Logo UNESP

Questão 9 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 9

Romantismo

 

A poesia dos antigos era a da posse, a dos novos é a da saudade (e anseio); aquela se ergue, firme, no chão do presente; esta oscila entre recordação e pressentimento. O ideal grego era a concórdia e o equilíbrio perfeitos de todas as forças; a harmonia natural. Os novos, porém, adquiriram a consciência da fragmentação interna que torna impossível este ideal; por isso, a sua poesia aspira a reconciliar os dois mundos em que se sentem divididos, o espiritual e o sensível, fundindo-os de um modo indissolúvel. Os antigos solucionam a sua tarefa, chegando à perfeição; os novos só pela aproximação podem satisfazer o seu anseio do infinito.

(August Schlegel apud Anatol Rosenfeld.

Texto/Contexto I, 1996. Adaptado.)

Os “novos” a que se refere o escritor alemão August Schlegel são os poetas



a)
a) modernistas.
b)
b) românticos.
c)
c) naturalistas.
d)
d) árcades.
e)
e) clássicos.
Resolução

a) Incorreta. Embora muitas das observações de Schlegel possam ser aplicadas à produção poética dos modernistas, afinal esse movimento retoma muitos aspectos do Romantismo, a tematização do passado (“saudade”) e do futuro (“anseio”) não é ponto central para os poetas que escreveram depois de 1922, que se debruçaram intensivamente sobre questões relacionadas às formas poéticas, à identidade nacional, à subjetividade e à crítica social.

b) Correta. Os românticos recriam o passado, a partir de uma leitura idealizada de nossa história e de nossos antepassados, além disso, buscam, muitas vezes, na infância uma saída para a tediosa realidade, que, em outras situações, encontra-se na morte, o que justifica o flerte da poesia romântica com o passado e o futuro, em detrimento do presente. Se para os clássicos deveria haver uma relação harmoniosa entre tema e forma, para os românticos os aspectos formais são secundários, de modo que dão vazão à liberdade formal e à originalidade, em oposição à imitação. Ademais, a fusão entre o mundo espiritual e o sensível pode ser verificada na idealização que se faz da pátria e da mulher, por exemplo, ao mesmo tempo em que se denunciam as agruras de nossa história e se manifesta o desejo carnal. Por fim, a expressão da subjetividade, ainda que não pautada pelo rigor formal, já eterniza os anseios e sentimentos do eu-lírico romântico.

c) Incorreta. O Naturalismo foi um movimento essencialmente de prosa, por isso, não é possível analisar produções poéticas dessa estética literária. No Brasil, em paralelo com o Naturalismo, foram os parnasianos que produziram versos.

d) Incorreta. O trecho “Aquela se ergue, firme, no chão do presente”, em que o pronome “aquela” faz referência à “poesia dos antigos”, invalida a alternativa em questão, pois os “antigos” são exatamente os árcades, cujas produções literárias tendem a estimular exatamente o vínculo com o agora e o aproveitamento do momento presente.

e) Incorreta. O trecho “O ideal grego era a concórdia e o equilíbrio perfeitos de todas as forças; a harmonia natural” invalida a alternativa em questão, pois os clássicos buscavam seus modelos de composição na Antiguidade Grega.