009 - 1F


Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Gases (Química) pH e pOH

O aquarismo é uma atividade que envolve a criação de espécies aquáticas em ambiente confinado. O bom funcionamento do aquário depende do controle de uma série de parâmetros, como temperatura, matéria orgânica dissolvida, oxigênio dissolvido, pH, entre outros. Para testar seus conhecimentos químicos, responda às seguintes questões:

a) Um dos principais produtos do metabolismo dos peixes é a amônia, que é excretada na água. Desconsiderando-se qualquer mecanismo de regulação externa e considerando-se apenas essa excreção de amônia, o valor do pH da água do aquário tende, com o passar do tempo, a aumentar, diminuir ou permanecer constante? Justifique.

b) Para peixes de água fria, a concentração ideal de gás oxigênio dissolvido na água é de 5 ppm. Considerando-se esse valor e um aquário contendo 250 kg de água, quantos mols de gás oxigênio estão dissolvidos nessa água?

Dados: 1 ppm significa que há 1 grama de gás oxigênio dissolvido em 1000 quilogramas de água; massa molar do gás oxigênio = 32 g mol-1.



Resolução

a) A solução ficará básica, porque a amônia em contato com a água atua como base de Brönsted recebendo H+ e gerando íons OH- e deixando o meio mais alcalino (aumentando o pH).

NH3 + H2O = NH4+ + OH-

b) A concentração de O2 na água é 5 ppm, ou seja, existem dissolvidos 5 g em 1000 kg de água

Assim, em 250 kg de água:

5 g de oxigênio -------- 1000 kg de água

m -------- 250 kg de água

m = 1,25 g de oxigênio

O número de mols de O2 em 250 kg de água é dado por:

n = m M = 1,25gde O 2 32gde O 2 mo l 1 = 0,039molde O 2

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Oxidação

A quantidade de gás oxigênio dissolvido na água pode ser monitorada através de um teste químico, em que, inicialmente, faz-se o seguinte: a uma amostra de 5 mL de água do aquário, adicionam-se 2 gotas de solução de Mn2+ e 2 gotas de uma solução de I- (em meio básico), agitando-se a mistura. Na seqüência, adiciona-se uma solução para tornar o meio ácido e agita-se a mistura resultante. Sabe-se que em meio básico, o íon Mn2+ se transforma em Mn4+ ao reagir com o oxigênio dissolvido na água. Em meio ácido, o Mn4+ da reação anterior reage com o I-, produzindo I2 e Mn2+. Quando não há oxigênio dissolvido, as reações anteriormente descritas não ocorrem.

Dados:

Espécie química em solução

Mn2+

Mn4+

I-

I2

cor

rosa claro

preto

incolor

castanho escuro

a) Correlacione a presença ou a ausência de oxigênio dissolvido com a coloração (clara/escura) do teste. Justifique sua resposta, indicando a espécie responsável pela coloração em cada caso.

b) Escreva a equação química balanceada para a reação do Mn4+ com o I-, conforme se descreve no texto da questão.



Resolução

a) Na presença de oxigênio, a solução ficará escura devido à formação de I2 ao final das duas etapas. Na primeira etapa, o Mn2+ é oxidado a Mn4+ (preto). Na segunda etapa, este cátion, em meio ácido, torna a se reduzir a Mn2+, causando a oxidação de I- a I2. Isso faz com que a solução final tenha uma coloração próxima a castanho escuro.

Na ausência de oxigênio as reações acima não ocorrem e, então a solução permanecerá clara devido à presença das espécies Mn2+ (rosa claro) e I- (incolor) que não reagiram.

b) As equações que representam a redução de Mn4+ oxidação de I- são, respectivamente:

M n 4+ +2 e =M n 2+ 2 I = I 2 +2 e

Desta forma, a reação que representa a reação dos íons citados, em meio ácido, fica:

M n 4+ +2 I H + M n 2+ + I 2

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Produção agropecuária brasileira Domínios Morfoclimáticos

O Pantanal já teve 17% de sua paisagem natural devastados, mas o drama da planície alagada, assim como o de outras áreas úmidas do Brasil, é praticamente ignorado pelos governos estadual e federal, afirmaram cientistas reunidos em Cuiabá para discutir o futuro dessas regiões. Segundo Walfrido Tomás, especialista em gestão de biodiversidade da Embrapa Pantanal, a pecuária intensiva está se difundindo no Pantanal e tem desmatado muito mais do que a tradicional pecuária pantaneira.

(Adaptado de BBC Brasil: www.viagem.uol.com.br/ultnot/bbc/2008/07/25/ult454u209.htm?action=print)

a) Compare as formas de pecuária intensiva e extensiva.

b) Considerando o Domínio Morfoclimático do Pantanal, quais as características naturais que favorecem a atividade pecuária nessa área?



Resolução

a) A Pecuária intensiva caracteriza-se por grandes investimentos em alimentação e medicina veterinária (vacinas e reprodução), alta produtividade e alta qualidade do produto final (carne e leite), sendo o gado criado em estábulos. Já a Pecuária Extensiva é caracterizada por pequeno investimento de capital em alimentação complementar e medicina veterinária, menor produtividade e menor qualidade do produto final, sendo o gado criado solto em pastagens naturais.

b) A pecuária é favorecida no Pantanal pelo relevo plano recoberto de gramíneas nas terras baixas inundadas pelas cheias de verão (clima tropical) e solo refertilizado a cada cheia, além de amplas pastagens naturais e extensa rede hidrográfica (Bacia do Paraguai).

 

 

Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Agricultura Escala cartográfica

A abelha, no Brasil, é um híbrido das abelhas européias (Apis mellifera mellifera, Apis mellifera ligustica, Apis mellifera caucasica e Apis mellifera carnica) com a abelha africana (Apis mellifera scutellata). Essa abelha, africanizada, possui um comportamento muito semelhante ao da Apis mellifera scutellata, em razão da maior adaptabilidade desta raça às condições climáticas do País. Muito agressiva, porém menos que a africana, a abelha do Brasil tem grande facilidade de enxamear, alta produtividade e tolerância a doenças.

(Embrapa Meio-Norte, http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/racas.htm, acessado em 05/09/2008.)

Goudie, A. The Human Impact on the Natural Environment. 6ªed., Malden: Blackwell Publishing, 2006, p. 69.

a) Calcule a distância, em quilômetros, de propagação da abelha africana entre o ponto de origem e a cidade de Fortaleza. Por que a propagação da abelha africana não avançou para a Patagônia Argentina e a Cordilheira dos Andes?

b) A apicultura é uma atividade capaz de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação de ecossistemas existentes. Aponte dois aspectos econômicos positivos trazidos pela apicultura, em especial para a agricultura familiar.



Resolução

a) A escala do mapa é 1 : 150 000 000. Desta forma, cada milímetro equivale a 150 km. Como a distância entre a área de origem e Fortaleza é 16 mm, temos que a distância real é de 16 x 150 = 2400 km. A propagação não avançou para os Andes e a Patagônia devido às baixas temperaturas causadas pela latitude (Patagônia) e altitude (Andes), condições não adequadas para a abelha africana, a qual se adapta melhor ao clima tropical.

b) Os aspectos econômicos positivos da apicultura na agricultura familiar que poderiam ser citados, dentre outros:

1. Complemento da renda com a produção de mel;

2. Maior dinamismo do mercado local;

3. Geração de empregos.

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Trabalho na Física Potência Média e Instantânea e Rendimento

A tração animal pode ter sido a primeira fonte externa de energia usada pelo homem e representa um aspecto marcante da sua relação com os animais.

 

a) O gráfico ao lado mostra a força de tração exercida por um cavalo como função do deslocamento de uma carroça. O trabalho realizado pela força é dado pela área sob a curva F × d. Calcule o trabalho realizado pela força de tração do cavalo na região em que ela é constante.

b) No sistema internacional, a unidade de potência é o watt (W) = 1 J/s. O uso de tração animal era tão difundido no passado que James Watt, aprimorador da máquina a vapor, definiu uma unidade de potência tomando os cavalos como referência. O cavalo-vapor (CV), definido a partir da idéia de Watt, vale aproximadamente 740 W. Suponha que um cavalo, transportando uma pessoa ao longo do dia, realize um trabalho total de 444000 J. Sabendo que o motor de uma moto, operando na potência máxima, executa esse mesmo trabalho em 40 s, calcule a potência máxima do motor da moto em CV.



Resolução

a) Considerando que a força tenha a mesma direção e sentido do deslocamento, temos que o trabalho é dado pela área sob a curva. Pelo gráfico, a força permanece constante, e igual a 800 N, entre os deslocamentos de 10m e 50 m.

τ=Areaτ=b×hτ=(5010)×800 τ=32000J

b) A potência é definida como a razão entre o trabalho realizado e o tempo. Assim a moto realiza um trabalho de 444000J em 40 segundos logo:

P= τ Δt = 444000 40 J s P=11100W

 

Como 1 CV vale 740W, temos que 11100W equivale a 11100 740 =15CV

 

 

 

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cinemática Vetorial

Os pombos-correio foram usados como mensageiros pelo homem no passado remoto e até mesmo mais recentemente, durante a Segunda Guerra Mundial. Experimentos mostraram que seu mecanismo de orientação envolve vários fatores, entre eles a orientação pelo campo magnético da Terra.

a) Num experimento, um ímã fixo na cabeça de um pombo foi usado para criar um campo magnético adicional ao da Terra. A figura abaixo mostra a direção dos vetores dos campos magnéticos do ímã B I e da Terra B T . O diagrama quadriculado representa o espaço em duas dimensões em que se dá o deslocamento do pombo. Partindo do ponto O, o pombo voa em linha reta na direção e no sentido do campo magnético total e atinge um dos pontos da figura marcados por círculos cheios. Desenhe o vetor deslocamento total do pombo na figura e calcule o seu módulo.

b) Quando em vôo, o pombo sofre a ação da força de resistência do ar. O módulo da força de resistência do ar depende da velocidade v do pombo segundo a expressão F res =b v 2 , onde b=5,0x 10 3 Kg/m . Sabendo que o pombo voa horizontalmente com velocidade constante quando o módulo da componente horizontal da força exercida por suas asas é Fasas=0,72 N, calcule a velocidade do pombo.

 

 



Resolução

a) O vetor deslocamento tem a mesma direção e sentido do vetor campo magnético resultante, que é dado pela soma vetorial entre os vetores campo magnético da Terra e do imã.

Do vetor deslocamento visto no gráfico, temos que:

|d|2=62+82=100|d|=100=10m

b) Como o pombo se desloca com velocidade constante temos que a força resultante é nula, assim, o módulo da força de resistência tem de ser igual ao módulo da força das asas:

|FRes|=|Fasas|

bV2=0,72

V2=0,725×103=144

V=12 m/s

Questão 7 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Mutações gênicas

Os animais podem sofrer mutações gênicas, que são alterações na sequência de bases nitrogenadas do DNA. As mutações podem ser espontâneas, como resultado de funções celulares normais, ou induzidas, pela ação de agentes mutagênicos, como os raios X. As mutações são consideradas importantes fatores evolutivos.

a) Como as mutações gênicas estão relacionadas com a evolução biológica?

b) Os especialistas afirmam que se deve evitar a excessiva exposição de crianças e de jovens em fase reprodutiva aos raios X, por seu possível efeito sobre os descendentes. Explique por quê.



Resolução

a) A mutação é matéria prima da variabilidade gênica, possibilitando o aparecimento de novos genes alelos, sobre os quais irá agir a seleção natural. Em decorrência dessa ação da seleção natural ocorrerá o processo de Evolução Biológica.

b) Nesta fase a submissão a raios X podem induzir a ocorrência de mutações em células germinativas, que são as responsáveis pela formação dos gametas. Desta forma, as mutações serão transmitidas aos descendentes que, como consequência, poderão desenvolver com maior frequência tumores ou doenças genéticas.

Obs.: Alguns fenômenos biológicos podem levar ao aparecimento de mutações. Contudo, dentro do processo evolutivo, uma série de mecanismos foram desenvolvidos para que essas mutações sejam detectadas e corrigidas. Desta forma, o funcionamento normal de uma célula é contrário ao aparecimento de mutações. Estas só surgem quando há uma falha nos mecanismos que a impedem e assim não representam o funcionamento normal das células conforme mencionado no enunciado.

 

 

Questão 8 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Anfíbios "Répteis"

Ao estudar os animais de uma mata, pesquisadores encontraram borboletas cuja coloração se confundia com a dos troncos em que pousavam mais frequentemente; louva-a-deus e mariposas que se assemelhavam a folhas secas; e bichos–pau semelhantes a gravetos. Observaram que muitas moscas e mariposas assemelhavam-se morfologicamente a vespas e a abelhas e notaram, ainda, a existência de sapos, cobras e borboletas com coloração intensa, variando entre vermelho, laranja e amarelo.

a) No relato dos pesquisadores estão descritos alguns exemplos de adaptações por eles caracterizadas como mimetismo e camuflagem. Identifique no texto um exemplo de camuflagem. Explique uma vantagem dessas adaptações para os animais.

b) No texto são citados vários animais, entre eles sapos e cobras. Esses animais pertencem a grupos de vertebrados que apresentam diferenças relacionadas com a reprodução. Indique duas dessas diferenças.



Resolução

a) Os exemplos de camuflagem são as borboletas, cuja coloração assemelha-se à de troncos, o louva-a-deus e mariposas, que se assemelham a folhas secas, ou bichos-pau que se assemelham a gravetos, confundindo-se com o meio.

A vantagem desta adaptação é aumentar a sobrevivência dos indivíduos, escondendo-os dos predadores e elevando suas chances de reprodução. Moscas e mariposas que se assemelham a vespas e abelhas são casos de mimetismo, onde uma espécie assemelha-se a um modelo nocivo ou perigoso, ludibriando eventuais predadores. Sapos, cobras e borboletas com cores brilhantes (aposemáticas) indicam a presença de venenos.

b) As diferenças relacionadas com a reprodução entre sapos e cobras são:

 

Sapo (anfíbio anuro)

Cobra (réptil ofídio)

Fecundação

Externa

Interna

Desenvolvimento

Indireto com fase larval aquática

Direto, sem fase larval

Ovos

Sem casca

Com casca (amniótico)

Anexos embrionários

Saco vitelínico

Saco vitelínico, córion, alantóide, âmnio

Outros

Realizam abraço nupcial denominado amplexo

Não realizam amplexo

Bastava o candidato escolher duas destas.

Questão 9 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Função Afim

Na década de 1960, com a redução do número de baleias de grande porte, como a baleia azul, as baleias minke antárticas passaram a ser o alvo preferencial dos navios baleeiros que navegavam no hemisfério sul. O gráfico ao lado mostra o número acumulado aproximado de baleias minke antárticas capturadas por barcos japoneses, soviéticos/russos e brasileiros, entre o final de 1965 e o final de 2005.

a) No gráfico abaixo, trace a curva que fornece o número aproximado de baleias caçadas anualmente por barcos soviéticos/russos entre o final de 1965 e o final de 2005. Indique também os valores numéricos associados às letras A e B apresentadas no gráfico, para que seja possível identificar a escala adotada para o eixo vertical.

b) Calcule o número aproximado de baleias caçadas pelo grupo de países indicado no gráfico entre o final de 1965 e o final de 1990.

 



Resolução

a) O gráfico dado no enunciado apresenta o total acumulado, e é dividido em 3 partes:

1965 – 1972: total acumulado é igual a 0

1973 – 1987: total acumulado é dado por uma reta

1988 – 2005: total acumulado é constante e igual a 34200

No período 1973 – 1987, temos uma reta iniciada no ponto (72;0) e que termina em (87;34200). A quantidade de baleias capturadas por ano é dada pelo coeficiente angular dessa reta. Assim:

m= Δy Δx = 342000 8772 =2280

Desse modo, temos um gráfico composto por 3 partes:

 

b) O Japão capturou, no período de 1987 a 2005, um total de 41840 – 35000 = 6840 baleias. Assim, se x é o total no período de 1987 a 1990, temos:

6840 18 = x 3 x=1140

O total de baleias capturadas no período 1965 – 1990 é dado pela soma das quantidades acumuladas por Brasil, Rússia e Japão. Assim:

Brasil: 13500 baleias

Rússia: 34200 baleias

Japão: 35000 + 1140 = 36140

Assim, o total de baleias capturadas é dado por 13500 + 34200 + 36140 = 83840 baleias.

Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Função Afim Paralelepípedo

Em um sistema de piscicultura superintensiva, uma grande quantidade de peixes é cultivada em tanques-rede colocados em açudes, com alta densidade populacional e alimentação à base de ração. Os tanques-rede têm a forma de um paralelepípedo e são revestidos com uma rede que impede a fuga dos peixes, mas permite a passagem da água.

a) Um grupo de 600 peixes de duas espécies foi posto em um conjunto de tanques-rede. Os peixes consomem, no total, 800 g de ração por refeição. Sabendo-se que um peixe da espécie A consome 1,5 g de ração por refeição e que um peixe da espécie B consome 1,0 g por refeição, calcule quantos peixes de cada espécie o conjunto de tanques-rede contém.

b) Para uma determinada espécie, a densidade máxima de um tanque-rede é de 400 peixes adultos por metro cúbico. Suponha que um tanque possua largura igual ao comprimento e altura igual a 2 m. Quais devem ser as dimensões mínimas do tanque para que ele comporte 7200 peixes adultos da espécie considerada?



Resolução

a) Se a é o número de peixes da espécie A e b é o número de peixes da espécie B, podemos montar o seguinte sistema:

{ a+b=600(1) 1,5a+b=800(2)

 

Fazendo (2) – (1), temos 0,5a = 200a=400b=200

. Assim, existiam 400 peixes da espécie A e 200 da espécie B.

b) Como o comprimento era igual à largura do tanque, temos que o seu volume é dado por V=2. L 2

, onde L representa a aresta da base desse tanque. Assim:

densidade= númerodepeixes volume 400= 7200 2. a 2 a 2 =9a=3m

Desse modo, as dimensões mínimas do tanque são 3 m de comprimento, 3 m de largura e 2 m de altura.