Logo UNIFESP

Questão 7 Específicas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 7

Deslocamento de Equilíbrio Solução Tampão

Um esquema com a escala de pH do nosso sangue está representado na figura. O pH do sangue é mantido por volta de 7,4, devido à ação de vários tampões, que impedem a acidose e a alcalose.

O principal tampão do plasma sanguínieo consiste de ácido carbônico e íon hidrogenocarbonato. A equação que representa o equilíbrio é:

CO2(aq) + H2O(l)  H2CO3(aq)  H(aq)+  + HCO3(aq)- 

a) Quando uma pessoa prende a respiração por alguns segundos, há uma variação no pH do seu sangue. Nessa situação, ocorre alcalose ou acidose? Com base no equilíbrio reacional, justifique sua reposta.

b) Explique como a presença de uma substância básica no sangue altera a concentração de íons hidrogenocarbonato. Represente a fórmula estrutural deste íon.



Resolução

a) Quando uma pessoa prende a respiração por alguns segundos, temos a interrupção do processo de liberação de , assim, o equilíbrio:

CO2(aq) + H2O(l)  H2CO3(aq)  H(aq)+  + HCO3(aq)- 

é deslocado para a direita, devido ao excesso de , de modo que ocorre a acidose.

Nota: a acidose citada é a respiratória, a qual ocorre em pacientes com hipoventilação pulmonar ou uma doença pulmonar obstrutiva (DPOC). Atletas mal preparados ou de fim-de-semana acumulam o oxiácido (CO2), deslocando o equilíbrio, segundo Le Chatelier, para a direita, o que aumenta a concentração hidrogeniônica. Esse processo leva ao efeito Bohr, que consiste no aumento da oxigenação dos tecidos, através da hemoglobina, metabolicamente ativos.

b) A presença de uma substância básica promove o consumo de íons H+ da solução, o que faz com que o equilíbrio, segundo Le Chatelier, seja deslocado para a direita. Assim, verifica-se um aumento da concentração do íon hidrogenocarbonato e do pH do sistema. A fórmula estrutural do hidrogenocarbonato é: