Nasceu o dia e expirou.
Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite. Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente.
Martim se embala docemente; e como a alva rede que vai e vem, sua vontade oscila de um a outro pensamento. Lá o espera a virgem loura dos castos afetos; aqui lhe sorri a virgem morena dos ardentes amores.
Iracema recosta-se langue ao punho da rede; seus olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá, buscam o estrangeiro, e lhe entram n’alma. O cristão sorri; a virgem palpita; como o saí, fascinado pela serpente, vai declinando o lascivo talhe, que se debruça enfim sobre o peito do guerreiro.
José de Alencar, Iracema.
É correto afirmar que, no texto, o narrador
a) |
prioriza a ordem direta da frase, como se pode verificar nos dois primeiros parágrafos do texto.
|
b) |
usa o verbo “correr” (2º parágrafo) com a mesma acepção que se verifica na frase “Travam das armas os rápidos guerreiros, e correm ao campo” (também extraída do romance Iracema).
|
c) |
recorre à adjetivação de caráter objetivo para tornar a cena mais real.
|
d) |
emprega, a partir do segundo parágrafo, o presente do indicativo, visando dar maior vivacidade aos fatos narrados, aproximando-os do leitor.
|
e) |
atribui, nos trechos “aqui lhe sorri” e “lhe entram n’alma”, valor possessivo ao pronome “lhe”.
|
a) Incorreta. Nos dois primeiros parágrafos, encontramos exemplos de hipérbato, figura de sintaxe em que ocorre a inversão da ordem direta (sujeito-verbo-complemento): “Já brilha na cabana de Araquém o fogo” e “Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas”.
b) Incorreta. No excerto citado pela questão, o verbo “correr” foi empregado conotativamente para referir-se ao movimento das estrelas que vão aparecendo no céu, já na frase apresentada pela alternativa, esse verbo é empregado em seu sentido denotativo, para fazer referência à corrida dos guerreiros pelo campo.
c) Incorreta. A adjetivação, empregada como recurso poético, confere ao texto um caráter subjetivo seja para criar a atmosfera noturna e romântica que envolve os amantes – “Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas - seja para caracterizar Iracema a partir da perspectiva do desejo e da sensualidade: “virgem morena dos ardentes amores”; “Iracema recosta-se langue”; “olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá” e “lascivo talhe”.
d) Correta. É sabido que a narrativa de Iracema reconstitui um passado remoto, entretanto, o emprego dos verbos no presente do indicativo confere um dinamismo à cena, aproximando e envolvendo o leitor.
e) Incorreta. O pronome “lhe” tem valor possessivo somente em “lhe entram na alma” (entram em sua alma). No trecho “aqui lhe sorri”, o pronome “lhe” é um objeto indireto do verbo “sorri” (aqui sorri para ele).