Examine este cartaz, cuja finalidade é divulgar uma exposição de obras de Pablo Picasso.
Nas expressões “Mão erudita” e “Olho selvagem”, que compõem o texto do anúncio, os adjetivos “erudita” e “selvagem” sugerem que as obras do referido artista conjugam, respectivamente,
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civilização e barbárie.
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b) |
requinte e despojamento.
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c) |
modernidade e primitivismo.
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d) |
liberdade e autoritarismo.
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e) |
tradição e transgressão.
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O adjetivo “erudito” nas artes costuma se referir a obras de alta complexidade, que exigiram para ser feitas um alto nível de pequisa e estudo de teoria e das técnicas tradicionais da parte do artista. Assim, a expressão “Mão erudita” faz referência à formação acadêmica de Pablo Picasso, que frequentou a Real Academia de Bellas Artes de San Fernando e portanto dedicou-se por algum tempo a dominar as técnicas tradicionais da pintura, através inclusive do estudo e cópia de grandes obras dos pintores clássicos presentes no acervo do Museu do Prado. “Olho selvagem”, por sua vez, faz referência à busca radical por liberdade expressiva que caracteriza a obra do artista. A palavra “Selvagem” nesse caso remeteria ao que não é domesticado, não reconhece convenções e regras. Assim, a exposição visa chamar atenção para o fato de que a obra de Picasso une ao mesmo tempo a tradição e a transgressão, como explicitado na alternativa E. Não é possível dizer que a expressão “mão erudita” seja associável à modernidade, uma vez que a arte moderna combate os valores da arte acadêmica, o que elimina a alternativa C. Ao mesmo tempo, não é possível afirmar que haja autoritarismo na obra de Picasso, o que invalida a alternativa D. Também se mostra inconsistente dizer que as obras de Picasso apresentariam “barbárie”, o que invalida a alternativa A. Por fim, a palavra “requinte” caracteriza grande apuro e esmero no fazer de alguma coisa, tendo um sentido do que é considerado sofisticado, distinto e elegante. A palavra “despojamento”, por sua vez, caracteriza aquilo que é simples, sem ornamentos, modesto. Utilizar ambas para descrever a obra de Picasso seria inadequado, já que não se pode dizer da obra de Picasso que seja simples, e também não é adequado caracterizar o aspecto erudito de sua obra como requintado, uma vez que a obra do artista, em sua intensa busca pela síntese formal, é marcada por um enorme fascínio por inúmeras manifestações artísticas pouco valorizadas pelo stablishment das artes de sua época, como a arte africana, a arte medieval etc. Trata-se, em suma, de um artista que gostava de afirmar que levou a vida toda para “aprender a pintar como as crianças”. Tais considerações tornam inadequada a alternativa B.