Logo UNIFESP

Questão 2 Específicas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 2

Excreção (Fisiologia comparada)

Ao longo da evolução dos metazoários, verifica-se desde a ausência de um sistema excretor especifico até a presença de sistemas excretores complexos, caso dos rins dos mamíferos. As substâncias nitrogenadas excretadas variam segundo o ambiente em que os animais vivem: vários grupos excretam a amônia, que é altamente tóxica para o organismo, enquanto outros eliminam excretas menos tóxicas, como a ureia e o ácido úrico.

a) Correlacione cada tipo de excreta predominante (amônia, ureia ou ácido úrico) com um exemplo de vertebrado que excrete tal substância e o ambiente em que ocorre, se terrestre ou aquático.

b) Cite um grupo animal que não apresente um sistema excretor especifico e explique como se dá a excreção de produtos nitrogenados nessa situação.



Resolução

a) De acordo com as suas excretas nitrogenadas, os vertebrados podem ser divididos em amoniotélicos, ureotélicos e uricotélicos.

Os animais amoniotélicos excretam amônia. Por ser muito tóxica, a excreção de amônia demanda grandes volumes de água e, portanto, ela é encontrada em vertebrados aquáticos: peixes ósseos e larvas de anfíbios.

Animais ureotélicos formam ureia no fígado. Pelo ciclo da ureia, a amônia é convertida em ureia. A ureia ainda é solúvel em água, mas por ser menos tóxica que a amônia, ela pode ser excretada com menor perda de água.

Animais ureotélicos são animais que vivem em ambientes com menos água à disposição (úmidos). Os condríctes (peixes cartilaginosos), além de excretarem ureia, ainda a acumulam em seu corpo. Dessa maneira, eles aumentam a sua concentração osmótica interna, o que faz com que percam menos água por osmose e gastem menos energia com transporte ativo para manterem seu meio equilibrado em relação ao meio externo (oceano). Além dos condríctes, os mamíferos e anfíbios adultos são ureotélicos.

O ácido úrico é pouco tóxico e insolúvel em água. Isso faz com que essa substância seja a melhor excreta nitrogenada adaptada ao ambiente terrestre, pois com ela ocorre maior economia de água. Répteis e aves excretam essa substância. 

b) Os filos dos Poríferos e Cnidários não apresentam aparelhos excretores específicos. Nesses dois filos, a excreção ocorre por simples difusão através da superfície corporal.

Os Poríferos são formados por duas camadas de células. Os pinacócitos voltados para fora e os coanócitos voltados para a parte interna, a espongiocele. Pelo movimento dos flagelos dos coanócitos, a água entra pelos poros e sai pelo ósculo. Entre essa duas camadas de células, encontramos o meso-hilo: uma camada gelatinosa onde estão os amebócitos. Por terem uma parede corporal tão fina, as excretas nitrogenadas tanto podem ser eliminadas para fora do corpo do animal, como para a água circulante na espongiocele.

Os Cnidários também apresentam duas camadas de células separadas por um camada gelatinosa, a mesogleia. A gastroderme reveste a cavidade gástrica enquanto que a epiderme reveste o animal externamente. A cavidade gástrica é extremamente ramificada, atingindo todos os pontos do corpo e é preeenchida com água. Essa água é trocada periodicamente, de tal forma que as excretas podem ser eliminadas por difusão tanto para a água da cavidade gástrica como para a água circundante.