Logo UNIFESP

Questão 2 Línguas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 2

língua oral e língua escrita

A palavra falada é um fenômeno natural; a palavra escrita é um fenômeno cultural. O homem natural pode viver perfeitamente sem ler nem escrever. Não o pode o homem a que chamamos civilizado: por isso, como disse, a palavra escrita é um fenômeno cultural, não da natureza mas da civilização, da qual a cultura é a essência e o esteio.

Pertencendo, pois, a mundos (mentais) essencialmente diferentes, os dois tipos de palavra obedecem forçosamente a leis ou regras essencialmente diferentes.

A palavra falada é um caso, por assim dizer, democrático. Ao falar, temos que obedecer à lei do maior número, sob pena de ou não sermos compreendidos ou sermos inutilmente ridículos. Se a maioria pronuncia mal uma palavra, temos que a pronunciar mal. Se a maioria usa de uma construção gramatical errada, da mesma construção teremos que usar. Se a maioria caiu em usar estrangeirismos ou outras irregularidades verbais, assim temos que fazer. Os termos ou expressões que na linguagem escrita são justos, e até obrigatórios, tornam-se em estupidez e pedantaria, se deles fazemos uso no trato verbal. Tornam-se até em má-criação, pois o preceito fundamental da civilidade é que nos conformemos o mais possível com as maneiras, os hábitos, e a educação da pessoa com quem falamos, ainda que nisso faltemos às boas maneiras ou à etiqueta, que são a cultura exterior.

(Fernando Pessoa. A língua portuguesa, 1999. Adaptado)


Em sua argumentação, o autor estabelece que

 



a)
a palavra escrita se espelha na palavra falada. Dessa forma, a boa comunicação implica reconhecer que fala e escrita são de mesma natureza.
b)
as diferenças entre fala e escrita são muitas. Dessa forma, a boa comunicação está relacionada ao valor cultural da linguagem.
c)
o fenômeno cultural está contido no natural. Dessa forma, a boa comunicação diz respeito ao uso que cada pessoa faz, de acordo com as necessidades cotidianas.
d)
os fenômenos naturais precedem os culturais. Dessa forma, a boa comunicação depende de ajustar aqueles às especificidades destes.
e)
fala e escrita são domínios distintos. Dessa forma, a boa comunicação implica conhecer e empregar os recursos específicos de cada um deles.
Resolução

a)    Incorreta. A palavra escrita é um fenômeno cultural, ao passo que a palavra falada é natural. Assim, têm natureza diferente e uma não se espelha na outra.
b)    Incorreta. Por serem de naturezas distintas, realmente, as diferenças entre fala e escrita são muitas. Contudo, não é possível disso concluir que a boa comunicação está relacionada ao valor cultural da linguagem: o texto nada fala sobre isso.
c)    Incorreta. Os fenômenos cultural e natural de que fala o texto (palavra escrita e palavra falada) são de naturezas distintas, portanto, é evidente que um não está contido no outro. Quanto à boa comunicação, o texto apenas assevera que temos que obedecer à lei do maior número quando falamos, e nada diz sobre as necessidades cotidianas que norteariam o uso de cada pessoa.
d)    Incorreta. Como já esclarecido em itens anteriores, os fenômenos natural e cultural são de naturezas distintas, portanto, um não precede o outro, o que invalida a consequência defendida na alternativa em análise – de que a boa comunicação dependeria do ajustamento dos fenômenos naturais às especificidades dos fenômenos culturais.
e)    Correta. Conforme se lê no início do texto, fala e escrita são domínios distintos: “A palavra falada é um fenômenos natural; a palavra escrita é um fenômenos cultural”. Assim, conhecer e empregar os recursos específicos de cada um asseguraria a boa comunicação, também conforme o texto: “Pertencendo, pois, a mundos (mentais) essencialmente diferentes, os dois tipos de palavra obedecem forçosamente a leis ou regras essencialmente diferentes”.