Logo UNIFESP

Questão 10 Línguas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 10

O novo acordo ortográfico

Ciência explica ______________.

Testes mostram que___________

de Leonardo da Vinci está sumindo

(www.uol.com.br, 05.06.2014. Adaptado.)

Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa e com o Novo Acordo Ortográfico, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:



a)
por que – auto-retrato.
b)
porque – auto-retrato.
c)
porquê – autorretrato.
d)
por que – auto retrato.
e)
por quê – autorretrato.
Resolução

a)    Incorreta. Considerando que “por que” pode ser lido como “por qual razão” (e que, portanto, faria sentido na frase trazida pelo enunciado), caberia ao candidato se lembrar de que, em finais de períodos terminados por ponto, o “quê” deve receber o acento circunflexo. Além disso, o candidato deveria considerar que a forma “auto-retrato” é anterior ao Novo Acordo Ortográfico.
b)    Incorreta. A forma “porque” é uma conjunção explicativa, tem sentido de “pois”, “uma vez que” e, portanto, não pode preencher corretamente a lacuna do enunciado. O candidato deveria se lembrar também de que a forma “auto-retrato” é anterior ao Novo Acordo Ortográfico.
c)    Incorreta. A palavra “porquê” pertence à classe dos substantivos, significa “motivo”, “causa” e vem sempre acompanhada de algum determinante, seja numeral ou artigo, logo, também não completa corretamente a lacuna do enunciado. A forma “autorretrato”, em contrapartida, está de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico.
d)    Incorreta. O candidato poderia considerar que “por que” pode ser lido como “por qual razão” (e que, portanto, faria sentido na frase trazida pelo enunciado), no entanto, ele deveria se lembrar de que, em finais de períodos terminados por ponto, o “quê” deve receber o acento circunflexo. A forma “auto retrato”, por sua vez, não está de acordo nem com as regras do Novo Acordo Ortográfico, nem com as regras que regiam a ortografia antes da implementação deste Acordo.
e)    Correta. O uso de “por quê” está correto. A frase trazida pelo enunciado exige a junção da preposição “por” com o pronome indefinido “que”, de modo a transmitir o sentido de “por qual razão”, e como o termo antecede um ponto final, exige-se o uso do acento circunflexo. Com relação ao  termo que deve completar a outra lacuna do enunciado, de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico, palavras formadas por prefixo terminado em vogal e pela palavra seguinte iniciada por “r” têm essa letra dobrada, como é o caso de “autorretrato”.