Logo UNICAMP

Questão 5 Química e História

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Química Geral

As provas de natação da Olimpíada de Beijing foram realizadas no complexo aquático denominado “Water Cube”. O volume de água de 16.000 m3 desse conjunto passa por um duplo sistema de filtração e recebe um tratamento de desinfecção, o que permite a recuperação quase total da água. Além disso, um sistema de ventilação permite a eliminação de traços de aromas das superfícies aquáticas.

a) O texto acima relata um processo de separação de misturas. Dê o nome desse processo e explique que tipo de mistura ele permite separar.

b) A desinfecção da água é realizada por sete máquinas que transformam o gás oxigênio puro em ozônio. Cada máquina é capaz de produzir cerca de 240 g de ozônio por hora. Considerando-se essas informações, qual a massa de gás oxigênio consumida por hora no tratamento da água do complexo?



Resolução

a) Há dois processos relatados:

I - Filtração: pode ser utilizado para a separação de misturas heterogêneas que contenham os estados sólido e líquido ou sólido e gasoso.

II – Ventilação: usado na separação de traços de aromas (estado gasoso) das superfícies aquáticas utilizando corrente de ar. Este processo também é utilizado na separação de dois sólidos de densidades diferentes.

b) A equação para transformação do gás oxigênio em ozônio é dada abaixo:

3O2(g)2O3(g)

Como ambos os gases são formados por átomos de oxigênio considerando que nesta transformação há conservação total dos átomos, a massa de oxigênio consumido é igual a massa de ozônio produzido (Lei de Lavoisier). Há então um consumo de 240 g de O2 por hora para a produção de 240 g de O3 por hora em cada máquina.

Como no complexo são utilizadas sete máquinas a massa de oxigênio consumida é: 240 g x 7 = 1680 g