Em uma mesa de bilhar, coloca-se uma bola branca na posição B e uma bola vermelha na posição V, conforme o esquema abaixo.
Deve-se jogar a bola branca de modo que ela siga a trajetória indicada na figura e atinja a bola vermelha. Assumindo que, em cada colisão da bola branca com uma das bordas da mesa, os ângulos de incidência e de reflexão são iguais, a que distância x do vértice Q deve-se jogar a bola branca?
Seja , , e considere também a função composta , .
a) Esboce o gráfico da função f, indicando seus pontos de interseção com os eixos coordenados.
b) Esboce o gráfico da função g, indicando seus pontos de interseção com os eixos coordenados.
c) Determine os valores de x para os quais .
a)
b)
c)
Uma pessoa (A) pratica corrida numa pista de 300 m, no sentido anti-horário, e percebe a presença de outro corredor (B) que percorre a mesma pista no sentido oposto. Um desenho esquemático da pista é mostrado ao lado, indicando a posição AB do primeiro encontro entre os atletas. Após 1 min e 20 s, acontece o terceiro encontro entre os corredores, em outra posição, localizada a 20 m de AB, e indicada na figura por A’B’ (o segundo encontro ocorreu no lado oposto da pista). Sendo VA e VB os módulos das velocidades dos atletas A e B, respectivamente, e sabendo que ambas são constantes, determine
a) VA e VB.
b) a distância percorrida por A entre o primeiro e o segundo encontros, medida ao longo da pista.
c) quantas voltas o atleta A dá no intervalo de tempo em que B completa 8 voltas na pista.
NOTE: Indique a resolução da questão. Não é suficiente apenas escrever as respostas. |
a) Tomando como referência a posição AB do primeiro encontro teremos a partícula A percorrendo a distância equivalente a uma volta menos 20 m (280 m), enquanto que a partícula B percorre uma volta mais 20 m (320 m) no mesmo intervalo de tempo de 1min e 20s (80s no total), daí podemos escrever:
b) Partindo da posição AB do primeiro encontro, é fácil ver que o quanto A anda mais o quanto B anda completam todo o percurso (300 m), logo:
Substituindo os valores encontrados no item a:
Este é o intervalo de tempo entre o primeiro e segundo encontro.
Assim o deslocamento pedido é
c) A partícula B percorre oito voltas no seguinte intervalo de tempo:
A distância que a partícula A percorre neste mesmo intervalo é
.
Como o corpo A deu 7 voltas enquanto B deu 8.
Em uma aula de física, os estudantes receberam duas caixas lacradas, C e C’, cada uma delas contendo um circuito genérico, formado por dois resistores (R1 e R2), ligado a uma bateria de 3 V de tensão, conforme o esquema da figura abaixo. Das instruções recebidas, esses estudantes souberam que os dois resistores eram percorridos por correntes elétricas não nulas e que o valor de R1 era o mesmo nas duas caixas, bem como o de R2. O objetivo do experimento era descobrir como as resistências estavam associadas e determinar seus valores. Os alunos mediram as correntes elétricas que percorriam os circuitos das duas caixas, C e C’, e obtiveram os valores I = 0,06 A e I’ = 0,25 A, respectivamente.
a) Complete as figuras, desenhando, para cada caixa, um esquema com a associação dos resistores R1 e R2.
b) Determine os valores de R1 e R2.
NOTE E ADOTE: Desconsidere a resistência interna do amperímetro. Verifique se a figura foi impressa no espaço reservado para resposta. Indique a resolução da questão. Não é suficiente apenas escrever as respostas. |
a) Para a Caixa C temos, pela primeira lei de Ohm:
Já para a Caixa C’, temos:
Vamos mostrar agora que, dados dois resistores de resistência não-nula, a associação em série entre eles sempre terá resistência equivalente RS maior que a resistência equivalente RP da associação em paralelo. De fato:
(pois )
Como o primeiro membro dessa última inequação é sempre positivo, ao passo que o segundo é sempre negativo, essa última inequação é satisfeita para todos os valores positivos de R1 e R2. Como todas as inequações anteriores são equivalentes a essa, em particular a primeira inequação também é sempre verdadeira para todo par de números positivos R1 e R2, que é o que queríamos demonstrar.
Assim, sendo , segue que a caixa C contém a associação em série, enquanto a caixa C’ contém a associação em paralelo, de modo que os esquemas são os seguintes:
b) Do item (a) temos:
ou
O endosperma do grão de milho armazena amido, um polímero natural. A hidrólise enzimática do amido produz glicose.
a) Em que fase do desenvolvimento da planta, o amido do grão de milho é transformado em glicose?
b) Cite o processo celular em que a glicose é utilizada.
O amido de milho é utilizado na produção industrial do polímero biodegradável PLA, conforme esquematizado:
O PLA é um poliéster, no qual moléculas de ácido láctico se uniram por sucessivas reações de esterificação.
c) Escreva a equação química balanceada que representa a reação de esterificação entre duas moléculas de ácido láctico.
a) O amido, armazenado no endosperma, é transformado em glicose durante a germinação da semente. Nessa fase, ainda não ocorreu o surgimento de tecidos fotossintetizantes e, dessa forma, a reserva de amido contida na semente é utilizada para o desenvolvimento do esporófito jovem.
b) A glicose é utilizada na respiração celular como fonte de energia para a produção de ATPs, necessários para os processos metabólicos de qualquer célula.
c) A equação de esterificação entre duas moléculas de ácido láctico pode ser representada como:
O fluxograma abaixo representa um processo para a produção de magnésio metálico a partir dos íons Mg2+ dissolvidos na água do mar.
a) Preencha a tabela com as fórmulas químicas das substâncias que foram representadas, no fluxograma, pelas letras A, B, C e D.
Substância | A | B | C | D |
Fórmula Química |
b) Escreva as duas semirreações que representam a eletrólise ígnea do MgCl2, identificando qual é a de oxidação e qual é a de redução.
c) Escreva a equação química que representa um método, economicamente viável, de produzir a substância A.
a) A = CaO; B = Mg(OH)2; C = Cl2 e D = HCl.
b) Mg2+ + 2e- Mg Redução
2 Cl- Cl2 + 2e- Oxidação
c) CaCO3 CaO + CO2
Pesquisadores da Universidade de São Paulo mostraram que as bromélias, que vivem no alto de árvores e acumulam água entre suas folhas, obtêm nitrogênio da ureia presente nessa água e que é proveniente da urina dos anfíbios que aí habitam. Nessas plantas, a ureia sofre uma reação catalisada pela enzima urease, que origina amônia e gás carbônico. Em outra reação, catalisada pela enzima sintetase de glutamina, a amônia formada é utilizada na produção do aminoácido glutamina.
Revista Pesquisa FAPESP, 157, março de 2009. Adaptado.
a) Escreva a equação química balanceada que representa a reação, citada no texto, em que são produzidos amônia e gás carbônico.
b) Em que processos, associados ao crescimento das plantas, as bromélias podem utilizar o gás carbônico e a glutamina?
a) (NH2)2CO + H2O 2 NH3 + CO2
b) Levando em consideração os processos associados ao crescimento das plantas, o gás carbônico pode ser utilizado na fotossíntese, processo de produção da glicose. Já a glutamina, um aminoácido, pode ser utilizada no processo de síntese protéica.
O fungo Neurospora crassa é capaz de crescer sobre substrato pobre em nutrientes (substrato mínimo), pois consegue produzir a maioria dos nutrientes de que precisa. Num experimento realizado nos anos de 1940, a exposição de esporos a raios X produziu uma linhagem de fungo que não conseguia se desenvolver em substrato mínimo. O quadro abaixo mostra como foram feitos os testes de crescimento dessa linhagem de fungo em diferentes substratos e parte dos resultados observados.
a) O experimento mostrou que a nova linhagem de fungo deixou de produzir o nutriente C, mas que produzia os nutrientes A e B. Quais foram os resultados observados nos tubos 3, 4 e 5 que levaram a essa conclusão?b) Que alterações os raios X devem ter provocado nos esporos para levar ao surgimento de uma linhagem de fungo incapaz de sobreviver em substrato mínimo?
Tubo 3 |
Tubo 4 |
Tubo 5 |
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Resultado |
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a) Assumiremos que os fungos necessitam dos nutrientes A, B e C para seu desenvolvimento. Estes nutrientes estão ausentes em um substrato mínimo, sendo necessária, portanto, a sua adição como suplemento.
Nos tubos 3 e 4, onde não há suplementação com o nutriente C, o desenvolvimento da nova linhagem de fungo é inviável. No tubo 5, onde a suplementação com C é efetuada, a linhagem cresce normalmente.
Tubo 3 |
Tubo 4 |
Tubo 5 |
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Resultado |
O fungo não cresceu |
O fungo não cresceu |
O fungo cresceu |
Obs.: Vale comentar que o mesmo resultado seria observado caso o fungo fosse indiferente aos nutrientes A e B (não necessitasse dos mesmos para seu crescimento), o nos leva à conclusão de que a linhagem estudada do fungo certamente deixou de produzir o nutriente C e que nada se pode afirmar sobre a produção do nutriente A ou B.
Dessa forma, o enunciado estaria mais correto ao afirmar apenas que “a nova linhagem de fungo deixou de produzir o nutriente C” sem qualquer referência aos nutrientes A e B. Entretanto, ao assumirmos que os fungos necessitam dos nutrientes A, B e C para seu desenvolvimento, o resultado indicado na tabela acima tem como única conclusão possível que “a nova linhagem de fungo deixou de produzir o nutriente C, mas que produzia os nutrientes A e B”, conforme indicado no enunciado.
b) As modificações provocadas por raios X são mutações, que inibiram a síntese de enzimas associadas à via de produção do nutriente C.
No Sábado de Aleluia, os seringueiros do Alto-Purus desforram-se [com a malhação de Judas] de seus dias tristes. Não tiveram missas solenes, nem procissões luxuosas, nem lavapés tocantes, nem prédicas comovidas. Toda a Semana Santa correu-lhes na mesmice torturante daquela existência imóvel, feita de idênticos dias de penúrias, de meios jejuns permanentes, de tristezas e de pesares, que lhes parecem uma interminável Sexta-Feira da Paixão, a estirar-se, angustiosamente, indefinida, pelo ano todo afora.
Euclides da Cunha. À margem da História, 1909. Adaptado.
O texto descreve um aspecto da vida dos nordestinos na Amazônia. Em relação a esse tema, discorra sobre
a) a situação material dos nordestinos, em sua região de origem, e os fatores que estimularam sua migração para a Amazônia, na segunda metade do século XIX.
b) as condições de vida dos seringueiros relacionadas à produção da borracha na Amazônia, nessa época.
a) A situação material dos nordestinos em sua terra de origem era de pobreza e fome, decorrente da concentração fundiária e do poder político nas mãos dos coronéis. A migração de nordestinos para a Amazônia teve como um dos fatores de incentivo o ciclo da borracha, quando o Brasil tornou-se o maior produtor mundial desse produto gerando uma demanda de mão de obra nos seringais. Além disso, a pobreza em seu local de origem e o incentivo do governo também contribuíram para que os nordestinos migrassem para a Amazônia em busca de melhores condições de vida. Vale ainda comentar que, na segunda metade do século XIX, a região Nordeste estava abandonada pelo governo federal, que concentrava o desenvolvimento da infraestrutura no Sudeste cafeeiro.
b) Os seringueiros eram levados para o interior da floresta, nos seringais. Tinham que comprar do dono do barracão o alimento e instrumentos de trabalho, acumulando dívidas. A economia funcionava na base do escambo, sendo que a quantidade de borracha extraída pelo trabalhador nunca era considerada pelo seringalista como suficiente para pagar as dívidas, dando origem a um regime de trabalho que pode ser denominado “servidão por dívida”.
Assim, pode-se dizer que as condições de vida dos nordestinos na Amazônia durante o ciclo da borracha na segunda metade do século XIX não eram muito diferentes da sua terra de origem, caracterizada pela pobreza e por condições precárias de sobrevivência.
No auge do Império espanhol (segunda metade do século XVI e primeira do XVII), dizia-se que o Sol nunca se punha em seus domínios. O mesmo poderia ser dito do Império inglês no século XIX.
Indique as principais características
a) do Império espanhol.
b) do Império inglês.
a) O Império Espanhol associa-se ao contexto do colonialismo da Idade Moderna, concentrou-se no continente americano, vinculava-se a acumulação primitiva de capitais e ao mercantilismo, foi montado para atender as necessidades econômicas do Estado absolutista, baseou-se na exploração de metais preciosos e gêneros tropicais em razão do Pacto Colonial, as colônias não desfrutavam de eliminando qualquer possibilidade de autonomia.
b) O Império Inglês associa-se ao neocolonialismo do século XIX (Idade Contemporânea), concentrou-se na África e na Ásia, vinculava-se ao capitalismo industrial e monopolista e baseou-se na exploração de matérias-primas, constituição de mercados e áreas de expansão de capitais, necessidades econômicas do Estado liberal burguês; os domínios eram divididos colônias, protetorados e Estados soberanos associados à Comunidade Britânica (Commonwealth).