Logo UNICAMP

Questão 22 Química e História

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 22

Índia Século XX

À meia-noite de 15 de agosto de 1947, quando Nehru anunciava ao mundo uma Índia independente, trens carregados de hindus e muçulmanos, que associavam a religião às causas de uma ou outra comunidade, cruzavam a fronteira entre a Índia e o novo Paquistão, em uma das mais cruéis guerras civis do século XX. Gandhi, profundamente comovido, começava um novo jejum, tentando a conciliação. Mais tarde, já alcançada a Independência, foram as diferenças entre hindus e muçulmanos que levaram Nehru, primeiro-ministro da Índia, a separar religião e Estado, para que as minorias religiosas, como os muçulmanos, não fossem vitimadas pela maioria hindu.

(Adaptado de Cielo G. Festino, Uma praja ainda imaginada: a representação da Nação em três romances indianos de língua inglesa. São Paulo: Nankin/Edusp, 2007, p.23.)

a) De acordo com o texto, que razões levaram Nehru a separar religião e Estado, após a Independência da Índia?

b) Quais os métodos empregados por Gandhi na luta contra o domínio inglês na Índia?



Resolução

a) De acordo com o texto, o primeiro ministro Nehru procurou separar a religião do Estado para que as minorias religiosas (como muçulmanos e budistas) não entrassem em atrito com a maioria da população, composta por hindus. Vale destacar que a medida tomada por Nehru não teve sucesso, pois ocorreram inúmeros conflitos entre hindus, muçulmanos e budistas. Tanto que, pouco tempo após a sua independência, a Índia foi dividida em:

– União Indiana – a Índia propriamente dita, com maioria hindu.

– Paquistão Oriental e Ocidental – de maioria muçulmana (em 1971 o Paquistão Ocidental tornou-se Bangladesh).

– Sri Lanka – ilha localizada no sul da Índia, com maioria budista.

b) Mahatma Gandhi utilizou os seguintes métodos para luta contra o domínio inglês:

Desobediência civil: orientava e estimulava a população indiana a não obedecer às leis impostas pelos ingleses, procurando em contrapartida reforçar o uso dos costumes locais, no lugar de tais leis.

Boicote ao consumo de produtos ingleses, principalmente os industrializados e o sal. Os industrializados, pelo fato de invadirem o mercado indiano, gerando vultosos lucros para a metrópole. O sal, por ser monopólio inglês na Índia.

Não violência: este foi o método que teve maior repercussão. Diante da desobediência civil e do boicote proposto por Gandhi, as autoridades militares inglesas atuantes na Índia responderam de forma violenta. A resposta proposta por Gandhi, e praticada por seus seguidores, foi a prática da não violência, ou seja, os indianos procuravam apenas se defender dos ataques ingleses, sem esboçar qualquer reação. Os diversos casos de indianos espancados por militares ingleses, sem promover qualquer reação, ganharam as mídias da época, levando a opinião pública internacional a manifestar-se contra a Inglaterra.