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Fuvest - 2ª fase - Conhecimentos Gerais


Questão 1 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Casos de Semelhança em Triângulos

Em uma mesa de bilhar, coloca-se uma bola branca na posição B e uma bola vermelha na posição V, conforme o esquema abaixo.

Deve-se jogar a bola branca de modo que ela siga a trajetória indicada na figura e atinja a bola vermelha. Assumindo que, em cada colisão da bola branca com uma das bordas da mesa, os ângulos de incidência e de reflexão são iguais, a que distância x do vértice Q deve-se jogar a bola branca?



Resolução

x= 6 17  m

Questão 2 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Função Composta Função Modular Movimento de Gráficos

 Seja f(x)=|x|1 , x , e considere também a função composta g(x)=f( f( x ) ) , x .

a) Esboce o gráfico da função f, indicando seus pontos de interseção com os eixos coordenados.

b) Esboce o gráfico da função g, indicando seus pontos de interseção com os eixos coordenados.

 

c) Determine os valores de x para os quais g(x)=5 .



Resolução

a)

b) 

c)  V={ ,7,7 }

Questão 3 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Velocidade Relativa Movimento Uniforme

Uma pessoa (A) pratica corrida numa pista de 300 m, no sentido anti-horário, e percebe a presença de outro corredor (B) que percorre a mesma pista no sentido oposto. Um desenho esquemático da pista é mostrado ao lado, indicando a posição AB do primeiro encontro entre os atletas. Após 1 min e 20 s, acontece o terceiro encontro entre os corredores, em outra posição, localizada a 20 m de AB, e indicada na figura por A’B’ (o segundo encontro ocorreu no lado oposto da pista). Sendo VA e VB os módulos das velocidades dos atletas A e B, respectivamente, e sabendo que ambas são constantes, determine

a) VA e VB.

b) a distância percorrida por A entre o primeiro e o segundo encontros, medida ao longo da pista.

c) quantas voltas o atleta A dá no intervalo de tempo em que B completa 8 voltas na pista.

NOTE: Indique a resolução da questão. Não é suficiente apenas escrever as respostas.



Resolução

a) Tomando como referência a posição AB do primeiro encontro teremos a partícula A percorrendo a distância equivalente a uma volta menos 20 m (280 m), enquanto que a partícula B percorre uma volta mais 20 m (320 m) no mesmo intervalo de tempo de 1min e 20s (80s no total), daí podemos escrever:

v A = Δ s A Δt = 280 80 V A =3,5 m/s v B = Δ s B Δt = 320 80 V B =4,0 m/s

b) Partindo da posição AB do primeiro encontro, é fácil ver que o quanto A anda mais o quanto B anda completam todo o percurso (300 m), logo:

Δ s A +Δ s B =300 V A Δt+ V B Δt=300

Substituindo os valores encontrados no item a:

3,5Δt+4,0Δt=300Δt= 300 7,5 =40 s

Este é o intervalo de tempo entre o primeiro e segundo encontro.

Assim o deslocamento pedido é

Δ s A = V A Δt=3,540 Δ s A =140 m

c) A partícula B percorre oito voltas no seguinte intervalo de tempo:

Δt= Δs V B = 8×300 4,0 =600 s

A distância que a partícula A percorre neste mesmo intervalo é

Δ s A = V A Δt=3,5600=2100 m .

Como 2100=7×300 o corpo A deu 7 voltas enquanto B deu 8.

Questão 4 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Associação Mista de Resistores Pouillet

Em uma aula de física, os estudantes receberam duas caixas lacradas, C e C’, cada uma delas contendo um circuito genérico, formado por dois resistores (R1 e R2), ligado a uma bateria de 3 V de tensão, conforme o esquema da figura abaixo. Das instruções recebidas, esses estudantes souberam que os dois resistores eram percorridos por correntes elétricas não nulas e que o valor de R1 era o mesmo nas duas caixas, bem como o de R2. O objetivo do experimento era descobrir como as resistências estavam associadas e determinar seus valores. Os alunos mediram as correntes elétricas que percorriam os circuitos das duas caixas, C e C’, e obtiveram os valores I = 0,06 A e I’ = 0,25 A, respectivamente.

a) Complete as figuras, desenhando, para cada caixa, um esquema com a associação dos resistores R1 e R2.

 

b) Determine os valores de R1 e R2.

NOTE E ADOTE:

Desconsidere a resistência interna do amperímetro.

Verifique se a figura foi impressa no espaço reservado para resposta.

Indique a resolução da questão. Não é suficiente apenas escrever as respostas.



Resolução

a) Para a Caixa C temos, pela primeira lei de Ohm:

U= R EQ I3= R EQ 0,06 R EQ =50 Ω

Já para a Caixa C’, temos:

U= R EQ 'I'3= R EQ '0,25 R EQ '=12 Ω

Vamos mostrar agora que, dados dois resistores de resistência não-nula, a associação em série entre eles sempre terá resistência equivalente RS maior que a resistência equivalente RP da associação em paralelo. De fato:

R S > R P R 1 + R 2 > R 1 R 2 R 1 + R 2 ( R 1 + R 2 ) 2 > R 1 R 2

(pois R 1 + R 2 >0 )

R 1 2 +2 R 1 R 2 + R 2 2 > R 1 R 2 R 1 2 + R 2 2 > R 1 R 2

Como o primeiro membro dessa última inequação é sempre positivo, ao passo que o segundo é sempre negativo, essa última inequação é satisfeita para todos os valores positivos de R1 e R2. Como todas as inequações anteriores são equivalentes a essa, em particular a primeira inequação também é sempre verdadeira para todo par de números positivos R1 e R2, que é o que queríamos demonstrar.

Assim, sendo R EQ > R EQ ' , segue que a caixa C contém a associação em série, enquanto a caixa C’ contém a associação em paralelo, de modo que os esquemas são os seguintes:

b) Do item (a) temos:

{ R 1 + R 2 =50 R 1 R 2 R 1 + R 2 =12 { R 2 =50 R 1 R 1 (50 R 1 ) 50 =12 { R 2 =50 R 1 R 1 2 50 R 1 +600=0

{ R 1 =20 Ω R 2 =30 Ω ou { R 1 =30 Ω R 2 =20 Ω

Questão 5 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Bioquímica Éster

O endosperma do grão de milho armazena amido, um polímero natural. A hidrólise enzimática do amido produz glicose.

a) Em que fase do desenvolvimento da planta, o amido do grão de milho é transformado em glicose?

b) Cite o processo celular em que a glicose é utilizada.

O amido de milho é utilizado na produção industrial do polímero biodegradável PLA, conforme esquematizado:

O PLA é um poliéster, no qual moléculas de ácido láctico se uniram por sucessivas reações de esterificação.

c) Escreva a equação química balanceada que representa a reação de esterificação entre duas moléculas de ácido láctico.



Resolução

a) O amido, armazenado no endosperma, é transformado em glicose durante a germinação da semente. Nessa fase, ainda não ocorreu o surgimento de tecidos fotossintetizantes e, dessa forma, a reserva de amido contida na semente é utilizada para o desenvolvimento do esporófito jovem.

b) A glicose é utilizada na respiração celular como fonte de energia para a produção de ATPs, necessários para os processos metabólicos de qualquer célula.

c) A equação de esterificação entre duas moléculas de ácido láctico pode ser representada como:

Questão 6 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Reações Inorgânicas Ignea

O fluxograma abaixo representa um processo para a produção de magnésio metálico a partir dos íons Mg2+ dissolvidos na água do mar.

a) Preencha a tabela com as fórmulas químicas das substâncias que foram representadas, no fluxograma, pelas letras A, B, C e D.

Substância A B C D
Fórmula Química        

b) Escreva as duas semirreações que representam a eletrólise ígnea do MgCl2, identificando qual é a de oxidação e qual é a de redução.

c) Escreva a equação química que representa um método, economicamente viável, de produzir a substância A.



Resolução

a) A = CaO; B = Mg(OH)2; C = Cl2 e D = HCl.

b) Mg2+ + 2e- Mg Redução

2 Cl- Cl2 + 2e- Oxidação

c) CaCO3 CaO + CO2

Questão 7 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Reações Inorgânicas Bioquímica

Pesquisadores da Universidade de São Paulo mostraram que as bromélias, que vivem no alto de árvores e acumulam água entre suas folhas, obtêm nitrogênio da ureia presente nessa água e que é proveniente da urina dos anfíbios que aí habitam. Nessas plantas, a ureia sofre uma reação catalisada pela enzima urease, que origina amônia e gás carbônico. Em outra reação, catalisada pela enzima sintetase de glutamina, a amônia formada é utilizada na produção do aminoácido glutamina.

Revista Pesquisa FAPESP, 157, março de 2009. Adaptado.

a) Escreva a equação química balanceada que representa a reação, citada no texto, em que são produzidos amônia e gás carbônico.

b) Em que processos, associados ao crescimento das plantas, as bromélias podem utilizar o gás carbônico e a glutamina?



Resolução

a) (NH2)2CO + H2O 2 NH3 + CO2

b) Levando em consideração os processos associados ao crescimento das plantas, o gás carbônico pode ser utilizado na fotossíntese, processo de produção da glicose. Já a glutamina, um aminoácido, pode ser utilizada no processo de síntese protéica.

Questão 8 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Mutações Proteínas (Biologia)

O fungo Neurospora crassa é capaz de crescer sobre substrato pobre em nutrientes (substrato mínimo), pois consegue produzir a maioria dos nutrientes de que precisa. Num experimento realizado nos anos de 1940, a exposição de esporos a raios X produziu uma linhagem de fungo que não conseguia se desenvolver em substrato mínimo. O quadro abaixo mostra como foram feitos os testes de crescimento dessa linhagem de fungo em diferentes substratos e parte dos resultados observados.

  Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4 Tubo 5
Conteúdo dos tubos

Esporos da nova linhagem

+Substrato completo

Esporos da nova linhagem

+

Substrato mínimo

Esporos da nova linhagem

+

Substrato mínimo + nutriente A

Esporos da nova linhagem

+

Substrato mínimo + nutriente B

Esporos da nova linhagem

+

Substrato mínimo + nutriente C

Resultado observado Fungo cresceu Fungo não cresceu      

 

a) O experimento mostrou que a nova linhagem de fungo deixou de produzir o nutriente C, mas que produzia os nutrientes A e B. Quais foram os resultados observados nos tubos 3, 4 e 5 que levaram a essa conclusão?

b) Que alterações os raios X devem ter provocado nos esporos para levar ao surgimento de uma linhagem de fungo incapaz de sobreviver em substrato mínimo?

 

Tubo 3

Tubo 4

Tubo 5

Resultado
observado

 

 

 



Resolução

a) Assumiremos que os fungos necessitam dos nutrientes A, B e C para seu desenvolvimento. Estes nutrientes estão ausentes em um substrato mínimo, sendo necessária, portanto, a sua adição como suplemento.

Nos tubos 3 e 4, onde não há suplementação com o nutriente C, o desenvolvimento da nova linhagem de fungo é inviável. No tubo 5, onde a suplementação com C é efetuada, a linhagem cresce normalmente.

 

Tubo 3

Tubo 4

Tubo 5

Resultado
observado

O fungo não cresceu

O fungo não cresceu

O fungo cresceu

Obs.: Vale comentar que o mesmo resultado seria observado caso o fungo fosse indiferente aos nutrientes A e B (não necessitasse dos mesmos para seu crescimento), o nos leva à conclusão de que a linhagem estudada do fungo certamente deixou de produzir o nutriente C e que nada se pode afirmar sobre a produção do nutriente A ou B.

Dessa forma, o enunciado estaria mais correto ao afirmar apenas que “a nova linhagem de fungo deixou de produzir o nutriente C” sem qualquer referência aos nutrientes A e B. Entretanto, ao assumirmos que os fungos necessitam dos nutrientes A, B e C para seu desenvolvimento, o resultado indicado na tabela acima tem como única conclusão possível que “a nova linhagem de fungo deixou de produzir o nutriente C, mas que produzia os nutrientes A e B”, conforme indicado no enunciado.

b) As modificações provocadas por raios X são mutações, que inibiram a síntese de enzimas associadas à via de produção do nutriente C.

Questão 9 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Primeiro Ciclo da Borracha

No Sábado de Aleluia, os seringueiros do Alto-Purus desforram-se [com a malhação de Judas] de seus dias tristes. Não tiveram missas solenes, nem procissões luxuosas, nem lavapés tocantes, nem prédicas comovidas. Toda a Semana Santa correu-lhes na mesmice torturante daquela existência imóvel, feita de idênticos dias de penúrias, de meios jejuns permanentes, de tristezas e de pesares, que lhes parecem uma interminável Sexta-Feira da Paixão, a estirar-se, angustiosamente, indefinida, pelo ano todo afora.

Euclides da Cunha. À margem da História, 1909. Adaptado.

O texto descreve um aspecto da vida dos nordestinos na Amazônia. Em relação a esse tema, discorra sobre

a) a situação material dos nordestinos, em sua região de origem, e os fatores que estimularam sua migração para a Amazônia, na segunda metade do século XIX.

b) as condições de vida dos seringueiros relacionadas à produção da borracha na Amazônia, nessa época.



Resolução

a) A situação material dos nordestinos em sua terra de origem era de pobreza e fome, decorrente da concentração fundiária e do poder político nas mãos dos coronéis. A migração de nordestinos para a Amazônia teve como um dos fatores de incentivo o ciclo da borracha, quando o Brasil tornou-se o maior produtor mundial desse produto gerando uma demanda de mão de obra nos seringais. Além disso, a pobreza em seu local de origem e o incentivo do governo também contribuíram para que os nordestinos migrassem para a Amazônia em busca de melhores condições de vida. Vale ainda comentar que, na segunda metade do século XIX, a região Nordeste estava abandonada pelo governo federal, que concentrava o desenvolvimento da infraestrutura no Sudeste cafeeiro.

b) Os seringueiros eram levados para o interior da floresta, nos seringais. Tinham que comprar do dono do barracão o alimento e instrumentos de trabalho, acumulando dívidas. A economia funcionava na base do escambo, sendo que a quantidade de borracha extraída pelo trabalhador nunca era considerada pelo seringalista como suficiente para pagar as dívidas, dando origem a um regime de trabalho que pode ser denominado “servidão por dívida”.

Assim, pode-se dizer que as condições de vida dos nordestinos na Amazônia durante o ciclo da borracha na segunda metade do século XIX não eram muito diferentes da sua terra de origem, caracterizada pela pobreza e por condições precárias de sobrevivência.

Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Imperialismo no Século XIX

No auge do Império espanhol (segunda metade do século XVI e primeira do XVII), dizia-se que o Sol nunca se punha em seus domínios. O mesmo poderia ser dito do Império inglês no século XIX.

Indique as principais características

a) do Império espanhol.

b) do Império inglês.



Resolução

a) O Império Espanhol associa-se ao contexto do colonialismo da Idade Moderna, concentrou-se no continente americano, vinculava-se a acumulação primitiva de capitais e ao mercantilismo, foi montado para atender as necessidades econômicas do Estado absolutista, baseou-se na exploração de metais preciosos e gêneros tropicais em razão do Pacto Colonial, as colônias não desfrutavam de eliminando qualquer possibilidade de autonomia.

b) O Império Inglês associa-se ao neocolonialismo do século XIX (Idade Contemporânea), concentrou-se na África e na Ásia, vinculava-se ao capitalismo industrial e monopolista e baseou-se na exploração de matérias-primas, constituição de mercados e áreas de expansão de capitais, necessidades econômicas do Estado liberal burguês; os domínios eram divididos colônias, protetorados e Estados soberanos associados à Comunidade Britânica (Commonwealth).